Press "Enter" to skip to content

Quem eram os publicanos e o que Jesus pensava deles

Por que estes homens eram tão mal falados no Novo Testamento? Afinal de contas, quem eram os publicanos e porque as pessoas os odiavam tanto?

publicano na coletoria

Nos tempos de Cristo, a Judeia era dominada pelo império romano, este, por sua vez, fazia cobranças de impostos para todos os povos que estavam sob o seu governo.

Os publicanos eram estes coletores de impostos. Haviam duas classes de coletores, por assim dizer:

  1. Os publicanos gerais, que eram responsáveis pela arrecadação e por apresentar a mesma perante o imperador, geralmente estes eram cidadãos romanos;
  2. Os publicanos delegados pelos publicanos gerais em cada província de áreas do império romano, incluindo, obviamente, a Judeia.
pagando imposto, dando dinheiro

Os publicanos que eram delegados nas províncias geralmente eram os da própria nação. Por exemplo, um publicano delegado para coletar impostos em regiões da Judeia era judeu também.

Muitos publicanos extorquiam o povo com cobrança de impostos, eles jogavam sujo com o povo e seu dinheiro, por isso enriqueciam muito.

E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu, que era chefe entre os publicanos, e ele era rico. (Lucas 19:2 KJF)

extorquindo pessoa, tirando dinheiro

Da mesma forma, Mateus também deveria pelo menos ter uma condição financeira muito boa; foi ele quem preparou um banquete para receber Jesus em sua casa, e com isso chamou dezenas de outros pecadores e publicanos.

E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. (Lucas 5:29 ACF)

muitas moedas

Um publicano judeu era comumente visto como uma espécie de traidor da nação.

Os líderes religiosos, fariseus, eram os que mais viviam em hostilidade com os publicanos, considerando-os grandes pecadores, veja um exemplo:

E aconteceu que, estando Jesus em casa sentado à mesa, eis que, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.

E os fariseus, vendo isso, perguntaram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? (Mateus 9:10-11 KJF)

Mas o povo judeu de uma forma geral também não gostava dos publicanos, leia ainda este outro trecho da Bíblia:

E Jesus ao chegar naquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje eu devo pousar em tua casa.

E, apressando-se, ele desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo isto, todos murmuravam, dizendo: Ele foi ser hóspede de um homem que é pecador. (Lucas 19:5-7 KJF)

Eles eram hostilizados assim porque trabalhavam para enriquecer o imperador romano.

gato cheio de dinheiro, rico

Não obstante à antipatia da nação com relação aos publicanos, Jesus tratou-os de forma diferente.

Que eram pecados, sim, eles eram, porém mesmo assim o Senhor viu neles potenciais filhos de Deus que careciam de arrependimento (Lc 5:30-32).

A Mateus (também chamado Levi), Jesus o chama para segui-lo (Lc 5:27-28). Como se não bastasse, o Mestre ainda chama-o para integrar sua equipe de apóstolos, veja:

Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, cujo sobrenome era Tadeu; Simão, o cananita, e Judas Iscariotes, quem também o traiu. (Mateus 10:2-4 KJF)

Em Zaqueu Jesus viu um filho de Abraão que necessitava de salvação, tanto quanto qualquer outro pecador (Lc 19:9).

Jesus conhecia (e conhece) o coração dos homens, a elite religiosa de Israel deveria restaurar essas pessoas para DEUS em vez de discriminá-las, desprezando-as; Cristo, no entanto, agiu diferente.

Chamado de Mateus, que representa Jesus chamando o publicano Mateus Levi para ser um de seus apóstolos. 1623. Por Hendrick ter Brugghen, atualmente no Centraal Museum, em Utrecht, na Holanda.

O Senhor procurava por pecadores que se arrependessem, o próprio Zaqueu publicano deu exemplo disso, leia:

E Zaqueu, ficando em pé, disse ao Senhor: Senhor, eis que a metade dos meus bens eu dou aos pobres, e se alguma coisa eu tenho tomado de algum homem por falsa acusação, o restituo quadruplicado. (Lucas 19:8 KJF)

Jesus usa até mesmo os publicanos em uma parábola, comparando-o com os líderes religiosos fariseus, demonstrando que para Deus o que importa é o arrependimento de um coração sincero (Lc 18:9-14).

Como temos tratado as pessoas pecadoras? Discriminamo-los? Ou vemos neles potenciais filhos de Deus?


Conheça também outros materiais de estudo da história da Bíblia:

Compartilhe essa página:

One Comment

  1. Marinalva Marques de Oliveira Marinalva Marques de Oliveira

    Parabéns, gostei muito de ler, só evangélica também.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading