Last updated on 21/03/2023
“E não vos conformareis a este mundo, mas transformai-vos por meio da renovação da vossa mente, e discirnais qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2 Bíblia Peshitta BV Books). Neste estudo bíblico veremos algumas dicas de como colocar as orientações deste versículo em prática.
Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui. Leia este estudo em inglês aqui.
Romanos 12.2 é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia Sagrada. Mas como podemos tornar essas palavras uma realidade em nossa vida?
Para simplificar, podemos enumerar a sequência de acontecimentos práticos desse versículo assim:
- Não se conformar com o mundo, isto é, não assumir a forma de sua mentalidade;
- Se permitir ter uma mente renovada por Deus;
- Entender qual é a vontade dele e
- Transformar-se!
Em suma, somos chamados a sair das teorias e partir para a prática! Temos nós, portanto, tido uma vida transformada ou conformada?
O que é a transformação de Romanos 12.2?
Nas traduções gregas dos escritos dos discípulos do Senhor, a palavra para “transformar” é “metamorphoó” (μεταμορφόω), de onde vem “metamorfose“, ou seja, mudança de forma. Ela aparece apenas 4 vezes nos textos gregos1.
Além de Romanos 12.2, “metamophoó” também aparece na transfiguração do Senhor, em Mateus 17:2 e Marcos 9:2-3. Aqui vemos que o ele literalmente muda de forma física/corpórea diante dos discípulos, e isso nos deixa uma lição muito interessante. É que, assim como o Mestre transforma-se/transfigura-se da figura humana para a divina (de filho de Deus), assim também nós somos convidados a nos transformar de nossa velha natureza humana e pecaminosa para nos revestirmos do novo homem, criado para ser à imagem e semelhança de Deus, a exemplo de Seu filho (cf. Ef 4:17-24).
Por fim, a última vez que lemos “metamorphoó” no texto grego é em 2 Coríntios 3:18, que diz:
Nós todos, agora, tendo a face descoberta, contemplamos em um espelho a glória de ADONAI; na mesma imagem nós estamos sendo transformados, de glória em glória, como por ADONAI2, a inspiração3.
(2ª Coríntios 3:18, nossa adaptação do texto grego)
Quando nos inspiramos puramente em Deus e com isso obedecemos Sua palavra, somos transformados na imagem Dele cada vez mais, e isso faz refletir em nós Sua glória também.
Mas como tudo isso acontece na prática?
Vamos compartilhar agora alguns ensinamentos para que a transformação mencionada em Romanos 12.2 torne-se algo prático na vida.
1. Veja também nosso estudo: O texto grego do “Novo Testamento” e suas origens.
2. Veja o significado de “ADONAI” no Projeto Bíblico Ezra (biblia.pro.br).
3. A grande maioria das traduções bíblicas verteram este trecho como “o Senhor, o Espírito”. No entanto, procuramos recuperar a conexão da palavra com seu significado original. Veja o estudo “Significado de ‘espírito’ na Bíblia” para mais detalhes.
1) O arrependimento é o primeiro passo para a transformação!
Não poderia haver outro passo mais importante do que este!
Para não nos conformarmos com este mundo, ou seja, não refletirmos a forma pecaminosa dele, precisamos antes da experiência de arrependimento de pecados contra Deus! Isso é tão importante que foi praticamente a primeira mensagem que nosso Salvador começou a pregar em seu ministério; vide Marcos 1:14,15.
Essa foi a primeira experiência que eu, particularmente, tive com Deus também. Pois, em certa ocasião, percebi que eu amava mais as paixões deste mundo, do que Aquele que criou a minha vida! Aliás, tenho como referência disso um versículo também presente na carta aos romanos, no capítulo 1, v. 25.
Logo, uma vez tendo percebido isso, procurei por conhecimento bíblico para saber como eu poderia ajustar minha vida de modo que agradasse ao meu Criador. Foi aí que comecei a ler a Bíblia Sagrada todos os dias4.
Então, ao decidir dedicar minha vida para Deus e abandonar as idolatrias, comecei a ler os ensinamentos de nosso Senhor e Mestre, Yeshua (“Jesus“), pois ele é o caminho que nos leva para Deus (Jo 14:6).
