Como lidar com a mentira e seus conflitos

estudo bíblico explica 3 dicas de como lidar com a mentira com sabedoria

Conviver com inverdades não é nada fácil as vezes, não é mesmo?! Existem mentiras sendo apregoadas até nas igrejas, como se fossem a mais pura verdade, seja por querer enganar, ou seja por desconhecimento da realidade. Como lidar com a mentira e com os conflitos e trazer a verdade a tona nos mais diferentes casos?

Leia alguns conselhos bíblicos de como lidar com a mentira em diferentes situações.

1) Jamais deixe de dizer a verdade!

O mentiroso, ou aquele que é relapso em pesquisar a verdade, está a vontade falando o que pensa sem se importar se está ferindo e prejudicando aos outros. Nem tão pouco se importa se está ferindo os princípios e verdade de Deus.

De fato, há um provérbio que diz: “O insensato não gosta da inteligência, mas de publicar o que pensa.” (Prov. 18:2 BDJ)

Portanto, ele deve estar ciente de que quando ouvir a verdade vai se ofender. É claro que ele não vai gostar de ouvi-la, mas você também não pode deixar de dize-la, mesmo que o outro se ofenda.

Veja como Jesus lidava com os hipócritas de seu tempo:

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois como sepulcros que não se notam, e os homens caminham sobre eles sem perceber.
Um dos escribas lhe respondeu, dizendo: Mestre, também a nós ofendes ao dizer isto.
Mas Ele disse: Ai também de vós, escribas! Porque carregais aos homens com pesadas cargas, mas vós não tocais as cargas nem com um dos vossos dedos. (Luc. 11:44-46 BP)

Veja que o Senhor não omitiu a verdade daquele homem que lhe disse estava ofendido com a fala anterior dele. Portanto, entenda o momento e conheça a pessoa com quem você está falando. Procure a melhor forma de lhe dizer a verdade. Você deve ser duro com tal pessoa porque ela é “sem-vergonha”? Ou deve estudar melhor suas palavras, e o jeito de falar, antes de falar?

2) Falar a verdade é fazer um bem à própria pessoa que é corrigida por ela.

Como lidar com a mentira nos casos em que é um de nossos amigos que está envolvido nela de alguma forma? Este provérbio nos ensina, veja:

“O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.” (ACF’11 Pv 28:23)

Se o seu próximo for uma pessoa temente a Deus e sábia a ponto de reconhecer seus próprios erros, (Pv 19:20; 15:32) ela pode até ficar nervosa/ofendida no início, assim que você lhe der uma repreensão (com amor). Porém, mais tarde, ela vai te agradecer. Ela verá que você teve a preocupação de se importar como ela pensa, por querer cuidar dela e corrigi-la.

As vezes é duro ter que corrigir alguém. Não queremos prejudicar nossa amizade. Mas pior ainda vai ser ver aquela pessoa caminhando no erro e lá na frente ela ser enlaçada, cair e se prejudicar por causa de suas próprias palavras. Portanto, com amor, corrija-a!

“Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.” (ACF’11 Pv 27:6)

3. É mais fácil lidar com a mentira se você usar de amor ao expor a verdade.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (ACF’11 Pv 15:1)

É sempre complicado estar em um ambiente onde as pessoas estão acreditando e abraçando mentiras apregoadas pela boca de alguém.

De fato, ainda que a mensagem esteja errada, a fé dos ouvintes é sincera. Por isso, devemos ter todo o cuidado no momento de comunicar a verdade e a correção, e como fazer isso. Se descuidamos de fazer do jeito certo, com serenidade e amor, outras pessoas envolvidas podem se ofender e ser prejudicadas. Com isso estamos pecando também, mesmo tentando fazer a coisa certa.

“E, por teu conhecimento, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu?” (KJFiel 1Co 8:11)

Acontece um conflito dentro de nós mesmos até que possamos encontrar um jeito de dizer a verdade. Com efeito, nós não queremos deixar de dize-la. Nós ficamos até empolgados para dize-la logo. Mas é necessário paciência e oração até que o momento certo chegue, além de não deixar o erro continuar a ser proclamado também.

Só posso optar por aderir à palavra de Deus, que possui a minha consciência. Não posso, nem farei retratação, pois não é seguro nem honesto. agir contra a consciência! Não posso fazer mais nada, então me ajude Deus, amém. (Martinho Lutero)

Essas dicas te ajudaram a entender melhor como lidar com a mentira?

Role essa página um pouco mais para baixo e diga-nos qual foi sua experiência ao ler este texto. Caso você saiba de outras maneiras de como lidar com a mentira e desconstruí-la da forma mais eficaz possível, conte-nos nos comentários.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

6 comentários em “Como lidar com a mentira e seus conflitos”

  1. REALMENTE QUANDO NÃO HA MENTIRAS NA VIDA GENTE TUDO FICA CLARO NA VIDA GENTE. E O SOFRIMENTO E GRANDE QUANDO A GENTE DEIXA DE FALAR A VERDADE E VIVE A MENTIRA.
    DEUS NÃO APROVA A MENTIRA.

  2. Obrigada pelo conselho, pois eu não sei lhe dá muito bem com isso, quando vejo alguém mentindo “na cara dura” fico um pouco irritada e tenho vontade de chama-lo de mentiroso na frente de todos.

  3. EU PRESENCIEI RECENTEMENTE NA POLITICA DOS ESTADOS UNIDOS, E DO BRASIL, MUITA GENTE INCLUSIVE MUITOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS ACREDITANDO EM MENTIRAS SEM PROCURAR VER SE REALMENTE PROCEDIA O QUE SE INVENTAVAM, COMO UM TAL QUITE GUEI, MAMADEIRA DE PIROCA NAS ESCOLAS, COMO PODE ALGUÉM ACREDITAR EM TAMANHO ABSURDO, E DIZER QUE TEM A MENTE DE CRISTO, QUE DEUS NUS AJUDE POIS NADA SE PODE CONTRA A VERDADE, A NÃO SER PELA VERDADE.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.