Essa é uma pergunta que atravessa os séculos da era cristã: Quem escreveu a carta aos hebreus? Alguns afirmam sem dúvida que foi o apóstolo Paulo, outros apostam em Barnabé, que andou com Paulo; alguns ainda sugerem Silas, até mesmo Timóteo, outros consideram a possibilidade de Apolo ter escrito.
É importante destacar no entanto que, independente de quem tenha sido seu autor, a inspiração divina com que a carta foi escrita é inquestionável!
Ela é completamente Cristocêntrica, ou seja, focada na pessoa de Jesus Cristo, e muito bem fundamentada em seu ensino com Antigo e Novo Testamento, por isso, não faria lá tanta diferença especificar seu autor.
Fato é o seguinte, o apóstolo Paulo costumava se identificar em todas as suas cartas.
Saudação de Paulo, com minha própria mão, que é o sinal em todas as cartas; assim escrevo. (2 Tessalonicenses 3:17 BKJF)
Por que então quem escreveu a carta aos hebreus não se identifica nela?
Uma carta tão sublime, cheia de teologia e conhecimento bíblico, escrita por volta dos anos 64-68 d.C., por que não tem um autor identificado?
Acredito eu que para não levantar julgamento da parte dos judeus para com a pessoa do autor, e assim eles usarem isso como um impedimento para crerem nos escritos da carta.
Logo, quem escreveu a carta aos hebreus queria que estes tivessem foco no conteúdo da carta e na pessoa de Jesus de Nazaré, e assim cressem nele. Você entenderá isso melhor com a explicação do contexto mais adiante, continue lendo.
Com que base bíblica eu sugiro que Apolo é o escritor da carta aos hebreus?
Ora, veja antes a descrição que Atos 18 relata sobre Apolo:
E veio a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, nascido em Alexandria, homem eloquente e poderoso nas escrituras. Este homem era instruído no caminho do Senhor; e fervoroso de espírito, ele falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.
E ele começou a falar ousadamente na sinagoga. E, ouvindo-o Áquila e Priscila, o tomaram consigo e expuseram-lhe mais perfeitamente o caminho de Deus.
E, querendo passar à Acaia, os irmãos escreveram, exortando aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, ajudou muito aos que haviam crido, pela graça; porque ele poderosamente convencia aos judeus publicamente, mostrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo. (Atos 18:24-28 KJF)
Só pelas qualidades dele descritas até aqui já o torna um bom candidato para ser o autor da carta aos hebreus; entretanto, analisando um pouco o contexto bíblico e histórico, podemos constatar isso melhor ainda, continue lendo.
Apolo está inserido em um contexto bíblico que sugere ser ele o autor da carta aos hebreus.
Visto que Apolo aparece na Bíblia no final do capítulo 18 de Atos, pense no contexto dessa situação.
- Em Atos 18:1-4 o apóstolo Paulo chega em Corinto e junta-se com Áquila e sua esposa, Priscila, para trabalhar fazendo tendas.
- No versículo 5, depois de alguns dias, Silas e Timóteo chegam da Macedônia e começam a dar suporte para que Paulo pregasse a palavra de Deus com mais dedicação.
Até aqui temos juntos Paulo, Áquila, Priscila, Silas e Timóteo. Preste muita atenção agora.
- Em Atos 18:6 os judeus começam a criar resistência contra a mensagem de Paulo e falar mal dele, a tal ponto que ele decide parar de pregar a palavra para os judeus e começa a partir para os gentios dali.
- Dos versículos 7 até o 11 Paulo é animado pelo Senhor a continuar pregando ali naquela cidade, pois haviam ainda muitas pessoas para crerem no evangelho lá. Ele então fica por mais 1 ano e meio ensinando em Corinto.
Até aqui então temos os 4 protagonistas da história juntos pregando a Palavra na recém formada igreja de Cristo em Corinto.
- Em 18:12-17 os judeus mais uma vez criam resistência contra a pregação de Paulo e tentam impedi-lo.
- Depois deste tumulto, Paulo ainda passa algum tempo em Corinto, mas depois parte com destino a Éfeso, levando consigo somente Áquila e Priscila.
- Paulo deixa Áquila e sua esposa na cidade de Éfeso (provavelmente trabalhando) e vai para a sinagoga de lá mesmo pregar o evangelho (18:18-19).
- Depois disso o apóstolo então parte sozinho para Antioquia da Síria, onde recebera seu chamado missionário e passa lá algum tempo (v.22).
O cenário que temos aqui então, até o momento é o seguinte: Silas e Timóteo muito provavelmente ficaram em Corinto ainda ensinando os discípulos; Áquila e Priscila estavam ainda em Éfeso trabalhando e provavelmente indo à sinagoga aos sábados, enquanto isso Paulo estava passando um tempo em Antioquia da Síria.
É nesta hora que Apolo entra em cena e vamos começando a descobrir porque ele pode mesmo ser quem escreveu a carta aos hebreus.
Atos 18:24-26 relata que Apolo chega a Éfeso, onde estavam Priscila e Áquila.
Ao ouvirem-no pregar com tanta eloquência a respeito do Cristo, Áquila e Priscila chamam Apolo até si para ensinarem-lhe mais a respeito do Senhor Jesus (v.25-26). Ora, o autor da carta aos hebreus também fala muito eloquentemente a respeito de Cristo Jesus.
