Quer descobrir como preparar um sermão passo a passo?
Veja neste estudo bíblico como pregar a Palavra de Deus com sabedoria, evitando o máximo de erros possível! Este estudo é um guia prático, um passo a passo, para ensinar principalmente quem quer descobrir como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez, portanto leia com atenção e tente praticar todas as dicas.
#1 Para pregar a Palavra de Deus com autoridade, basicamente o mais importante de tudo é a oração!
Se você está querendo aprender como pregar a Palavra de Deus com unção, como seria capaz de fazer isso estando desconectado dEle, o Autor da mensagem?
A oração também é sinônimo de relacionamento com Deus, purificação de seu interior e obediência à Palavra de Cristo (Lc 6:46-49; Tg 1:22).
Tenha uma vida avivada na oração a Deus, pedindo orientação de Seu Espírito para pregar Sua Palavra!
Porque qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele?
Assim também nenhum homem conhece as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
(1 Coríntios 2: 11 KJF)
Leia também João 14:26; Atos 1:8; 2: 17,18; 1 Coríntios 12: 7-11.
É de grande importância você ter a sua experiência pessoal de oração com Deus e consagração a Ele!
Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Mateus 6:6 KJF)
Todos nós que estamos a pregar a Palavra de Deus precisamos entender que não somos capazes por nós mesmos de fazer alguma coisa na obra de Deus, mas a nossa capacidade vem dele! (2Co 3:5; 1Co 15:10; Jo 15: 4,5)
Para pregar a Palavra de Deus com autoridade uma vida de oração constante é indispensável! (Dn 6:10)
O Senhor pregava com autoridade porque mantinha uma vida diária de oração e intimidade com Deus (Mt 7: 28,29; Mc 1:35)
#2 Use uma versão da Bíblia completa em seu conteúdo!
Eis aqui um tema de muitas informações, e não é possível eu explorar muito deste conteúdo aqui, pois é bem extenso.
Mas felizmente eu já escrevi alguns estudos bíblicos abordando as diferenças entre traduções da Bíblia Sagrada;
Todavia, para não deixar de falar algo importante sobre isso aqui neste estudo, citarei apenas um exemplo de como é importante você ficar atento à versão da Bíblia que usar para pregar a Palavra de Deus.
Antes de tudo, vamos direto ao ponto e comparar o texto de Mateus 9:13 (parte b) em algumas traduções da Bíblia, você provavelmente já conhece este texto, leia:
- KJF: “Ide, pois, e aprendei o que significa isto: Eu quero misericórdia, e não sacrifício; porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.”
- ACF: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”
- NAA: ‘Mas Jesus, ouvindo, disse: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Vão e aprendam o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício.” Pois não vim chamar justos, e sim pecadores. ‘
- NVI: “Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.
- NTLH: ‘Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons. ‘
Notou o trecho em vermelho do versículo que está em falta nas traduções modernas da Bíblia?
A principal mensagem do evangelho é o arrependimento de pecados, a reconciliação com Deus e a santificação (Mc 1: 14-15; Lc 24: 46-47; Rm 5: 8-10; 2Co 5: 17-19; Hb 12:14).
Como pregar a Palavra de Deus se não anunciarmos sua principal mensagem, que é o arrependimento de pecados? (At 17:30)
Você usaria uma Bíblia que tem trechos faltando em seus versículos?
Eu dei apenas um exemplo, mas existem dezenas de outros trechos em falta nas traduções modernas da Bíblia, porém não posso me estender neste assunto aqui, pois não é o foco deste presente estudo.
Ficará difícil pregar a Palavra de Deus de forma inteira se a versão da Bíblia usada não é inteira.
A minha sugestão é usar a versão King James Fiel, que é muito precisa na tradução dos idiomas originais hebraico e grego, e usou manuscritos bons como fonte de tradução, além disso tem um português não tão arcaico.
Se quiser comprar a sua, clique na imagem abaixo (não confundir com a King James Atualizada!):
Se quiser continuar aprendendo sobre este assunto, veja abaixo alguns conteúdos sugeridos que já escrevi.
- 4 Razões porque a KJF é a melhor tradução da Bíblia;
- Comparativo de versículos entre a ACF e a KJF, veja qual usar;
- As verdades por trás das traduções da Bíblia que você precisa saber.
#3 Para pregar a Palavra de Deus com sabedoria, obviamente, leia a Bíblia!
Você precisa gostar de estudar a Palavra de Deus!
Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. (Salmo 1:2 KJF)
Leia a Bíblia diariamente!
