Entenda por que Deus matou os primogênitos do Egito

Morte: estudo bíblico explica porque Deus matou os primogênitos do Egito

Algumas pessoas tem se perguntado, se Deus é amor, por que Ele matou os primogênitos do Egito em Êxodo 12:29-30? Ele não poderia ter resolvido isto de outra forma?

Muitas pessoas tem suas mentes travadas nessa passagem, muitos que se chamam ateus ficam brigando nela, e em outras semelhantes, arrumando pretextos e mais pretextos para ridicularizar o caráter de Deus e assim alimentar sua própria incredulidade.

A verdade é que esta não é uma questão tão fácil de se explicar ou compreender, mas se quisermos tentar entender o motivo da morte dos primogênitos do Egito, precisaremos analisar todo o contexto em volta da situação.

Neste estudo bíblico pretendo explanar um pouco sobre isso, porém certamente haverá muito mais que se discutir dentro deste assunto, sinta-se à vontade para compartilhar seus conhecimentos com outros leitores nos comentários no final do estudo.

Eu já vi não poucas pessoas julgando a Deus por ser mau ao matar os primogênitos do Egito, mas todos tinham em vista uma imagem incompleta da situação.

É mais fácil atirar diretamente a culpa em outra pessoa, com a intenção de justificar seus próprios argumentos e se passar por dono da razão, do que examinar a si mesmo e admitir seus erros e reconhecer suas próprias culpas (Gn 3: 11,12).

Tenho certeza que você também já presenciou uma situação em que uma pessoa, mesmo estando errada, arruma uma culpa para jogar no outro, só para transferir a culpa de seu erro para alguém.

Pois é, é exatamente assim que muitos incrédulos estão agindo hoje com relação a Deus.

A fim de se auto justificarem, jogam a culpa de tudo que é ruim em Deus e pronto, tá tudo certo…

É exatamente isto que está acontecendo quando certas pessoas olham para a matança dos primogênitos do Egito.

Mas o que acontecerá se examinarmos o contexto por trás dessa situação? Vamos em frente?!

Primeiro precisamos nos lembrar do que o Faraó fez com os hebreus no Egito, e praticamente sem uma causa justificável, pois baseava-se em algo cujo acontecimento era incerto.

Em Êxodo 1: 8-14 vemos um cenário em que o Faraó começa a escravizar os hebreus em sua terra, pois eles estavam aumentando muito em número de pessoas, e o rei do Egito temia que numa possível guerra estes se levantassem contra ele, juntando-se aos seus inimigos.

Como todos sabemos, o Faraó fez os israelitas servirem com duro rigor, e tornou a vida deles amarga com muito serviço pesado na construção de cidades para si (Êx 1:14).

Não teria ele outras alternativas de resolver o problema?!

Logo a princípio vemos a tirania do tal Faraó mostrando seu poderio.

Este homem certamente era obcecado pelo poder e não queria sair perdendo para ninguém. Ele inventa uma cena em sua mente e coloca em ação seu plano de governo opressivo, subjugando os hebreus à dura escravidão e serviço forçado.

Todavia, mesmo com o rigoroso sistema de escravidão sem causa aplicado sobre os hebreus (simplesmente por eles estarem crescendo em número de pessoas), o Faraó, ainda não contente pelo contínuo crescimento deles, ordena às parteiras hebreias que matem os meninos recém nascidos, mas que conservassem as meninas com vida.

No entanto, como você deve saber, as parteiras não seguiram a ordem do Faraó, pois temiam a Deus (Êx 1:15-17).

Enchendo-se de ira ao ver que as parteiras não seguiram às suas ordens, o Faraó não quer ver sua ditadura em risco, sua monarquia deve ser mantida a qualquer custo, ele precisa ser mais forte que seus inimigos, então dá a ordem:

Faraó ordenou a todo o seu povo, dizendo: Todo filho que é nascido deveis lançar ao rio, e toda filha preservareis com vida. (Êxodo 1:22 KJF)

Comece então a imaginar as cenas de desespero das famílias hebreias tendo seus filhos roubados de si e sendo atirados no rio Nilo… e tudo isto estava acontecendo ainda debaixo da dura escravidão com que trabalhavam para o Faraó.

