Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?

quando a bíblia foi dividida em capítulos e versículos

Você sabia que antigamente a Bíblia não tinha capítulos e versículos? Isso até certo ponto era bom, porque dessa forma os discípulos deveriam decorar melhor as Escrituras Sagradas. É por isso que as vezes lemos na Bíblia frases como “o lugar em que estava escrito”, “o lugar da Escritura que lia”, “como também diz em outro lugar”. Pois as referências bíblicas não tinham um “endereço” certo (veja Luc. 4:17; At 8:32; Heb. 5:6). Mas quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos e quem fez isso? De forma simples vamos abordar isso aqui.

A divisão de capítulos e versículos da Bíblia foi criada para facilitar a tarefa de citar as Escrituras. Veja um exemplo próximo de como eram lidas as Escrituras nos tempos do Senhor.

pergaminho/manuscrito com a Bíblia nas Escrituras hebraicas
Foto por cottonbro em Pexels.com

Stephen Langton, professor da Universidade de Paris e mais tarde arcebispo da Cantuária, dividiu a Bíblia em capítulos em 1227.

Stephen Langton publicou uma versão da bíblia em latim (Vulgata) com sua nova divisão de 1189 capítulos, sendo 929 no AT e 260 no NT. Essa divisão de capítulos e versículos da Bíblia dura até hoje.

A versão da Bíblia de Langton ficou conhecida como a Bíblia Parisiense. Mais tarde, em meados do século 16, a Bíblia de Lutero, publicada em 1534, foi impressa com essa divisão.

Maquete de gesso de Stephen Langton por John Thomas no Canterbury Heritage Museum
Maquete de gesso de Stephen Langton, por John Thomas no Canterbury Heritage Museum

Robert Estiénne, conhecido como Stephanus, impressor parisiense, acrescentou a divisão em versículos em 1551.

Felizmente, estudiosos judeus, desde aquela época, adotaram essa divisão de capítulos e versículos para o Antigo Testamento.

Primeiro Stephanus reeditou uma divisão feita por Pagnino de Lucca, um monge dominicano que, em 1541, havia repartido a Bíblia em 1527 versículos. Estiénne retocou os versículos do AT e reelaborou todo o NT. A Bíblia então foi dividida em 31.102 versículos, sendo 23.145 no AT e 7.957 no NT.

Stephanus foi um homem erudito, conhecedor do latim, do grego e do hebraico, que se empenhou em revisar e editar uma versão crítica da Vulgata, a Bíblia latina de Jerônimo. Nestas edições da Bíblia, apontava erros de manuscritos, de tradução, entre outras notas. Você pode ler o NT grego dele no site textusreceptusbibles.com.

Retrato de Robert Estienne, por Rijksmuseum.

Você sabia da história de quando e como a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos? Isso facilitou muito a nossa vida. Mas será que se não houvesse essa divisão nos esforçaríamos mais para decorar as Escrituras?

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11 ACF)

Na verdade, a divisão da Bíblia em capítulos e versículos tornou ainda mais fácil a memorização dos versículos, não é mesmo?! 🙂

O programa de Memorização Bíblica da Universalidade da Bíblia ensina diversas técnicas para decorar as Escrituras. Se tiver interesse, conheça-o.

memorização bíblica curso
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

4 comentários em “Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?”

  1. ESTUDO BÍBLICO MUITO INTERESSANTE. COM MUITO VALOR HISTÓRICO E PEDAGÓGICO. MUITO OBRIGADO.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.