Já faz pouco mais de 500 anos em que a Reforma Protestante, o retorno da igreja do Cristo aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, aconteceu. Sua considerada data inicial foi em 31 de outubro de 1517 (explicarei o porque deste dia neste texto). Para comemorar este aniversário preparei este resumo como ponta pé inicial para pesquisas.
Preciso te explicar qual foi o motivo da existência da Reforma Protestante.
Para isso, farei um rápido resumo sobre a história da igreja.
A igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo iniciou suas atividades com a descida do Espírito Santo, prometido pelo SENHOR no Antigo Testamento (Joel 2:28,29) e enviado a nós através da intercessão do Senhor Jesus.
“E eu intercederei ao meu Pai, e vos dará outro Ajudador, para que esteja para sempre convosco.” (João 14:16 Bíblia Peshitta)
Em Atos 2 então a igreja do Senhor começa a crescer de maneira surpreendente; logo no primeiro sermão foram agregadas cerca de 3000 pessoas à nova comunidade cristã (Atos 2:41).
No entanto, em 64 d.C., quando a comunidade cristã já tinha milhares de fiéis em todo império romano, o imperador Nero acusa os cristãos de terem incendiado a cidade de Roma e começa então uma série de perseguições contra os crentes, e isto perdura sob o governo de mais 9 imperadores romanos.
O primeiro imperador romano cristão?
Até que no ano 312 diz-se que o imperador Constantino tem uma visão de uma cruz em um sonho, que lhe dizia que neste sinal ele venceria.
Depressa ele ordena colocar um sinal da cruz em todos os escudos dos soldados romanos; com isso ele tem uma vitória esmagadora na guerra seguinte. À partir disso então ele converte-se ao cristianismo.
Há realmente muitas teorias acerca da conversão de Constantino, e muitas histórias negativas a respeito de suas ações; muitos o consideram uma pessoa totalmente negativa que quis tomar controle do cristianismo e nomeou-se o líder de toda igreja cristã (alguns ainda afirmam que se nomeou o primeiro papa da igreja católica romana). Não me prenderei tanto a isso aqui, você pode conhecer mais detalhes no livro A Vida de Constantino.
Mas é fato que Constantino trouxe também muitos benefícios para os cristãos.
Ele finalizou com cerca de 2 séculos e meio de perseguição contra os cristãos, ordenou construir muitas novas igrejas, construiu também uma biblioteca imperial onde estavam os escritos da Bíblia; a cidade Constantinopla, que ele construiu, tornou-se o maior centro de ensino do império romano que reuniu por muitos séculos os manuscritos da Bíblia Sagrada.
Entretanto, é inegável também afirmar que uma certa mistura religiosa foi surgindo dentre esse tempo, se foi diretamente culpa de Constantino ou não, eu não afirmarei agora, talvez em um outro momento, pois existem muitos boatos.
Porém o surgimento da Igreja Católica Romana, à partir de meados do século 4, que logo ligou-se ao Estado Romano, começou a introduzir pouco a pouco em sua religião diversas práticas anti-bíblicas, heresias, muitas delas com intuito de aproveitarem-se da fé do povo visando o lucro, e isso perdurou, pelo menos, do século 5 até o 16, quando aconteceu a Reforma Protestante, que teve a intenção de justamente combater as corrupções religiosas dessa Igreja.
Martinho Lutero (1483-1546) e o auge da Reforma Protestante.
Em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, afixou suas noventa e cinco teses contra a prática das indulgências na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg.
A coragem de Lutero em lutar contra o sistema religioso obscuro encorajou também a muitos outros cristãos depois disso, aliás, até mesmo antes disso, outros eruditos também se opuseram à Igreja Católica Romana, como John Wycliffe (séc. 14) e Wylliam Tyndale (séc. 15), às ações destes damos o nome de movimentos pré-reforma.
Falar contra as indulgências era o grande foco de Lutero. Elas eram, basicamente, um “perdão concedido”.
O clero católico fazia “serviços espirituais” à população, afirmando que através de sua intercessão seriam salvos, as almas de seus mortos seriam libertas mais depressa do castigo que estavam sofrendo no purgatório, e assim iriam para Deus gozar do paraíso.
Para que o clero realizasse tais serviços a população deveria pagá-lo. Era como se todos tivessem que comprar a salvação dos líderes da igreja.
No entanto, Martinho Lutero lê em Romanos 1:16-17 que o justo é salvo por meio da fé, e a partir disso ele começa a combater tais desvios religiosos da Igreja a qual, então, servia.
O dia 1 de novembro era o dia de todos os santos, e era a ocasião em que os vendedores de indulgências mais tiravam proveito da fé do povo, extorquindo-lhes o dinheiro em troca das relíquias “miraculosas”. Imagine isso como uma “black-friday” das indulgências.
Lutero então fixa suas noventa e cinco teses um dia anterior a este, em 31 de outubro, para protestar contra o abuso religioso e enriquecimento sujo dos pregadores das histórias que convenciam as pessoas a comprarem seus “produtos religiosos”.
