O tema “Dízimo” tem sido realmente muito polêmico nos dias atuais. Afinal de contas, é obrigatório entregar ou não? É válido para o “Novo Testamento“? Estaríamos no tempo da “graça” e por isso a Lei de Moisés foi suprimida ou abolida, junto com os dízimos? Quais são as contradições sobre o dízimo pregadas nos dias de hoje?
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
1) Malaquias 3.10; tragam o dízimo para a … casa do tesouro? 🤔
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Malaquias 3:10 ACF
Você já se perguntou por que a palavra “dízimo” está no plural neste versículo tão conhecido se nos templos religiosos da atualidade só se entrega um tipo de dízimo?
“trazei todos os dízimos…“
O texto mais pregado a respeito deste tema, Malaquias 3:10, fala de dízimos e não dízimo. O que há de errado aqui? Ou o que está sendo omitido?
A verdade é que os dízimos mencionados por Malaquias têm uma certa origem, pois eles estão escritos na Torá, a Lei de Deus (os cinco primeiros livros da Bíblia, também chamados Pentateuco). Vejamos quais são estes dízimos então:
- Dízimo dos levitas: Um décimo das colheitas, dos animais do gado e do rebanho, eram regularmente dados aos levitas e sacerdotes, veja Lv 27:30-33 e Nm 18:21-24+;
- Nota: Este é o dízimo de Malaquias 3:10, e a casa do tesouro ficava no templo de Jerusalém; cf. Ne 10:37-39.
- Dízimo das festividades: Um décimo das produções do campo, do gado e do rebanho deveriam ser reservados para serem comidos pelo próprio dizimista e sua família nas festas de peregrinação para Jerusalém. Você sabia que os dízimos eram comidos? Vide Dt 12:6-11; 14:22-26.
- Dízimo dos pobres: trienalmente, armazenava-se em cada cidade um décimo das produções do campo para que os pobres (órfãos, viúvas e estrangeiros) nas terras de Israel viessem e se alimentassem deles. Os dízimos no templo que você frequenta são dados para os pobres também? Veja Dt 14:28-29 e 26:12-15.
- Dízimo dos reis: Um décimo das produções agrícolas e dos rebanhos também eram dos reis de Israel, cf. 1 Sm 8:15,17.
Aqui estão destacados apenas alguns tipos de dízimos da Bíblia. É possível identificar alguma ou algumas contradições sobre o dízimo pregadas atualmente só com a simples leitura destes versículos?
Estes são exatamente os dízimos da Bíblia que Deus ordenou que seu povo lhe entregasse. Naturalmente, todos eles tem a ver com a terra de Israel, pois dizem respeito à época de sua colheita e seus ciclos anuais, bem como o serviço sacerdotal do templo, a participação em festas no templo de Jerusalém, etc.
Você conseguiu identificá-los com o dízimo que é entregue hoje nos templos religiosos? As finalidades são as mesmas ou pelo menos similares?
Mas obviamente, alguns destes dízimos têm ressalvas.
- O dízimo dos levitas ainda não é dado hoje em dia porque não se sabe com precisão a sucessão de sacerdotes ou quem realmente é levita, embora muitos avanços tenham acontecido para se descobrir e possivelmente esse quadro mudará dentro de algum tempo, ou no retorno do Messias.
- O dízimo das festividades não é levado para ser comido em Jerusalém porque não há templo para se peregrinar e comemorar as festas bíblicas lá, situação que também deve retornar quando o Messias vier. Mas ainda é possível praticar este dízimo de forma adaptada, porque as festas ainda são comemoradas pelo povo judeu.
- O dízimo dos pobres: embora esteja relacionado ao tempo das colheitas nas terras de Israel, há pobres em todo lugar para se ajudar, então também é possível usar deste de forma adaptada.
- O dízimo dos reis naturalmente não é entregue porque a monarquia israelita agora não está em vigor; mas o Messias será o próximo rei eterno de Israel!
Portanto, sim, os israelitas são obrigados a dar estes dízimos, porque esta é a aliança de Deus com eles!
E, desde tempos antigos, os não-israelitas podem praticar estes mandamentos (como outros) voluntariamente. Porém, geralmente, uma mesma Lei era para o israelita natural e o estrangeiro (Êx 12:49; Lv 24:22; Nm 15:29).
Logo, em nenhum momento na Bíblia é ordenado levar dízimos para templos de outros religiões. É claro, porém, como já mostrei, devido a certas circunstâncias atuais, alguns mandamentos são praticados de forma adaptada.
Os sábios do povo de Israel, com base na própria Bíblia, orientam direcionar os dízimos para os pobres, como visto em Dt 26:12, ou investi-los em trabalhos de ensino da Torá (Lei de Deus), vide 2º Cr 31:4-5. Portanto, onde quer que se esteja pedindo dízimos sem que seja para essas finalidades ensinadas nas Santas Escrituras, não estariam aí sendo pregadas contradições sobre o dízimo bíblico?
2) Devorador não é demônio!
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
(Malaquas 3:11 ACF)
Infelizmente, uma das contradições sobre o dízimo muito pregadas em certos meios religiosos é a estória de que o devorador mencionado em Malaquias 3:11 seja um demônio.
Primeiro, é dito ali que “o devorador” comeria os frutos da terra. Por acaso demônios comem frutas?
O devorador é, na verdade, o inseto enviado pelo próprio Deus para comer a lavoura daqueles israelitas que não lhe dessem os dízimos ordenados em Sua Lei, porque assim eles seriam infièis à aliança que tem com Ele. Veja Joel 1:4 e 2º Cr 7:13, por exemplo.
Logo, se você pratica o mandamento do dízimo de alguma forma, não faça-o por causa do medo do devorador! A espontaneidade sempre foi o que Deus quis do coração de seu povo (cf. Êx 35:4-5).
Devoradores, na verdade, são os falsos líderes religiosos que constrangem as pessoas a darem seu dinheiro sob pretexto de ameaças “bíblicas”, e com esse dinheiro ganham grandes salários e benefícios! (cf. Ez 34:2-3)
Leia também: Características do pastor mercenário na igreja atual.
3) Ananias e Safira não morreram por sonegar o dízimo.
Em Atos 5:1-4 lemos o relato de um casal que “brincou com a verdade”: Ananias e Safira. E embora alguns misturem este relato bíblico com o dízimo, uma simples leitura deste texto mostrará que uma coisa não tem a ver com a outra. Portanto, vamos recapitular a história.
O casal vendeu uma propriedade e trouxe só uma parte do dinheiro aos líderes da comunidade (os emissários ou apóstolos). Eles alegaram que o que doaram era o total da venda, mas na verdade, como sabemos, eles omitiram parte do valor. Mas Simão, tendo sido divinamente revelado do ocorrido, faz duas perguntas interessantes ao marido, que foi sozinho levar o valor.
“Guardando-a [a propriedade], não ficava para ti?”
Ou seja, “se você não vendesse a propriedade ninguém te obrigaria a vendê-la! Ela continuaria sendo sua e pronto”.
“E, após ser vendida, não estava em teu próprio poder?”
Ou seja, “o dinheiro da venda estava contigo, ninguém te pediu nada, você não era obrigado a fazer a doação; se quisesse ficar com todo o dinheiro, que ficasse, se quisesse doar todo ele, ou só metade, ou ainda que fosse 10%, era só doar sem mentir”.
Observe com essas duas perguntas aqui que o contexto não sugere se tratar de dízimo…
Pois antes o texto diz que várias pessoas estavam vendendo suas posses e doando voluntariamente o dinheiro para suprir as necessidades da comunidade, veja 4:34-37.
Os dízimos bíblicos tratavam-se de outra situação que não era esta em cena aqui.
Ao serem questionados se o valor que estavam doando era o total da venda da propriedade, tanto Ananias quanto Safira mentiram dizendo que era (vs. 7-9). Portanto, o problema mesmo foi a mentira que o casal inventou quando fizeram sua doação, porque de Deus não se zomba!
Logo, ninguém pode ser coagido com esta passagem bíblica a dar dízimo!
Para mais detalhes sobre este acontecimento leia o estudo sobre Ananias e Safira que já escrevi aqui no blog também.
4) 2ª Coríntios 9.7: Deus ama quem dá – o dízimo? – com alegria…
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Ao lado de Malaquias 3:10, este é um dos versículos mais lidos nos templos religiosos na hora de arrecadar os dízimos e as ofertas. O foco está na frase “Deus ama quem dá com alegria”, mas geralmente não é abordada a parte que diz “cada um contribua segundo propôs no seu coração”. E muito menos são abordados os versículos seguintes, nos quais é dito, “como está escrito: ‘Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre’.”
Sendo assim, utilizar do texto de 2ª Coríntios 9:7 para arrecadar dízimos é mais uma das várias contradições sobre o dízimo que se prega por aí, pois este capítulo, cujo discurso se inicia no capítulo anterior, está abordando uma coleta de donativos para os pobres da Judeia, e é dentro deste contexto que Saul (Paulo) ensina princípios de contribuição voluntária para os pobres extraídos da Torá e nas demais Escrituras (vide Êx 25:2; Dt 15:9-10; Sl 112:9)
Além do mais, se o próprio versículo de 2ª Coríntios 9:7 está dizendo que é para contribuir segundo se propôs no coração, então claramente o texto não está falando de dízimos, cujo valor da contribuição é fixamente um décimo (ou dez porcento).
5) 2ª Coríntios 9.6: “Semear” pouco ou semear muito? 🤷♂️
E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Este é mais um texto lido no momento da arrecadação de dízimos e ofertas em muitos cultos. Entretanto, como abordamos anteriormente e como se vê claramente no próprio texto, não fala-se de dízimo aqui. Pois o dízimo é um valor fixo de 10%, o que impossibilitaria de “semear” (doar) muito ou pouco, pois é um valor fixo.
Como o próprio contexto sugere, e o versículo seguinte conclui, o texto fala de contribuição voluntária, e contribuição para dar alimento aos pobres.
Como eu poderei “semear” (ofertar ou, como dizem, “dizimar“) muito ou pouco, se estou preso à regra de contribuição de 10%, que é um valor fixo?
Por isso, usar deste versículo (2Co 9:6) para arrecadar dízimos também se configura uma das contradições sobre o dízimo pregadas em diversos meios religiosos atuais.
As palavras de Saul em 2ª Coríntios 9:6 ecoam as do Senhor Yeshua em Lc 6:38…
dai, e vos será dado, boa medida, prensada, remexida e transbordante, vos darão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes vos medirão novamente.
Ora, é o ato de dar solidariamente que faz a bênção de Deus retornar para nós. Veja também Mt 6:1-4, Pv 11:24; 19:17 e Gl 6:9.
