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Por que a ressurreição no terceiro dia?

Last updated on 31/03/2021

Em 1 Coríntios, Paulo diz que Jesus “ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com as Escrituras” (15: 4). Embora as Escrituras de Israel nunca especifiquem que “o Messias será ressuscitado dos mortos no terceiro dia”, o apóstolo tem bons motivos para tirar essa conclusão. Ora, a Bíblia apresenta o “terceiro dia” como um momento culminante associado à atividade divina. Além disso, na época de Paulo, os intérpretes judaicos da Bíblia entendiam várias partes das Escrituras como referências diretas à ressurreição no terceiro dia.

Ao longo da história de Israel, coisas importantes acontecem no terceiro dia.

túmulo vazio, ressurreição de Jesus no terceiro dia

Por exemplo, quando Deus diz a Abraão para sacrificar Isaque em Moriá, “no terceiro dia (יום השׁלישׁי; yom ha’shelishi) Abraão ergueu os olhos e viu o lugar de longe” (Gn 22: 2-4). É neste terceiro dia que Abraão quase sacrifica seu filho até que um carneiro aparece como um substituto. Assim, Deus salvou Isaque da morte certa para que ele pudesse viver com seu pai.

Por esta razão, a carta aos Hebreus diz que Abraão “pensou em si mesmo que Deus era poderoso até para levantá-lo [a Isaque] dentre os mortos, de modo que, falando figuradamente, recebeu de novo a Isaque” (Hb 11:19 Bíblia Peshitta). Consequentemente, o quase sacrifício de Isaque foi, por parábola, uma ressurreição no terceiro dia.

A Escritura apresenta outra “ressurreição no terceiro dia“. Isto se dá quando Jonas emerge da barriga de um peixe depois de “três dias e três noites” (שׁלשׁה ימים ושׁלשׁה לילות; sheloshah yamim u’sheloshah leylot; 1:17).

Jesus observa que “assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra” antes da ressurreição (Mt 12:40). Se lermos este versículo de forma muito restrita, podemos notar que a quantidade total de tempo de Jonas no peixe (“três dias e três noites”) difere da experiência de Jesus na terra: Yeshua passa partes de três dias e duas noites inteiras no tumba antes de sua ressurreição “no terceiro dia.”

No entanto, apesar da referência da Escritura a Jonas estar no peixe por três noites inteiras, os rabinos depois de Jesus ainda falam do “terceiro dia de Jonas” ao lado de uma referência ao “terceiro dia da ressurreição dos mortos” (Gênesis Rabá 56:1). Assim, os rabinos empregam alguma licença poética ao interpretar Jonas, e o Rabino Jesus faz o mesmo.

Além dessas referências, Paulo pode ter tido outro versículo em mente ao pensar sobre a ressurreição de Yeshua.

Adicionalmente, de acordo com Hoshea (Oséias), Depois de dois dias [o Senhor] nos reavivará; no terceiro dia (יום השׁלישׁי; yom ha’shelishi) ele nos levantará, para que vivamos diante dele”(6:2).

família diante da cruz vivendo para Deus

No antigo judaísmo, as palavras de Oséias eram entendidas como referindo-se à ressurreição. A coletânia de traduções judaicas do hebraico para o aramaico – chamadas de Targums – substitui a frase original de Oséias. Em lugar de “no terceiro dia ele nos levantará”, é usada a declaração, “no dia da ressurreição dos mortos (יום אחיות מיתיא; yom ahayut mitaya) nos levantará para que vivamos diante dele” (HosTg 6: 2). A versão aramaica de Oséias, escrita um pouco depois da época de Paulo, equipara o “terceiro dia” com “o dia da ressurreição dos mortos”.

A crença de Paulo no precedente bíblico para a ressurreição de seu Messias pode estar enraizada em uma equação entre o “terceiro dia” e a “ressurreição” semelhante à do Targum posterior.

À luz da Bíblia Hebraica e de sua tradição de tradução judaica, Paulo tem amplo apoio para sua afirmação de que o momento da ressurreição de Jesus foi “de acordo com as Escrituras”.


Estudo originalmente publicado em Israel Bible Center. Autor original: Dr. Nicholas J. Schaser. Tradução e adaptação Gabriel Filgueiras.

Para entender a Bíblia com muito mais profundidade e dentro de seu verdadeiro contexto, é altamente recomendado conhecê-la em seu idioma original, o hebraico! Neste está a chave para entender as Escrituras corretamente e sem errar.

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