Leia também: Características do pastor mercenário na igreja atual.
Inicialmente Lutero escreve suas noventa e cinco teses contra o sistema de venda de indulgências em Latim, pois ele queria chamar o clero e demais teólogos para um debate (comum na época entre os teólogos).
Entretanto, alguém traduziu suas teses para o alemão, o idioma da população, e fizeram então várias cópias impressas e isso caiu nas mãos das pessoas.
O povo então, tendo conhecimento das teses de Lutero, sofreu uma espécie de comoção pública, e isso levou todos a questionarem as atitudes do clero e seus abusos para com a fé do povo.
Podemos considerar que a tese principal de todo questionamento de Lutero contra a venda de indulgências é a de número 62, que diz:
“O verdadeiro tesouro da igreja é o santo evangelho da graça e da glória de Deus”.
Ele disse isso porque a Igreja Católica Romana havia enriquecido muito com a venda de indulgências e estava gloriando-se de que os melhores tesouros que possuía eram seus templos e bens materiais.
Além disso, há 5 principais teses levantadas por Martinho Lutero, muito conhecidas e extremamente necessárias aos dias que vivemos na igreja brasileira e mundial também, elas são, resumidamente:
- Deus fala a todos somente nas Escrituras (sola Scriptura);
- Somos salvos somente pela graça imerecida (sola gratia);
- que vem aos pecadores somente por meio da morte do Cristo (solus Christus);
- e este é recebido pela fé somente (sola fide);
- para que em tudo somente Deus receba o louvor e a glória (soli Deo gloria).
Tendo recebido o grau de doutor em teologia e ordenado a sacerdote, a partir de 1508 Martinho Lutero tornou-se professor na Universidade de Wittenberg, na Alemanha.
Ele era responsável pela leitura e exposição das Sagradas Escrituras. Tal ocupação lhe fez perceber que certas práticas da Igreja Católica estavam em desacordo com a doutrina ensinada pelo Senhor Jesus e por seus apóstolos, desde então Lutero começou a contestá-las publicamente, mas inicialmente não foi ouvido pelas autoridades responsáveis.
As 95 teses de Martinho Lutero contra o sistema religioso maculado adotado pelo clero da Igreja, como vimos, foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg porque este local funcionava como uma espécie de mural público.
Este foi o marco inicial da Reforma Protestante.
Com isso, no entanto, Lutero não tinha a intenção de promover divisão na igreja, mas antes de denunciar como era nocivo e falso o ensino das indulgências, que era a comercialização do perdão dos pecados, e assim que a igreja se corrigisse quanto sua conduta e ensinos.
A Palavra de Deus estava sendo silenciada em benefício das vendas de “relíquias com super poderes para salvar/curar”, e isso instigou muito Martinho Lutero a escrever suas teses.
As ideias de Lutero se espalharam por toda a Europa, impulsionadas pela imprensa recém-inventada.
Em muitos lugares essas ideias encontraram ouvintes bem-dispostos.
A evidente corrupção da Igreja Católica despertara em muitos o anseio por mudanças, e um renovado interesse pelo antigo conhecimento, associado à Renascença, conduziu a uma redescoberta das Escrituras.
Antes da Reforma, o mundo era visto como algo mal, do qual deveríamos nos afastar. Após a Reforma Protestante, entendeu-se que o chamado do cristão é para influenciar o presente século, a criação de Deus, com a cosmovisão cristã. Como disse Calvino, “A Criação é o Teatro da Glória de Deus”. O ser humano, agora é libertado para adorar a Deus no mundo.
Não nos deixemos enganar, uma Reforma se faz necessária ainda em nossos dias; mantenhamos viva dentro de nós a coragem para proteger e tirar as máculas que homens corruptos tentam pôr ao evangelho do Senhor!
Pois não estamos, como muitos, mercadejando com a palavra de Deus, mas é com sinceridade, mas é de Deus, perante Deus que em Cristo falamos. (2 Coríntios 2:17 TB)
Algumas fontes de consulta:
- Livro: “Por que a Reforma ainda é importante”, de Michael Reeves e Tim Chester.
- Livro: “Reforma agora, um antídoto para a confusão evangélica no Brasil”, por Renato Vargens.
- Site: Textus Receptus Bibles.
- Veja Livros com as 95 teses de Lutero
4 Comments
Que Deus em Cristo Jesus continue abençoando, meu irmão.
Saudações no Senhor! Amei esta exposiçao, muito aplicada e esclarecida. Estava pensando falar sobre este evento de grande valor, e agora já tenho em mãos um conteúdo para que póssa navegar. Muito grato. A Paz do Senhor. Abraços.
Fique a vontade irmão Paulo. Deus o abençoe.
santa reforma protetante mudo o mundo atraves da palavra DEUS para sempre mostrando a verdade da biblia sagrada amem, fiquem na paz de jesus nosso salvador e rei.