Portanto, Deus abençoa quem, com amor, preocupa-se em contribuir e ajudar outras pessoas que estejam atravessando dificuldades financeiras/materiais. Mas se por motivos escusos a doutrina bíblica está sendo solapada para desviar o dinheiro dos dízimos para outras finalidades que não as bíblicas, cada um prestará conta do que faz a Deus.
É claro que existem diversas outras contradições sobre o dízimo pregadas em nossos dias…
No entanto, reuni este pequeno número simplesmente para mostrar o modo distorcido com que a doutrina de Deus na Bíblia tem sido usada impensadamente, de modo distorcido ou astucioso em nossos dias.
Baixe nossos estudos em PDF para impressão aqui.
73 Comments
Parabéns!
Venho a tempos me culpando e com medo por que, por dificuldades acabei deixando de dizimar, e agora só oferto de vez em quando.
Obrigada por tirar-me este peso.
Ja fui muito enganado hoje eu prefiro dar a os nessecitados são lobos
Hj, se vc der dízimo presta, se por acuso tiver uma dificuldade financeira e não puder ajudar mais provisoriamente à igreja, tem pastor que olha vc, com outros olhos, eu fico preocupado o importante são as almas, não aparte financeiro como está ocorrendo hoje.
Posso ajudar minha amiga financeiramente ao invés de dizimar na igreja? São duas coisas diferente, porém lá na igreja ela não vai ser acolhida com sexta básica, e suprimentos, afinal ela está do meu lado é minha obrigação ofertar na vida dela.
Em certo tempo, os dízimos da bíblia eram dados para pessoas pobres, basta ver Dt 14:28-29 e 26:12.
Simplesmente de mais!!!Seu Estudo está perfeito! E nao digo isso por ter a “mesma visão” que você, mas sim porque é impossivel lermos a biblia de forma honesta e não termos o entendimento do Espirito Santo. Os textos sao muitos elucidativo, só não entende quem não quer! Parabéns! Que o Senhor continue te usando poderosamente em sabedoria e graça. ❤️
HOJE EM DIA EXISTEM MUITOS CEGOS GUIANDO OUTROS CEGOS .
QUEM DEFENDE A DOUTINA DOS DIZIMOS ,NÃO ESTA PREGANDO A VERDADE ,POIS OS DIZIMIS É IMPOZIÇÃO OU SEJA OBRIGATORIO. DEUS NÃO OBRIGA NINGUEM A NADA .
SE FOR POR OBRIGAÇÃO OU POR MEDO DO DEVORADOR , NÃO É AMOR E NEM TEMOR A DEUS .
DEVEMOS OFERTAR COM AMOR SEJA 10 % OU 100%
NÃO POR OBRIGAÇÃO OU MEDO .
Primeiro procurem saber o que é igreja e depois entendam o dízimo. Segue questionamento abaixo:
Obs.: O que possui inscrição de CNPJ, razão social, setor RH, setor contabilidade, setor de TI, setor JURÍDICO (esse é um que trabalha muito), setor Administrativo e etc, é igreja? Daí tirem a conclusão sobre “dízimo”!
Cito duas Igrejas verdadeiras do Pai: Mateus 18:20 e Tiago 1:27
Só quatro? Precisa atualizar o estudo rsrs
Ótimo trabalho bereiano!
Pois é Eric, esse estudo realmente precisa ser atualizado, mas tem vários outros com este tema aqui no blog.
Há tempos esse assunto vem martelando minha mente. Eu não sabia deste outro lado da história. Mas o que mais me indagava e: Por que esses pastores pregam isso sabendo que essa não é a verdade. E o que a gente faz então. A intenção não é não dizimar. Mas como acusao a pessoa de roubar a Deus, sendo que a verdade não e essa. Meu Deus porque não dizem a verdade. Manter as pessoas com medo. E ainda colocam como se a pessoa ainda fosse ser amaldiçoada. Quantas pessoas que estão passando necessidade porque levam o dinheiro do dizimo até sem poder. Eu mesma passei por um momento muito crítico financeiro e meu Deus como eu fiquei mal por não poder dizimar. A partir de hoje eu vou orar ao Senhor sobre tudo que aprendi aqui.
Renata, obrigado por comentar. Que o Eterno te dê orientação 🖐️
Até que enfim encontrei um estudo completo sobre dízimo infelizmente sei de muitos pastores que tem entendimento dessa verdade mas não passam para a igreja por medo dos superiores e perder seus cargos Parabéns.
De que congregação é o outor desse artigo. Favor! Estou quase a morrer no espírito! Este ensino me restaurou
Jossefa, se eu puder lhe ajudar em alguma coisa, envie mensagem para meu Telegram: @gabrielfilgueiras. Eu faço parte de uma congregação, mas tenho tentado orientar meu aprendizado e ensino somente pela realidade das Escrituras, e não por pontos de vista ou dogmas denominacionais.
Eu gostaria de saber se existem igrejas que pregam a verdade sem doutrinas de homens e que não pedem o dizimo.
Kalessa, eu, onde congrego atualmente, não exijo isso quando prego, e todos estamos contribuindo normalmente, e de boa vontade. A Missão de Fé também não usa da mesma doutrina das igrejas. A grande maioria das demais tem medo, e por isso não param de pregar do modo que lhes é conveniente. Quem for honesto que não se ofenda com isso.
bom dia, eu vejo assim, a visão o Gabriel é est sobre o dizimo, e ele ensina as pessoas, do mesmo jeito que tem pessoas que ensinam sobre o dever de devolver. não pagar como ele coloca. outra coisa. se ele não concorda e encontra apoio na bíblia, quem concorda também encontra apoio na bíblia. e os leitores que o aplaudem, são aqueles que tem a mesma visão. ele disse que os que ensinam estão errado, neste caso ele também estar. pois também esta ferindo a fé dos outro. pense que se ele fosse sábio, ele ia seguir o conselho de Paulo. sobre discursões.
seu Gabriel não confunda a cabeça dos que não tem conhecimento, se vc tem essa visão e não crer que Deus pode fazer com quem é fiel, deixe os pequeninos de cristo com sua fé. sei que vc vai responder com muitos textos, falácias, e argumentos. mas estou convencido que vc quer atrapalhar a fé de alguns.
Ok Manoel, obrigado pelos conselhos. Estou programando uma revisão deste estudo e levarei seu comentário em consideração. Abraço.
A PALAVRA DE DEUS É PARA OS QUEM TEM FÉ, DEUS NÃO PRECISA DE DINHEIRO MAS ELE QUER SER HONRADO E COM ISSO SABER O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO, O DÍZIMO TAMBEM É UMA ATITUDE DE FÉ NÃO É QUANTIDADE DE DINHEIRO PODE (GANHAR 1 REAL E TIRAR DEZ CENTAVOS DE DÍZIMO NÃO É VERGONHA E SIM FIDELIDADE É DEUS SENDO LEMBRADO E HONRADO NO MÍNIMO) SE NÃO ACREDITA NA BENÇÃO DO DÍZIMO NUNCA RECEBERÁ NADA, MAS SE CRER A BENÇÃO JÁ A SUA PORTA, SE DER UMA OFERTA OU DÍZIMO ACHANDO QUE QUE VAI FALTAR QUE VAI FAZER FALTA COM CERTEZA VAI TE FAZER FALTA, NÃO HOUVE FÉ.
Rogério Salles
Acredito que a fé esta faltando em quem prega o dizimo, pois nao acredita que Deus pode prover, tocar os coraçoes, como fez com a igreja primitiva, que os irmaos vendiam os bens e dividiam entre os necessitados, quando proviam tambem o necessario para os pregadores da palavra de Deus (nao ha relato de dizimo na biblia referente à época dos apostolos e primeiros cristaos)
Como faltou a fé, resolveram fazer um remendinho usando a lei do antigo testamento, só pra garantir.
Mas é isso, todos nós podemos ler a biblia e pedir a revelaçao do Espirito Santo e entender a palavra de Deus pura e verdadeira.
Enquanto tiverem vida ainda ha tempo para o conserto ( isso para quem usa de engano) e para os ignorantes ha tempo para buscarem a Deus com sinceridade de coraçao.
Adorei ler sua publicação e já compartilhei. As pessoas precisam abrir os olhos para verificar de maneira correta onde estão depositando sua confiança. Obrigada.
Olá Gabriel, penso que a questão explanada por ti sobre o dízimo está correta, sendo assim, os pregadores que usam o texto de Malaquias 3:10, de forma deturpada, ou seja, para basear neste texto que o dízimo é obrigatório para a igreja de Cristo, não estão acrescentando algo que não existe na sã doutrina e por isso ferem o texto bíbico e assim estão enquadrados no texto de Ap. 22:18,19? onde diz: Eu a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhe fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro. Obrigado pelo ótimo estudo, Deus o abençoe.
Olá irmão Alberto Carlos. Esse texto que você citou se refere ao livro da Revelação, mas muito antes disso tal mandamento já existia, veja: “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.” (Deuteronômio 4:2)
Então essa palavra se aplica sim. Se Deus ordenou que o dízimo fosse dado em alimentos e não em dinheiro (Lv 27:30-33; Dt 14:22-29), mesmo já existindo dinheiro na época (Dt 14:23-25), então eu não penso que nós deveríamos fazer com o ensinamento que Deus deu o que julgarmos melhor para nossas conveniências, temos de dar outro jeito, porém jamais dizer que Deus ensinou de um certo modo, quando Ele não ensinou assim. Aqui no blog eu estou atualizando muitos estudos porque tenho percebido vários erros.
Vingança So a Deus pertense,Deus vai acabar com essa covardia
Ótimo texto querido irmão Gabriel.
O irmão poderia citar qual denominação atualmente entende as contribuições como no estudo apresentado? Preciso muito saber.
Muito obrigado
Osmar
Oi Osmar, são poucas, uma delas a Missão de fé do pastor Jardel Fernandes. Existem algumas outras, tem um rapaz no YouTube que cita 5 pastores que não cobram o dízimo, faça uma pesquisa. Se não me engano a congregação cristã também não cobra.
Obrigada, Pr. Jardel, pelo livro gratuito. Eu também penso como o senhor: o mais importante é levar o entendimento das coisas de Deus às pessoa do que lucrar com a venda dos nossos livros. Creio que pensa como eu, que escreve para que leiam e não com a intenção de vender para ganhar dinheiro. Que as pessoas possam ler nossos livros que estão à venda em livrarias, sim, mas sabemos o propósito principal do nosso trabalho. Deus abençoe o nosso ministério literário. Emunah.
