Reconstruir a vida: 8 desafios a serem vencidos (mensagem em Neemias)

imagem ilustrativa sobre reconstruir a vida, em obras

Algumas vezes, no decorrer de nossa caminhada, precisamos reconstruir a vida devido acontecimentos não agradáveis ou não planejados. Nos tempos em que Neemias se dispôs a reconstruir os muros de Jerusalém (445 – 430 AEC), por exemplo, ela estava destruída e desabitada. Os moradores que restaram em províncias próximas encontravam-se em grande pobreza, desprezo e miséria (Ne 1:3). Você sente que alguma área da sua vida está assim? Então revigore-se com essa mensagem bíblica!

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

1) Reconstruir a vida requer tomada de decisão.

Com estes exemplos da vida de Neemias nós aprenderemos dicas que poderão ser úteis para reconstruirmos áreas da nossa vida que estão em ruínas. O primeiro destes exemplos é que reconstruir a vida requer uma tomada de decisão!

No capítulo 1, versículos 1-4, vemos que Neemias recebe de seu irmão o relatório de como estava a situação de sua cidade amada, Jerusalém. Mas as notícias não foram nada agradáveis, o que levou aquele copeiro real a lamentar-se e chorar pela cidade de seus pais e antepassados.

No entanto, logo vemos que a lamentação de Neemias por sua cidade tinha algo por trás, pois ele certamente sabia que algo precisava ser feito para resolver aquela situação. Por isso, ele disse: “estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” (v. 4).

Se você quer reconstruir algo em sua vida, então tome conhecimento da situação e comece a orar e jejuar (se necessário)!

Como já vimos, se a situação está ruim, não faz mal chorar por ela por um tempo, veja isso em Neemias 2:1-3. Neste mesmo capítulo, versículos 4-5, aprendemos ainda que, com a direção de Deus, é necessário coragem para começar a agir!

2) Reconstruir a vida requer planos!

Se alguma área da sua vida está uma verdadeira tempestade e você anda desesperado(a), o livro de Neemias 2:6-8 nos ensina que é necessário nos acalmar por um momento, observar toda a situação, e então fazer planos para começar a consertar tudo que é necessário.

Por isso, para começar a reconstruir a vida em alguma área, trace metas e até prazos, e aja!

Pois ninguém deveria agir sem antes pensar (cf. Lc 14:28-32).

3) Reconstruir as vezes desperta os inimigos.

Não podemos nos iludir achando que faremos planos, começaremos a executá-los e tudo vai bem sem nada nos atrapalhar. Pois provavelmente, e infelizmente, existem pessoas que não vão querer te ver bem (vide Ne 2:10), e por isso tentarão te desanimar e atrapalhar (2:19).

4) Reconstruir requer estratégia!

Enquanto você estiver tentando reconstruir a vida, uma dica inicial muito importante é: elabore suas estratégias em segredo! Pelo menos por um momento (cf. Ne 2:11-16).

Depois de estudar a situação da sua vida e dos que estão contigo, apresente o relatório a eles explicando que você quer se recuperar. E assim anime-os! (cf. vs. 17-18).

Se você começar do jeito certo e com paciência, as pessoas tendem a te apoiar (v. 18b; cf. cap. 3).

5) Reconstruir requer persistência!

Como já dissemos antes, no meio da execução de seus planos haverão situações e surgirão pessoas que tentarão te desanimar e atrapalhar. Eles até zombarão de você, como os inimigos de Neemias fizeram com ele, veja cap. 4:1-3. Por isso, persistência é necessária! Esforços pela metade não levarão à conclusão da obra.

Mas em meio a estes empecilhos, permita que Deus seja seu juiz e tenha foco na sua missão. Veja nos versículos 4-6 como Neemias lida com a situação da pressão e zombaria de seus adversários.

6) Reconstruir requer unidade e trabalho cooperativo.

Unidade e trabalho cooperativo são necessários para vencer inimigos (vide 4:7-8). Mas não sem confiar em Deus (v. 9a). Além disso, com organização e estratégia devemos persistir em nossas metas (v. 9b).

Portanto, para reconstruir a vida não podemos ser inocentes ao ponto de pensar que nenhum impedimento tentará nos atrapalhar no meio do caminho. Então não podemos desistir nas primeiras dificuldades. Mas antes, quem sabe, podemos encarar cada desafio como oportunidade de crescimento.

7) Reconstruir a vida pode ser cansativo.

Neemias teve muita motivação inicial para reconstruir os muros de Jerusalém. Ele planejou em segredo, verificou a cidade e apresentou o relatório ao povo, depois animou-os para a obra e todos também se animaram para reconstruir tudo.

Porém, todos encararam problemas durante a construção. Às vezes é frustrante saber que nossos planos não saíram como sonhávamos. Mas ainda assim não é o momento de desistirmos ou pensar que não há mais jeito. Se algo atrapalhou a execução dos seus planos, então é hora de revisá-los e pensar numa nova estratégia!

Leia o que fez Neemias diante das dificuldades no capítulo 4:10-13.

Nessa fase, alguns poderão até desanimar, começar a se queixar e querer desistir. Então, coragem e persistência serão necessários para poder continuar! Vide vs. 14-15.

Mas não se deixe enganar, pois mesmo com a reanimação, trabalho duro poderá vir pela frente (vs. 16-18). E pode ser até que, devido a problemas internos ou externos, tenhamos que abrir mão de algo para que nossos planos de reconstruir nossa vida sejam concluídos (cf. 5:14-19).

8) Por fim, Deus honra os esforçados e fiéis.

Mais uma vez frisamos: pessoas tentarão te atrapalhar a reerguer sua vida, mas mantenha o foco! (cf. 6:1-4)

Calúnias serão ditas, mas não dê ouvidos! (6:5-8)

No final das contas, quando você terminar sua luta com perseverança, negando-se a desistir, trabalhando e confiando em Deus o tempo todo, verá que, na verdade, a mão Dele estava presente em cada detalhe!

A reconstrução da muralha foi terminada aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta e dois dias.
Quando todos os nossos inimigos ouviram isso, todos os gentios à nossa volta temeram e decaíram muito no seu próprio conceito, porque reconheceram que foi por intervenção do nosso Deus que fizemos esta obra.
(Neemias 6:15,16 NAA)
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.