5 Verdades sobre o dízimo de Malaquias 3:10

estudo bíblico explica as verdades sobre o dízimo de Malaquias 3 10

Não poucos crentes têm tentado descobrir as verdades sobre o dízimo que é pregado hoje em dia nos diversos templos religiosos. É certo usar o texto de Malaquias 3:10, por exemplo, para cobrá-lo? Por que algumas pessoas não concordam mais com isso? Seria este dízimo uma ordenança para a igreja cristã também, ou era coisa da Lei de Moisés e ficou no passado, do chamado “Antigo Testamento”? Essas são algumas das perguntas feitas.

ilustração com envelope de dízimo

Muitos pregadores dizem que o dízimo deve ser algo voluntário. Só deve dá-lo quem tiver um coração grato a Deus. No entanto, a Bíblia diz que quem não o dá está roubando a Deus (Ml 3:8), o que indica diretamente que não existe este negócio de voluntário, mas todos seriam obrigados a pagar o dízimo. Qual é a verdade afinal de contas?

Qual é a verdade sobre o dízimo afinal de contas?

As 5 verdades sobre o dízimo de Malaquias 3:10 que poucos líderes te contaram.

  1. Os dízimos da Bíblia, na Lei de Moisés (do qual faz referência o texto de Malaquias 3:10), sempre foram alimentos da colheita, animais do gado e do rebanho, nunca foi dinheiro! (veja Lv 27:30-32; Dt 14:22-23).
  2. Já existia dinheiro na época em que o povo de Deus foi doutrinado com o dízimo, e até antes! Mas mesmo assim o Soberano não doutrinou seu povo a dar dízimos em dinheiro (leia Dt 14:23-25; Gn 17:23; 33:18-19).
  3. Casa do tesouro (ou armazém) ficava no templo de Jerusalém. Isso jamais se referiu às tesourarias de templos religiosos diversos! (cf. Neemias 10:37-38; 13:4-5).
  4. Devorador não é demônio! Pois demônio não come fruto da terra. Além do mais, os gafanhotos devoradores eram enviados pelo próprio Deus (2 Cr 7:13; Jl 1:4).
  5. Quem são os devoradores nos dias de hoje: Mateus 7:15; Atos 20:29-30; Tito 1:10-11; 2 Pe 2:1-3.
"Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (KJFiel Mt 7:15)

Qual é a verdadeira história do dízimo?

Eu já escrevi muitos estudos bíblicos sobre o dízimo aqui no blog Bíblia se Ensina. Cada um desses estudos te trarão luz completa à compreensão das deturpações apregoadas com essa mensagem hoje em dia e te farão conhecer o verdadeiro dízimo bíblico.

Além dos estudos, eu escrevi ainda um livro que está disponível em formato digital cujo título é 7 Contradições sobre o Dízimo pregadas nas Igrejas atuais. Nele eu faço um apanhado histórico do uso da doutrina do dízimo desde a época antes de Abraão, com Abraão e Jacó, o dízimo na Toráh (Lei de Moisés), nos tempos do Senhor, dos apóstolos e depois dos concílios da Igreja Católica Romana.

Fique tranquilo(a) com relação à leitura, pois o livro não vai te desmotivar a contribuir com a obra de Deus, mas muito pelo contrário, te motivará a contribuir muito mais, porém sob as bases teológicas e doutrinárias corretas, isto é, não deturpadas.

O intuito do livro é desmascarar os abusos e mentiras, e revelar ao povo de Deus uma doutrina bíblica teológica pura, de acordo como foi transmitido pelos apóstolos do Senhor.