Boa tarde. Muito bom esse estudo. Quero falar hoje não mais no literal, mas do espiritual, pois hoje não vamos beber leite misturado com água. A visão verdadeira do dizimo da graça, sim, a graça fala do dizimo e não é dinheiro. Meditem nisso. Bom, agora vou falar do verdadeiro dízimo da graça de Deus. Sabem o que é mais lindo ainda e ninguém percebe? A visão verdadeira dos dízimos e das ofertas no Novo Testamento. No Antigo testamento, quando se falava em pentecostes, estava falando de forma literal sobre sementes, plantação, regar, cuidar, colher, dizimar e ofertar as primícias da terra, ou o melhor desta terra para Deus. Eles tinham que preparar e tratar a terra, lançar a semente, regar a semente, ver a semente crescer, ou algumas não crescerem, tomar cuidado para que nenhuma outra planta crescesse junto para tentar matar a que estava crescendo (assim como o joio e o trigo), aguardar Deus abrir as janelas do céu e mandar chuva, deixar a plantação pronta para gerar frutos e colher os frutos e separar as primícias (os melhores) para Deus. No Novo Testamento também fala de pentecostes, e é a mesma coisa, mas ninguém consegue enxergar. Pentecostes no Novo Testamento para as pessoas é falar em línguas, dão mais importância no “falar em línguas, (ou ouvir cada um em seu próprio idioma?)” do que realmente aconteceu. O falar em línguas tem seu valor sim e sempre terá, pois é pessoal seu com Deus. O que realmente aconteceu foi que os apóstolos pararam de se esconder, perderam o medo, e ficaram ousados no falar e no agir (aqui Deus abriu as janelas do céu, no Antigo Testamento era chuva e no Novo Testamento é o Espírito Santo), então, houve a primeira colheita de 3.000 homens que creram e aceitaram a Jesus como o esperado messias. Em João 3:16 diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Nós que vivemos na Nova Aliança fomos tão abençoados que o próprio Deus dizimou pra nós e nem percebemos, Deus nos entregou o melhor do céu para o homem, Jesus Cristo, e o filho vai entregar ao Pai os mais excelentes frutos da terra, Ele vai entregar o seu dízimo ao Pai. E o filho veio, Ele preparou e tratou a terra, lançou a semente, regou a semente, viu a semente crescer, e algumas não crescerem, tomou cuidado para que nenhuma outra planta (doutrina) crescesse junto para tentar matar as que estavam crescendo (assim como o joio e o trigo), preparou tudo para Deus abrir as janelas do céu e mandar chuva (no nosso caso o Espírito Santo), deixou a plantação pronta para gerar frutos e colher os frutos e separar as primícias (os mais excelentes da terra) para Deus. Pentecostes no Novo Testamento é colheita, dízimos e ofertas do que nós plantamos, regamos na vida das pessoas que ainda não receberam Cristo em suas vidas, dizimo no Novo Testamento não é dinheiro, dízimos e ofertas somos nós. Nossos dízimos e ofertas a serem entregues para Deus vem da ordem que Cristo deu a seus servos, ide e pregai o evangelho, as pessoas pensam que tem que ganhar almas, nós não temos que ganhar almas, nós temos que preparar a terra, semear, regar a palavra, e deixar o restante com Deus, assim como o Espírito Santo nos ensina através do apóstolo Paulo que em 1ª coríntios 3:7 diz: não importa quem planta ou quem rega, importa é que Deus quem dá o crescimento. Em João 17:24 nós vemos a oração de um sacerdote que vai entregar seus dízimos e ofertas para o Pai. Em apocalipse 14:4 nós vemos claramente que todos somos como primícias para Deus. Em apocalipse 22:3,4 nós vemos que fomos comprados como primícias por Deus. Em 2ª coríntios 11:2 somos advertidos que seriamos enganados por satanás para nos apartarmos da simplicidade de Cristo. Em Jeremias 2:3 Deus afirma que Israel é a santidade e as primícias para Deus, e nós somos fazemos parte da Israel de Deus. Em Oséias 1:10,11 Deus fala que os filhos de Israel serão como as areias do mar e que os filhos de Judá e de Israel congregarão juntos porque grande será o dia de Jizreel (Jizreel significa o dia que Deus semeia). Em Isaías 27:12,13 nós vemos Deus falando que debulhará seus cereais e que os filhos de Israel serão colhidos um a um sem importar em que país se encontrem. Em 1ª coríntios 15:20,22,23 nós verificamos que Cristo é as primícias de Deus e nós somos as primícias de Cristo. Em Tiago 1:1,18,26,27 nós verificamos que ele está falando para as 12 tribos dispersas pelo mundo e que o Pai nos gerou para que fôssemos como primícias e ainda fala do motivo principal dos dízimos da lei que é visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações fazendo com que lembremos também do segundo mandamento de Jesus Cristo. Em Tiago 5:7,8 diz para sermos pacientes até a vinda do Senhor e que o lavrador (Deus) espera o delicioso fruto da terra e diz que a vinda do Senhor está próxima. Em Isaías 66:20 Deus diz que que serão trazidos os nossos irmãos dentre todas as nações por oferta ao Senhor. Não se deixem enganar, nós somos as primícias para Deus, Cristo (o Trigo) morreu por nós, e Cristo (o Trigo) foi plantado, regado e cuidado pelo Pai (o Lavrador) e gerou muitos outros frutos de uma única semente (Cristo – o Trigo) que morreu para que outros trigos (nós) gerássemos mais trigos. Voltando no início desse estudo e prestando bem atenção agora sabendo que nós somos os dízimos e as ofertas para Deus.
Pastores subir no altar e pregar sobre fé e prosperidade é muito fácil, eles não ficam desempregados. Salário fixo em todo tempo eles tem. Não precisam acordar às 5 da manhã para procurar empregos com ônibus lotados, debaixo de chuva e outros mais, a eles é muito fácil, basta usar palavras de persuasão que eles buscam conhecer e aprender, para eles é um investimento lucrativo, agora a bíblia ensinar como deve ser, está longe. Destas palavras alguns pastores se livram, pois a grande maioria registam dessa forma de viver, que eles possam encontrar tempo para mudar de vida como pastores e homens de Deus ou de deus.
Uma mudança Boa para que líderes religiosos não fossem pesados a igreja, seria, abrir um negócio próprio, nós primeiros 6 meses de investimento a igreja poderia ajudar com o investimento financeiro e até na administração do negócio, depois quando o negócio criasse firmeza, andaram com suas próprias pernas. Existe denominações com pastores que trabalham.
Olá bom dia, muito bom esse seu estudo contraditório a respeito do “maaser”. Parabéns ótimo artigo.
Sou ateu, porém sou admirador do grande líder q foi o Jesus . Um homem sábio e honesto. Não creio em seus milagres pois pra minha discrença é natural.
Acredito q ele existiu e até hoje seus pensamentos e ensinamentos controlam e apaziguar nossa terra.
Parabéns ótimo artigo!
Olá Gabriel! Lindo estudo sobre dízimo. Aprendi bastante. Cristo Jesus te ilumine.
Amém Marcelo, Deus abençoe 🙂
O texto esta parcialmente correto, mas quanto ao salario dos pastores não existe esta possibilidade, pois quando a bíblia fala salario para os pastores fala em alimentação, logo é correto dar uma cesta básica para os pastores hoje em dia, ou seja, o caboco tem que trabalhar mesmo.
Oi João, obrigado pelo seu comentário. O salário pastoral é algo meio que adaptado também, assim como a doutrina do dízimo. Eu vou editar este estudo em breve e vou mudar um pouco essa parte dele. É mais aceitável trabalhar com doações voluntárias dos membros para com seus pastores, mas não implantar um sistema na igreja, e além disso conscientizar os membros para valorizarem os líderes que verdadeiramente trabalham duro dedicando sua vida para atender pessoas. Espero conseguir encontrar a conciliação com isso e escrever claramente.
Boa noite !!
Este assunto é muito delicado, muitas pessoas que conheço dão o Dizimo, e quando toco no assunto já ouvi dizer que estou sendo usado pelo Diabo e coisa assim, mas as escrituras estão ai para ser lida e entendida, gostei muito Deus abençoe
O próprio Senhor Jesus foi chamado de endemoniado, e compara por quem…
“Responderam-lhe os judeus: Não dizemos nós bem que és samaritano e tens demônio?”
João 8:48
Gabriel gostei da sua explanação, porque estava sendo mal interpretado sobre este assunto, eu acredito que cada um pode dar mais de 10% não dizimo, poderiam colocar um outro nome, contribuição, ajuda espontaria, ou outra nomenclatura.
Deus abençoe seu Ministério
Oi Ariovaldo, obrigado por comentar. Eu concordo contigo, existem várias implicações doutrinárias e teológicas por trás da palavra “dízimo”, além de amarrar as pessoas a uma regra com a qual os apóstolos não doutrinaram a igreja cristã, mas trabalhando no amor e tornando conhecida as causas do reino de Deus, inspiraram os irmãos a entregarem toda sua vida, voluntariamente, ao serviço divino, e com alegria. Eu acredito que você ia gostar muito de ler o meu livro que há muito mais conteúdo e explanação do que este presente artigo, caso tenha interesse, veja na Amazon clicando aqui, a versão digital custa apenas R$7,00.
Fiquei muito pensativa…
Tudo é a forma que é passado!
Meus irmãos, o dízimo, como ofertas e trabalhos pessoais prestados no templo, nada mais são do que ATOS DE FÉ. aquele que tem fé para crer que dando seus dízimos e ofertas estão agradando ao Senhor, fazem muito bem. Mas aqueles que não tem fé para acreditarem nisso, que guardem para si seus recursos. Ninguém está obrigado a contribuir, mas tenho experiência de vida que aqueles que são dizimistas e ofertantes são abençoados mesmo. Isso é uma realidade. Faça o teste vc também, se está duvidando.
Eu concordo contigo Tiago. Obrigado por comentar. Deus abençoa todos que contribuem com coração sincero a Ele.
Olá Gabriel! Parabéns pelas excelentes explanações. Sempre questionei esse tipo de ato, ou seja, de dar por obrigação, sendo membro da Igreja, o dízimo, sendo este referente aos 10% do salário, conforme muitos “Pastores” dizem ser. Como não tenho religião, mas acredito em Deus, questionava por achar que os Pastores, deveriam se doar às Igrejas, por ser digamos: “um chamado Divino” ou pelo menos deveria ser para poder cumprir as suas tarefas nas Igrejas. Em suma: Trabalhariam normalmente em determinada empresa para garantir o seu sustento e de seus familiares e aos domingos se doariam espiritualmente exercendo as suas lideranças nas Igrejas. É o que penso! Abs.
A verdadeira oferta,
é antes da lei?
Ou é da lei?
Ou é da graça?
Existe um mistério escondido antes da lei e na graça?
E o verdadeiro dízimo,
é antes da lei?
Ou é da lei?