O mais interessante é se perguntar por qual motivo, no versículo 27, Apolo desperta o desejo de ir pregar o evangelho nas regiões da Acaia, mais especificamente na cidade de Corinto (compare Atos 19:1).
Ora, como Áquila e Priscila estiveram lá em Corinto com Paulo por pouco mais de 1 ano e meio pregando o evangelho, e viram a resistência dos judeus lá, então mencionaram isso com Apolo (talvez imaginando que este fosse capaz de convencê-los), o qual sentiu então desejo de ir até lá tentar convencer os judeus de que Jesus era o Cristo; o casal e outros irmãos dali então, de acordo com o versículo 27, animaram-no a isso, tendo esperança de que ele realmente poderia fazê-lo, e escreveram uma carta aos irmãos coríntios para que o recebessem.
Ao chegar em Corinto, quem Apolo encontra lá ensinando à igreja? Silas e Timóteo!
Dessa forma, ao começar a pregar em Corinto, Apolo também deve ter encontrado resistência da parte dos judeus que estavam lá para crerem em Jesus; presumo eu que daí então ele decide escrever a carta aos hebreus, dando seu próprio testemunho de que Jesus de Nazaré era realmente o Cristo, querendo convencer também todos os demais hebreus, porque poderia imaginar ele que em outras partes do mundo também poderiam encontrar judeus/hebreus resistentes a crer como os de Corinto.
Esse contexto combina com o que o autor escreveu em Hebreus 5:12, veja:
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. (ACF)
Ora, conhecendo Timóteo em Corinto, Apolo pôde então citá-lo em Hebreus 13:23. Paulo, que era mais chegado, chamava Timóteo de filho, e não de irmão, como no referido versículo de Hebreus (ver 1 Timóteo 1:1-2 e 2 Timóteo 1:1-2).
Como em Corinto os judeus muito resistiam contra a mensagem do evangelho, é de se imaginar que Timóteo talvez estivesse preso por causa deles, já que outrora levaram o apóstolo Paulo à tribunal para condená-lo também (At 18:12).
Por isso o escritor aos hebreus diz: “Sabei que nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade, com o qual, se ele não tardar, irei ver-vos.”
O próprio autor da carta foi preso devido pregar o evangelho (Hb 10:34).
Apolo então poderia estar em Corinto quando escreve aos hebreus, entretanto, como lemos no versículo anterior, o autor diz que “irei ver-vos”, e isto dá a entender que ele escreveu esta carta inicialmente a um grupo de cristãos específicos, e podemos facilmente dizer que eram os irmãos que estavam em Éfeso, onde ele já havia estado com Aquila e Priscila e já era conhecido dos irmãos (At 18:27).
No capítulo 13:19 o autor sugere que ele já havia estado no local onde seus destinatários estavam, veja: “E rogo-vos que assim o façais, para que eu volte a estar convosco o mais breve.”
Uma outra possibilidade ainda é de o autor estar na Itália quando escreve esta carta: “Saudai a todos os que vos lideram e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.” (Hb 13:24)
Pela explanação feita na carta, podemos imaginar então que a resistência da parte dos judeus para com o evangelho continuou acontecendo mesmo depois de Paulo e Apolo terem pregado lá. Sendo informado disso, Apolo então escreve tal carta e envia aos coríntios, pois pelas saudações no final da carta entendemos que seus destinatários o conheciam, e o ensino de Apolo ganhou peso em Corinto (1 Co 1:12; 3:4-6)
Como os apóstolos citavam uns aos outros em suas cartas, assim como os relatos de Cristo coletados pelos evangelistas, e os citavam como sendo também Escrituras Sagradas (2 Pe 3:15-16; 1 Tm 5:18; Ef 2:20), o cânon bíblico foi construído muito cedo, ainda nos tempos apostólicos.
Ora, sendo Apolo quem escreveu a carta aos hebreus, e como o próprio apóstolo Paulo cita-o na carta aos coríntios (1 Co 3:4-6), mostrando que ele realmente tinha um bom ensino, logo a carta aos hebreus é perfeitamente encaixada no cânon bíblico e aceita pelos apóstolos.
Mas, como eu disse antes, talvez quem escreveu a carta aos hebreus não quis identificar-se para que os judeus resistentes ao evangelho não tivessem mais uma desculpa para não crer, por julgarem o autor da carta, mas que examinassem só o conteúdo dela, e assim cressem, abandonando em fim o primeiro testamento e recebendo a Cristo Jesus (Hb 8:8-13).
7 Comments
Parabéns pela exposição dos textos. Continuo não crendo que foi Apolo.
Mas sua explicação foi uma das melhores em defesa que vi até hoje.
Oi Wesley, obrigado por comentar. Recentemente fiquei sabendo de umas informações acerca desse autor, então esse estudo passará por uma atualização em algum momento.
Achei seu raciocínio bem coerente, amei o estudo
Achei ecelente ese estudo,parabéns
Amei seu estudo e raciocínio, bem desenvolvido e trabalhado com embasamento bíblico. Parabéns!
Oi Rosângela, obrigado por comentar. Também existe a possibilidade de ter sido Paulo o escritor dessa carta. Em breve escreverei sobre isso também.
Gostei da explanação. Gostei muito foi bem clara e explicativa. Quem sabe seja ele. O bom de tudo e podemos ler até os dias de hoje. Parabéns.