Quando o povo de Deus finalmente clama a Ele por libertação, então Deus age para socorrer os hebreus e punir os egípcios, pois Deus é amor, mas é justiça também!

Deus não permite que a maldade fique impune, ainda que ela dure por certo tempo (Gn 15:16), o SENHOR não permitirá que ela dure para sempre, pois tudo aquilo que o homem plantar, isso ele também colherá (Gl 6:7).

Quem planta maldade, colherá maldade (Pv 22:8), e este foi o caso de Faraó do Egito!

Muitos críticos de plantão pegam a Bíblia nesta passagem, e começam a falar mal de Deus dizendo que Ele foi muito mau em ter matado todos os primogênitos do Egito, e ter enviado as 10 pragas para destruir o país; mas por que não questionam as atitudes cruéis do Faraó antes disso? Por que não falam sobre os bebês hebreus jogados no Rio Nilo?

Os que assim imaginam precisam parar pra pensar nisso também, e analisar um contexto completo dessa situação, e não julgar baseado em uma imagem incompleta do que realmente aconteceu (o que os incrédulos geralmente fazem, e ainda orgulham-se de sua “inteligência”).

A pergunta certa a se fazer não é

“se Deus é amor, por que ele mandou matar os primogênitos do Egito?”,

mas sim, “por que o Faraó teve que fazer dos hebreus escravos sem uma causa de fato verdadeira, e ainda matar seus filhos?” 

Está óbvio que era a obsessão pelo poder. Vendo por este lado, de quem foi realmente a culpa pela morte dos primogênitos do Egito? Releia Gálatas 6:7.

É óbvio que essa discussão não termina por aqui, existem muitas outras coisas envolvidas em torno de todos estes acontecimentos, como a idolatria dos egípcios, a soberania de Deus, etc. Mas neste estudo aqui não me prenderei nestes dois itens.

Alguns incrédulos ainda afirmam: “Mas a Bíblia diz que foi Deus quem endureceu o coração de Faraó, então não tem como justificar essa maldade!”

Lembre-se do princípio da semeadura e que Deus não deixa a maldade impune!

E neste caso Deus entraria em juízo contra a obstinação de Faraó e dos egípcios daquele tempo por causa dos muitos anos de escravidão injusta, como da matança dos bebês hebreus recém nascidos.

Como eu já disse antes, Deus é amor, mas é um juiz também! (Gn 18:25Sl 7:11, 75:7 ; Jr 11:20)

Outros ainda questionam

Então por que Deus não matou diretamente o Faraó e deixou o povo em paz, em vez de matar todos os primogênitos do Egito?”

Esta é mais uma pergunta feita cometendo-se um erro grotesco. Se não observarmos o contexto de toda situação, tiraremos muitas conclusões erradas e precipitadas.

Nós estamos lendo em poucos segundos, mas a situação durou muito mais tempo que isso, e existem várias outras coisas em volta daquela cena, basta examinarmos com atenção e calma.

Respondamos a seguinte questão: Por acaso o Faraó ia SOZINHO monitorar os milhares de hebreus que eram escravizados nas obras de suas cidades? Ele sozinho jogou centenas ou milhares de bebês hebreus no Rio Nilo? Óbvio que não! Releia Êxodo 1:22 e veja que “todo o povo” do Faraó estava envolvido nisso.

Ele certamente tinha muitos egípcios ao seu serviço, afinal de contas todo o Egito era beneficiado com a mão de obra escrava dos hebreus; além disso, todos os feitores egípcios tinham família, que também em sua maioria desfrutavam do serviço escravo.

