Você já conheceu pessoas que depois de fazerem uma pesquisa bíblica sobre determinado tema acabaram desviando-se da fé?
Quanto mais nos interessamos pela leitura bíblica, e quanto mais a conhecemos é normal que apareçam várias dúvidas sobre diversas coisas, não é mesmo?!
E graças a Deus que hoje em dia temos fácil acesso à internet, então se surge uma dúvida, rapidamente fazemos uma pesquisa bíblica no Google e quase que instantaneamente encontramos respostas para nossas dúvidas.
Logo, a internet é uma ótima ferramenta, quando usada para o bem.
Acontece que quando o assunto é sobre Deus e a Bíblia Sagrada a coisa fica um pouco diferente e mais complexa.
Embora você possa sim encontrar muitas respostas boas para as suas dúvidas na internet, por outro lado você poderá encontrar mais dúvidas ainda, e corre o risco de desviar o seu foco do principal, que é aprender mais de Deus na Bíblia Sagrada.
Pois em alguns casos certos resultados de pesquisa podem até levar-te a duvidar de sua fé e te fazer cair num fundo mar de confusões, e acredite se quiser, isto está acontecendo muito!
Não pense que quero te desmotivar a fazer pesquisa bíblica com essa mensagem, mas quero te motivar a fazê-la com maturidade e entendimento!
Tem pessoas que até começam a caminhar bem na fé, acreditando em Deus e convertendo-se a Ele pouco a pouco, mas quando vão para o Youtube, por exemplo, e começam a ouvir um monte de gente sobre temas bíblicos polêmicos, acabam caindo em confusão e desviando-se totalmente da sã doutrina e da fé.
Entretanto, nós já fomos avisados destes perigos de nossa atualidade, cheia de falsas doutrinas e questões confusas; por isso precisamos ser cautelosos em uma pesquisa bíblica, e não ficarmos nos alarmando por aí.
“Ora, o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,” (1 Timóteo 4:1 KJF)
E acredite numa coisa, tem muita gente com coração incrédulo, que é metido a saber muito na internet, que examina pouco e já expõe a conclusão que tira de um determinado texto, e geralmente sem examinar o contexto.
Talvez você até conheça uma frase que já se tornou até um ditado: “texto sem contexto é pretexto para criação de heresias!”
Leia também: 3 curiosidades e 3 dicas para estudar o contexto bíblico.
Eu também já vi muitas pessoas frustradas com alguma experiência religiosa que tiveram (não digo experiência com Deus, mas experiência religiosa apenas), e por isso acabam virando, praticamente, inimigos de Deus, da religião e da Bíblia Sagrada, e usam os próprios textos da Bíblia para falar contra ela.
Sim, isso existe!
Geralmente estas pessoas são do tipo que tratam a Deus como uma espécie de “gênio da lâmpada”. Elas dizem: “se Ele não atender o meu pedido eu vou parar de crer, me revoltar e me afastar!” 😡
Portanto, se você tiver alguma dúvida, você deve fazer uma pesquisa bíblica em busca da resposta!
Entretanto, tenha muito cuidado com os resultados de pesquisa, pois é necessário que se tenha uma certa maturidade no estudo da Bíblia Sagrada e na fé, além de uma certa base de conhecimento para que você não seja enganado por pessoas que não estão querendo o seu bem e não estão nem aí pra ninguém, só falam o que querem, destacando suas más experiências religiosas como um troféu que enaltece sua loucura e insensatez, e acham que estão certas de tudo, que são donos da razão.
“O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.” (Provérbios 18:2 NVI)
“Então como fazer uma pesquisa bíblica e tirar minhas dúvidas de forma segura?”
Eu geralmente recomendo tirar dúvidas com seu pastor antes, ou pelo menos com um irmão em Cristo conhecido, que realmente seja convertido a Deus, tenha entendimento da Palavra de Deus e tenha bom testemunho de vida, pois estes te conhecem pessoalmente e saberão te orientar com maior precisão, importando-se com o seu bem estar e comunhão com Deus.
Afinal de contas, o próprio Cristo é quem escolheu homens fiéis para realizar Sua obra e ensinar Sua Palavra, mas com intenção de aproximar todas as pessoas a Ele, e não gerar controvérsias que fazem as pessoas desviarem-se do reto caminho de Deus e da fé (Ef 4:11-13; 2 Co 12:19).
Então preste muita atenção nisso: exija (para si mesmo) boa qualidade de onde está vindo o resultado de pesquisa!
Exemplo: Quando você quer tirar sua dúvida sobre alguma coisa de Deus que viu na Bíblia, dará ouvidos a um cristão que caminha com Ele, que tem boa conduta de vida cristã/social, ou ouvirá um desviado e zombador que revoltou-se contra Deus e a religião, e hoje prega contra a Bíblia?
Leia o provérbio abaixo e obtenha sua resposta:
Os homens sábios acumulam o conhecimento, mas a boca do tolo está perto da destruição. (Provérbios 10:14 KJF)
Leia também os conselhos que deu o apóstolo Paulo sobre estes tipos de pessoas que tem um coração longe de Deus:
“Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam.
Afastem-se dessas pessoas, porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos.
Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples.”
(Romanos 16:17-18 NTLH)
Veja ainda este outro conselho:
“Não vos deixeis levar por doutrinas diversas e estranhas,” (Hb 13:9a)
Eu disse e repito,
tente anotar a sua dúvida e perguntar primeiro ao seu pastor sobre ela pedindo a ele instrução, ou a outra pessoa que você conhece, que seja bem instruído na Palavra de Deus e possa te ajudar.
Eu obtive melhor crescimento espiritual, maturidade na vida cristã e no entendimento da Bíblia Sagrada porque eu sempre estava por perto dos pastores e presbíteros da igreja, perguntando a eles das coisas mais bobas às coisas mais complicadas.
Portanto, não se deixe enganar tão facilmente! (Ef 5:6)
A Bíblia não foi escrita para nos confundir, mas sim para nos aproximar de Deus e nos fazer conhecê-lo (Jo 20:30-31; Rm 15:4; 2 Tm 3:16,17).
Leia João 17:20 e você saberá que o Senhor Jesus orou por nós, tendo ciência de que a Bíblia Sagrada (mensagem divina) chegaria até nossos dias e acreditaríamos nele por meio dela, portanto, ela existe para o nosso bem!
Se quiser continuar aprendendo, leia quais são os principais erros cometidos por leitores da Bíblia.
Não se esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus irmãos em Cristo e deixar seu comentário aqui no final da página 🙂
Be First to Comment