Last updated on 27/01/2022
Felizmente, muitas pessoas, ao chegarem ao conhecimento de seus pecados contra Deus passam a tentar reorientar sua vida para que seja agradável ao Criador. Aconteceu assim comigo e creio que talvez contigo que está lendo esse estudo agora. Ao ouvir a palavra que me convenceu de meus pecados contra Deus, eu passei a ler a Bíblia Sagrada em busca de conhecer como viver de forma agradável ao meu Criador. Mas por onde devemos começar? Como praticar a palavra de Deus corretamente afinal de contas?
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
Por onde começar?
A primeira coisa que você precisa saber é que sua adaptação e obediência à palavra de Deus deve acontecer de forma gradativa e mais natural possível. Com isso quero dizer que não devemos tratar a nós mesmos com imposição e severidade, de tal forma que, sob pressão, fiquemos frustrados por não conseguir cumprir os mandamentos do Pai.
Do mesmo modo, nenhuma pessoa pode nos tratar com imposições nessa caminhada de aprendizagem e readaptação.
Os líderes da primeira comunidade de discípulos do Senhor lançaram determinações para os crentes não israelitas (ou não judeus). Elas estão escritas em Atos capítulo 15 e visam submeter os crentes estrangeiros (gentios) a um processo gradativo de aprendizagem e prática das Escrituras Sagradas.
As determinações giraram em torno de uma ocasião em que certo partido religioso judaico quis impor aos discípulos estrangeiros costumes da Torá (Lei de Deus) que eles ainda não estavam preparados para receber. Leia Atos 15:1-5.
Mas, reconhecendo que os discípulos estrangeiros (gentios) já haviam recebido a inspiração santa da parte do próprio Deus (At. 10:44-48; 15:7-9), e por isso Deus queria abençoá-los entre o povo de Israel também (Ef. 2:11-13), os líderes da primeira comunidade de discípulos determinaram que sua conversão e adaptação à Lei de Deus (Torá) deveria acontecer de forma gradativa e natural, à medida que cada um fosse se desenvolvendo pessoalmente.
Por isso, queremos aqui dar instruções a nossos leitores, apontando-lhes versículos e passagens bíblicas, por onde devem começar a praticar a palavra de Deus de forma pessoal, natural e gradativa.
Primeiro: siga as orientações dos primeiros líderes.
Nós falamos até aqui que houveram determinações dos primeiros líderes para os crentes estrangeiros que estavam se aliando ao povo de Israel em sua fé no Criador. Mas o que eles determinaram exatamente? Vamos ler um trecho de Atos capítulo 15 com a carta que foi escrita para tais crentes e descobrir.
Ya’akov [Tiago] rompeu o silêncio para responder, “irmãos”, ele disse, “ouçam que tenho a dizer. Shim’on [Simão] contou-nos detalhadamente o que Deus fez ao mostrar seu cuidado ao tomar dentre os goyim [gentios/estrangeiros] um povo para levar o seu nome. E as palavras dos profetas estão em completa harmonia com isso […]
(Atos 15:13-14,19-21 Bíblia Judaica Completa; os [colchetes] foram inseridos por nós para facilitar a compreensão do texto.
Portanto, minha opinião é a de que não devemos pôr obstáculos no caminho dos goyim que estão se voltando para Deus. Em vez disso, devemos escrever-lhes uma carta para informá-los de que se devem abster das coisas contaminadas por ídolos, da fornicação, do que foi estrangulado e do sangue. Porque, desde os tempos antigos, Mosheh [Moisés] é anunciado em todas as cidades, e suas palavras são lidas nas sinagogas a cada shabbat.
Recapitulando: o problema abordado pela liderança da comunidade em Jerusalém era a imposição que os discípulos não judeus estavam sofrendo da parte um certo seguimento judaico para observar os costumes da Lei de Moisés, ou seja, da Lei de Deus, a Torá (vide At. 15:1-6).
Observe que, naturalmente, a Lei de Deus aqui não era o problema, mas o modo impositivo (forçado) ao qual queriam submetê-los.
A liderança então se reuniu ali para decidir este problema em específico, ou seja, a imposição forçada.