A cada nova leitura da Bíblia, a cada conhecimento adquirido, eu ia comparando isso à minha vida e procurando em que eu deveria mudar. Foi assim que a transformação foi acontecendo! (cf. Sl 119:9).
4. Veja também o estudo “Por onde começar a ler a Bíblia“, ou “Como ler a Bíblia com entusiasmo todos os dias“.
2) A transformação é ser uma nova criatura!
De modo que todo o que está no Cristo, é nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo chegou a ser novo por meio de Deus…
(2ª Coríntios 5:17-18a Bíblia Peshitta BV Books)
Ora, em Romanos 12.2 somos convidados a transformar nossa própria vida através da renovação de nossa mentalidade. Tornar-se uma nova criatura é o resultado direto dessa transformação!
Tornar-se uma nova criatura é a prova de que nós não estamos mais nos conformando a este mundo. É a prova de que a renovação da nossa mente está ganhando vida, e de que estamos nos transformando por meio da palavra de Deus!
Mas observe que, sem o passo 1, que é o arrependimento sincero de pecados, é impossível que o passo 2 aconteça. Porque, como poderíamos ser transformados por Deus, se não fizemos as pazes com Ele? Aqui podemos complementar nossa abordagem com o texto de 2ª Co 5:18-20.
Ora, se queremos ser transformados e nos tornar uma nova criatura, mas temos dificuldade em sentir arrependimento por nossas culpas, precisamos pedir a Deus que nos conceda o arrependimento, porque Ele é quem o dá! (cf. 2ª Tm 2:25,26)
Mas devemos nos lembrar que somente pelo conhecimento da palavra do Senhor é que reconheceremos os nossos pecados, como ele disse, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo. 8:32). Por isso, nós precisamos dedicar tempo de oração e estudo da Bíblia!5 Esse é o caminho para sermos transformados.
5. Veja também: Porque estudo bíblico e oração devem ser praticados juntos.
3) Seja transformado, e não volte atrás!
De modo que se vós ressuscitastes junto com o Cristo, buscai as coisas do alto, onde o Cristo está sentado à destra de Deus.
(Colossenses 3:1-3 Bíblia Peshitta BV Books)
Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra,
porque vós morrestes, e vossa vida está escondida com o Cristo em Deus.
É claro que a transformação não ocorrerá de uma hora para outra. Não é simplesmente dizer que agora crê em Deus, e em seu Filho, que já se está liberto de tudo e se é transformado(a). Pois o reconhecimento inicial de nossas transgressões contra Ele é o primeiro passo para iniciarmos nosso processo de transformação por meio de Sua palavra.
É justamente por isso que Paulo diz “concentrem a mente nas coisas do alto”, ou seja, mantenham seus pensamentos em Deus. Estejam em contínuo processo de aprendizagem com Ele!
Após dizer isso em Colossenses 3, o emissário (apóstolo) do Senhor dá várias orientações práticas no restante do capítulo para o crente se conduzir na vida. Mas eu vou deixar essa leitura como tarefa de casa para você, ok?! 🙂
Agora observe como todos os passos abordados aqui estão interligados entre si:
- Arrependimento: a primeira coisa que acontece na mente para dar abertura à transformação;
- Ser nova criatura: se permitir ser transformado(a);
- Manter o pensamento em Deus: a transformação acontecendo continuamente!
Leia também 3 maneiras de ocupar a mente com as coisas de Deus.
A transformação de Romanos 12.2 só acontecerá na vida de quem se dispor para isso!
Conselhos como esse que Paulo deu em Romanos 12.2, podem ser encontrados em vários outros trechos da Bíblia Sagrada, por exemplo:
Portanto, afastai toda a maldade, todo engano e hipocrisia, inveja e difamação, e sejais como bebês recém-nascidos que desejam a palavra como leite puro e espiritual, para que vos fortaleceis mediante ela para salvação.
(1ª Kefa [1Pe] 2:1-2 Bíblia Peshitta BV Books)
Quando estudamos a palavra do Senhor continuamente e nos deixando transformar por cada novo aprendizado, refletimos também a glória de Deus (vide Sl 119:97).
