Last updated on 10/04/2024
Como um crente fiel a Deus pode influenciar pessoas? É certo ele ser influenciado? Como ter poder de influência? O que leva uma pessoa a ser influenciada e como ser uma boa influência para os outros. Você influencia ou é influenciado pelo mundo? Vamos tentar responder essas perguntas com este estudo bíblico motivacional.
Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.
O Mestre nos chamou para influenciar o mundo!
Na verdade, Jesus foi ainda mais longe ao dizer, em outras palavras, que seríamos servos inúteis se não causássemos influência nas pessoas.
Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o gosto, como torná-lo salgado novamente? Ele não tem mais utilidade: será jogado fora e pisado pelas pessoas.
Mateus 5:13 BJC
Este versículo se encaixa muito bem nessa temática porque, assim como o sal “influencia” no sabor do alimento, deixando eles melhores, o crente deve influenciar as pessoas para o bem, pois ele é o sal que dará sabor a este mundo. Ou seja, a influência do crente deve ter efeito positivo direto na vida de alguém, ajudando as pessoas a recuperarem seu “sabor”.
Mas quando o crente se deixa influenciar pelas maneiras de viver e pensar pecaminosas deste mundo, ele contamina seu caráter e deixa de ter poder de influência sobre as pessoas. Portanto, será que todos estamos cumprindo nosso papel como deveríamos?
Você influencia ou é influenciado? 🙄
Leia este conteúdo fazendo uma auto reflexão e desafiando a si mesmo(a). Tente olhar para dentro de si e ser sincero(a) o suficiente consigo mesmo(a) para confessar se você está sabendo, na prática, como influenciar as pessoas positiviamente, ou se está sendo negativamente influenciado por algumas delas.
Ao ler o versículo abaixo, por exemplo, você se alegra por estar conseguindo seguir estes conselhos, sente certa empolgação positiva por estar sendo “desafiado” com tais palavras, ou pesar porque não está cumprindo seu papel como deveria?
Não se deixem conformar aos padrões deste mundo presente. Em vez disso, continuem se transformando mediante a renovação de sua mente, para que saibam qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Romanos 12:2, adaptado por nós da BJC.
Note que o versículo diz que, para entendermos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, devemos nos deixar ser transformados pela renovação da nossa mente. Ou seja, devemos permitir a palavra de Deus entrar em nosso ser, isto é, nos influenciar, e assim gerar mudança!
Mas isso não é tudo, pois para nos permitirmos passar por tal transformação, também devemos deixar de nos conformar com os padrões distorcidos deste mundo! Em outras palavras, não podemos nos permitir ser negativamente influenciados pelas coisas ruins ou imorais desta vida.
Então, como influenciar pessoas positivamente se estamos nos moldando à forma corrompida deste mundo?
Quantas vezes estamos nos moldando aos padrões deste mundo, trazendo para nosso comportamento seus maus hábitos, e para nosso falar seu linguajar vulgar e corrupto?
Mesmo tendo algum conhecimento bíblico, mesmo conhecendo alguns versículos, muitos de nós não estamos conseguindo colocá-los na prática! Isto é, não estamos nos permitindo transformar à partir da renovação da nossa mente.
Assim, eu lhes digo – na verdade, em união ao Senhor insisto: não vivam mais como os pagãos, com sua forma inútil de pensar.
Efésios 4:17-24 BJC
A inteligência deles foi envolta em trevas, e foram alienados da vida de Deus por causa da ignorância que há neles, em virtude da resistência à vontade divina.
Eles perderam toda a sensibilidade e se entregaram à sensualidade, praticando todo tipo de impureza, sempre prontos para mais.
Todavia, esta não é a lição aprendida do Messias!
Se vocês realmente lhe tiverem dado ouvidos, e se foram instruídos a seu respeito, então terão aprendido que o que está em Yeshua é verdade.
Por isso, no que concerne ao antigo estilo de vida, dispam-se da velha natureza, porque ela está totalmente apodrecida por seus desejos enganosos; deixem seu espírito e mente serem renovados e se revistam da nova natureza, criada para a piedade, que expressa em si mesma a justiça e a santidade procedentes da verdade.
De fato, o conhecimento da Palavra de Deus causa uma renovação na nossa mente; mas ter o conhecimento sem a prática não leva a nada!
