Last updated on 13/07/2022
Bnei Noach (do hebraico בני נח, “Filhos de Noé“) é um termo utilizado no judaísmo para designar não-judeus de crença monoteísta que tenham aderido aos princípios estabelecidos nas Sete Leis de Noé.
Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.
Tecnicamente, o termo Bnei Noach designa toda a humanidade (os descendentes de Noé).
Mas, no contexto judaico, o termo se refere a indivíduos não-judeus e/ou civilizações que sigam os princípios legais específicos estabelecidos pelos sábios do Talmud.
Cabe destacar que não se trata exatamente de uma religião, mas sim de um conjunto de valores básicos que norteiam tais indivíduos e sociedades. Ou seja, uma sociedade pode ser muçulmana, cristã ou até mesmo laica, e ainda assim, estar enquadrada na definição rabínica de Bnei Noach.
Nas últimas décadas tem sido cada vez mais comum a busca pela organização de um sistema religioso universalista por parte de indivíduos que não se identificam com as alternativas monoteístas cristãs ou muçulmanas e que, apesar de atraídos pelo judaísmo, não pretendem se converter à fé mosaica. O que não constitui problema algum, pois devido à sua tradição não-proselitista, o judaísmo não busca converter neófitos e, por vezes, há rabinos que até dissuadem os interessados em conversão, aconselhando-os a seguir os sete preceitos universais.
Um não judeu que assume sobre si guardar os sete preceitos e suas ramificações estará servindo e agradando a Deus. Assim, ele se torna merecedor de todas as bênçãos divinas, bênçãos materiais, bênçãos espirituais – para si e para toda a sua família – tornando-se, então, um “Ben Noach”, ou um “filho de Noé”.
Texto extraído da Editora Sefer.
Como se tornar um “filho de Noé” (monoteísta)?
As 7 leis universais que Deus deu para Nôah (nome original de “Noé”) estão registradas em Gênesis capítulo 9, e você pode conferir um estudo mais detalhado acerca delas aqui no Blog Bíblia se Ensina. Logo, ser um “Bnei Noah” não é algo novo, não se trata de ensinamento moderno, mas muito antigo. As próprias Escrituras Sagradas mencionam que haviam “Bnei Noah”, ou seja, monoteístas gentios (não israelitas) nos tempos da antiguidade (vide Salmo 115:11). Nos Escritos Nazarenos (“NT”), também há registro destes monoteístas, tementes ao Deus de Israel (cf. At. 8:27; 10:1-2).
Qualquer pessoa pode se tornar um Bnei Nôah ao seguir os princípios divinos bíblicos e suas ramificações, ou seja, os diversos ensinamentos por trás dos ensinamentos das 7 leis universais. A comunidade do Salvador Yeshua ensinava a todas pessoas sinceras e tementes a Deus como ser um Bnei Nôah, e o registro disso está em Atos 15, mais especificamente nos versículos 19-21.
Ali, eles mostram que os gentios (não-judeus) que estivessem se aproximando do Deus vivo, deveriam se submeter a um padrão mínimo de conduta para que fossem aceitos nas comunidades judaicas, enquanto também se submetiam a um processo de educação nas Escrituras Sagradas dentro dessas mesmas comunidades (por isso o esclarecimento do v. 21).
Portanto, sinceramente, nós recomendamos às pessoas que querem se tornar Bnei Nôah fazê-lo através do ensinamento de uma comunidade judaica, ou seja, sendo orientados pelo povo de Israel, o povo de Deus, que recebeu Dele as Escrituras (cf. Dt 33:4; Sl 103:7; Rm 3:1-2; 9:4). Nós aqui somos orientados pela Comunidade Judaica Netzari do Pará. Caso nossos leitores queiram conhecer, podem fazer contato pela página do Facebook “Kehilá Netzarim-Pa“.
Mas existem também alguns livros que falam mais a respeito do assunto. Abaixo indicamos alguns da Editora Sefer.
Guia Bnei Noach – Volume 01, por Yacov Gerenstadt.
O que é Bnei Noach, por Wagner Francisco da Silva.
As 7 Leis Universais, por HaRav Yoel Schwartz.
Sidur para Bnei Noach, por Yehuda Ribco.
10 Comments
[…] “Bnei Noah: o que é e como ser um“. […]
[…] Eu já escrevi estudos acerca destes assuntos no blog Bíblia se Ensina. Você pode conferir “Aliança de Deus com Noé e as 7 leis universais“, e “Bnei Noah: o que é e como ser um“. […]
[…] no calendário bíblico. Aqui eu envio sugestões de leituras para o monoteístas gentios (ou os Bnei Noach), para conhecimento da festa e das leituras feitas pelos judeus/israelitas durante ela. Porém, […]
Jesus é um ser pagão criado pelos romanos. Cristianismo não é momoteísta, pelo contrário e paganismo puro.
Bney noach , pura falacia , pois gentios e judeus estavam juntos no primeiro seculo, Bney noach, arte inventada por judeus mal intencionados
David, talvez eu tenha me expressado mal em algum trecho do meu estudo, mas de toda forma deixei claro que os bnei Noah devem progredir na prática dos mandamentos de Deus através da seguinte frase: Ali, eles mostram que os gentios (não-judeus) que estivessem se aproximando do Deus vivo, deveriam se submeter a um padrão mínimo de conduta para que fossem aceitos nas comunidades judaicas, enquanto também se submetiam a um processo de educação nas Escrituras Sagradas dentro dessas mesmas comunidades (por isso o esclarecimento do v. 21).
Ótimo estudo biblico,pronto pra ser aplicado em evangelismo local
Shalom, Irmão Gabriel!
Há alguns anos acompanhava seus estudos quanto as comparações das versões bíblicas.
Na pandemia o Eterno, por infinita Graça, abriu meus olhos para a verdade atrás do Ministério de Sião e do Rosh Tsadok Ben Dereh, fico muito feliz que tenha lhe alcançado de igual forma.
RESTAURAÇÃO JÁ!
Baruch Ata Adonai Eloheinu Melech Haolam!
Shalom Tiago. Obrigado por comentar. Estamos em constante aprendizado por aqui. Que o Todo Poderoso continue a nos guiar. Abraço.
parabens pelo artigo irmao gabriel, voce poderia no futuro publicar artigos mostrando a verdade sobre talmud e cabala, vejam os sites,WWW.EDIÇOESCNBB.COM.BR, http://WWW.MENTESBEREANAS.INFO, http://WWW.MAISFE.ORG, http://WWW.GOTQUESTIONS.ORG ,WWW.ESTUDOBIBLICO.ORG, esses sites sao para estudos e pesquisas, fiquem na paz de jesus