Festas judaicas: os gentios (não judeus) devem observá-las?

Composição com prato de Seder de Pessach - por Pixelshot

Os cristãos gentios devem observar as festas judaicas? Há muitos feriados no judaísmo que os cristãos tradicionais não observam: Páscoa, Shavuot (Semanas/Pentecostes) e Sucot (Cabanas), só para citar alguns! Mas Deus ordena a celebração dessas festas… Então, os crentes gentios (não judeus/israelitas) seguidores da Bíblia Sagrada também devem observar as festas bíblicas?

Por Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg.

Existem várias razões pelas quais este tópico está causando um retorno poderoso [às raízes das Escrituras]. A principal razão é que nos últimos 20 anos as igrejas cristãs ao redor do mundo, representadas por quase todas as principais denominações cristãs, tornaram-se muito mais conscientes da identidade judaica de seu Salvador e Rei. Isso, claro, é uma coisa maravilhosa.

A pergunta geralmente é formulada de uma maneira muito simples:

“Os cristãos devem observar as festas judaicas?”

Figura da Festa judaica sukkoth sobre corrente colorida de papel garlando na espécie lulav kippah - por Valentyn Semenov.
Festival judaico de sukkoth sobre corrente colorida de papel garlando na espécie lulav kippah – por Valentyn Semenov.

Eu diria a você que existem vários problemas com a maneira como essa pergunta é formada.

Primeiro, a suposição é que os “cristãos” são membros de um movimento não-judeu, independente em todos os sentidos do povo de Israel. Mas sabendo o que sabemos agora sobre o contexto judaico do Novo Testamento, podemos dizer com plena confiança que este claramente não é o caso.

Em segundo lugar, a questão se refere às Festas do SENHOR como “as festas judaicas”, como se elas não pertencessem ao próprio Deus, como sua terminologia nativa bíblica implica claramente.

Somente quando adotamos as categorias bíblicas (em vez de teológicas), podemos começar a ver que estamos fazendo a pergunta errada. Perguntas erradas, por sua vez, são conhecidas por levar pessoas boas e piedosas a respostas erradas.

Terceiro, a inclusão de “deve celebrar a festa” também é problemática. Isso involuntariamente suscita a questão no contexto da divisão protestante-católica do século 16 em relação à salvação pessoal (fé versus obras).

Eu reafirmaria a questão de uma maneira que, embora certamente mais complicada em inglês cristão (a língua de nossa comunicação), é mais adequada ao contexto bíblico:

“Deve o seguidor do Cristo judeu, que vem das nações e não de Israel, também marcar como santas ‘as Festas do SENHOR’”?

Acho que a resposta a esta pergunta é claramente – sim.

A questão não é “se”, mas “como” os seguidores gentios do Cristo judeu devem observar as Festas do SENHOR em continuidade e parceria pactual com Israel, mas com plena compreensão das poderosas implicações trazidas pela vida, morte, ressurreição e ascensão [do Messias].

É realmente muito interessante notar que as Igrejas cristãs, especialmente em suas expressões católicas e ortodoxas orientais, nunca afirmaram que os crentes deveriam deixar de observar as festas do SENHOR.

De fato, ambas as comunidades cristãs (junto com a maioria das protestantes) marcaram regularmente muitas festas bíblicas importantes com celebrações especiais de adoração.

Infelizmente, eles frequentemente observam as festas propositalmente em datas diferentes e muitas vezes inventam tradições muito distantes (e às vezes contrárias) das ordens bíblicas originais.

Os cristãos gentios hoje são chamados a se reunir com o povo de Israel através, entre outras coisas, da observância das Festas do SENHOR centrada no Cristo e, ao fazê-lo, experimentar sua pertença à Comunidade de Israel.


Autor original: Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg. Publicado por Israel Bible Center. Traduzido e adaptado por Gabriel Filgueiras. Os trechos entre [colchetes] foram adicionados pelo tradutor para melhor compreensão do texto.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.