Ou é da graça?
Se existe um mistério escondido antes da lei e na graça, que mistério é esse?
Dízimos e Ofertas:
Verdades e Mentiras.
Ou não existe mistério? Ou é algo que Deus não revelou para todos? Ou ninguém percebeu?
É assim que eu entendo.
AS OFERTAS ANTES DA LEI
Antes eu quero ressaltar que faremos algumas especificações durante a leitura para que vocês possam observar a diferença entre ANTES DA LEI, NA LEI E NA GRAÇA. Bom, vou começar do inicio de tudo, assim vocês irão entender se existe ou não um mistério escondido na Palavra de Deus sobre as ofertas na Casa do Senhor. Alguns devem estar se perguntando porque eu estou começando falando das Ofertas e não dos Dízimos. É simples, primeiro vieram as ofertas, confirmamos isso em Gênesis 4: 3,4. As ofertas oferecidas a Deus são uma forma de agradecimento, ou de reconhecimento a Deus por tudo que Deus nos proporciona todos os dias, e também uma forma de agradar a Deus por ser uma maneira de ajudar os necessitados. Nós vamos verificar que Deus rejeitou uma oferta (a de Caim) e aceitou a outra oferta (a de Abel). Mas se os dois ofertaram para Deus, porque Deus rejeitou uma das ofertas?
A oferta de Caim (Antes da Lei de Moisés)
Em Gênesis 4: 3 diz o seguinte: “Aconteceu que no fim de uns tempos, trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. “
A Oferta de Abel (Antes da Lei de Moisés)
Em Gênesis 4: 4 diz o seguinte: “Abel por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta”.
Como vimos acima, Abel ofereceu a Deus o melhor do que ele tinha. O que nós aprendemos com isso? Aprendemos que quando ofertarmos algo para Deus tem que ser o melhor que nós tivermos para ofertar (tipo a oferta de Abel). Observem que eles ofertaram o que quiseram, Deus não pediu e nem ordenou nada a eles, não tinha porcentagem, não tinha quantidade, mas uma das ofertas (a de Abel) foi por amor, e o ofertante quis agradar a Deus, e estava com o coração puro e sincero; e a outra oferta (a de Caim) foi feita de qualquer maneira, não tinha amor, ofertou por ofertar. Então irmãos, a melhor oferta não está na quantidade do que você oferta, ou na aparente beleza do que você oferta. A melhor oferta é aquela que você faz por amor, com o coração puro e sincero diante de Deus, sem murmurar o que ofertou, sem barganhar e sem esperar nada em troca. Bom, nós estamos falando das ofertas antes da lei, certo? Essas ofertas antes da lei, se vocês observarem bem, elas nos fazem lembrar as ofertas da Graça. Será que é por isso também que o Espírito Santo falou através do apóstolo Paulo que a lei de Moisés morreu com Cristo? (reflita sobre isso). Na graça nós temos como base bíblica para ofertar a Deus o que está escrito em 2ª Coríntios 9: 7 que diz o seguinte: “que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza, nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” O que existia entre as ofertas de Abel e Caim; e as ofertas da Graça, era a lei de Moisés. A lei de Moisés foi “abolida”, “melhorada” (nova aliança), não é mais para ser vivida (Rm 6: 14; 2ª Co 3: 7-14; Hb 7:12). Será que existe um porquê da Lei de Moisés ter sido abolida? Sim, existe um porquê e nós falaremos sobre isso mais pra frente. Agora, vamos falar do dízimo antes da lei de Moisés, ou seja, o dízimo de Abraão e o dízimo de Jacó, pois O Dízimo da Lei de Moisés e o Dízimo de Abraão e o dízimo de Jacó são dízimos muito diferentes um do outro, como vamos verificar agora.
O Dízimo de Abraão (Antes da Lei de Moisés)
A Bíblia Sagrada fala sobre dízimo pela primeira vez em Gênesis 14: 18-20;
Gênesis 14: 18: “Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era Sacerdote do Deus Altíssimo.”
Gênesis 14: 19: “abençoou ele a Abraão e disse: bendito seja Abraão pelo Deus altíssimo que possui os céus e a terra”
Gênesis 14: 20: “E bendito seja Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abraão o dízimo.”
Aqui diz que Abraão deu o dízimo de tudo, mas, Abraão deu o dízimo de tudo o que? Abraão não deu dízimo de seus bens, ele deu dizimo dos melhores despojos de guerra, nós vamos verificar isso em Hebreus.
Hebreus 7: 4: “Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos”
Esse a quem Abraão pagou o dízimo é Melquisedeque o sacerdote do Deus Altíssimo. Então, aqui nós também verificamos que Deus não pediu nada; nem obrigou Abraão a dar nada. O que Abraão fez foi a mesma coisa que Abel fez. Abraão deu por amor, reconhecimento, agradecimento. Dizimou dos melhores despojos de guerra. Ofereceu a Deus o melhor. Agora o mais interessante é que a Bíblia relata que Abraão só deu um único dízimo, não menciona que ele deu mais vezes o dízimo; e um único dízimo valeu para vária gerações, até chegar nos descendentes de Levi (mais precisamente até Arão). Nós podemos confirmar isso em Hebreus 7: 9,10.
Hebreus 7: 9: “E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.”
Hebreus 7: 10: “Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.”
Não há registros Bíblicos que Abraão ensinou seus filhos a dizimar, mas Abraão ofertou com o coração puro e sincero.
O dízimo de Jacó (antes da lei de Moisés)
Gênesis 28: 20: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,
Gênesis 28: 21: “de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus;”
Gênesis 28: 22: “e a pedra que erigi por coluna, será a casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente te darei o dízimo.”
Vocês prestaram atenção na barganha (voto?) que Jacó propôs a Deus? Ao barganhar (voto?) com Deus, Jacó provou que não era dizimista. Primeiro Deus tinha que abençoar a ele (Jacó) em todas as condições por ele exigidas e depois ele daria o dizimo. O princípio básico para dizimar ANTES DA LEI, era oferecer o seu melhor para Deus, com o coração puro e sincero, sem pedir nada em troca, assim como Abel fez. A bíblia não relata se realmente Jacó dizimou, supõe-se que sim, mas sem base bíblica. Enfim, nos dízimos citados antes da Lei de Moisés não há relatos de que era obrigatório dar o dizimo, pelo contrário, nós vemos que era voluntário, era feito por amor. Vocês observaram que na Graça não menciona dízimo? E vocês observaram que o dízimo antes da lei era também voluntário e por amor a Deus? Pois é, a Graça não nos proíbe de dizimar como antes da lei de Moisés, (porque o dízimo antes da lei de Moisés está diretamente ligado a graça de Deus) ou seja, por amor, por agradecimento a Deus por tudo que ele fez, faz e fará por nós. Irmãos, vocês observaram que o escritor de Hebreus iguala o sacerdócio de Melquisedeque e o de Jesus Cristo? Ambos são sacerdotes de Deus. Melquisedeque antes da lei, Jesus Cristo na Graça. Será que foi por isso também que o Espírito Santo também falou através do apostolo Paulo que a Lei de Moisés morreu com Cristo? O que Será que Deus quer nos ensinar com isso? Então porque existe uma “guerra” contra o dízimo? A “guerra” não é contra o dízimo do “amor”, não é contra o dízimo antes da lei, é contra o dízimo da lei e as suas consequências para os que vivem na Graça. Em Gálatas 5: 4 diz que “aquele se justifica na lei, está destituído da Graça”, e irmão, se você está destituído da Graça, aonde você vai estar? Eu te digo: você cai estar na lei, sendo obrigado a cumprir mais 612 leis, e o pior de tudo, sem a salvação. Porque será que a lei morreu com Cristo? Vocês acham que é à toa que o Espírito Santo nos fala que a lei morreu com Cristo? Prestem bem atenção no que vamos confirmar aqui, sobre o dízimo da lei de Moisés. Observem a diferença entre o amor (dízimo antes da lei e na graça) e a obrigação (da lei de Moisés):
Ofertar antes da lei e na graça é fazer um sacrifício pessoal seu. Esse sacrifício pode ser para agradar a Deus, ou ajudar a obra de Deus, ou ajudar ao próximo. (ou seja, é para o próximo) É por amor.
Dizimar antes da lei e na graça é demonstrar o seu agradecimento e amor a Deus. (ou seja, é para Deus) É por amor.
Ofertar na lei era uma forma de se redimir de seus pecados. (ou seja, era para si mesmo) É por medo, por egoísmo.
Dizimar na lei era mais por medo da maldição do que para ajudar ao próximo. (ou seja, era pra si mesmo) É por medo, por egoísmo.
O dízimo da lei de Moisés
Aqui começa um problema sério, não só para aqueles que tentam justificar o dizimo da lei de Moisés estando na Graça, mas também fazendo com que outras pessoas façam o mesmo. Vou esclarecer o que a epístola para os gálatas nos adverte sobre esse assunto. Na Nova Aliança somos advertidos para não nos justificarmos na lei de Moisés, pois aquele que se justifica na lei de Moisés está destituído da Graça de Deus (gálatas 5: 4). Irmãos, isso é sério, se não fosse sério o Espírito Santo de Deus não ficaria nos advertindo através do apostolo Paulo. Nós NÃO temos que nos basear em dizimar pela lei DE Moisés. Pra começar, a lei de Moisés foi criada por causa da dureza do coração dos israelitas. Os Israelitas abriram mão da Graça de Deus, sim, eles abriram mão da graça de Deus, não quiseram mais ouvir a voz de Deus, e nem ter as Leis de Deus em seus corações (A GRAÇA), (nós sabemos que Deus sonda os corações). Por isso que Deus criou a Primeira Aliança, mais conhecida como a Lei de Moisés. Para amostrar ao povo o quanto eles eram pecadores e de coração duro. A lei de Moisés não é mais para ser vivida, a lei de Moisés é somente uma grande base de estudo. Pela lei de Moisés nós aprendemos o quanto é melhor fazer tudo por amor, aprendemos que nunca devemos agir como o povo judeu agia, aprendemos como amar, respeitar, engrandecer…, a Deus, verdadeiramente trata-lo não só como Deus, mas também como nosso Pai, Mãe e principalmente como nosso Maior e Melhor Amigo. Nessas passagens aqui a baixo está escrito que o povo rejeitou a Graça de Deus, rejeitou ouvir a voz de Deus:
Deuteronômio 5: 23-31
23) “Sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, enquanto ardia o monte em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos e vossos anciãos.”
24) “e dissestes: eis aqui o Senhor, nosso Deus nos fez ver a sua Glória e a sua Grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo.”
25) “Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor, Nosso Deus, morreríamos.”
26) “Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo?”
27) “Chega-te, e ouve tudo o que disser o Senhor, Nosso Deus; e o ouviremos, e o cumpriremos.”
