O desenvolvimento preso não é uma opção para os seguidores de Cristo. Temos a sagrada responsabilidade de amadurecer continuamente em nossa fé, de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, de nos tornar mais sintonizados com a vontade de Deus. Como anda seu crescimento espiritual?
Manter um estado espiritual parado não é bom para ninguém. O Senhor nos exorta a mergulhar profundamente nas Escrituras, para que possamos nos tornar os discípulos que Ele deseja que sejamos.
Aqui estão quatro passagens que o inspirarão a crescer em Cristo ou lhe darão uma avaliação precisa de sua maturidade espiritual.
“Ninguém despreze a tua juventude; mas sê tu um exemplo dos fiéis, em palavra, em conversação, em caridade, em espírito, em fé, em pureza.” (1 Tm 4:12 KJF)
A idade cronológica tem pouco a ver com maturidade espiritual. Paulo exorta seu jovem protegido Timóteo a abraçar o papel da liderança que tinha apresentado por si mesmo.
Em vez de procurar orientação por outros, Paulo incentiva Timóteo a seguir seu próprio caminho espiritual, usando o que aprendeu dos exemplos piedosos de sua mãe e avó, da orientação que recebeu de Paulo, de seu entendimento das Escrituras e dos sussurros do Espírito Santo.
E que, desde criança, sabes as santas escrituras, que são capazes de fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:15 KJF)
Essa mesma oportunidade está disponível para você, independentemente da sua idade!
Quanto mais você entender o que significa ser discípulo e viver para Cristo, mais poderosamente poderá influenciar a vida de outras pessoas.
Você pode servir de exemplo para outros crentes nas coisas que diz e não diz, na maneira como conduz seus negócios pessoais e públicos, no amor que mostra aos amigos e aos inimigos, no espírito de alegria que você deixa transparecer através de você. independentemente das circunstâncias, a força da sua fé em Cristo e a prioridade que você atribui à pureza.
Leituras sugeridas:
- Amado Timóteo, por Tom Ascol.
- 4 Características dos discípulos de Cristo.
“Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, abençoai os que vos amaldiçoam, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos tratam com maldade, e vos perseguem;” (Mateus 5:44 KJF)
Uma das melhores maneiras de avaliar seu crescimento espiritual é olhar para si mesmo da perspectiva de pessoas que não gostam de você.
Eles podem ver Cristo em você? Podem identificar a diferença que Ele fez em sua vida? As pessoas podem ter uma noção do amor de Deus pela maneira como você os trata?
Se a resposta for não, é hora de reavaliar seu discipulado e descobrir o que está impedindo que o amor de Cristo flua livremente através de você para os outros.
Leitura sugerida: Discipulado, por Dietrich Bonhoeffer.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança;” (Romanos 5:3-4 KJF)
O crescimento espiritual aguça sua visão. Permite ver as oportunidades ocultas nas tribulações, desafios e sofrimento que você enfrenta.
Sem essa visão aguçada, você pode ser tentado a se sentir desencorajado, frustrado ou mesmo derrotado por circunstâncias difíceis.
Em sua carta aos romanos, o apóstolo Paulo revela o impacto positivo que as tribulações podem ter se você as abordar com o espírito certo.
Toda vez que você sofre uma tribulação voltando-se para Deus e Sua Palavra, não apenas alimenta seu crescimento espiritual, mas também constrói um entendimento mais profundo da perseverança.
A perseverança lhe dá confiança ao enfrentar sua próxima tribulação. Também cria caráter dentro de você.
Meus irmãos, conte toda alegria quando cair em diversas tentações;vsabendo disto, que a prova da vossa fé opera a paciência.
Que a paciência, no entanto, realize a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem vos faltar coisa alguma. (Tiago 1:2-4 KJF)
Você começa a pensar em si mesmo como alguém que pode suportar tribulações com a ajuda de Deus. Depois de estabelecer um caráter piedoso, você pode levar um sentimento de esperança a qualquer situação.
Leituras sugeridas:
- Caminhando com Deus em Meio à Dor e ao Sofrimento, por Timothy Keller.
- 4 Razões por que existe o sofrimento (muitos não se dão conta da 3ª)
- Deus prova o justo, e para onde o seu coração vai se voltar?
“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e desejar que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, sendo frutíferos em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;” (Colossenses 1:9-10 KJF)
Você não é a única pessoa que tem interesse em seu crescimento espiritual. Pense na pessoa (ou pessoas) que o levou a Cristo. Lembre-se dos membros de sua família e amigos que oram por você todos os dias, como Paulo orou pelos crentes colossenses.
Pense nas pessoas da sua igreja – seus companheiros no corpo de Cristo – que precisam do seu esforço ao realizar a obra de Deus juntos.
Essas pessoas não estão apenas torcendo pelo seu crescimento espiritual; eles também estão tirando força disso e são testemunhas oculares do trabalho amadurecido do Senhor em você. Eles estão encontrando novas razões para louvar e glorificar a Deus por sua causa.
Aqueles que estão lutando podem ter esperança e inspiração em seu crescimento espiritual.
A conclusão final, então, é que seu crescimento espiritual é importante por razões que se estendem muito além de você.
Não pare por aqui nesta leitura, continue crescendo em Cristo Jesus diariamente e demonstrando o amor de Deus onde você vive e por onde passar.
Compartilhe este estudo com a sua igreja!
Originalmente publicado em Thomas Nelson Bibles, traduzido e adaptado por Gabriel Filgueiras.
Be First to Comment