Hoje em dia é comum ouvir que as mulheres no antigo Israel ou no judaísmo do primeiro século eram consideradas inferiores aos homens. Mas de onde surgiu essa ideia? Pois um olhar mais atento às Escrituras revelará que as mulheres bíblicas eram fortes e corajosas – e que muitas vezes corriam grandes riscos para exercer sua vontade de cumprir o plano de Deus! Veremos neste breve estudo bíblico o verdadeiro papel das mulheres na Bíblia.
Baixe este material em PDF para impressão aqui.
Na Torá lemos o seguinte sobre a função primária de Eva:
Iahweh Deus disse:
(Gênesis 2:18 Bíblia de Jerusalém)
– Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda.
Porém, no hebraico, há um sentido ainda mais profundo para o papel das mulheres na Bíblia.
A palavra hebraica para “mulher” é אִשָּׁה (ishá) e para “homem” אִישׁ (ish).
O interessante, no entanto, é que essas duas palavras, “homem” אִישׁ (ish) e “mulher” אִשָּׁה (isha), embora soem semelhantes, não compartilham uma raiz hebraica comum. A palavra אִישׁ (ish) vem da raiz אִוֵּשׁ (ivesh), conotando “força”, enquanto a palavra אִשָּׁה (isha) vem da raiz אֲנָשׁ (anash), que significa “frágil”.
A Bíblia hebraica, embora reconheça que a mulher é um “vaso mais fraco” (como em 1ª Pedro 3:7), atribui à mulher um papel realmente muito importante.
Infelizmente, a palavra “ajudadora” não comunica suficientemente o poder do significado original em hebraico. Esta palavra é, na verdade, um termo militar. O uso de עֵזֶר (ezer) “ajudante” em Gn 2:18 denota uma intervenção ativa em nome de alguém. Descreve alguém que está comprometido com o seu bem-estar, ao ponto de estar disposto a morrer ou matar por você.
A maioria das traduções bíblicas descreve a companheira de vida de Adão, Eva, como algo semelhante a uma “ajudante adequada”.
No entanto, a frase hebraica עֵזֶר כְּנֶגְדּוֹ (ezer kenegdo), em Gn 2:18, se traduzida mais literalmente, carrega um significado intrigante, pois Eva é descrita em termos de oposição, como “uma auxiliadora que está contra ele”. […]
Histórias bíblicas como as parteiras se opondo a uma ordem do Faraó para salvar vidas, Zípora se opondo a Moisés para lhe salvar, Tamar se opondo a Judá para fazer justiça, Raabe se opondo aos anciãos da cidade por temor a Deus, Abigail intervindo na insensatez de seu marido, Ester se opondo a costumes reais para salvar seu povo de um massacre, e a mulher samaritana se opondo a tradições e políticas sancionadas por homens vem à mente como exemplos.
Essas grandes mulheres de fé intervieram, opondo-se à vontade dos homens envolvidos e, com grande risco pessoal, mereceram um lugar sem precedentes na história bíblica.
Por fim, o papel das mulheres na Bíblia é de uma ajudadora que completa e edifica, mesmo quando tem que se opor a momentos de insensatez dos homens.
Publicação original Israel Bible Center, por Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg. Traduzido e adaptado com alguns acréscimos por Gabriel Filgueiras.
Você se lembra de mais histórias edificantes de mulheres na Bíblia? Qual delas te inspira mais? Compartilhe com outras leitoras nos comentários mais abaixo.
Be First to Comment