E pelo fato do Egito ter uma mão de obra escrava com a construção de cidades de tesouros, é de se imaginar que seu comércio estava em alta, e toda a população egípcia desfrutava da escravidão dos hebreus no Egito (Êx 1:11).

Entretanto, mesmo nesta situação, todos os egípcios viram as pragas acontecerem e destruírem seu país; todos eles constataram que seus deuses nada podiam contra o Deus de Israel.

Os hebreus, pois, não foram atingidos pelas dez pragas, logo todos os egípcios tiveram a oportunidade de mudarem seus conceitos, suas crenças e se livrarem dos males que sobrevinham ao Egito, voltando-se para o Deus vivo! E alguns deles de fato fizeram isso.

O Eu Sou estava demonstrando que os egípcios não poderiam mais confiar em seus deuses, suas culturas, seu rei…

Através de cada praga Deus humilha uma divindade egípcia, e na última, a morte dos primogênitos do Egito, humilhou o próprio Faraó, que com toda prepotência considerava-se um deus.

Sua idolatria não poderia salvá-los, eles deveriam voltar-se para o Único e Verdadeiro Deus, que quer o bem de todos, mas ao mesmo tempo não pode deixar a maldade impune, nem a injustiça sem seu devido castigo.

“Texto sem contexto é pretexto para criação de heresias e seitas!”

Como podemos notar claramente, a análise do contexto em volta dos acontecimentos na Bíblia Sagrada enriquece muito nosso conhecimento, e nos traz respostas que antes não conseguíamos notar com clareza.

Os acontecimentos em volta da narrativa da Bíblia Sagrada envolvem muitos outros contextos que não estão escritos nela, mas devido ao empenho e dedicação de servos de Deus em reunir certas informações e ensiná-las, temos muito material ao nosso alcance para enriquecer o estudo bíblico.

Com relação a isso, esses três itens são fundamentais para estudar e entender o contexto bíblico ainda melhor:

O estudo sobre a décima praga do Egito ainda tem mais conteúdo a se analisar, mas por hora, cuidado para não se achar contendendo com Deus questões que poderiam ser evitadas.

Como vemos neste estudo sobre a morte dos primogênitos do Egito, se nós agirmos com calma e analisarmos um pouco do contexto, entenderemos melhor o motivo de muitas atitudes de Deus que para os incrédulos parecem cruéis e controversas.

Cabe a cada um a escolha de questionar a Deus e revoltar-se contra Ele (geralmente vejo as pessoas fazerem isso quando fazem um julgamento incompleto de certa situação), ou submeter-se a Ele, entendendo sua verdadeira natureza de misericórdia, bondade e JUSTIÇA, e então segui-lo.

“Mas, ó homem, quem és tu, para que contestes a Deus? Dirá a coisa formada ao que a formou: Porque tu me fizeste assim?” (Romanos 9:20 KJF)

Se você está lendo este estudo sobre a décima praga do Egito e está do lado dos que questionam a Deus e não o seguem, fazendo-se como um “rival” dele, não se preocupe, eu não sou seu inimigo, a escolha é sua e o problema é seu…

Se você insiste em revoltar-se contra Deus, faça como quiser.

Eu prefiro procurar submeter-me a Ele e buscar entendimento, do que simplesmente revoltar-se com julgamentos e contestações incompletas e imperfeitas.

Nós não temos condições de sermos juízes! Você acha que tem?

Deus é soberano e não trabalha somente com poder, mas também com justiça e sabedoria, a qual é incompreensível para os “sábios e entendidos” deste mundo.

Ai daquele que contende com o seu Criador, caco entre os cacos da terra! Acaso dirá o barro ao oleiro: “o que fazes?” Ou: “Não sou obra de tuas mãos!”? (Isaías 45:9 Bíblia Peshitta)

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Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

78 comentários em “Entenda por que Deus matou os primogênitos do Egito”

  1. Olha se não é o Deus que não se arrepende, se arrependendo pela 20ª vez. O homem é capaz de abandonar a própria humanidade para defender o falso moralismo de um livro escrito por por outro homem, sem entender que é justamente isso que faz com que se afastem do próprio deus que acreditam venerar.