Pesquise, estude, reflita, releia, faça perguntas a quem pode te ajudar acrescentando conhecimento e entendimento; leia a Bíblia com a maior frequência que puder e leia de forma organizada.
Veja na imagem abaixo, do Brother Bíblia, um exemplo de como estudar a Palavra de Deus aprendendo-a.
Este livro da lei não se apartará de tua boca;
mas nele meditarás dia e noite, a fim de que possas observar e fazer de acordo com tudo o que nele está escrito, porque então farás próspero o teu caminho, e serás bem-sucedido.
(Josué 1: 8 KJF)
Tenha horários organizados para a sua leitura, e durante este horário, dedique-se exclusivamente para estudo e reflexão na Palavra de Deus.
Caso tenha um smartphone, tente deixá-lo no silencioso e evite ficar vendo notificações à todo momento se usá-lo para fazer pesquisas;
Você vai conseguir entender melhor o texto e memorizá-lo com mais facilidade se tiver concentração total no que está lendo.
Se você quiser aprender como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente, clique na imagem abaixo para conhecer este e-book.:
#4 Se possível, quando for pregar a Palavra de Deus na igreja (por exemplo), construa e leve consigo um esboço de sua mensagem!
Este esboço servirá só para te guiar nos tópicos que vai pregar, pois para não se perder na mensagem, você precisa saber onde está nela, o que vai pregar agora e depois.
Exemplo de esboço de sermão:
- Introdução: contar uma ilustração, um acontecimento atual, relato histórico, estatística, etc. (conquistar a atenção do público no primeiro minuto);
- tópico 1: o que é a fé (Hb 11: 1-3);
- tópico 2: a fé gera relacionamento com Deus (Hb 11:6);
- tópico 3: a fé nos salva (Jo 14: 1-2);
- Conclusão da mensagem: frase marcante, citação de algum outro pregador, autor, pensador, cantar (ou pedir ao ministério de louvor) uma música cujo tema é igual ao da mensagem, etc., o momento final precisa ficar marcante na memória das pessoas.
- Apelo (se necessário, de acordo com desenrolar da mensagem, a hora e o momento).
Nem sempre dá pra seguir as regras do esboço, pois no momento da pregação o Espírito Santo certamente vai te lembrando de outras coisas e dando outro rumo à sua mensagem; mas como é algo imprevisível, você não pode deixar de se preparar!
Seu esboço não deve ter muitas coisas escritas, pois ficar lendo para o público pode ser entendiante; mas ele deve ter só o título principal do que você vai começar a pregar, o conteúdo da pregação mesmo deve estar no seu coração (prática de vida) e na sua mente!
Em seu esboço você deve usar apenas frases curtas que funcionarão como um “gatilho” para te lembrar o tópico que você vai abordar em certo momento.
Evite ficar lendo do esboço o tempo todo porque isso é chato, é bom manter seu olhar focado nas pessoas porque assim você prende a atenção delas em si e vê o que está acontecendo, como elas estão reagindo, e pode contornar certas situações.
Se quiser aprender muito mais sobre como preparar sermões e pregar a Bíblia, conheça o kit para pregadores da Palavra desenvolvido pela Universidade da Bíblia, clique abaixo.
#5 Para entender como pregar a Palavra de Deus com ousadia, será muito útil você decorar versículos!
Além de ter uma vida consagrada a Deus com sinceridade, estudo e memorização da Bíblia Sagrada são indispensáveis para entender como pregar a Palavra de Deus com autoridade!
Eu sei que nem todos conseguem decorar versículos bíblicos com facilidade, e alguns até acham que isso é só para quem tem o dom, mas eu não acho que isto seja verdade.
Obviamente, umas pessoas tem mais facilidade do que outras para decorar versículos, mas dizer que isto é só para quem tem o dom demonstra uma certa preguiça para se dedicar um pouco mais ao estudo da Palavra (é só o meu ponto de vista).
A técnica mais básica para decorar versículos é a repetição e a revisão: quando você lê repetidas vezes um versículo ou revisa o conteúdo que você já estudou, sua memória vai se acostumar com ele com mais facilidade.
Além disso fica mais fácil decorar quando identificamos certas passagens bíblicas com situações reais que vivemos ou vemos acontecer em nossa atualidade; por isso, tente identificar os versículos com situações ou acontecimentos do nosso cotidiano.