28) “Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis a mim, o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, as quais te disseram; em tudo falaram eles bem.”
29) “Quem dera eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre.”
30) “Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas.”
31) “Tu, porém, fica-te aqui comigo, e eu te direi todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.”
Esses mandamentos, estatutos e juízos só foram ordenados por Deus, após eles se negarem a ouvir a voz do Senhor Deus, e se negarem a obedecer aos seus ensinamentos por amor. E é claro que Deus também conhecia o coração duro de seu povo. Não vou mencionar toda a Lei de Moisés, só o que se refere ao dizimo da Lei. Bom primeiro para ser sacerdote tinha que ser da tribo de Levi (os levitas) e descendentes de Arão (os sacerdotes). Os sacerdotes eram: Arão, Nadabe, Abiú, Eleazar E Itamar; e seus descendentes; somente eles e seus descendentes. Aqui nós podemos começar a entender o porquê a lei morreu com Jesus Cristo, e o porquê não devemos nos justificar na lei de Moisés. Pela lei, para ser sacerdote tinha quer ser da tribo de Levi e descendente de Arão, mas como Jesus Cristo seria o Sumo Sacerdote Eterno se Ele veio da tribo de Judá e da descendência de Davi? Pela lei de Moisés Cristo nunca seria o Sumo Sacerdote Eterno. A lei nega Jesus Cristo como o Sumo Sacerdote do Deus Altíssimo. A partir da Lei de Moisés o dízimo passou a ser obrigatório para todo o povo de Israel, ou seja, é uma lei judaica. Porque os dízimos e as ofertas que eram feitas por amor, agradecimento ou mesmo reconhecimento a Deus passaram a ser obrigatórias? Por causa da dureza do coração do homem.
Pela Lei de Moisés, os dízimos, as ofertas eram destinados à Tribo de Levi, confirmamos isso aqui:
Números 18: 21-30
21) “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança pelos serviços que prestam, o serviço da tenda da revelação.”
22) “Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que não levem sobre si o pecado e morram.”
23), “Mas os Levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a sua iniquidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.”
24)” Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos Levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teria entre os filhos de Israel.”
25) “Disse mais o Senhor a Moisés:”
26) “Também falarás aos Levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.”
27) “E computar-se-á a vossa oferta alçada, como o grão da eira, e como a plenitude do lagar.”
28) “Assim fareis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que recebestes dos filhos de Israel; e desses dízimos dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.”
29) “De todas as dádivas que forem feitas, oferecereis, do melhor delas, toda a oferta alçada do Senhor, a sua santa parte.”
30) “Portanto lhes dirás: quando fizerdes oferta alçada do melhor dos dízimos, será ela computada aos Levitas, como a novidade da eira e como a novidade do lagar.”
O dízimo de Moisés foi criado com duas finalidades:
POR CARIDADE: Para as viúvas, órfãos, necessitados e viajantes.
POR NECESSIDADE: Pois os levitas não receberam herança, não podiam deixar herança, não tinham e não podiam ter ou deixar nenhum tipo de bem.
O dízimo de da Lei de Moisés era um pacto entre Deus e os israelitas e não um pacto entre Deus e nós. O pacto de Deus conosco é o sangue de Cristo derramado por nós na cruz, é a Nova Aliança, é a Graça de Deus. Aqui confirmamos que o dízimo da lei de Moisés é um pacto de Deus com os israelitas:
Deuteronômio 12: 6-17
6) “A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas;
7) “e ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis, vós e as vossas casas, em tudo o que puserdes a vossa mão, no que o Senhor vosso Deus vos tiver abençoado.”
8) “Não fareis conforme tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que lhe parece aos olhos.”
9) “Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que o Senhor vosso Deus vos dá;”
10), “mas quando passardes o Jordão, e habitardes na terra que o vosso Deus vos faz herdar, ele vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morarei seguros.”
11) “Então haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar trareis tudo que eu vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos, a oferta alçada da vossa mão e tudo o que de melhor oferecerdes ao Senhor em cumprimento dos votos que fizerdes.”
Os pastores que se justificam na lei de Moisés (aqui me refiro ao livro de Malaquias) para cobrarem, exigirem o dízimo, além de estarem direcionando vocês para a lei de Moisés, estão fazendo vocês negarem a Cristo como Sumo Sacerdote Eterno, ainda por cima mentindo na maior cara dura, pois nunca poderiam receber esse dízimo da lei de Moisés que eles tanto pregam. Para eles receberem esses dízimos eles teriam que ser da tribo de Levi e descendentes de Arão. Tem mais, esses dízimos teriam que ser enviados para Israel, pois a casa do tesouro que eles tanto gostam de dizer ficava em Israel. Tinha que enviar os alimentos para lá. (os dízimos eram alimentos e não dinheiro). Só que tem um outro probleminha. Não existe mais templo, nem casa do tesouro e nem sacerdócio levítico, então não pode existir cobrança do dízimo da lei de Moisés. Agora, vamos abordar o livro de Malaquias, onde infelizmente as pessoas não leem o livro todo, só querem ler Malaquias 3:10. O que é pregado de Malaquias 3: 10 em diante, não condiz com o que está escrito em todo o livro de Malaquias. Pelo fato de as pessoas não lerem todo o livro, acabam sendo enganados por sua própria culpa, e correndo o risco de serem julgados pela lei de Moisés. Quando nós lemos de Malaquias capítulo 1 em diante nós vemos a mentira descarada que é pregada em muitas denominações. Eles pregam que Deus amaldiçoou os homens, MENTIRA, em Malaquias capítulo 1: 6-12, a palavra do Senhor diz que Deus amaldiçoou os sacerdotes e levitas. Eles pregam que o homem estava roubando e enganando a Deus, MENTIRA, em Malaquias 1: 12-14 a palavra do Senhor diz que os sacerdotes e levitas é que estavam roubando e enganando a Deus. O que está escrito no livro de Malaquias nada mais é do que Deus repreendendo os sacerdotes e levitas, pois estavam roubando e enganando a Deus, e não os homens. Se vocês lerem com atenção, vão ver que em Malaquias 3: 7-12 são os sacerdotes e levitas que estão questionando a Deus e não é o povo que estava questionando a Deus. Sabe aquela maldição que alguns pastores ainda dizem ser um demônio devorador? Que eles usam para intimidar, amedrontar, FORÇAR as pessoas a darem o dízimo da lei de Moisés para eles? Ela não é pra nós, embora o povo tenha ficado de baixo da maldição por causa dos Sacerdotes e Levitas que estavam roubando e enganando a Deus e o povo estava se omitindo diante do roubo dos Sacerdotes e Levitas como Malaquias fala. Prestem bem atenção nisso: a única forma que essa maldição poderia ter poder sobre nós, “isso é como os pastores pregam, que estamos de baixo de maldição”, é se nós negarmos a Jesus Cristo; é se nós negarmos seu sacrifício na cruz do calvário; é se nós negarmos até mesmo a Santa Ceia, pois a Santa Ceia nada mais é do que relembrar todo o sacrifício que Jesus Cristo fez por nós na cruz. Que isso Alex, você está escrevendo besteira. Vamos confirmar se estou escrevendo besteira? A minha bíblia me diz que Jesus Cristo levou todas as maldições, todas as dores, todos os pecados, todas as enfermidades, todas as chagas; ou seja, levou tudo sobre ele e ainda se fazendo maldito por nós. Então, como uma maldição, que está no livro de Malaquias (que fala da lei de Moisés) pode ter poder sobre nós na Graça, se Jesus Cristo levou tudo sobre ele na cruz do calvário? Mais uma vez estamos vendo e lendo a lei de Moisés negando a Cristo. Irmãos, entendam isso de uma vez: Não está escrito à toa. O Espírito Santo de Deus está nos alertando para não nos justificarmos pela lei de Moisés, a lei morreu com Jesus Cristo. Todas as vezes que vocês se intimidaram com essas mentiras, vocês negaram a Cristo; e todas as vezes que os pastores pregaram essas mentiras, eles fizeram suas ovelhas negarem a Cristo e correrem o risco de não serem salvas. Existem pastores que enchem a boca e falam: o dízimo já existia antes da lei de Moisés. Sim existia, e isso nós confirmamos mais acima. Esses mesmos pastores que se justificam na lei de Moisés, nenhum deles cobra o dízimo antes da lei. Sabem porquê? Eles não têm base bíblica para exigir, intimidar, amedrontar a ninguém a pagar o dízimo antes da lei de Moisés. Esse tipo de pastor é burro, ao invés de amedrontar as ovelhas ele deveria orientar e ensinar a dizimar e ofertar de forma correta, por amor, pela Graça de Deus. A ganância de certos pastores e de certos irmãos chegaram ao cúmulo de na hora das pessoas entregarem o dizimo (do livro de Malaquias) aos seus líderes, ao invés de agradecerem a oportunidade de dizimar a Deus ou agradecer a oportunidade de ofertar a Deus, eles olham para os céus e veem carrões, mansões, iates, muito dinheiro caindo, e quando não cai ficam murmurando, dizendo que Deus não olha por eles ou até mesmo começa a escarnecer da palavra de Deus. Dizimar é não esperar nada em troca, é por amor. Entendam de uma vez irmão, a Graça já existia antes da lei, e nós já confirmamos isso no inicio desse pequeno estudo. Não é à toa que o escritor de Hebreus iguala os sacerdócios de Melquisedeque e o de Jesus Cristo onde tudo é dizimado e ofertado por amor, isso é revelação da parte de Deus, isso é mistério da parte de Deus. NA GRAÇA, sabemos que podemos ofertar e dizimar, o que NÃO PODEMOS É OFERTAR E DIZIMAR PELA LEI DE MOISÉS. Esse mistério é espetacular. Irmãos, vocês vão gravar isso de tanto eu repetir, mas é necessário: a lei serve somente como base de estudo, lendo a lei, meditando na lei de Moisés, vocês vão aprender a fazer tudo diferente do que eles fizeram, não vão cometer os mesmos erros que eles cometeram, vão aprender tratar a Deus como ele merece ser tratado, com honras e louvores e adoração. Vocês vão ver, e perceber, e se alegrar por nós termos um Deus verdadeiro, poderoso, amoroso, ciumento e que nos ama. A lei de Moisés não é mais para ser seguida ou vivida. Se você se justificar pela lei, vai te trazer problemas sérios. Eu poderia citar várias consequências em tentar se justificar pela lei de Moisés, mas vou falar de alguns exemplos:
INVENTANDO JUSTIFICATIVA
O Novo Testamento não menciona a cobrança do Dizimo, mas a Graça (que já existia antes da lei de Moisés) nos dá base bíblica tanto antes da lei como pela Graça do Novo Testamento sobre o dízimo. (sacerdócio de Melquisedeque e de Jesus Cristo sendo unificados pelo Espírito Santo através do livro aos Hebreus). Alguns pastores tentam alegar Mateus 23: 23 para cobrar o dízimo da lei de Moisés. Só que ali em Mateus 23: 23, Jesus estava condenando a atitude dos escribas e fariseus que dizimavam da hortelã, do endro e do cominho e não ofertavam o seu amor ao próximo, e sem contar que estava em um período de transição entre a lei e a graça.