Se não cuidarmos da nossa própria conduta e termos a atenção de praticar a Palavra que temos ouvido e aprendido, estaremos incluídos num dos piores tipos de pessoas que o Senhor descreveu na Bíblia, veja:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Matias (Mateus) 15:8
Uma pessoa que honra a Deus com suas palavras, mas que não se preocupa, de fato, em pôr em prática a palavra Dele, é certamente alguém que tem se deixado influenciar pelas más paixões do mundo, e que não está pronta para influenciar pessoas positivamente, de acordo com a sã palavra divina.
Por isso o versículo proposto deste estudo, Romanos 12:2, nos diz: “sejam transformados (prática) pela renovação da vossa mente (teoria/conhecimento)”.
Isto quer dizer exatamente demonstrar a teoria da palavra de Deus na prática!
Aliás, é conveniente dizer que o Senhor não gosta quando ficamos “em cima do muro”, isto é, muito falando e pouco vivendo! Pois ele disse: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’, e não fazem o que eu digo?”. Veja Lucas 6:46-49.
Diante de tudo isso podemos nos fazer algumas perguntas importantes:
- Atualmente, temos conseguido influenciar as pessoas através da comunicação e do nosso testemunho de prática da palavra de Deus, ou temos sido fracos ou hipócritas e sofrido influência mundana delas? Ou seja, temos sido sal da terra, ou temos sido “pisados” pelos homens? (Mt 5:13)
- Nós temos praticado as mesmas coisas pecaminosas que outras pessoas consideram comuns? Ou temos denunciado o pecado corajosamente e o renunciado? (Ef 5:11)
Na verdade existem costumes maus que muitos crentes, por desconhecimento da palavra de Deus, devido sua negligência em estudá-la, até duvidam de que a Bíblia os condena e acham que praticar certas coisas não tem nada a ver (reflita em Prov. 1:22-23 e Ml 1:6-8).
A auto avaliação é o caminho para a correção e o crescimento.
Em outra carta, Saul (Paulo) nos recomenda fazermos uma auto avaliação, afim de verificar se temos agido de modo aprovado.
Examinem-se para saber se estão vivendo a vida de confiança. Provem-se. Não percebem que Yeshua, o Messias, está em vocês? – a menos que sejam reprovados no teste!
2ª Coríntios 13:5-6 BJC
Mas espero que vocês percebam que nós não fomos reprovados.
Trazendo essa mensagem para dentro de nosso tema, em outras palavras, este versículo está nos propondo avaliarmos a nós mesmos e com isso chegarmos à conclusão se temos sofrido más influências ou se temos de fato sido transformados e capacitados para influenciar outros também.
Em outro versículo, a palavra de Deus diz:
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra.
Salmo 119:9
Ou seja, o Salmo acima propõe que examinemos a palavra de Deus e façamos comparação desta com a nossa conduta de vida atual, em busca de purificação!
Na prática, é o seguinte: Observa a Palavra, compara com a sua conduta, e purifica o seu caminho; observa a Palavra, compara com a sua conduta, e purifica o caminho…
Isto é auto avaliação e autocorreção constante, com o auxílio da palavra divina.
Voltando ao nosso versículo tema deste estudo bíblico (Rm 12:2), não podemos nos esquecer de que só entenderemos e experimentaremos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus se nos deixarmos transformar pela renovação da nossa mente.
Em outras palavras, se quisermos influenciar as pessoas, devemos antes nos deixar influenciar pela palavra de Deus!
… livrem-se de toda vulgaridade e mal evidente, e recebam com humildade a Palavra implantada em vocês, a qual pode lhes salvar a vida.
Jacó [Tg] 1:21-22 BJC
Não enganem a si mesmos pela mera audição do que a Palavra diz, mas pratiquem-na!
Às vezes, infelizmente, somos realmente duros de coração para pôr em prática as palavras divinas que ouvimos, ou simplesmente nos esquecemos delas. É por isso que certas vezes não perseveramos na caminhada.
Mas como poderia ser possível ter nosso entendimento renovado, nossa vida transformada, e assim sermos capazes de influenciar pessoas, se mal abrirmos a Bíblia para ler? Porque a Escritura diz:
… a palavra está bem perto de vocês – em sua boca e em seu coração; portanto, vocês podem praticá-la!
Deuteronômio 30:14
Para continuar obtendo ajuda e instrução, leia outro estudo bíblico baseado em Romanos 12:2 aqui no Blog Bíblia se Ensina.
Comente aqui mais abaixo dessa página se este estudo bíblico te ajudou.
Be First to Comment