Last updated on 26/06/2020
Disse Jesus: “Eu venci e vós vencereis”… Disse mesmo? Em qual versículo da Bíblia Jesus usou destas palavras para afirmar que nós venceríamos? Foi realmente em João 16:33? E se venceríamos, venceríamos o que afinal de contas?
O ser humano está sempre em busca de alimentar seu ego, isso é uma coisa inerente de nós e se nos descuidarmos, acabamos cometendo erros devido a vontade de querer satisfazer nossos desejos.
Um dos grandes erros cometidos por querer alimentar o ego é a criação de “falsos versículos bíblicos“, ou a defesa de interpretações bíblicas que julgamos ser a realidade, mas na verdade são só especulações subjetivas.
As vezes queremos até transmitir uma mensagem boa, como “eu venci e vós vencereis” de fato pode ser considerada uma mensagem motivacional, entretanto precisamos tomar todo cuidado para afirmar que Jesus disse algo que, necessariamente, não disse. Veja o versículo de onde essa frase popular se originou:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33 ACF)
Como você pode notar, não existe nada de “eu venci e vós vencereis” no versículo acima; porém é uma coisa que subentendemos ao ler as palavras do Senhor Jesus, mesmo assim isso não nos dá o direito de afirmar que ele disse algo que na verdade não disse.
O que Jesus venceu que nós venceremos também?
Eu gosto sempre de examinar o contexto bíblico para explicar alguma coisa, e neste caso precisamos examinar do que Jesus está falando, o que foi que ele venceu que podemos dizer que vamos vencer também.
No capítulo 16, Jesus está fazendo um discurso final acerca de sua morte e ressurreição. Ele começa o capitulo dizendo aos seus discípulos:
Estas coisas eu vos tenho dito para que não vos ofendais. Eles vos expulsarão das sinagogas; sim, vem a hora em que todo o que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. (João 16:1-2 KJF)
Jesus está dizendo que, depois de sua morte, os discípulos passariam por vários momentos de tribulação com perseguições e violência.
Essas perseguições contra os filhos de Deus se repetiram ao longo da história, o tempo seria curto demais para eu descrevê-las aqui, porém homens conhecidos do cristianismo como John Wycliffe, William Tyndale e muitos outros, foram duramente perseguidos porque, como Jesus, se opuseram ao sistema religioso corrupto que estava instalado na sociedade de sua época.
Se quiser conhecer mais sobre isso, você pode ler a obra O Livro dos Mártires: A História dos Sofrimentos e Mortes dos Cristãos Primitivos e dos Mártires Protestantes (eBook Kindle).
Além disso, os próprios apóstolos enviados por Jesus sofreram muitas perseguições por pregarem o evangelho, vide Atos 4:1-3, 16:16-24.
“Eu venci e vós vencereis”, o que nós venceremos?
Só buscando forças em Jesus através da oração e da prática de Sua palavra é que venceremos tais dificuldades quando formos perseguidos. Ele disse:
Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se eles perseguiram a mim, também perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (João 15:20 KJF)
Ora, o Senhor Jesus nos ensinou que, ouvindo e praticando Sua palavra, nenhuma tempestade do mundo poderá nos derrubar (Lc 6:46-49).
Além disso, as paixões mundanas e os pecados também são vencidos somente com o poder da fé no Senhor Jesus, veja:
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1 João 5:4-5 KJF)
Quer vencer o mundo? Creia no Senhor Jesus Cristo, leia a palavra dele e pratique-a!
Compartilhe esta reflexão com seus irmãos em Cristo!
One Comment
muito bom e bem esclarecedor este estudo, mostrando a importância de não nos aplicarmos a um texto sem conhecer todo um contexto até chegar a um conhecimento concreto da historia.
vencer entendo que é cumprir uma missão, esse foi o caso de nosso Senhor Jesus. foi provado e tentado a todas as paixões deste mundo, porém não falhou em se deixar ser levado pela mesma.
Deus abençoe meu amigo e irmão.