É engraçado o que o mundo pensa e fala sobre prosperidade e o que a Bíblia diz sobre isso, pois ambos se opõe. A prosperidade do mundo, embora tenha abundância de riquezas, deixa seu possuidor vazio. A prosperidade da Bíblia porém, é plena, que torna o homem completo em qualquer circunstância, além de também abordar a abundância de bens materiais. Porém este último é uma mera consequência da prosperidade interior, do relacionamento correto com Deus. Veja neste estudo bíblico sobre prosperidade como ser feliz e próspero, sendo você rico ou não.
Como encontrar a prosperidade da Bíblia?
Em um versículo já muito conhecido encontramos como ser verdadeiramente prósperos, veja:
“Este livro da Lei não se apartará da tua boca; mas nele meditarás dia e noite, a fim de que possas observar e fazer de acordo com tudo o que nele está escrito, porque então farás próspero o teu caminho, e serás bem-sucedido.” (Josué 1:8 BKJFiel)
Como você pode ver nessa citação, três coisas farão que seja natural nossa prosperidade:
- Ler e meditar na palavra do SENHOR de dia e de noite;
- Fazer de acordo com tudo o que no livro do SENHOR é ensinado;
- Que as palavras do SENHOR jamais se apartem da nossa boca!
É interessante notar que a prosperidade oriunda de amar, ler, meditar e praticar a palavra do SENHOR também se encontra em outro trecho muito conhecido da Bíblia. Veja:
“Mas [o justo tem] o seu prazer está na Lei do SENHOR, e na sua Lei medita de dia e de noite. E ele será como uma árvore plantada junto aos rios de água, que produz seu fruto em sua estação; sua folha também não murchará; e tudo aquilo que ele faça, prosperará.” (Salmo 1:2,3 BKJFiel)
Una isso à primeira parte deste Salmo, que é eliminar de seu convívio as más companhias, e estarás alcançando a verdadeira prosperidade da Bíblia!
Jesus dá conselhos indispensáveis a respeito da verdadeira prosperidade.
Ele propôs uma parábola, dizendo:
“A terra de certo homem rico lhe havia produzido uma abundante colheita, e pensava consigo, dizendo:
– ‘Que farei? Pois não tenho onde armazenar minhas colheitas.’
Então disse:
– Isto farei: derrubarei meus celeiros e construirei uns maiores onde possa armazenar todo o meu grão e meus bens, e direi à minha alma: ‘alma minha, muitos bens tens armazenado para muitos anos; repousa, come, bebe e desfruta’.
Mas Deus lhe disse:
– Insensato! Esta noite demandam tua vida, e isto que preparaste para quem será?
Assim é o que acumula tesouros para si e não é rico para com Deus.” (Lucas 12:16-21 Bíblia Peshitta)
É claro que não há mal algum em ser próspero financeiramente. Na verdade a Bíblia até mesmo recomenda que o homem desfrute dos bens conquistados através de seu trabalho. Veja:
… que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é a dádiva de Deus. (Eclesiastes 3:13b BKJFiel)
Como visto então, prosperidade é dom de Deus. E outro versículo, ainda, diz que Deus ama a prosperidade dos seus servos. Leia:
Que o SENHOR seja magnificado, porque tem prazer na prosperidade do seu servo. (Salmo 35:27b BKJFiel)
O grande problema abordado na Bíblia é depositar a confiança nas riquezas, e não no Deus vivo!
Veja nestes versículos abaixo, por exemplo, o que a Bíblia fala sobre um homem rico e como ele deve agir:
Manda aos que são ricos neste mundo que não sejam altivos, nem confiem na incerteza das riquezas, mas no Deus vivo, que abundantemente nos dá todas as coisas para deleites;
que façam o bem, que sejam ricos em bons trabalhos, prontos a repartir, dispostos a se comunicar;
que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. (1 Timóteo 6:17-19 BKJFiel)
Tendo tal caráter e um coração temente a Deus, não há problema algum em ser rico. Muito pelo contrário, suas riquezas serão ferramentas para fazer o bem e honrar a Deus.
Veja porém, o que geralmente acontece àqueles que desejam ser ricos no sentido de depositar a confiança de seu coração em suas riquezas:
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências tolas e nocivas, que submergem os homens na destruição e perdição.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1ª Tim. 6:9-10 BKJFiel)
Além disso, o maior dos problemas de se confiar nas riquezas e com isso desprezar a Deus é relatado pelo Senhor Jesus. Ele diz:
Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! (Marcos 10:24 BKJFiel)
Para finalizar, nosso Senhor também ensinou a respeito da falsa e ilusória prosperidade, dizendo:
“Que proveito obterá um homem se ganha o mundo inteiro, mas perde sua alma ou prejudica a si mesmo?” (Lucas 9:25)
Não nos iludamos com falsas prosperidades. Sejamos prósperos para com Deus antes de tudo! A prosperidade da Bíblia traz saúde, vida e paz.
Leia a Bíblia! Ame a palavra do SENHOR. Pratique a palavra do SENHOR e fale dela constantemente!
“Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro, e com ele problemas … A bênção do SENHOR enriquece, e ele não acrescenta dores.” (Provérbios 15:16; 10:22 BKJFiel)
Você tem escolhido ser próspero para com Deus ou tem almejado continuamente a prosperidade do mundo? Compartilhe essa mensagem!
Você pode aprender a ser próspero extraindo diversas lições da Bíblia Sagrada. O livro Salomão, o homem mais rico que já existiu, de Steven K. Scott, aborda os provérbios bíblicos em busca de sabedoria para ser prospero tanto pessoalmente como financeiramente.
One Comment
excelente artigo, muito edificante para reflete no mundo em que vivemos eu ja compartilhei, compartilhe voce tambem com seus irmaos em cristo , fiquem na paz de jesus nosso salvador e rei.