DETURPANDO A PALAVRA
Muitos pastores deturpam em proveito próprio o que está escrito em Mt 5: 17, 18, (aqui Jesus diz que veio cumprir a lei) mas se esquecem de complementar o que Jesus completa em Mt 7: 12. (aqui Jesus afirma que a lei e os profetas é a graça de Deus, a mesma graça que os israelitas rejeitaram um pouco antes de Moisés subir ao monte e descer com as tábuas dos dez mandamentos). Nós já confirmamos isso quando começamos a falar sobre o dízimo da lei de Moisés.
Só que tem pastores que deturpam em proveito próprio At 5: 3,4. Ananias e Safira morreram não foi porque não deram todo o dinheiro da venda de seus bens, Deus os matou porque mentiram. Disseram que estavam entregando todo o dinheiro, mas só entregaram uma parte desse dinheiro. Eles não precisavam mentir, era só dizer que venderam e que ficaram com uma parte do dinheiro, a propriedade era deles. Deus não é carrasco e nem precisa de bens e nem do dinheiro de ninguém.
AGREDINDO E INTIMIDANDO IRMÃOS
Eu já ouvi pastores chamar irmãos de ladrões. Se você não é dizimista você é ladrão, você está roubando a Deus. Como um servo de Deus pode ser chamado de ladrão por um pastor por não dar o “dizimo do livro de Malaquias” (que é da lei de Moisés que ele está cobrando) se Jesus Cristo o libertou na graça (ou pela graça) de Deus? A bíblia nos diz que somos novas criaturas em Cristo Jesus. A bíblia nos diz que somos lavados e remidos pelo sangue de Jesus Cristo. A bíblia nos diz que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus, e não nos dízimos da lei de Moisés. O sacrifício de Cristo na cruz do calvário não foi o suficiente para o irmão que foi chamado de ladrão “por causa do dizimo da lei de Moisés” ser liberto? A lei de Moisés se sobre põe a Cristo? É a lei de Moisés Maior do que Jesus Cristo? Cuidado! A bíblia diz que o diabo é o nosso acusador; a bíblia diz que é o diabo quem aponta o dedo para nós; o diabo é quem gosta de fazer de nós acusadores usando a nossa arrogância, a nossa soberba; é o diabo que gosta de nos envergonhar de todas as formas e nos usar para envergonhar outras pessoas por causa da nossa falta de vigilância. Quem tinha o hábito de obrigar as pessoas a contribuir por intimidação, e querer envergonhar as pessoas, ameaçar, e até matar era a Igreja Católica em seu período mais sombrio. Que isso Alex, as denominações evangélicas não intimidam e nem obrigam ninguém a dar o dízimo! Tem certeza? Quando se coloca o nome dos dizimistas em um quadro, a quem eles estão intimidando? Quando se coloca o nome de quem não está dizimando em um quadro, a quem eles estão intimidando? Quando pastores proíbem quem não é dizimista de ceiar, a quem eles estão intimidando? O que tem o dízimo da lei de Moisés com o relembrar o sacrifício que Jesus Cristo (na graça de Deus) fez por nós na cruz? Tem que pagar pela lei de Moisés para relembrar o amor de Jesus Cristo por nós estando na graça de Deus? É isso que Jesus Cristo nos ensina? Quando a pessoa que tem cargo na congregação que não pode no momento dizimar, sabe o que eles fazem? Eles proíbem essas pessoas de ir lá na frente louvar a Deus, proíbe as pessoas de engrandecerem o nome do senhor, coloca eles no banco para que toda a congregação saiba que ela não está dizimando. Isso também não é intimidar? Isso não é envergonhar uma pessoa? Essas atitudes destes que se intitulam pastores não lembra Mt 23: 23? (Só que ali Jesus estava condenando a atitude dos escribas e fariseus que dizimavam da hortelã, do endro e do cominho e não ofertavam o seu amor ao próximo). Onde os pastores colocaram o segundo mandamento que Jesus Cristo nos deixou na graça de Deus? Para quem não se lembra do segundo mandamento é este: ama o teu próximo como a ti mesmo. Observaram isso? Por causa do dízimo da lei de Moisés esqueceram até de amar o próximo como a eles mesmos. De novo por causa da lei de Moisés estão negando a Cristo com suas atitudes. Irmão, a bíblia também fala que o avarento não herdará o Reino dos Céus, a obra do Senhor precisa de ajuda, precisa de pessoas com o coração verdadeiro, amoroso, precisa de pessoas que querem ajuntar tesouros no céu e não na terra, precisa DE SERVOS E NÃO DE CRENTES. Alex, você está escrevendo bobagem de novo, servo e crente é a mesma coisa. Não, não é. O crente só crê, e fica achando que as coisas tem que ser do jeito que ela acha, e não como está escrito, e não como seu Senhor ordena. Agora, o servo conhece a voz do seu Senhor e obedece a voz do seu Senhor sem questionar nada, simplesmente obedece. Exemplos de SERVOS ajudando a obra nós temos na bíblia, inclusive ajudando com muito mais do 10%. Só que elas foram ensinadas e orientadas de forma correta, dizimar e ofertar por amor, sem esperar nada em troca, e não por ameaça e intimidação. Só que ESSAS OFERTAS DAS IGREJAS, OS PASTORES NÃO PODEM COMPRAR CASAS, NEM TERRENOS PARA ELES, NÃO PODEM COMPRAR CARROS PARA ELES, NÃO PODEM BANCAR LUXOS E RIQUESAS PARA A FAMÍLIA DELE, NÃO PODEM PAGAR ESCOLA PARTICULAR PARA OS FILHOS DELES, NÃO PODEM PAGAR FACULDADE PARTICULAR PARA OS FILHOS DELES, NÃO PODEM FICAR COMPRANDO TERNOS CAROS PARA ELES, NEM CONSTRUINDO IGREJAS GRANDIOSAS E CARAS. OS PASTORES NÃO PODEM FICAR COMPRANDO AVIÕES, EMISSORAS DE TV E RÁDIO. JESUS DISSE QUE NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA. ESSAS OFERTAS SÃO PARA AJUDAR OS NECESSITADOS. AS PESSOAS ESTÃO PASSANDO FOME, CRIANÇAS E VIÚVAS DESAMPARADAS. TODAS AS VEZES QUE SAIMOS NA RUA NÓS CONFIRMAMOS ISSO ATRAVÉS DOS MORADORES DE RUA. AS PESSOAS ESTÃO PRECISANDO DE AJUDA. IRMÃOS, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. Aqui vocês vão notar com mais facilidade como é diferente a lei de Moisés e a graça de Deus. Esses exemplos são baseados nos exemplos utilizados pela irmã em Cristo LUCIANA R. A. VIANA.
O ADULTÉRIO
NA LEI: Para não adulterar, o meio utilizado foi o apedrejamento. Está escrito em Levítico 20: 10
NA GRAÇA: Para não adulterar, o meio utilizado é o amor à Cristo. Está escrito em 2ª Coríntio 5:4
A CONTRIBUIÇÃO
NA LEI: Para contribuir o meio utilizado foi o medo do devorador e da maldição. Está escrito em Malaquias 3: 10-13
NA GRAÇA: Para contribuir, o meio utilizado é o amor à Cristo e ao próximo. Está escrito em 2ª Coríntios 9: 7
Observem que tanto no adultério como na contribuição mudou a forma, mas o objetivo foi o mesmo. Quer dizer: nunca adulterar e sempre contribuir com alegria para ajudar a quem precisa. Vocês conseguem enxergar como é lindo e maravilhoso tudo o que é feito por amor? Ou seja, sem a lei de Moisés? Pra que se justificar na lei? Vocês querem viver pela lei de Moisés, ou na Graça com Cristo?
Então, resumindo tudo:
O dízimo antes da lei; as ofertas antes da lei; as ofertas da Graça; e dizimar como nos é ensinado antes da lei pela bíblia é legal, é o correto, temos base bíblica, pois o sacerdócio de Melquisedeque e o sacerdócio de Jesus Cristo foram igualados por Deus, é o mesmo sacerdócio. O dizimo da lei de Moisés; as ofertas da lei de Moisés; foram abolidas por Cristo e confirmado o fim da cobrança desse dizimo da lei pelo escritor de Hebreus; verificamos isso em Hebreus 7: 12. Sendo que tendo como agravante que a lei nega a Cristo como Sumo Sacerdote Eterno, e se justificar pela lei de Moisés estando na Graça de Deus pode te levar a ter que cumprir toda a lei de Moisés. Irmãos, leiam a palavra do Senhor com atenção, se pregarem uns versículos, leiam todo o texto pra ver se a pregação ou o ensinamento condiz com o que está escrito ou se é um alimento bom ou podre. Não se alimentem só do que é pregado, se alimentem também do que está escrito (texto e contexto). Seja o verdadeiro servo do Senhor. Dizime (por amor), oferte (por amor), ajude (por amor), ore (por amor), clame (por amor), oriente (por amor), seja paciente (por amor), seja humilde (por amor), doe (por amor), … (por amor). Irmãos, nós vivemos na GRAÇA DE DEUS, A GRAÇA É AMOR, DEUS É AMOR.
