Como ler a Bíblia toda em um ano com 4 dicas simples

estudo ensina dicas de como ler a bíblia toda em um ano

Você já tentou ler a Bíblia toda em um ano e até começa bem, mas ao chegar no livro de Levítico, por exemplo, devido a difícil compreensão dos rituais nele descritos, desiste? O Gênesis é cheio de ação, histórias e pessoas conhecidas. O mesmo vale para Êxodo – na maior parte do livro pelo menos. Até que vem este 3º livro das Escrituras Sagradas, conhecido como Vayikra em hebraico, então você se pergunta: Como permanecer animado para a leitura bíblica anual completa sendo tão difícil entender estes textos?

Ao começar a leitura em algum lugar entre as descrições de ofertas queimadas, festas necessárias e o cuidado adequado dos acessórios do tabernáculo, o sonho de ler a Bíblia toda em um ano se encontra com a realidade de tentar entender passagens que parecem impenetráveis ou inúteis aos nossos dias. Daí então a busca que começou tão promissora chega ao fim.

Isso não precisa ser assim! Você pode ler a Bíblia inteira em um ano civil sem perder o ânimo, se tiver a organização correta para isso.

Existem 1.189 capítulos em toda a Bíblia – 929 no Tanakh e 260 nos escritos nazarenos (“Novo Testamento”). Para finalizá-los todos em 365 dias, você teria que ler, em média, pouco mais de três capítulos por dia.

Essa é uma tarefa considerável, mas certamente gerenciável – se você a abordar com o planejamento certo.

Aqui estão algumas dicas a serem consideradas se você levar a sério ler a Bíblia toda em um ano só.

1) Escolha um plano que funcione para você.

Muitas pessoas desanimam porque logo começam em uma leitura que não as empolgue. Mas devido à estrutura única da Bíblia, existem várias maneiras diferentes de abordá-la.

O plano tradicional de leitura começa em Gênesis e termina em Apocalipse.

O plano de leitura cronológica segue os eventos da Bíblia na ordem em que ocorreram. Isso requer algum salto entre os livros, mas fornece uma sensação de progressão e torna mais fácil a assimilação dos eventos, já que você os lê em ordem.

Ora, a ordem cronológica dos livros do Tanakh (chamado de “Antigo Testamento”) é, aproximadamente, a seguinte:

  1. Gênesis;
  2. Jó (este homem viveu provavelmente nos dias de Jacó);
  3. Êxodo;
  4. Levítico;
  5. Números;
  6. Deuteronômio;
  7. Josué;
  8. Juízes;
  9. Rute (o livro de Rute está embutido no livro de Juízes);
  10. 1 e 2 Samuel (os dois livros eram originalmente um só);
  11. Salmos (escrito durante os séculos 10 e 5 a.C.);
  12. 1Reis;
  13. 1Crônicas;
  14. Provérbios (1Reis 4.32 e Eclesiastes 12.9);
  15. Cantares de Salomão (1Reis 4.32 e Cantares 1.1);
  16. Eclesiastes;
  17. 2Reis (1 e 2 Reis eram originalmente um só livro);
  18. 2Crônicas (1 e 2 Crônicas eram originalmente um só livro);
  19. Obadias (o profeta Obadias foi contemporâneo do profeta Elias);
  20. Joel (coevo do profeta Eliseu);
  21. Jonas (cf. 2Reis 14.25 e Jonas 1:1);
  22. Amós;
  23. Oséias;
  24. Miquéias;
  25. Isaías;
  26. Naum;
  27. Sofonias;
  28. Jeremias;
  29. Lamentações;
  30. Habacuque;
  31. Daniel;
  32. Ezequiel (os livros 2 Crônicas e Ezequiel encaixam-se na época do livro 2 Reis);
  33. Esdras;
  34. Ester (cronologicamente entre os caps. 6 e 7 de Esdras)
  35. Neemias (Esdras e Neemias foram contemporâneos);
  36. Ageu e Zacarias (Contemporâneos)
  37. Malaquias (Ageu e Malaquias encaixam-se na época de Neemias).