  2. olá, então, alguns estudiosos afirmam que o Jeová do antigo testamento era como se fosse um outro tipo de Deus, um Deus punidor, que gostava da guerra, que pagava na mesma moeda, e que o Deus do novo testamento, é um Deus bondoso, misericordioso e que é tardio em irar-se, ao seu ponto de vista, realmente existe essa divisão, ou é somente linha teológica?

      1. Bom dia!
        Essa palavra chegou em boa hora. Ontem em nossas orações, em casa, foi questionado sobre. Agora tenho a verdadeira resposta, e creio que as demais irmãs compreenderão.
        Que a paz de Jesus, permaneça sempre em cada coração. E que Ele, nos dê sabedoria, discernimento para entender, compreender e aplicar em nosso dia a dia as premissas deixada por Ele.
        *A verdade e a vida és tu Jesus! Amém!

  3. Não entendo pq Deus em outra passagem manda dar o outro lado da face, e pune as maldades do faraó com maldade tbm, para me não faz sentido matar uma criança inocente por causa das maldades do pai.

    1. Oi Tamires. A bíblia não diz a idade do filho do faraó, mas se era o primogênito então era o filho mais velho, ele poderia ser adulto e ter participado no processo de escravidão dos hebreus também. E quanto à passagem que diz para “dar a outra face”, cada verso deve ser entendido dentro de seu contexto, ali Ieshua diz para seus discípulos não resistirem [pessoalmente] contra o malvado, e o malvado ali era o império romano, que dominava o território de Israel. Se um judeu criasse resistência ou rebelião, certamente seria morto, então ele disse para não arrumar briga com eles. É claro que ele usa uma linguagem meio que “codificada” para não criar problema para si também.

  4. Olá, Gabriel.

    Poderia me explicar a razão do caso em que Deus mata o filho de Davi com a amante dele que era casada?
    Essa história é bizarra. Acho quase impossível justifica-la, mas lerei e agradecerei se puder responder.

    2 Samuel: 12

    1. Eliza, obrigado por comentar. A tradição judaica explica que uma criança é propriedade do pai pelo menos até os 13 anos (meninos) ou 12 anos (meninas). Se aquela criança fosse maior de treze ou doze anos e tivesse passado pelo bar/bat mitzvá, como é de costume na tradição do povo de Deus, então ela responderia pelos seus próprios pecados. Mas como não era este o caso, e ela era propriedade de Davi, o Soberano permitiu que a criança não sobrevivesse como punição pelo pecado de seu profeta.

  5. Muito bom seu texto 👏. Mas uma coisa ainda me pega sobre essa perte da Bíblia: Por que os primogênitos? Isso tem alguma ligação a Mitologia deles?Costumo estudar diversas crenças e tals, até acredito que meu hiperfoco seja baseado nisso (sou autista) , mas até então não encontrei nada que fosse relevante apenas pelos primogênitos (a Mitologia Egípcia é a que menos estudei, então não ajuda muito)

    Obs: mencionei ‘Crença’, mas me refiro a TUDO que já foi acreditado por alguém, ou seja, Mitologia (grega, egípcia, nórdica, etc…) e religião (cristianismo, budismo, etc…)

    1. Olá Pedro. Cada uma das dez pragas tem a ver com as crenças dos egípcios antigos sim, inclusive a décima. Se você fizer algumas pesquisas vai conseguir encontrar as assimilações, mas na novela 10 mandamentos, da Record TV, também foi mencionado isso em certo episódio (não sei qual). Existem livros que também fazem menções a isso, eu já li Os Outros da Bíblia, do Daniel Reinke.

    1. Então, ele explica porque Deus optou por fazer aquela escolha em vez de matar a Farão.
      E está mais que certo .

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