A Verdade deve sempre prevalecer. Como disse o apóstolo Paulo: “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” Gálatas 4:16; Romanos 7:4; Gálatas 5:1
Sustento da Construção e Manutenção da Igreja
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.(1Timóteo3:15) (1Coríntios12:28) (1Corintios10:31) (Tt1:7)
Sustento dos Ministros Fiéis
Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.(1Timóteo5:17-18) (1Corintios 9:14) Ninguém sobrevive sem dinheiro nos dias de hoje, até mesmo a água que bebemos temos quepagar.(Mateus10:42) E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.(Gálatas6:6) “A ninguém agravamos, a ninguém corrompemos, de ninguém buscamoso nosso proveito.” (2Coríntios7:2) Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.(1 Coríntios4:1-2) “Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.”(2 Coríntios8:21) (1Timóteo 3:1-14)
Sustento do Evangelho pelo mundo
“Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.”(Marcos16:15) Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.(1Corintios9:14) (Lucas3:23) (Lucas8:3)
Sustento aos Necessitados
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes,
para levar a vossa dádiva a Jerusalém. (1Corintios 16:2) (Marcos 14:7) (Mt25:31-40) “O que contribui, coopere com generosidade.”(Romanos12:8) Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.(Lucas6:38) Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.(2co8:12)
VOCÊ !!! QUE NÃO É FAVORÁVEL AO DÍZIMO E SUSTENTA O EVANGELHO COMO MANDA NO NOVO TESTAMENTO , PARABÉNS PARA VOCÊ. Onde houve ordem de Sacerdócio levítico houve o dízimo.(Hb7:5) Onde há ordem de Sacerdócio de Melquisedeque há o dízimo.(Hb7:6) (Hb7:8)
Louve a Deus ,pela vida do irmão. Tenho dezesseis anos que aceitei Jesus, porém ainda estava escravizada com os ensinamentos de falsos profetas. Tenho buscado pela verdade que liberta. E seus ensinamentos tem contribuído para eu me libertar. Passei todos esses anos com medo de Deus me amoldicoar por não devolver a a décima parte do que ganhava, sempre dei com tristeza ,pois estava faltando para eu viver dignamente. Sem falar que pessoas da minha família estava passando necessidades e eu não podia ajudar. Muito triste o que tem pregado os falsos profetas.
Oi Regina, que bom que o ensino está te ajudando e somando para o bem. O ensinamento de “devolver a Deus o que é dele”, pagando o dízimo atual, é tão falso, descarado e contraditório que quando Davi disse tal frase, que estava apenas devolvendo a Deus o que eles tinham em mãos, ele estava pedindo uma oferta voluntária de todo o Israel para construção do templo, não o dízimo que israel dava (alimentos e animais), e muito menos esse dízimo que damos hoje.
Deus continue nos abençoando e dando sabedoria e conhecimento.
Veja nos versículos:
“Sobretudo, o rei Davi, disse a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem somente Deus tem escolhido, é ainda jovem e tenro, e a obra é grande; porque o palácio não é para homem, mas para o Senhor Deus. Agora, tenho preparado, com toda a minha força, para a casa do meu Deus, o ouro para as coisas a serem feitas de ouro, e a prata para as coisas de prata, e o bronze para as coisas de bronze, o ferro para as coisas de ferro, e a madeira para as coisas de madeira; pedras de ônix, e pedras para serem assentadas, pedras cintilantes, e de diversas cores, e toda sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância. Além disso, em meu amor pela casa do meu Deus, os meus próprios bens, de ouro e prata os tenho dado à casa do meu Deus, acima e além de tudo o que tenho provido para a casa do santuário, … Então, o chefe dos pais e príncipes das tribos de Israel, e os capitães de milhares e de centúrias, com os governantes da obra do rei, contribuíram voluntariamente, … Então, o povo se regozijou, por aquilo que eles ofereceram voluntariamente, porque com coração perfeito ofereceram voluntariamente ao Senhor; e o rei Davi, também se regozijou com grande alegria. Pelo que Davi bendisse ao Senhor diante de toda a congregação; e Davi disse: Bendito sejas tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, para todo o sempre. … Porém, quem sou eu, e quem é o meu povo, para que sejamos capazes de oferecer, tão voluntariamente, desta maneira? Porque todas as coisas vêm de ti, e do que é teu temos dado a ti. … Ó Senhor, nosso Deus, todo esta abundância que temos preparado para te edificar uma casa para o teu santo nome vem da tua mão, e é toda tua. Sei também, Deus meu, que tu provas o coração, e tens prazer na retidão. Quanto a mim, na retidão do meu coração tenho oferecido voluntariamente todas estas coisas; e agora vi com alegria o teu povo, o qual está presente aqui, oferecer voluntariamente a ti.” (KJFiel 1Cr 29:1-3,6,9-10,14,16-17)
Veja quantas vezes há escrito que a oferta do povo foi voluntária, com amor e alegria, e não com chantagem, ameaça de que se não desse estaria roubando a Deus, que o devorador destruiria seus bens, como é hoje.
Tudo veio de Deus, e voluntariamente entregamos a Ele para Sua obra, é uma questão de consciência, amor e gratidão.
Vou até adicionar mais um tópico no estudo com essa passagem 🙂
Shalom meu irmão! Boa Boite
Me manda seu instagram! temos um trabalho de evangelização nas redes sócias com estudos ireos compartilhar esses estudos. Agradeço desde já. Que o Senhor Jesus Cristo continue te abençoando
Oi Cleyton, procure no Instagram por @bibliaseensina e @filgueiras.gabriel , um abraço 🙂
QUERIDO GABRIEL ABSOLUTAMENTE NADA QUE CONCERNE AS COISAS DE DEUS SÃO “OBRIGATÓRIAS”, POR EXEMPLO: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A ENTRAR NO CÉU, NÃO É OBRIGADO A DIZIMAR, NÃO É OBRIGADO A SER SANTO, NÃO É OBRIGADO A JEJUAR, NÃO É OBRIGADO A ORAR, VOCÊ FOI DOTADO DE LIVRE-ARBÍTRIO, ENTÃO FAÇA DO SEU DINHEIRO O QUE BEM QUISER, FAÇA DA SUA ALMA E VIDA O QUE BEM ENTENDER, SE NÃO QUISER ORAR… NÃO ORE… VOCÊ É LIVRE… INCLUSIVE VOCÊ É LIVRE PARA FALAR AS MAIS ABSURDAS “BOBAGENS” QUE SIMPLESMENTE NÃO EDIFICAM ABSOLUTAMENTE EM NADA, MAS SAIBA QUE TERÁS QUE PRESTAR CONTAS DE TODAS ESSAS COISAS” (ECLESIASTES 12:14). VAMOS PROSSEGUIR:
1) DÍZIMOS (SINÔNIMO OU SINGULAR) CHEGA A SER CÔMICO ENSINAR O PRIMÁRIO DA LINGUA PORTUGUESA rsrsrsrs:
SE ATUALMENTE UM INDIVÍDUO TEM UM EMPREGO , OU UMA ÚNICA FONTE DE RENDA, E SE ELE FOR FIEL A DEUS E LIBERALMENTE (SIGNIFICA VOLUNTARIAMENTE, VC ENTENDEU NÉ?), DESEJAR “OBEDECER A PALAVRA DE DEUS” (POIS AFINAL NINGUÉM É REALMENTE OBRIGADO OU FORÇADO A OBEDECER… E EU NÃO ESTOU DESEJANDO FORÇÁ-LO A DIZIMAR OU CRER NESSAS PALAVRAS, VC NÃO É OBRIGADO NEM MESMO A CRER NA BÍBLIA CERTO?),
MAS ENFIM, TENDO UMA ÚNICA RENDA ELE TRARIA O SEU “DÍZIMO” UMA PARTE ENTRE DEZ PARTES “APENAS…” (SINGULAR).
2) QUANDO PORÉM O INDIVÍDUO TEM MAIS QUE UMA FONTE DE RENDA POR EX: PODE SER APOSENTADO E CONTINUAR EXERCENDO UMA ATIVIDADE REMUNERADA, MESMO QUE SEJA UM “BICO”, VEJA BEM: “SE ELE FOR REALMENTE OBEDIENTE” PORQUE O PASTOR NÃO SABE QUANTO ELE RECEBE, QUANTAS RENDAS POSSUI E ETC.; ENTÃO ELE PODERÁ (OU NÃO) TRAZER SEUS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO.
3) VAMOS AINDA LECIONAR LÍNGUA PORTUGUESA, NA CLASSIFICAÇÃO DO SINÔNIMO E PLURAL, OK?:
A PALAVRA DE DEUS É MARAVILHOSA POIS NÃO É MALAQUIAS QUEM ESTÁ FALANDO, DÍZIMO OU DÍZIMOS (COMO QUEIRA) NÃO É UMA PALAVRA DE HOMENS, NEM DE PADRES, SACERDOTES, PROFETAS OU PASTORES… O TEXTO QUE “VOCÊ” EXPÔS TRÁS A SEGUINTE EXPRESSÃO “…DIA O SENHOR DOS EXÉRCITOS” (POR FAVOR OBSERVE: NÃO É O PROFETA, MUITO MENOS O PASTOR QUE FALA… É O SENHOR DOS EXÉRCITOS: “DEUS, JEOVÁ, TODO PODEROSO, SOL DA JUSTIÇA, DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, O CRIADOR DO UNIVERSO…” ALELUIAAAAA!!!!
E ESSE DEUS MARAVILHOSO OBVIAMENTE NÃO ESTÁ FALADO PARA UMA ÚNICA PESSOA… VOCÊ PAROU PARA OBSERVAR? ELE ESTÁ FALANDO PARA UMA NAÇÃO E ATUALMENTE FALA PARA TODO SER HUMANO NA FACE DA TERRA (OUVE E OBEDECE QUEM QUER, LEMBRA? VOCÊ NÃO É OBRIGADO!!!
LOGO SE ELE FALA AO MENOS PARA MAIS QUE UMA PESSOA, OBVIAMENTE ELE NÃO DIRÁ “DÍZIMO” (SINGULAR) E SIM EXATAMENTE COMO A EXEGESE APRESENTA: “DÍZIMOS” (PLURAL). NÃO É MARAVILHOSO ESSE DEUS???
EU RECOMENDO VOCÊ A ESTUDAR UM POUQUINHO O PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA PODER EXERCITAR UMA “HERMENÊUTICA” CORRETA…NÃO SÃO POUCOS OS QUE SAEM POR AÍ PREGANDO TEXTOS FORA DE CONTEXTOS ISSO GERA MUITO CONFLITO DE INTERPRETAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE “HERESIAS” (MEIAS VERDADES OU MAIS PRECISAMENTE MENTIRAS: E VOCÊ SABE DE ONDE SAEM TODAS AS MENTIRAS NÃO É MESMO??? JOÃO 8:44.
DEUS ABENÇOE VOCÊ COM MUITA SABEDORIA, HUMILDADE E ACIMA DE TUDO VONTADE EM OBEDECER COMPLETAMENTE A PALAVRA DE DEUS, PARA QUE POSSAS ENSINAR A “VERDADE ABSOLUTA.
ABRAÇÃO EM CRISTO JESUS!
A paz de Cristo Paulo Cesar. Obrigado por comentar.
Pra mim tanto este estudo quanto o livro que recomendei no final, do pr. Jardel Fernandes, edificaram muito!
Eu aprendi a doutrina bíblica pura, sem o “fermento dos fariseus da atualidade”, se é que me entende.
O que está acontecendo hoje em dia é que nossas igrejas evangélicas estão tão amarradas a certas tradições (como os líderes religiosos eram no tempo de Cristo), que quando ouvem a doutrina bíblica do jeito que ela realmente está escrita na bíblia, acham coisa muito estranha, e até blasfêmia.