Portanto, se você realmente quer ter a mente renovada e a vida transformada por Deus, precisa gostar de ler e estudar a Bíblia Sagrada! (cf. Sl 1:2)
Continue estudando a Bíblia conosco pelo Telegram (@bibliaseensina), ou pelo WhatsApp (bit.ly/wabse) conosco!
84 Comments
Glória a Deus que ensinamento maravilhoso amei
Maravilha muito bom
Uau!!! Muito bom!
Estudo glorioso.
Entreguei minha vida a Cristo Jesus em outubro de 1986, desde então, nos primeiro 4 anos passei por serias provações por AMOR A ELE (JESUS), a ponto de ser expulsa de 4 casas de familiares.
O tempo passou e aos 18 anos casei tive 3 filhos (sendo 2 moças e um rapaz). Passei 28 anos na Assembléia de Deus e há 6 estou na Igreja da Graça, meu esposo veio um tempo ficar no atual Ministério onde estou, mas depois voltou para Assembléia.
Gosto muito de onde estou mas queria muito ele ao meu lado e por outro lado ele (meu marido) pede para eu voltar de onde sair.
Ah como eu queria um conselho nesse assunto, visto que as minha filhas casaram e permanece com Cristo, enquanto meu filho se afastou de Cristo cerca de 10 anos, esse meu filho passou em um concurso publico, foi trabalhar em uma outra Cidade. na minha casa só mora eu e meu esposo, TENHO UM ARDENTE DESEJO DE FAZER A OBRA DE DEUS, mas meu marido nesse assunto é bem pacato. Gostaria de um conselho, ou se não for possível me inclua em suas orações.
Oi Maria Aparecida, a paz do Senhor Jesus. Este tema é realmente difícil aconselhar porque envolve relacionamento teu com teu esposo então um conselho errado pode te prejudicar. Com relação ao seu marido ser “pacato”, como você falou, acredito que isso resolve-se com oração, apresentando tal situação a Deus, além de diálogo com ele, não com intenção de o criticar por isso, mas conversa sadia para os dois aprenderem juntos um com o outro, saberem o que pensam melhor e comparar com as palavras de Cristo na Bíblia Sagrada, e juntos irem se corrigindo. As vezes porém, a gente pensa que não estamos fazendo a obra de Deus devido o outro ser de determinado comportamento, mas se cavarmos um pouco mais fundo em nosso coração nos examinando, talvez veremos que a iniciativa e a mudança mesmo deve partir de nós primeiro.
Com relação a vocês estarem em igrejas diferentes, eu não posso determinar o que você deve fazer, geralmente a maioria das pessoas pensam que a mulher deve seguir ao seu marido, mas cada caso é uma situação diferente, então não tenho como te orientar mais diretamente nisso. A minha experiência foi a seguiinte: eu já estava a alguns anos caminhando na Assembleia de Deus, e ao conhecer minha esposa, da igreja Batista, estranhei muito os cultos por aqui e o comportamento um tanto diferente dos irmãos até no jeito de falar. Eu achava que não tinha como mesmo eu sair da Assembleia de Deus para entrar numa igreja Batista devido, digamos, o ritmo de culto diferente. Mas algo começou a me intrigar, pois ouvindo as mensagens bíblicas da igreja batista eu pude concluir algo: estão pregando o mesmo Deus, a mesma bíblia, o mesmo evangelho, o mesmo Senhor Jesus, por que eu estou estranhando tanto? Eu deveria?
Então uma vez um pastor batista foi pregar na Assembleia de Deus de onde eu era, e no meio da mensagem ele disse uma frase parecida com essa: qual é a sua maior “paixão”, é ser assembleiano, ser batista, ser bola de neve, metodista, ou é ser filho de Deus?
Foi um desafio para mim ouvir tal mensagem, e eu aos poucos fui percebendo que na verdade eu estava sendo um tanto religioso na minha caminhada cristã, eu estava sendo um “crente denominacional”. Então através do estudo continuado da Palavra de Deus essa religiosidade foi sendo quebrada dentro de mim e hoje eu consegui me adaptar melhor, tendo foco mais no evangelho do que na denominação. Eu não sei se isso vai te ajudar a encontrar uma resposta conclusiva pra si, mas pense nisso.