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
 (João 8:32)
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

33 comentários em “5 Verdades sobre o dízimo de Malaquias 3:10”

  1. o dizimo em malaquias 3:10, ficou no passado, hojeo dizimo é pela graça, no passado Deus institui a lei do dizimo visando os sacertodes e profetas, estes cuidava de levar a palavra de Deus aos povos daquela época, os sacerdotes e profetas não tinham terras ou trabalho para sua sobrevivencia, então o povo dava todos os dizimos de sua colheita e do seu rebanho, hoje já não existe mais isto, então o dizimo é pela graça aquilo que está no seu coração, para as despesas da igreja

  2. MATEUS 23:23 -“AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS! POIS QUE DIZIMAIS A HORTELÃ, O ENDRO E O COMINHO, E DESPREZAIS O MAIS IMPORTANTE DA LEI, O JUIZO, A MISERICÓRDIA E A FÉ; DEVEIS, PORÉM, FAZER ESTAS COISAS, E NÃO OMITIR AQUELAS” ACREDITO QUE NÃO SERÁ PRECISO DESENHAR, POIS, O SENHOR AÍ, CONFIRMA O DEVER DE DIZIMAR!

    1. Acho que não é preciso desenhar também!
      Jesus viveu o novo testamento ou foi o velho, porque se foi o velho jamais ele iria falar contra a prática do dizimo

  3. Eu fico aqui pensando as pessoas abolindo Malaquias,mas pode falar de Deuteronomio.
    Kkkk

    Vão ler um pouco mais a Bíblia,dízimos no plural é um mandamento.

    O Senhor Jesus falou em Mateus 5 : 17 em diante.

    Lei é lei, ela tem que ser cumprida e não discutida.

    1. Pelo que entendi do estudo não está sendo abolido nada. Pelo contrário. Está sendo esclarecido a verdade sobre o que de fato é o dizimo. Imagina uma pessoa dizimar por medo. Isso é muito ruim. Ou a pessoa ter só o dinheiro de dar o dizimo e optar por dar ao comprar alimento para seu lar. E desumano pregar a palavra fora de contexto. Eu penso que devemos ensinar a verdade é penso que as pessoas até vão dizimar com mais alegria. Tantos templos de luxo e muitos membros passando necessidades. Que Deus tenha misericórdia dos líderes que não pregam a verdade como deveria ser pregada.

      1. Quem é que pode roubar o todo poderoso? Jesus Cristo de Nazaré simplifica tudo para o Povo Gentio. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu Coração e de todo o seu entendimento. E Amar o seu próximo como a si mesmo. Se não conseguir contribuir com a Casa Deus você não tem Amor a Deus nem ao seu próximo. Amém Igreja!

  4. Dízimos na verdade era um preceito da antiga lei hoje nos cristãos devemos contribuir voluntários veja maraquias primeiro sentença Pero senhor para Israel amém

  5. Em tudo sempre existe uma nuvenzinha de ignorância. É assustador o número de marias que vão com as outras. Preguiçosos, não querem pensar, deixando os outros pensarem por vocês. Eu sou ciente dos abusos de muitos líderes. Agora, quero fazer um pergunta a sua massa cinzenta. Se não há ensino no Novo testamento sobre a pratica do dízimo, onde está no Novo Testamento ,então o ensino que está o abolindo?

    1. Fagunes, obrigado por comentar. Atualmente eu estou atualizando, revisando e corrigindo todos os meus estudos sobre o dízimo. Este aqui também passará por revisão em breve.

    1. amigo o senhor cometeu um gafe porque a biblia diz se
      quando o caminho te for longe demais vende-o ata o dinheiro em tuas maõ …deuteronõmio 14;24-29

      1. Dízimo não é obrigado no novo testamento a única que devemos dar de coração são as ofertas e mais nada fui muito tempo enganada ,mas co.ecei a ler a bíblia descobri toda verdade hoje só dou oferta e i que era i meu dízimo dou as pessoas com necessidade de alimentos.

  6. Sou dizimista mas não me baseio só em Malaquias. A minha base de fé para ser dizimista é a fé de Abraão quando nem existia a lei. Em Hb 11 está escrito que Abraão deu dízimos por fé.

  7. aos que estão reclamando sobre o estudo muito bem elaborado do Gabriel, Perguntem ao Silas Malafaia, Edir Macedo se eles dão o dízimos ? E se sim porque o então devorador devorou a gráfica do Silas e devorou a igreja universal em angola tirando das mãos do Edir macedo ? Vc pode ajudar a IGREJA mas vc não é obrigado e isso não irá fazer vc perder seus bens, trabalho etc

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.