Press "Enter" to skip to content

Mês: maio 2020

O dízimo de Malaquias 3 10: Perguntas que deveríamos nos fazer

Muitos tem se perguntado se é certo ser cobrado dos crentes o dízimo de Malaquias 3 10. Às vezes a pregação é tão forçada que deixa algumas pessoas incomodadas, constrangidas ou na dúvida. Mas qual será a verdade por trás deste tão famigerado versículo bíblico? Seria realmente correto fazer cobrança do dízimo utilizando deste texto nos templos religiosos atuais? Com as perguntas propostas em cada tópico abaixo, vamos examinar o contexto do que este profeta quis dizer e chegar à conclusão do assunto.

Compartilhe essa página:

“Em TUDO dai graças…”, será que é em tudo mesmo?

Existem inúmeras razões para agradecermos a Deus, em todas elas se fizermos uma lista perceberemos que em tudo que agradecemos a maioria é do que Deus fez ou proporciona para nós. No estudo abaixo vamos falar de um homem que realmente soube dar graças em tudo na sua vida. Mas antes responda para você a seguinte pergunta:

Compartilhe essa página:

Como orar do jeito que Jesus ensinou

Me lembro de minha primeira vez que orei, eu estava em uma escola na fila. antes de subir pra sala tínhamos uma rotina que era: orar o Pai nosso e depois cantar o hino nacional brasileiro. E depois já adulto quando me converti e comecei a ler a bíblia sagrada percebi que não era só repetir em palavras o que tinha gravado, mas que existia um propósito na oração do Pai nosso. Neste estudo biblico vamos aprender de como orar do jeito que Jesus ensinou.

Compartilhe essa página:

A pronúncia do tetragrama (YHWH); como se fala o nome de Deus?

Você certamente já ouviu falar que o nome de Deus é JEOVÁ, correto?! Ou ainda já ouviu que é JAVÉ. O Nome no Texto original hebraico é escrito com 4 letras, que são יהוה (lendo da direita para a esquerda yod, he, waw e he, transliteradas YHWH). Essas quatro letras são popularmente conhecidas no meio acadêmico como Tetragrama. Este aparece cerca de 6.828 vezes na Bíblia hebraica. Essas duas formas do Nome que conhecemos, no entanto, são formas aportuguesadas, por isso não se tratam da pronúncia real do Nome Divino, pois no hebraico bíblico não existe o som da letra “J” do português. Então, há ainda quem diga que a pronúncia correta seria mesmo YAHU. A maioria dos eruditos da língua hebraica, porém, concorda que as quatro consoantes hebraicas devem ser transliteradas por YAHWEH. Mas ainda assim, como falar isso? Qual seria a real pronúncia do tetragrama afinal de contas?

Compartilhe essa página: