Last updated on 06/11/2020
Essa é a questão que permeia a mente de alguns crentes: afinal de contas, é pecado estudar teologia? O que a Bíblia fala a respeito da teologia? Qual a importância do estudo teológico? Os discípulos de Yeshua (Jesus) estudaram teologia? O estudo teológico vem dos gregos pagãos? Não podemos estudar teologia porque “a letra mata”?
É verdade que a Bíblia diz que o saber ensoberbece (1 Cor. 8:1), ou seja, deixa o homem orgulhoso, arrogante, prepotente, “metido“. Portanto, seria por esses motivos que é pecado estudar teologia? A teologia que dizemos na verdade não é bíblica? Vamos examinar isso mais a fundo neste breve texto para descobrir.
O problema com a origem da palavra “teologia”.
Primeiro de tudo, está havendo certa confusão na compreensão de algumas coisas. Não é porque a palavra “teologia” é formada por duas palavras gregas que significa que é uma coisa pagã. É muito superficial dizer que estudar teologia é pecado só por causa disso. Também é imaturo dizer que este estudo é uma criação dos filósofos gregos antigos, não tementes a Deus, sem considerar o que estudamos na teologia hoje. Além do mais, precisamos entender o sentido real, e especialmente na prática, do que é estudar teologia, e o que fazemos hoje quando falamos disso.
Em resumo, teologia é, basicamente, o estudo de Deus. Existe a teologia correta, a bíblica, e existe a teologia manipulada, tendenciosa, equivocada, mista, deturpada. Nesta última sim estão os verdadeiros problemas. E as vezes usamos dela sem perceber, devido certos ensinamentos e interpretações tradicionais que circulam entre nós.
É pecado estudar teologia porque não existia o estudo teológico no Antigo Testamento bíblico?
Para quem náo sabe, ou náo está prestando atenção nisso, os profetas do AT estudavam numa escola de profetas. Podemos imaginar isso como o primeiro seminário teológico da história. E é claro que eles tinham como fonte de estudo a Lei do SENHOR que fora dada por meio de Mosheh (Moisés), além de suas revelações, assim como nós temos como fonte a Bíblia Sagrada hoje, que é nada mais nada menos do que a compilação dos Escritos Sagrados que Yahweh revelou ao longo da história aos seus servos.
No tempo do profeta Elisha (Eliseu) foi o auge inicial destas escolas de profetas, que ficavam em vários lugares. Para saber mais, consulte estes textos: 2° Reis 2:3,5,7,15; 4:1,38; 5:22; 6:1ss.
Nestes textos, “filhos dos profetas” se refere aos discípulos dos profetas. Algumas traduções bíblicas até adotaram este termo para destacar melhor a quem o texto se refere.
Em Betel os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e perguntaram… (NVI 2Rs 2:3)
Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram,,, (2Reis 2:3 ARA)
“Discípulos dos profetas”, ou “filhos dos profetas”, portanto, se referia a todos aqueles que estavam aprendendo teologia em Israel. Ou seja, todo aquele que estudava acerca de DEUS e se dedicava ao ministério profético. E isso envolve, claro, o ensino da palavra do SENHOR em Israel.
As escolas de profetas tiveram seu início ainda nos tempos antes do profeta Elisha. O próprio Shamuel já iniciara este “trabalho” de ensino bíblico em Israel. Ele mesmo já tinha alguns profetas discípulos sob seus cuidados; veja 1° Samuel 19:20,24.
É óbvio que o termo “teologia” não existia, ou não era usado naquela época entre eles.
Este termo faz parte da língua portuguesa, que veio a existir séculos e mais séculos depois. Foram “emprestadas” duas palavras gregas para escrever este termo em português, “Theo”, que significa “Deus, o Ser supremo, o Soberano, Criador, Todo Poderoso”, e “logia”, que é “estudo, raciocínio, lógica, palavra, discurso”.
Portanto, lá no Israel antigo havia o estudo da palavra do Soberano, assim como para nós hoje.
Trata-se da mesma atividade, apenas usamos o termo na língua portuguesa, que veio do grego, para explicar tal atividade. No entanto, existem ensinamentos deturpados ou tendenciosos na teologia ensinada hoje em certos lugares e por algumas pessoas. Além disso, também há sincretismos, coisas não naturais da cultura e teologia bíblica que se misturaram à nossa fé e cultura, e pensamos ser verdade. Porém, mesmo no Israel antigo havia certas deturpações da palavra de Deus (vide 2 Pe. 3:15,16).
Logo, é pecado estudar teologia? É claro que não! Pecado é deturpar a teologia bíblica verdadeira e pregar mensagens tendenciosas. Além do mais, pecado é ser negligente ou relapso nos estudos e pesquisas, e consequentemente pregar heresias ou deturpações doutrinárias/teológicas, devido o conhecimento superficial e infundado.
Os discípulos do Senhor estudaram teologia?
O próprio apóstolo Paulo declara, indiretamente, ter estudado teologia no seu tempo também. Isto é, ele foi ensinado no caminho de DEUS em uma espécia de escola teológica-doutrinária por um mestre (professor, rabino) muito conhecido de sua época: Gamaliel (At 22:3).
O que isto quer dizer? Quer dizer que havia escolas rabínicas em Israel, em vários lugares. Isto é o mesmo que dizer dos seminários teológicos que temos em nossa atualidade: foco no ensino a respeito de DEUS.
É claro que nem todos os discípulos tiveram condições de ter uma formação adequada nas escolas rabínicas na época do Senhor. Assim como hoje também muitos de nossos irmãos não tem condições de ter uma formação teológica em seminários.
No entanto, isto não quer dizer que eles não estudavam a palavra do SENHOR também. Eles estavam sempre no templo e nas sinagogas, ouvindo, prestando atenção na palavra de Deus e aprendendo. Do contrário, jamais Simão seria capaz de pregar um sermão citando tantas passagens bíblicas decoradas como ele fez em Atos 2:14-36. Além disso, como os líderes religiosos reconheceriam a sabedoria deles para anunciar a palavra, se antes eles não tivessem prestado atenção e procurado aprender, ouvindo atentamente os ensinamentos de nosso Senhor? (At 4:11)
Essas escolas do primeiro século funcionavam nas sinagogas, assim como hoje muitos seminários funcionam nas instalações dos templos das igrejas. Nessas escolas rabínicas eles estavam estudando o que hoje conhecemos como teologia, que envolve todo conteúdo relacionado a Deus e à sua palavra.
Você também pensava que estudar teologia é pecado? Ou estava em dúvida?
Ou mesmo depois de ler essa reflexão você ainda não mudou de ideia? Compartilhe seus conhecimentos conosco nos comentários aqui abaixo.
Do contrário, se você se sente pronto(a) para estudar teologia, e se você quer estudar, aqui vão algumas sugestões:
- Programa teologia para todos, por Universalidade da Bíblia.
- Teologia Bíblica Na Prática: Um Guia Para A Vida Da Igreja, por Michael Lawrance.
- Como estudar a Bíblia: O que você precisa entender para ler e entender as escrituras sagradas; por John MacArthur.
- Instituto de estudos bíblicos de Israel.
7 Comments
Eu vim aqui tirar minha dúvida, agora vi qui a teologia não vem de Deus. A verdade e qui o espírito santo, nois ensinar a verdade, eu fiquei muito encomendado sobre esse negócio de teologia, andei pesquisando aqui si te isso, aí mim dei conta qui e errado, por quer pagam pra pregar, por quer tem esse curso.
Se possível for, entrem ou entremos num programa de quebrantamento, oração e jejum seco para santificar-se no SENHOR, buscando com intensidade ter intimidade com o Espírito Santo de DEUS. E pergunte a DEUS, ó TODO-PODEROSO: “Deus, o SENHOR aprova que eu faça o estudo da teologia?” “Deus, o SENHOR aprova que eu continue com o ensino da teologia?” “Deus, o SENHOR aprova que eu renuncie a teologia?”
“All flesh is as grass,
And all the glory of man as the
flower of the grass.
The grass withers,
And its flower falls away,
But the word of the LORD endures
forever.”
in, (1Pet 1:22-25)
Believe!
A paz do nosso SENHOR Cristo Jesus, a todos crente e a vós outros.
A minha opinião e conselho é, aprenda a palavra de DEUS com o próprio DEUS, o Filho e o Espírito Santo: seguindo a Jesus Cristo.
“Take My yoke upon you and learn from Me, for I am gentle and lowly in heart, and you will find rest for your souls.”(Matt.11:29)
“I am the way, the truth, and the life. No one comes to the Father except through Me.” (John.14:6)
Eu creio que Jesus é o Cristo e é nascido de Deus; apesar das minhas falhas me esforço dia-após-dia a amar o meu próximo e agradar a DEUS para viver conectado nEle (João15:4; 1João 5:1-12) e herdar vida eterna. Eu creio que somente o Espírito Santo pode confortar-nos e ensinar-nos todas as coisas (João 14:26), porque ninguém conhece a Deus se não o Espírito de Deus (1Coríntios 2:9-10) e o mesmo Espírito de Deus é apto para pessoalmente nos dar resposta a toda as coisas por intermédio dos bons espirituais (1Coríntios 12:1-31) que nos é dado de forma gratuita da parte de Deus e que é aperfeiçoado ao viver uma vida de renúncia (Lucas 2:23; Mateus 19:21) e de santidade (1Pedro 1:16; Levítico 11:44-45; 19:2; 20:7).
Relaxado, conformado e limitado está aquele que somente depende da ciência para tudo!
“Esforcemo-nos para herdar o reino dos céus; revestindo-se de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo!” (Mat.10:24;11:12; Efésios 6:11) …
Amigo com todo respeito! Teologia não vem de Deus ! Deus não mandou e nem seu filho Jesus Cristo os cristãos fazerem teologia! Já li a Bíblia 10 vezes e não encontrei em nenhum lugar da Bíblia Jesus ensinando teologia ou mandando os discípulos fazerem ou pregarem teologia, se não a própria Bíblia revelada pelo próprio espírito santo que foi quem a revelou para aqueles que escreveram a mesma !
Carmos obrigado por comentar. Quando eu revisar este estudo mudanças significativas deverão acontecer. Abraço.
Certamente, não vem de DEUS mesmo.
parabens pelo excelente artigo, voce poderia por favor publicar uma artigo sobre a biblia almeida ediçao contemporania, quero indicar alguns site para pesquisas,WWW.JULIOSEVERO.BLOGSPOT.COM/ http://WWW.CONSERVAPEDIA.COM , fiquem na paz de jesus nosso salvador e rei.