Last updated on 07/04/2021
Às vezes nos perguntamos: “por que Deus não ouviu minhas orações?” Mas a verdade é que dificilmente nos perguntamos: “Por que eu não ouvi antes as palavras de Deus?” Este é, na verdade, o “segredo” básico para Deus ouvir nossas orações: que nós demos antes ouvidos às palavras dele!
O Senhor Jesus disse:
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
(João 15:7)
Fato é que, se não damos ouvidos às palavras de Deus, por que muitas vezes exigimos que Ele dê ouvidos às nossas palavras ao atender nossas orações?
Por outro lado, às vezes Lhe pedimos coisas más pensando serem boas, e isso certamente impede que nossos pedidos sejam ouvidos. Por isso não receberemos o que estamos pedindo dele. Se formos egoístas, nossas orações jamais serão ouvidas!
“Pedistes e não recebestes, porque pediste mal, para satisfazerdes vossas concupiscências.”
(Jacó 4:3)
Portanto, é o ensinamento do Senhor que desperta a oração do tipo adequada!
Então para pedirmos corretamente e de acordo com a vontade de Deus, é necessário que a palavra Dele habite abundantemente em nós antes (Col. 3:16).
Se tivermos a palavra do Senhor em nós, certamente vamos entender melhor qual a vontade Dele, então Deus vai ouvir nossas orações.
Esta é a confiança que temos nEle: que em tudo que lhe pedimos de acordo com sua vontade, Ele nos escuta. E se estamos convencidos de que Ele nos escuta acerca do que lhe pedimos, confiamos que já recebemos dEle o que lhe pedimos.
(1 João 5:14,15)
Como vemos, nossos pedidos precisam estar de acordo com a vontade de Deus (que é boa, perfeita e agradável).
O Senhor disse “aquele que me ama guarda a minha palavra.” (João 14:21-23).
Então não há negociação, se amamos ao Senhor, a forma correta de demonstrar isso é através da obediência! Se o amamos e portanto o obedecemos, seguramente ele ouve as nossas orações.
Exercite seu amor pela palavra de Deus; esforce-se por ler e/ou ouvir a palavra do Senhor todos os dias, pois como saber a vontade daquele que nem sequer conhecemos?
“Conheçamos, corramos atrás do conhecer a Iahweh; certa, como a aurora, é sua vinda, ele virá a nós como a chuva, como o aguaceiro que ensopa a terra.”
(Oséias 6:3 Bíblia de Jerusalém)
Se você tiver dificuldades com isso, pode ser ajudado com algumas dicas que preparei:
Que nós estejamos prontos a dar ouvidos às palavras de Deus, para que Ele, por sua vez, dê ouvidos às nossas palavras também. No entanto, isso não se faz com base em um relacionamento de interesses, mas como vimos, com base em um relacionamento de amor.
Porque nisto consiste o amor a Deus: que guardemos seus mandamentos, e seus mandamentos não são penosos.
(1 João 5:3 Bíblia Peshitta)
Caso você ainda tenha alguma dúvida com relação ao assunto “oração”, veja esta publicação do Jhonatan Faria no blog Bíblia se Ensina: Como orar do jeito que Jesus ensinou?
2 Comments
Louvado seja Deus. Quanto entendemos que devemos orar conforme a vontade de Deus revelada na sua Palavra, temos certeza que seremos ouvidos. Amém.
Boas G F, é verdade, oramos sem sabermos, n conhecermos a Palavra de Deus, nem aceitamos, muito menos guardamos. Para pedirmos algo temos que aceitar o jugo de Deus, os mandamentos, a obediência. O exemplo simples de Eva, n comemos a maça mas desobedecemos na generalidade em tudo, porque vivemos no pecado e cometemos em pecado. Necessário mesmo muito sacrifício para entender a sabedoria e cumprir com a obediência. Na sociedade que vivemos sem falarmos, pecamos através dos nossos olhos..