Agora eu posso e consigo pegar até mesmo meu salário inteiro do mês de trabalho, se quiser, e doar para a minha igreja, para uma instituição de caridade, para uma casa de recuperação, de alcoólicos anônimos, para um missionário, etc, que farei com amor, sem qualquer peso na consciência e sem pensar que estou “barganhando” com Deus, que Ele terá a obrigação de me abençoar depois porque eu (supostamente) fui fiel nisso ou naquilo.
Agora, se eu tiver pouco dinheiro, eu posso comprar um botijão de gás para a cozinha da minha casa, por exemplo, sem pensar que estarei roubando a Deus caso não pague o dízimo. E por isso não contribuo mais de má vontade ou com tristeza.
Aceitar essas palavras porém, talvez dependa do que está “engessado” na mente de cada um.
Resumindo algumas afirmações nos seus argumentos:
Dízimo das crias do gado + dízimo das crias dos rebanhos + dízimo dos alimentos/frutos da terra = Dízimos (por isso está no plural). De novo: dízimo+dízimo+dízimo = dízimos (são 3 tipos de dízimos diferentes que estavam escritos na lei que Deus deu a Moisés para os Israelitas cumprirem em sua terra prometida). Tem referências bíblicas para cada um deles no início do estudo, leia-as.
Sinto informar, mas aquele exemplo que você deu de uma pessoa que tem duas fontes de renda, e isso que colocaria o dízimo no plural, não tem nada a ver.
Outra coisa que acredito que não tenha percebido no estudo, eu não escrevi nem uma vírgula sequer contra a Palavra de Deus, eu escrevi contra os falsos pastores que amarram os irmãos da igreja num sistema de pagamento sob ameaças de maldições, pragas e supostos devoradores; eu fiz uma crítica (que considero construtiva) aos líderes que, embora não sejam como os falsos profetas que estão por aí à fora, não abrem mão de um “fermento” que foi adicionado à doutrina bíblica do Novo Testamento, da mesma forma como os fariseus adicionavam “fermento” na doutrina bíblica do Antigo Testamento de sua época (estude à fundo porque Cristo disse “acautelai-vos do fermento dos fariseus” – Mt 16:6-12; Mc 7:1-3)
Dízimos, correto. Precisa de unção amado para interpretar a palavra um bom estudo resolve, nas não é o seu caso. O profeta escreveu inspirado pelo Espírito Santo, você conseguiu ofender a Deus o chamando de Jeová o Sol da Justiça traduzindo o TETRAGRAMA YOD HE VAV HE yahweh yahveh que foi dado a Moisés e tbm conseguiu trazer o dízimo do período VETERO TESTAMENTÁRIO para o Novo. João 8:44 leia com atenção a palavra do Mestre. Leia a Biblia mas leia mesmo!
hallelu-yah
é um assunto muito polêmico e complicado de abordar. Mas aprendi coisas que eu não sabia aqui e creio que tudo foi escrito para a edificação.
Certamente tudo foi escrito para o bem comum de todas as igrejas e esclarecimentos a respeito da doutrina bíblica 🙂
Paz irmão Gabriel
Estou lendo os seus artigos. Realmente você abrange alguns assuntos, que ao meu ponto de vista, como cristã, são bem complexos e nos requer muito cuido.. Não me considero uma estudiosa das escrituras, estou tentando mudar isso, mas ao longo desses anos já li bastante, mas acredito que como muitos cristãos aqui, alguns assuntos são mais difíceis de se compreender, assim é muito bom ter artigos sérios que possam nos ajudar. Estou numa fase em que tento olhar mais para Deus, porque hoje o homem nos decepciona. Muitas igrejas viraram lugares de arrecadações, não de salvação… Quantos cultos ouvimos a importância dos dízimos e das ofertas, mas não ouvimos sobre a volta de Cristo. Sabemos que ele bate as portas, mas as pregações de hoje não dizem isso , isso me entristece… Parabéns pelos artigos.. Que Deus abençoe ainda mais a sua vida e lhe de sempre capacitação para levar a palavra de Deus…
Oi Maria a paz do Senhor e obrigado por comentar 🙂
É verdade que nossas igrejas estão cheias de tradições humanas e a Palavra de Cristo pura e verdadeira está se deixando pra trás, infelizmente.
Deus tem tocado no meu coração e movido meu Espírito para enxergar como muitos líderes estão valorizando mais as doutrinas das denominações de igreja do que a doutrina de Cristo, então, como você, eu também estou colocando meu alvo no Senhor!
Além do mais, ultimamente eu também tenho aprendido muito.
Um abraço, Deus abençoe você e família.
Paz do Senhor irmão !
Triste é ver em algumas igrejas que obreiro tem a obrigação de dizimar se não perde o cargo, porque segundo eles tem que ser exemplo
Paz do Senhor Hosana.
É verdade, triste essa situação. São obreiros pagando imposto do trabalho que fazem na igreja baseados em uma tradição longe da doutrina bíblica.
Não digo que não se deve contribuir, pois é realmente necessário pagar as contas do templo, disso não dá pra fugir. Mas é errado amarrar as pessoas ao sistema de pagamento de dízimo causando constrangimento a elas.
No livro que indiquei a leitura aí no final do artigo mostra quando começou a ser cobrado o dízimo nas igrejas, e veio de uma coisa bem suja.
Temos que trabalhar nosso amor pela obra de Deus e não o pagamento de imposto, que sufoca muitas pessoas e tem criado muitas brechas para fazerem chacota da igreja de Cristo com má fama, diferente seria se houvesse contribuição voluntária e com amor.
Obrigado por comentar!
Gabriel Filgueiras, graça e paz!
Creio que há muitas distorções com relação a mordomia cristã. A igreja Brasileira demonstra estar se libertando da cultura americana, que tanto nos escravizou no campo teológico. A quantidade de excelentes livros de teólogos brasileiros é abundante e isto trouxe inúmeros benefícios a igreja , pois agora podemos conceber o “ser igreja” de forma independente, nacional. Mas isto precisa ser pesado em balanças fiéis. Mas que demonstrar que algo está errado, também deveríamos mostrar caminhos, pois ministérios sérios e comprometidos com o reino de Deus veem no dizimo a única forma de manter a ajuda a família de um pastor e pagar as despesas da congregação.Este comentário não justifica a fome voraz que falsos líderes demonstram por dinheiro, sugando e matando as ovelhas do Senhor; nem desabonam o precioso e profundo estudo que o digníssimo pastor com maestria e fidelidade bíblica expôs.
Deus o abençoe no precioso nome de Jesus.
Pr. Abrahão Alves
São Bernardo -SP
Pr. Abrahão a paz do Senhor e obrigado pelo seu comentário! Muito aprecio sua participação aqui.
Eu não posso negar que existem sim homens fiéis a Deus que servem ao Reino com suas famílias com muito zelo e amor pela igreja de Cristo; eu, obviamente, conheço homens assim.
Não sou contra o salário pastoral, eu já até escrevi um outro estudo falando sobre isso (leia aqui)
Paulo defendeu em 1 Coríntios 9:1-14, Gálatas 6:6 e 1 Timóteo 5:17,18 que os crentes devem ajudar os homens que trabalham com sinceridade e dedicação no evangelho, sabemos disto.
Mas digamos a verdade à igreja, pois ninguém pode ser constrangido e ser inserido no sistema de pagamento mensal do dízimo, pois como exposto, de acordo com o novo testamento bíblico, não deveríamos usar tal artifício afirmando que o dízimo do antigo pacto de Moisés “atualizou-se” para o que temos hoje. Isto é claramente tradicionalismo das igrejas.
O problema, nas igrejas primitivas, foi solucionado através da contribuição voluntária e com amor dos filhos de Deus à Sua obra, ao meu ver temos que trabalhar (e muito) este amor hoje em dia. Mas certamente entraremos numa problemática em muitos casos.
Meu caro pastor não quero que me entenda mal, não falo em tom de rixa. Se quiser conversar mais eu gostaria de também aprender contigo. Segue meu e-mail gabriel@bibliaseensina.com.br
No amor de Cristo, um abraço 🙂
To vendo que você esta deixando de ser religioso, quando você começou falava muito como religioso,se continua assim vou compartilhar mas os seus estudos, é isso ai de rumo a verdade.
Amém irmão Adilson, obrigado pela consideração e conselho 🙂
Estudo esclarecedor.
Amém, obrigado por comentar Rosângela 🙂
Concordo plenamente
Deus abençoe a cada dia mais.
Pois isso de dizimo é muito preocupante e além de manter os fieis em jugo.
Muitos pastores correndo risco de perder a salvação por falta de conhecimento
Pregam e nao faz conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.
É verdade Rosely, muitas igrejas (infelizmente) super valorizam os dizimistas, e outros mais pobres sentem-se menores e menosprezados.
Deus abençoe-nos e nos ajude, obrigado por comentar.
Paz e Graça!!!
Me chamo Reginaldo ; sirvo a DEUS na AD Ministério Templo Central , sou de Quixadá – Ce
Quero agradecer a DEUS por sua vida meu amado e também por esse estudo tão maravilhoso que o SENHOR continue lhe usando.
Amém irmão Reginaldo.
Deus abençoe você e todos os irmãos que estão contigo na AD em Quixadá.
Obrigado por deixar aqui seu comentário! 🙂
Graça e paz querido o Senhor continue te abençoando e te dando discernimento da Palavra de Deus.
Venho estudando a Bíblia Sagrada e adquirindo conhecimento para lidar com o que mesmo você diz nos seus estudos sobre o “dízimo” que são as contradições e falsos ensinos da Palavra de Deus.
Ótimo estudo me edificou bastante
Paz seja contigo é todo seu ministério.
Amém
Obrigado pelas palavras de benção irmão Gildo!
Que a graça e sabedoria de Cristo sejam abundantes em tua vida e família também.
Parabéns Gabriel, eu leio e faço estudos da Bíblia sagrada todos os dias, tenho aprendido com os estudos publicados por você neste site. Como você disse, não tem peso na consciência, e eu concordo muito com esse estudo. As pessoas isolam os versículos e dão margens a várias interpretações, mas no contexto elas terão entendimento correto. Eu só acho que se alguém for contra algum estudo proposto, essa pessoa deve se basear em bons argumentos e não atacar o irmão dizendo que ele é “filho do diabo”, como estão escrevendo sobre você. A ofensa só demonstra a falta de conhecimento. Parabéns pelo seu trabalho.
Obrigado por seu comentário Servo de Deus.
Veja o que disseram para Jesus também:
“Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus. Então responderam os judeus e disseram- lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio? Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, mas eu honro a meu Pai, e vós me desonrais.” (KJFiel Jo 8:47-49)