Você também pode optar por um plano de leitura temático, que é construído sobre um assunto.

O objetivo de um plano temático é estabelecer o maior número possível de associações entre diferentes partes das Escrituras e ver como os diferentes livros lidam com temas semelhantes.

Você pode encontrar agendas de leitura diária para esses e outros planos on-line. Todos eles te ajudarão a ler a Bíblia toda em um ano.

O app da Bíblia Youversion, por exemplo, tem tanto o plano de leitura da Bíblia em um ano em ordem, isto é, de Gênesis a Apocalipse, como o plano cronológico e diversas opções de planos temáticos. Além disso, você pode concluí-los ouvindo-os também, em vez de só ler.

Vale a pena conferir se você consegue manter a concentração lendo no Smartphone (ou Tablet). Você também pode ouvir os planos de leitura enquanto faz outras atividades. Assim você consegue concluir a leitura da Bíblia em um ano com organização fazendo outras coisas simultaneamente, enquanto anda de bicicleta ou faz uma caminhada, por exemplo. O aplicativo citado acima pode gravar o seu progresso, então fica mais fácil retomar a leitura de onde parou depois.

Portanto, antes de embarcar em seu desafio, experimente planos diferentes para ver qual deles mais lhe agrada.

2) Se quer mesmo ler a Bíblia toda em um ano sem parar no início ou meio do caminho, calcule os “custos”.

Em Lucas 14:28, o Senhor pergunta o seguinte a Seus discípulos:

“Porque qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro para calcular o seu custo, para ver se tem o suficiente para acabá-la?”

Qualquer coisa que valha a pena perseguir tem um custo de tempo, atenção e recursos. E nós temos uma quantidade limitada de cada um deles.

Portanto, se nos basearmos neles para um grande projeto, seja para construir uma torre ou ler a Bíblia toda em um ano, não teremos tempo ou recursos o suficiente para outras áreas da nossa vida. Por isso, algo tem que ceder.

Logo, antes de embarcarmos em nosso plano de leitura, precisamos entender o que deve ser sacrificado para concluí-lo.

Dependendo da nossa programação, podemos ter que reduzir o tempo que gastamos nas mídias sociais ou o tempo que passamos assistindo programas de TV. Ou talvez tenhamos que acordar mais cedo, ou ainda ouvir a Bíblia em áudio durante o almoço, por exemplo.

Seja qual for o caso, é melhor conhecer o custo antecipadamente para que possamos nos preparar melhor.

3) Encontre “afiadores de ferro”.

Um homem sábio certa vez disse:

"O ferro afia o ferro; assim também, um homem afia o semblante de seu amigo." (Provérbios 27:17).

Uma das melhores estratégias para ler a Bíblia toda em um ano é cercar-se de “afiadores”, ou seja, pessoas que têm interesse em nosso sucesso e que não hesitam em nos confrontar quando nosso foco se desvia ou quando nossa disciplina falha. Mas para facilitar a “afiação do ferro”, precisamos ser transparentes em relação ao progresso da nossa leitura.

Precisamos admitir quando lutamos ou perdemos um dia, ou confessar quais são as passagens difíceis de entender e pedir ajuda. Além disso, precisamos fornecer aos nossos parceiros de responsabilidade as informações de que precisam para nos ajudar.

Em todo caso, andar com pessoas que nos motivam é vital para o sucesso de nossos planos.

Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído. (Provérbios 13:20 BKJ)

4) Ao ler a Bíblia toda em um ano, nunca se esqueça do seu verdadeiro objetivo!

Passar os olhos ligeiramente sobre as palavras das Escrituras até você chegar ao final de uma passagem designada, para que você possa colocar uma marca de seleção ao lado do plano de leitura daquele dia, não é o mesmo que ler a Bíblia.