E como vimos acima, a decisão final foi que os crentes não israelitas deveriam se abster de algumas coisas graves antes, e depois ir aprendendo e se adaptando gradativamente, o que é explicado pelas palavras “Mosheh é anunciado em todas as cidades, e suas palavras são lidas nas sinagogas cada shabbat”.
Portanto, se você não é judeu e quer praticar a palavra de Deus corretamente, deve começar por aqui. As determinações de imediato foram as seguintes, como pudemos ver:
- Abster-se das coisas contaminadas pelos ídolos; ou seja, afastar-se de tudo que envolve idolatria (culto a deuses falsos, cf. 1 Cor. 8:5-6; 2 Cor. 6:16-18; 1 Jo. 5:21);
- Abster-se da fornicação, que é a imoralidade sexual; vide Rom. 1:26,27; 1 Cor. 6:15-18; Lev. 18:6-30).
- Do que foi estrangulado; animais cujo sangue não foi derramado, isto é, extraído da carne para o consumo.
- Do sangue, um reforço ao mandamento anterior. Ou seja, de imediato os discípulos deveriam se abster de comer o sangue do animal. Essa foi uma proibição universal que Deus ordenou para toda humanidade em Gênesis 9:3,4.
Como visto, os mandamentos dos líderes de Jerusalém para os crentes estrangeiros refletem aqueles que Deus deu a Noé (original Nôah) em Gênesis 9. Os antigos sábios de Israel interpretaram que estes mandamentos envolvem 7 princípios, que são:
- Avodah zarah (עבודה זרה) – Não cometer idolatria;
- Birkat Hashem (ברכת השם) – Não blasfemar;
- Shefichat damim (שפיכות דמים) – Não assassinar;
- Gezel (גזל) – Não roubar;
- Gilui arayot (גילוי עריות) – Não cometer imoralidades sexuais;
- Ever min ha-chai (אבר מן החי) – Não maltratar aos animais (Só é permitido tirar a vida de um animal para se alimentar).;
- Dinim (דינים) – Estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça.
Veja mais detalhes no estudo “Aliança de Deus com Noé e as 7 leis universais“.
Portanto, você que é um crente gentio, deve começar a praticar a palavra de Deus por aqui, de acordo com as orientações dos principais e primeiros líderes da comunidade dos discípulos do Senhor. Mas não pare por aqui, faça progressos na obediência dos mandamentos do nosso Pai e Deus.
Então leia e aplique à sua vida também outras orientações dos emissários (apóstolos) em passagens bíblicas como Gálatas 5:19-23, Efésios 4:17-32, 5:1-33 e Colossenses 3. E depois disso há muito mais a se aprender. Siga um plano de leitura bíblica anual para aprender a palavra do Senhor continuamente, ou acompanhe as porções semanais de leitura da Torá e dos profetas (parashá/parashiot).
E lembre-se, sobre tudo, que a prática dos mandamentos de Deus é baseada no amor. Então ao aproximar-se do Divino tenha em mente amá-lo, e que este amor reflita no amor a si mesmo(a) e ao próximo, como ensinou o Senhor em Marcos 12:28-34 (cf. Rom. 13:8-10).
E finalmente, se possível, faça contato com uma comunidade do povo de Israel que ensina a respeito do Mestre dentro de seu devido contexto original, pois ele não veio para desfazer-se da Lei de Deus, como alguns seguimentos religiosos ensinam, mas para levá-la à sua plenitude e nos instruir à obediência dos mandamentos de Deus (cf. Mat. 5:17-19).
Eu, pessoalmente, recomendo a comunidade judaica netzari do Pará, que tem um sistema de ensino virtual e gradativo. Se quiser, visite a página do Facebook, a Kehilá Netzari-Pa, e faça contato.
3 Comments
[…] sente dificuldade de colocar em prática a palavra de Deus, confira nosso estudo intitulado “Como praticar a palavra de Deus corretamente” para te […]
[…] (Veja mais detalhes no estudo “Como praticar a palavra de Deus da forma correta“). […]
Não. Como disse Jesus: Lázaro dorme.
Quem afirmar o contrário, estará invalidando o que a própria Bíblia nos ensina:
13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4