Muito obrigada professor Gabriel, por partilhar sua experiência, foi fenomenal e de grande valia, porque sabemos que a “religiosidade realmente impera em muitos corações no sentido de denominação” eu foco muito a questão da Bíblia ser ensinada em mais tempo, esse foi o motivo que eu deixei a primeira onde passei 28 anos e agora estou na segunda denominação. Amo ganhar almas, trabalhei na obra de Deus evangelizando nas ruas, hospitais, pregando no templo também, e me sinto muito bem em não parar…. Nessa atual denominação tive essa oportunidade muito mais intensificada e isso fez toda diferença, porem “somente meu marido” não crer que tenho um CHAMADO DE DEUS para fazer a obra de Deus. Antes eu também não tinha essa “certeza” mais depois das outras pessoas cristãs, não cristãs e até mesmo minha “liderança espiritual” que é meu pastor me mostraram esse CHAMADO DE DEUS, então pedir confirmação na PALAVRA DE DEUS e o PRÓPRIO SENHOR JESUS me confirmou ai desde esse dia aceitei, e declaro que foi a melhor coisa que me aconteceu….. depois é claro da minha salvação. Eu não sei viver sem trabalhar para Cristo, sou completamente apaixonada em ganhar ALMAS PARA CRISTO, aproveito qualquer OPORTUNIDADE nas pessoas para anunciar o EVANGELHO. Não sei viver sem trabalhar para JESUS.
Ainda mais agora que formei meus filhos, minha filhas casadas e meu filho trabalhando…. Eu tenho muito mais tempo para ganhar almas para morar no céu.
Muito edificante este estudo …muito obrigado
Obrigada por compartilhar esse estudo. Muito valioso. Ajudou muito. Deus te abençoe
Obrigado!
Caro irmão, muito obrigada por compartilhar seus estudos. Tenho refletido a cada dia na importância dessa conexão permanente com a Palavra de Deus. Deus abençoe seu ministério para alcançar cada vez mais pessoas para o caminho que é Jesus, nosso Senhor e salvador.
Amém Alice, obrigado pelas palavras de bênção. Espero poder contribuir positivamente sempre. Que nosso Senhor seja louvado!
Shalom Adonai queridos . Amei o estudo e sou grato a Deus por sua vida.
Amém, Shalom. Deus seja louvado!
Sr. Gabriel Filgueiras, SHALOM GOSTEI DO ARTIGO: 4 PASSOS PARA SUA MENTE, DE ACORDO COM RM 12. 2. ESTOU SERVINDO AO REINO, DESDE OUTUBRO/86, NA ASSEMBLÉIA DE DEUS, EM BELÉM/PA. HOJE SOU Pr. AUXILIAR NO MINISTÉRIO “PROJETO VIDA” COM SEDE NACIONAL EM VOLTA REDONDA/RJ, PORÉM RESIDO EM CUNHA/SP, JÁ HA MAIS DE 12 ANOS. CONFESSO QUE GOSTO MUITO DAS POSTAGENS “A BÍBLIA ENSINA” JÁ COPIEI ALGUNS ENSINOS PRA ESTUDO NA MINHA CÉLULA, DE SENHORES CASADOS. OBRIGADO PELA INICIATIVA. DEUS OS ABENÇOE.
Pr. Carlos obrigado por compartilhar um pouco do teu testemunho! 🙂
Que bênçãos que os estudos estão te ajudando e sendo úteis para você e os demais irmãos em Cristo que estão contigo!
Você tem todo meu incentivo para continuar dedicando-se ao estudo da Palavra do Senhor e aplicando-se à obra de Deus.
Um abraço!
Alguém não nascido de novo pode ter mente renovada sendo o Diabo o “Deus desse mundo”?
Com base no texto citado podemos por um acaso sermos “adultos nenéns” a vida inteira, nascido de novo e encarcerados no pecado?
Oi Weliton. Infelizmente não entendi nada do seu comentário para lhe responder.