4 Conselhos para vida de oração que você não pode dispensar

Sem uma vida de oração adequada o cristão praticamente não terá vida com Deus, pois não oramos somente com palavras, mas também com a vida! Sabia disso?

Aprenda com estes 4 conselhos como orar de forma eficaz e ter suas orações ouvidas por Deus.

“Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem dúvida.” (1 Timóteo 2:8 KJF)

de joelhos orando a Deus, adorando, prostrado , rosto em terra, falando com Deus

#1 Para ter uma vida de oração eficaz, você precisa se manter em contato constante com Deus!

Leia esta parábola que Jesus contou aos seus discípulos e conclua que Deus só atenderá quem procura falar com Ele frequentemente em oração.

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo:

Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.

E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.

E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:1-8 ACF)

#2 Toda oração deve ser sincera e vir do coração!

orando a Deus e de joelhos adorando

“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:6 KJF)

No versículo acima o Mestre não nos ensinou somente um modo de orar a Deus, mas nos ensinou também a conservar nosso coração em sinceridade para com Ele quando orarmos.

Por isso, no versículo anterior a este, o Senhor reprova a maneira como os religiosos hipócritas oravam, pois não falavam nada vindo de seu coração (Leia Mateus 6:5).

Muitos crentes hoje, ao orarem, não falam nada mais do que palavras rotineiras e repetitivas a Deus, que não expressam a real entrega de todo coração a Ele.

O hino 577 harpa cristã, sobre oração, diz assim:

Se orares, porém, sem o teu coração
Ter a paz que o Senhor pode dar
Foi por Deus não sentir que tua alma se abriu, Tudo, tudo, deixando no altar

Quando tudo perante o Senhor estiver
E todo o teu ser Ele controlar
Só, então, hás de ver que o Senhor tem poder. Quando tudo deixares no altar.

De igual modo, Deus fala através do profeta Jeremias:

“E vós buscar-me-eis, e me encontrareis, quando vós procurardes por mim com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 KJF)

Se você ainda não sabe, há diferença entre buscar a Deus e buscá-lo com todo coração, reflita:

“Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; […] E fez o que era reto aos olhos do Senhor , porém não com coração inteiro.” (2 Crônicas 25:1‭-‬2 ARC)

Quem não busca a Deus de todo o coração deixa brechas abertas para o pecado!

Veja por exemplo o que fez Amazias em determinado momento de sua vida por haver entregado seu coração parcialmente para Deus.

“Ora, sucedeu depois que Amazias chegou do massacre dos edomitas, que ele trouxe os deuses dos filhos de Seir, e os ergueu para serem os seus deuses, e se curvou diante deles, e queimou incenso a eles.

Porquanto a ira do Senhor foi acesa contra Amazias, e ele enviou-lhe um profeta, o qual lhe disse: Por que tens buscado os deuses do povo, os quais não puderam livrar o seu próprio povo da tua mão? […]

Ora, desde o tempo em que Amazias se desviou de seguir o Senhor, fizeram conspiração contra ele em Jerusalém; e ele fugiu para Laquis; mas enviaram após ele a Laquis, e lá o mataram.” (2 Crônicas 25:14-15,27 KJF)

O salário do pecado é a morte! (Rm 6:23).

Viva para Deus por inteiro, e ao orar expresse para Ele palavras sinceras com todo o seu coração também!

#3 Além da sinceridade e coração inteiro, devemos manter uma vida de oração com a consciência limpa! 💡

“Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, pelejes o bom combate, conservando a fé e a boa consciência, que alguns colocaram de lado e naufragaram na fé.” (1 Timóteo 1:18-19 KJF)

Conserte o que estiver errado resolvendo suas questões com quem estiver precisando, e assim a sua vida de oração certamente será aceita por Deus.

Às vezes, ao orarmos, lembramo-nos de alguma coisa que precisamos resolver com alguém, mas ignoramos isso, ou deixamos pra depois, e prosseguimos com a oração.

Esta atitude, mais cedo ou mais tarde, levará o oculto no coração à luz, e talvez já seja tarde demais para consertar.

Por isso, como aplicação para a vida de oração, considere o versículo abaixo:

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai no teu caminho, reconciliar-te primeiro com o teu irmão, e então vem, e oferece a tua oferta.” (Mateus 5:23-24 KJF)

abraço de perdão, reconciliação

Além do mais, para ter a sua oração ouvida por Deus e continuar em comunhão com Ele, perdoe quem te ofender/magoar e expresse isso para Deus em oração também! Veja:

“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai, que está no céu, possa perdoar as vossas transgressões.

Mas, se vós não perdoardes, nem o vosso Pai que está no céu, perdoará as vossas transgressões.” (Marcos 11:25-26 KJF)

#4 Para que nossas orações sejam ouvidas e nossos pedidos atendidos, devemos guardar a Palavra de Deus no coração e praticá-la (com perseverança)!

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmo 119:11)

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7 KJF)

A palavra de Deus deve estar em nosso coração, mente e atos para que nossa oração seja íntegra!

O profeta Daniel, por exemplo, se dispôs para buscar a Deus em oração constantemente e também entender Sua Palavra, e por isso era sempre ouvido por Deus e socorrido.

Daniel estava estudando nas Escrituras as profecias de Deus a respeito de Seu povo, orando e buscando a Deus (Dn 9:1-3).

Em resposta em sua busca a Deus e suas orações, o Senhor lhe socorreu. Confira:

“Então disse-me ele: Não temas, Daniel, pois desde o primeiro dia em que tu dispuseste o teu coração para entender, e para humilhar-te perante o teu Deus, tuas palavras foram ouvidas, e eu venho por tuas palavras.” (Daniel 10:12 KJF)

Façamos nós sempre o mesmo, buscando ao Senhor mantendo uma vida de oração eficaz, estudando e entendendo Sua Palavra!

método como ler a bíblia e entende-la mais facilmente

#5 A sua oração certamente pode ajudar a restaurar alguém para Deus, portanto preocupe-se com as pessoas que você conhece com amor e ore por elas também.

“Está alguém entre vós aflito? Que ore. Está alguém feliz? Que cante salmos.

Está alguém entre vós doente? Que chame os anciãos da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se ele houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que possais ser curados. A oração eficaz e fervorosa feita por um justo é de muito benefício.

Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba ele que, aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tg 5:13-16,19-20 KJF)

Concluindo: Ore em todo lugar com santidade, sem contendas, sem dúvidas, com a consciência limpa, com sinceridade e de todo coração; busque e entenda a Palavra de Deus, ore com ela guardada em seu coração e ore também por seus irmãos.

Você quer continuar aprendendo mais conselhos para uma vida de oração realmente eficaz?

Clique aqui e aprenda mais com o prof. Robert Amorim através de vídeo aulas práticas.

E se você conhece outros conselhos para melhorar nossa vida de oração para com Deus, por que não compartilhar conosco nos comentários aqui no final da página? 🙂

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

5 comentários em “4 Conselhos para vida de oração que você não pode dispensar”

  1. A paz do Senhor,
    Foram muito edificantes suas palavras meu irmão obrigado.
    Que Deus me conceda graça e aplicá-las na minha vida.
    A paz

    1. Paz do Senhor irmão Silvio. Que Deus conceda graça a todos nós para praticarmos Sua Palavra e assim nos tornarmos cada vez mais amigos dele.
      Obrigado por comentar, um abraço 🙂

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.