Você precisa treinar a sua memória para que ela vá se adaptando a memorizar com mais facilidade, precisa instigá-la a isso;
é como se você estivesse quebrando um gelo pouco a pouco, quanto mais rachaduras ele tiver, mais fácil ficará para quebrar o restante, então quanto mais você treinar e exercitar-se, mais prática vai adquirindo e mais fácil vai ficando.
Óbvio que você tem que ler com atenção, além de entender o que leu, ter conhecimento da situação em volta do versículo.
Como um atleta vai vencer uma corrida ou um jogo de futebol, por exemplo, se ele não treinar duro antes, e estudar as melhores formas de se ganhar o jogo?
Por isso você precisa exercitar sua memória lendo a Bíblia, repetindo os versículos que leu falando-os em voz audível, e revisando o conteúdo que já estudou.
Se quiser ir mais à fundo ainda nisso, conheça e se possível assine o curso de memorização da Bíblia.
Se você ainda não acha a memorização da Bíblia algo tão importante, leia o estudo 8 benefícios de decorar versículos que todo obreiro deve saber.
#6 Para pregar a Palavra de Deus com sabedoria, jamais esqueça-se ou deixe de estudar o contexto bíblico!
Você estará sujeito a cometer erros fatais ao pregar a Palavra de Deus se não estudar o contexto dos versículos que irá utilizar!
Heresias são pregadas na igreja e até praticadas rotineiramente; muitos pregadores tem um entendimento raso, superficial, sem profundidade do texto pregado (Hb 5:12), e até seitas inteiras são criadas devido a falta de estudo do contexto bíblico.
Como pregar a Palavra de Deus com sabedoria, se não estudar-se o contexto bíblico para uma melhor compreensão do texto como um todo?
O presbítero André Sanchez criou uma escola bíblica virtual dedicada exclusivamente ao estudo do contexto bíblico através de vídeo aulas explicativas, abordando toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo.
Centenas de irmãos em Cristo já estão cadastrados e estudando à fundo a Palavra de Deus, assim como eu mesmo.
Caso você também queira conhecer e participar, basta clicar abaixo; é outra excelente ferramenta para pregadores da Palavra de Deus (além de professores da Bíblia, palestrantes, etc.).
Se quiser ler um pouco mais sobre heresias, leia o estudo de Mateus 22:29 e descubra alguns erros que a igreja atual tem cometido por não estudar a Bíblia com entendimento.
#7 Conquiste a atenção do público no primeiro minuto da mensagem!
A introdução da sua mensagem pode definir todo o andamento dela, por isso é muito importante você gastar tempo trabalhando nela.
Geralmente define-se o que será dito na introdução depois que todo o restante da mensagem já está pronto, pois já que você sabe o que vai pregar, poderá trabalhar melhor em como introduzir o assunto (mas isto não é uma regra).
Um método muito utilizado é começar a pregar contando uma ilustração que identifique o seu público com a sua mensagem.
A Universidade da Bíblia tem um ótimo material contendo 2000 ilustrações, esboços e sermões, se puder adquiri-lo, faça-o!
Saiba que toda ferramenta que vai enriquecer sua pregação é bem vinda!
Você também pode começar contando um acontecimento de nossa atualidade que seu público esteja por dentro, e utilizar disso como introdução à sua mensagem, ligando este acontecimento com alguma passagem da Bíblia.
Geralmente o público gosta quando o pregador da Palavra cita referências bíblicas, ligando acontecimentos reais e atuais com passagens da Bíblia Sagrada, mostrando-lhes como a Palavra de Deus é verdadeira na prática!
Por isso, disse e repito, a memorização da Bíblia é muito importante, e vai cair muito bem nessas horas você conseguir falar versículos e até passagens inteiras de cor 🙂
Para ficar ligado nas notícias siga sites evangélicos de notícia como Guia-me, por exemplo.
Quer continuar aprendendo dicas de como preparar sermões e pregar a Bíblia Sagrada?
Entre para nossa lista de leitores, receba mensagens bíblicas e dicas gratuitas em seu e-mail e conheça ferramentas de estudo bíblico também.
Ou ainda, você pode participar do treinamento Pregação de Alto Impacto, da irmã em Cristo Gislene Isquierdo, e estudar como ser um orador eficiente, ajudando a transformar muitas vidas ao pregar a Palavra de Deus com ousadia, autoridade e sabedoria.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15 ACF)
Se este estudo bíblico te ajudou a compreender como pregar a Palavra de Deus melhor, compartilhe-o com outros irmãos em Cristo pregadores da Palavra também, vamos ajudar a levantar uma geração de pregadores maduros, sábios e eficientes, cheios de unção e do Espírito Santo, para a glória de Deus!