Lembre-se do aviso de Yakob (erroneamente conhecido como “Tiago”):

"E sede cumpridores da palavra, e não ouvintes apenas, enganando-vos a vós mesmos." (1:22)

Se as palavras das Escrituras não estão influenciando sua vida, não importa se você as lê todas em um ano, pois seu objetivo é entender a Bíblia e praticar suas verdades. Você faz isso “lutando com as Escrituras”, isto é, não deixando passar uma passagem até que tenha extraído dela tudo o que pode.

Eu creio que Deus honra esse tipo de persistência, como demonstra a história de Jacó lutando com o mensageiro Dele em Gênesis 32 (Você chegará nessa história nas duas primeiras semanas de sua jornada de leitura, se optar pelo plano de leitura tradicional).

Ao ler a passagem de cada dia, interaja com o material e mantenha um diário dos seus pensamentos.

Anote as perguntas que lhe ocorrerem, as citações que o inspiram e os incidentes que o incomodam (você pode usar o Google Keep para anotações, por exemplo). Depois compartilhe suas anotações e dúvidas com alguém que pode te ajudar a entender tudo melhor.

Além disso, ore para entender melhor o que você lê (leia aqui no blog um estudo explicando porque oração e estudo bíblico devem ser praticados juntos).

Peça a Deus para aprofundar sua compreensão e dar uma ideia de como as passagens individuais se conectam ao grande contexto da Bíblia.

Porque qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele? 
Assim também nenhum homem conhece as coisas de Deus, senão o espírito de Deus. 
(1 Coríntios 2:11 BKJ)

Confira mais estudos bíblicos que vão te ajudar a ler a Bíblia toda em um ano com mais facilidade:


CONECTE-SE CONOSCO!
Telegram (recomendado): @bibliaseensina.
WhatsApp: bit.ly/wabse.
Obs.: As mesmas mensagens são enviadas em ambos canais, portanto inscreva-se em apenas um deles.

Receba uma notificação em seu e-mail quando um novo estudo for publicado:

Junte-se a 4.400 outros assinantes

Traduzido e adaptado de Thomas Nelson Bibles.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

3 comentários em “Como ler a Bíblia toda em um ano com 4 dicas simples”

    1. Olá Hana. Não há concordância geral com relação a essa ordem. Mas eu posso apontar algumas problemática nas cronologias que geralmente são divulgadas na internet ou em bíblias e estudo. O livro da revelação (apocalipse) por exemplo, geralmente é datado como sendo escrito dentre os anos 90-95, no entanto, principalmente o capítulo 11, deixa claro que o livro foi escrito antes da queda do templo de Jerusalém, que se deu no ano 70. Além disso, as figuras de linguagem nos capítulo 6 a 8 demonstram uma guerra que estava prestes a acontecer, e aquelas figuras fazem todo sentido se situarmos a data de escrita dele dentro do anos 64-66, considerando que João estava anunciando às congregações as guerras que iriam surgir, que são as relatadas por Flávio Josefo, que duraram dos anos 66-70. Outra possível data errada divulgada é a da carta aos hebreus, que geralmente dizem ter sido escrita entre os anos 66-68. No entanto, o contexto da mensagem sugere que o templo de Jerusalém já havia caído e os sacrifícios cessado, bem como o serviço dos sacerdotes e levitas. Portanto, essa carta pode ter sido escrita depois do ano 70. Eu farei uma pesquisa mais à fundo em outro momento para dar a data mais precisa de escrita de cada livro, com informações históricas. Mas por enquanto não tenho como dar uma certeza, exceto para algumas cartas de Paulo, como as duas cartas aos coríntios e Romanos, que foram escritas entre 55-59. Atos dos apóstolos também foi escrito entre 61-64, porque Paulo já estava em sua prisão domiciliar em Roma, e talvez até um pouco depois.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.