Sem sombra de dúvida, a pergunta que não quer calar hoje em dia é: Como fazer a igreja crescer tanto em número quanto em qualidade?
Vemos hoje em dia líderes de igrejas buscando com muita sede métodos de promoverem o crescimento de sua própria igreja e ministério, trazendo muitas pessoas para ela; mas o que fazer para ela crescer de forma saudável em qualidade e quantidade também?
Os dois extremos abordados abaixo devem ser evitados para saber como fazer a igreja crescer da forma que Deus quer que ela cresça.
#1 O fanatismo pelos números está impedindo o crescimento da igreja com qualidade!
A “numerolatria” é a idolatria dos números!
Não são poucos os líderes evangélicos que querem ver sua igreja com uma grande quantidade de pessoas frequentando seus cultos.
Para muitos, chega a ser desanimador quando o culto de sua igreja está praticamente vazio; então na busca desenfreada para ver aumentar o número de membros em sua igreja valem diversos tipos de métodos e estratégias.
Porém, a igreja deve crescer de forma saudável, e não a qualquer custo!
Pois com essa avidez pelo grande número de membros, muitos líderes estão misturando tantas coisas ao evangelho de Cristo que podemos chegar ao ponto de afirmar que estão pregando “outro evangelho”.
Não podemos, em hipótese alguma, mudar a mensagem do evangelho de Cristo para torná-lo “mais agradável” aos ouvidos das pessoas.
O apóstolo Paulo já havia previsto, pelo Espírito Santo, que esse mal aconteceria em certo tempo, confira:
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. (2 Timóteo 4:3 NVI)
Hoje em dia muitos líderes, infelizmente, no afobação pelo crescimento da igreja em número, fazem pesquisas de mercado para saber o que está dando ibope e atraindo as pessoas, só para terem um grande número de fiéis em seus cultos e congressos.
Não é à toa que tem surgido diversas teologias diferentes em nossos dias, cada uma para agradar um determinado público alvo, satisfazendo-lhes os desejos.
O que mais tem se levantado hoje em dia são pregadores que falam o que o povo quer ouvir, o que lhes agradará e mexerá com seus sentimentos, o que alimentará seu ego.
No desejo ardente de procurar métodos para saber como fazer a igreja crescer em número, muitos líderes não estão mais pregando o que o povo precisa ouvir.
Muitos pregadores não estão mais pregando o arrependimento, mas estão pregando coisas agradáveis a fim de promover o entretenimento, e não a conversão.
Muitos líderes realmente tem conseguido fazer a igreja crescer em número, mas infelizmente muitas de nossas igrejas estão cheias de pessoas vazias de Deus e da mensagem da salvação.
Leia também: 3 realidades sobre a mensagem do evangelho que você precisa pregar.
Este tipo de crescimento da igreja não expressa o crescimento verdadeiro e saudável da igreja de Cristo Jesus, pois Ele não está à procura de fãs, mas de seguidores e discípulos, pessoas que adorem ao Pai por inteiro, em espírito e em verdade! (Jo 4:23; Mt 5:48; 1 Co 11:1; Ef 5:1)
#2 Como fazer a igreja crescer tendo “medo” de seu crescimento?
Por outro lado, outros líderes são tomados pela “numerofobia”, o medo do crescimento da igreja em número de pessoas.
Alguns pastores, infelizmente, inventam desculpas sem fundamentos, dizendo que Deus se importa apenas com a qualidade e não com a quantidade de pessoas na igreja.
Mas ao examinarmos os relatos bíblicos vemos uma situação totalmente contrária acontecendo, leia:
Então, os que alegremente receberam a sua palavra foram batizados; e naquele dia acrescentaram-se em torno de três mil almas. …
E o Senhor acrescentava diariamente à igreja os que estavam sendo salvos. …
Entretanto, muitos dos que ouviram a palavra creram, e o número de homens era de quase cinco mil. (At 2:41,47b; 4:4 KJF)
A verdade é que não existe “qualidade estéril”.
Logo, como fazer a igreja crescer em número de pessoas e em qualidade também?
Não é difícil encontrar essa resposta quando lemos diligentemente Atos dos Apóstolos.
Os servos de Deus pregavam a verdadeira mensagem do evangelho de Cristo, sabendo que eles não estavam fazendo isso sozinhos, pois era sob a direção do Espírito Santo que eles agiam.
Desta forma a igreja crescia tanto em número de pessoas (e muito) como na graça de Deus, caráter, amor e qualidade da vida espiritual de cada pessoa em particular, e por consequência toda comunidade evangélica crescia também.
Leia Atos 4:1-4,32-33 (clique para ler).
Os apóstolos não precisavam modificar a mensagem do evangelho para pregar somente o que agradava às pessoas!
Eles não precisavam ficar à procura de entretenimento para os crentes, ou de palavras agradáveis conforme o que cada um queria ouvir, pois eles sabiam que o Espírito Santo trabalhava no coração de cada ouvinte que estava sendo salvo pela pregação do evangelho.
A qualidade da mensagem dos apóstolos gerava não só qualidade de vida cristã aos que criam, mas também quantidade de pessoas para a igreja de Deus!
Se você tem procurado saber como fazer a igreja crescer tanto em número como na graça de Deus, no caráter e na qualidade de vida espiritual, evite estes dois extremos abordados neste estudo e faça como os servos de Deus do passado, pregue a Palavra de Cristo com fidelidade, sob a direção do Espírito Santo.
Quer continuar aprendendo e crescendo em seu chamado para saber como fazer a igreja crescer mais e mais?
Aos pastores da igreja o apóstolo Paulo recomendou que cuidem de si mesmos, para que então sejam capazes de cuidar da igreja de Deus (At 20:28).
E todo crente é convidado a dedicar-se à vocação que recebeu do Espírito Santo, a fim de fazer crescer a igreja de Deus!
Assim também vós, que sois zelosos dos dons espirituais, procurai tê-los em abundância, para a edificação da igreja. (1 Coríntios 14:12 KJF)
- Pastor;
- Pregador da Palavra;
- Professor da escola bíblica;
- Ministério infantil;
- Ministério de intercessão;
- Ministério feminino;
- Capelania;
- Outras formas de crescimento.
Você conhece algo que está impedindo o crescimento da igreja nos dias de hoje? Sabe mais alguma dica para aprendermos melhor como fazer a igreja crescer?
Role esta página um pouco mais para baixo e compartilhe com outros leitores nos comentários! 🙂
Este estudo bíblico foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, página 261: Numerolatria e Numerofobia.
2 Comments
goetei o estudo foi util pra mim
muito bom