De que forma Jesus é nosso advogado? (1 João 2:1)

Imagem ilustrativa de homem representando Jesus como sendo nosso advogado.

O versículo de 1 João 2:1, em várias traduções bíblicas, informa que Jesus é nosso advogado junto a Deus, o Pai. Mas o que isso quer dizer na prática? Como entender as vezes em que Yeshua advogou alguma causa nossa?

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus …, o Justo.

1 João 2:1

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Aquele que vem em nosso socorro.

A palavra no idioma bíblico original para “advogado” é de origem grega, paráclito (Παράκλητον). Esta palavra significa “chamado em socorro de alguém” (Strong G3875). Ou seja, uma pessoa que é chamada para socorrer a outra, um ajudador, um confortador, intercessor ou as vezes dito consolador.

Tal palavra aparece outras 4 vezes nos Escritos Nazarenos (“Novo Testamento”), que seriam em João 14:16,26, 15:26 e 16:7.

Nas passagens bíblicas mencionadas acima, especialmente em João 14, é possível notar que o Mestre se refere a si mesmo como um paráclito (advogado, intercessor, ajudador) de seus discípulos, pois ele diz que outro paráclito seria enviado a eles, que se refere ao próprio Pai no final das contas (vide João 16:25).

Isso é interessante porque, embora Jesus se comunicasse em aramaico com seus discípulos, os escritos aramaicos deles que temos acesso hoje mostram aqui uma palavra grega. Isso pode identificar uma palavra já conhecida no contexto social greco-romano, que seus discípulos tinham certo contato devido seu território pertencer a Roma naquele tempo, e ela indicava alguém que vêm ou que é contratado em favor do outro.

Em nosso contexto atual também temos várias palavras importadas do inglês, por exemplo, que se tornaram parte de nosso convívio, como baby doll, backup, bike, botox, check-in, delivery, design, diesel, e-mail, fake, fashion, feedback, freelance, online, play, shopping e por aí vai, a lista é grande.

Jesus, o advogado, um intercessor por seus discípulos.

Mas como isso acontece na prática? O que significa dizer que Jesus é nosso advogado? Podemos verificar exemplos bíblicos para entendermos isso melhor. Recorde-se desta cena:

Depois Jesus disse a Simão:
– Simão, eis que Satanás está pedindo para vos peneirar como se faz ao trigo, mas eu roguei por ti, para que não falhe tua fé; para que também tu, ao tempo, te arrependas e fortaleças os teus irmãos.

Lucas 22:31-32, Bíblia Peshitta BV Books

Nesta cena, estava próxima a hora do Senhor morrer, e ele já sabia a dificuldade que seus discípulos passariam e como seriam dispersos (Mt 26:31; Jo 16:31; Mc 14:43-50).

Ora, aproveitando-se da situação, o inimigo intentou arrancar a vida de todos os seus discípulos, e em especial de Simão Kêfa, chamado Pedro, talvez porque tivesse certa posição de liderança. No entanto, o Mestre intercede por ele, afim de que o Pai não permitisse que sua vida fosse ceifada, como foi a de Judá de Queriote, por exemplo (Judá corresponde ao nome original de Judas, que é Yehudá). E um trecho dessa intercessão do Senhor por seus discípulos vemos claramente em João 17:9,15.

Simão tinha o Senhor em pessoa naquele momento, que o revelou como ele rogou para que sua vida não fosse destruída pelo inimigo, e não foi.

Embora às vezes não saibamos com clareza, mas podemos imaginar quantas vezes o mesmo Mestre deve ter intercedido por nós ao Pai, nos muitos momentos em que estivemos fracos, para que o inimigo não nos destruísse nessas horas, e para que nossa fé não desfalecesse.

São aqueles momentos em que estamos desanimados, angustiados ou muito tristes, chegando a pensar que não vamos conseguir continuar nossa caminhada. Mas de alguma forma nossa fé é fortalecida, o Eterno recupera a nossa confiança, fortalece nossa paciência e renova nossa esperança, e assim, mesmo sem entender ao certo como, não desistimos de nossa caminhada. Não seriam estas as horas em que o Mestre está rogando por nós?

Um intercessor por nós.

Dando as mãos um ao outro e ajudando.

A cena do Senhor Jesus sendo uma espécie de advogado e intercedendo por seus discípulos, porém, não ficou só naquele momento. Ele também não se esqueceu de rogar por nós, todos que estamos aqui hoje seguindo-o. Em sua oração por seus discípulos, ele disse:

Não intercedo somente por eles, mas também por aqueles que creiam em mim pela palavra deles.

João 17:20

Ora, depois de sua ressurreição, Deus fez de Jesus um sacerdote para sempre, afim de que ele intercedesse por nós, vide Hebreus 7:21-25. E é por meio dele, de sua intercessão, seguindo seus passos, que conseguimos nos aproximar de Deus.

Ele foi um homem como nós, que sentiu dores e derramou lágrimas, mas foi submisso e obediente a Deus (Hb 5:7-10). E é justamente por entender essas nossas dores e aflições, que ele pode interceder por nós.

Em suma, Jesus é nosso advogado porque…

Logo, é porque temos nosso Senhor Jesus/Yeshua como nosso sacerdote e advogado/intercessor junto ao Pai, por seu exemplo e por esta mensagem, que devemos nos fortalecer!

Portanto, posto que temos um grande Sumo Sacerdote, Jesus …, o Filho de Deus, que ascendeu ao Céu, persistamos em seu ensino, porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa se compadecer de nossa fraqueza, antes temos um que foi tentado em tudo, como nós, mas sem pecado.
Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono de sua graça para receber misericórdia e achar graça para sermos auxiliados em tempo de aflição.

Hebreus 4:14-16, Bíblia Peshitta BV Books

Se esta mensagem te ajudou de alguma forma, ajude a fortalecer outros irmãos na fé também; compartilhe com eles!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

15 comentários em “De que forma Jesus é nosso advogado? (1 João 2:1)”

  1. A palavra e o poder de Deus tem restaurado minha vida em Cristo Jesus obg senhor Jesus,pela minha salvação e comunhão com Deus, eternamente grato a Cristo Jesus!!!

  2. Jesus, e e será meu advogado, pois , como pecador e fraco na carne, não tenho como me defender, por isso, nesse momento aceito Jesus
    com meu advogado que conhece a minha fraqueza
    E por isso, morreu para me regenerar, me livrar das acusações das minhas faltas do meu pecado. Agora quero verdadeiramente clamar a jesus, justo advogado, para tirar a minha culpa, perdoar meus pecados por maior e grave que seja. Aceito Jesus apartir de hoje como meu único e suficiente salvador, remidor, justificados e perdoador, e santificados. Jesus Cristo te amo e quero viver tua vida em mim.. tem misericórdia de mim meu Senhor!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.