Não há quem não passe aflições nessa vida, não é mesmo?! Mas ficarmos nos prendendo nelas e nos fecharmos em “nosso mundinho” pode nos trazer muitos perigos.
Os pensamentos negativos tendem a piorar e muito a nossa qualidade de vida, nos cegando e nos fazendo cair nos perigos descritos logo aqui abaixo.
A baixo estima é um dos grandes males do século, que muitas vezes é desnecessária.
Talvez você mesmo já tenha caído em alguns dos perigos descritos aqui em certos momentos de sua vida, portanto, leia com atenção cada um e a solução logo a seguir.
#1 São tão graves assim meus problemas?
Ficar preso em nosso mundo interior e nos pensamentos negativos nos faz achar que a realidade é só o que está acontecendo à nossa volta, e ficamos imaginando muitas coisas ruins e que, se compararmos com a realidade geral e verdadeira, veremos que são imaginações e especulações inúteis.
#2 Me afligir tanto resolverá o problema?
Por estarmos “presos” somente à nossa realidade momentânea (e as vezes até imaginária), nos afligimos muito quando temos que encarar certos problemas que temos dificuldades de resolver sozinhos, e se afligir geralmente não resolve nada 😐
#3 Ficar se queixando tanto vai ajudar?
Quando nos prendemos à nossos problemas temos a tendência de ficar murmurando/se queixando, e achamos que passamos pelos maiores problemas do mundo. Você também já agiu assim?
#4 Meus pensamentos negativos são realmente a realidade do que está acontecendo?
Por não enxergarmos uma realidade além da que “nosso mundinho” e nossos pensamentos negativos nos prenderam, não conseguimos entender que tais problemas ou dificuldades farão amadurecer nosso caráter, nos trazendo mais experiência e entendimento no futuro.
#5 Ninguém neste mundo sofre mais do que eu!
Presos em nossos pensamentos negativos, não enxergamos que outras pessoas passam por problemas muitas vezes maiores que os nossos, e que poderíamos até ajudá-las e assim livrarmo-nos de um pouco da carga que carregamos quando nos fechamos.
#6 Ficar se vitimizando realmente vai trazer a solução? Duvido!
Ao nos fecharmos em nosso mundinho e ficarmos nos fazendo de vítimas e de coitados o tempo todo, querendo que todos sintam dó de nós e vejam a nossa dor, tornamo-nos ingratos, pois ficamos cegos e não atentamos para as coisas boas que já temos recebido, das quais muitas outras pessoas precisam, mas não tem.
“Como me livrar de pensamentos negativos então?”
4 Conselhos bíblicos para se livrar dos pensamentos negativos de uma vez por todas!
#1 Comunique-se com Deus!
A primeira forma de se livrar dos pensamentos negativos é também a mais óbvia, isto é, não se feche!
A comunicação funciona como um verdadeiro remédio para curar muitas de nossas aflições interiores.
Como escrito em Filipenses 4:6, devemos nos comunicar com Deus através da oração e confiar que Ele nos ajudará e não nos deixará faltar o que PRECISAMOS!
Mas é necessário antes orar!
E se por acaso você já está pensando que Deus já sabe de tudo, e que nem precisava de você falar qualquer coisa com Ele, eu te digo: como então você iria amadurecer num relacionamento vivo e de intimidade com Deus, se não se comunicar com Ele?
Deus quer criar um relacionamento de Pai para com seus filhos, por isso é importante você se abrir com seu Pai sobre tudo que te aflige e continuar procurando ajuda!
Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te dará a luz. (Efésios 5:14b KJF)
#2 Comunique-se com as pessoas também!
Como escrito em Romanos 12:13, devemos nos comunicar com nossos irmãos em Cristo em nossas necessidades, para que recebamos ajuda e não levemos toda a carga de nossos problemas sozinhos.
“Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;” (Romanos 12:13 ACF)
Ao nos fecharmos e ficarmos encarando todos os problemas sozinhos, achando que ninguém pode nos ajudar, corremos o risco de nos destruir, ou passar por muito mais aflições para resolver nossos conflitos.
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor recompensa por seu trabalho.
Porque se eles caírem, um levantará o seu companheiro;
mas ai do que estiver só quando cair, porquanto não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4:9-10 KJF)
À partir dos versículos acima notamos o quanto é importante mantermos um bom relacionamento com Deus e com as pessoas durante nosso dia a dia, a fim de que recebamos ajuda em tempo oportuno, quando mais precisarmos.
Mas se você for pra sempre uma pessoa ranzinza que vive se queixando de tudo, quem vai suportar ficar perto de você? Não foi por serem assim que muitos israelitas morreram no deserto sem alcançar as bênçãos prometidas por Deus? (Ler 1 Coríntios 10:10)
Portanto, não se feche! Procure alguém para te ajudar também!
“Mas eu quero que Deus me ajude, eu quero ver milagres!”
Que tal deixar Deus trabalhar da maneira dele, e não da sua?
O SENHOR quer plantar valores em nós, por isso é da vontade dele que ajudemos uns aos outros e que procuremos ajuda uns dos outros também, sabia disso?!
Jesus nos ensinou isso quando lavou os pés dos discípulos em João 13: 13-16.
Se você enxergar que outras pessoas também estão passando por problemas (as vezes maiores que os seus), e mobilizar-se para ajudá-las, se sentirá mais aliviado com isto.
“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6:2 ACF)
#3 Viva de bom humor! Isto te ajudará a resolver seus problemas com mais calma.
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4 NVI)
A pessoa mal humorada tende a se aborrecer fácil e a afastar outras pessoas de si, não é verdade?!
Quem fica perto do mal humorado por muito tempo acaba ficando mal humorado também.
O mal humorado se aborrece e se estressa com mais facilidade diante de seus problemas, e como geralmente ninguém gosta de ficar perto dele, ele não terá a quem recorrer quando precisar de ajuda, o que o tornará mais mal humorado ainda.
Além disso, quando ele vê que ninguém o está ajudando, acaba ficando cego pra enxergar que o seu mal humor afasta as pessoas de si, e põe a culpa de tudo nos outros, reclamando que ninguém se dispõe para ajudá-lo.
Por isso seja bem humorado durante seu dia a dia e ria com frequência.
Seja uma pessoa agradável aos outros e aproxime boas amizades de si, pois um vai ajudar ao outro quando passarem por dificuldades também.
Lembre-se que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17).
#4 Reavalie-se e direcione seu foco para a solução!
Por último, mas não menos importante, não concentre-se unicamente nos seus problemas, enxergando somente o tamanho deles. Mas acalme-se, sente-se e avalie-se, examine toda situação e comece a se organizar.
Veja o que você pode fazer atualmente para resolver seus problemas, e faça o que estiver ao seu alcance.
Corte o que é opcional em favor de conquistar o que é necessário.
Se preciso, peça ajuda de pessoas com quem você pode contar, como já foi dito aqui neste estudo.
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17:17 ACF)
Espero que este simples estudo bíblico tenha lhe ajudado e trazido um pouco de conforto ao seu coração.
Tenho certeza que se colocar algumas dicas abordadas aqui em prática se sentirá melhor.
Compartilhe este estudo com pessoas que também estejam precisando de uma mensagem de conforto e bons conselhos. Abençoe alguém você também!
Não se esqueça de deixar seu comentário mais aqui abaixo.
Aprenda como desfrutar de uma verdadeira transformação em sua vida através da Palavra de Deus!
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12 ACF)
14 Comments
Amém! Foi de Deus lê este conteúdo obrigado Deus por falar comigo …