Estudo da relação entre fé e obras (Tiago 2 e Efésios 2)

A relação entre fé e obras é de difícil compreensão as vezes, de tal maneira que até alguns teólogos ao longo da história repudiaram a carta que Tiago escreveu, especialmente devido o capítulo 2; neste estudo bíblico inspirado no trecho de um livro procurarei explicar tudo.

Pois qual é o proveito, meus irmãos, se um homem disser que tem fé, e não tiver as obras? Poderá a fé salvá-lo?

Se uma irmã ou um irmão estiverem nus, carentes do alimento diário, e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, qual será o proveito?

Assim é a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:14-17 KJF)

fé e obras andam juntas, a fé sem obras é morta, caridade, ajuda, socorro

Ao longo da história houveram calorosos debates sobre fé e obras.

Muitos teólogos cristãos explicam que a salvação vem pela fé e não pelas obras, concordando diretamente com o texto de Efésios 2:8,9, leia abaixo:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de nós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (versão King James Fiel)

Enquanto outros ensinam que a salvação é uma somatória da fé com as obras, quem sabe concordando como texto de Tiago 2:21-24, leia:

Porventura não foi Abraão, nosso pai, justificado pelas obras, quando ofereceu Isaque, o seu filho, sobre o altar?

Vede que a fé operou com as suas obras, e que pelas suas obras a fé foi aperfeiçoada?

E a escritura cumpriu-se, a qual diz: E Abraão creu em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e ele foi chamado o Amigo de Deus.

Vede então como que, pelas obras, o homem é justificado, e não pela fé somente.

Outros porém, indo mais longe (ainda hoje em dia), acreditam que só seremos salvos se nos tornarmos judeus, nos circuncidarmos e falarmos hebraico 😕 (At 15:1,5); isto é, acreditam que somos salvos pelas obras e prática da lei de Moisés completa.

Onde está a verdade afinal de contas? Como entender tudo isso dentro de toda a Palavra de Deus?

É em vão porém, quando teólogos e autores evangélicos tentam colocar a fé contra as obras, elevando ao exagero sua linha de pensamento.

Alguns estudiosos da Bíblia Sagrada até ousam colocar os ensinos do apóstolo Paulo em oposição aos de Tiago, e vice-versa.

disputa, discussão, contenda, briga, debate

Mas a realidade é que não existe contradição alguma dentre estes dois escritores bíblicos, que foram inspirados pelo Espírito Santo (Ef 2:20; Gl 1:11,12).

Como a fé pode caminhar junto com as obras?

Paulo considerou a fé o instrumento da salvação, Tiago considerou as obras como a evidência dela, isto é, a prova real de que uma pessoa realmente é salva.

Paulo ensinou que somos salvos pela graça e misericórdia de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor; foi Deus quem teve a iniciativa de salvar-nos! (Rm 5:8); Tiago completou este ensino, mostrando que a evidência da fé salvadora são as obras (Tiago 2:21,22).

As obras são a prova de que a fé realmente existe em uma pessoa, e a mesma fé é a base destas obras.

A fé verdadeira faz que uma pessoa, naturalmente, pratique boas obras (leia Mateus 25:34-40); e estas boas obras são a prova de que a fé em Jesus não são somente crenças e palavras! (leia Lucas 6:46)

O homem é justificado para com Deus somente pela fé no Senhor Jesus, independente das obras (Rm 4:1-14), mas a fé que justifica nunca vem sozinha, pois a fé sem obras é morta! (leia Tiago 2:19-22)

A fé nos justifica diante de Deus, e as obras nos justificam diante dos homens! (Mt 5:14-16)

Tanto a fé como as boas obras são ações do próprio Deus em nós, pois a fé é dom de Deus (Ef 2:8), e é o próprio Deus que nos faz querer fazer o bem, e sua graça em nós é que nos faz colocá-lo em prática (Fp 2:13; 1 Co 15:10).

A fé é a causa de nossa salvação, as obras são o resultado dela!

A fé não exclui as boas obras, nem tão pouco as boas obras excluem a fé, mas ambas se completam!

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus estabeleceu para que andássemos nelas. (Efésios 2:10 KJF)

“Como posso manifestar a fé na nossa comunidade?”

Uma excelente maneira de manifestar a fé na comunidade é, basicamente, evangelizando-a e ajudando-a com recursos materiais também; fazendo isso com amor e dedicação aos necessitados, veja o exemplo da vida do próprio apóstolo Paulo:

Tenho-vos mostrado todas as coisas, que trabalhando assim, é necessário apoiar os fracos e lembrar as palavras do Senhor Jesus, que disse: É mais bem-aventurado dar do que receber. (Atos 20:35 KJF)

A capelania é um dos melhores meios pelos quais podemos ajudar nossa sociedade em suas carências, e é uma das especializações mais procuradas pelas igrejas evangélicas hoje em dia.

Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII.

Demonstrar amor pela sociedade dedicando seu tempo, sua disposição e seus recursos para ajudar quem está precisando, é a maior forma de evangelização que existe!

curso de capelania com certificado, Universidade da Bíblia

Por isto: Tu não cometerás adultério, não assassinarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e, se há algum outro mandamento, tudo se resume nesta palavra: Tu amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

O amor não faz mal ao próximo; portanto o amor é o cumprimento da lei. (Romanos 13:9,10 KJF)

Você tem mais conhecimentos sobre este assunto que ajudariam a esclarecer ainda mais este estudo? Compartilhe com outros leitores nos comentários aqui no final da página.


Este estudo foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 247

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

19 comentários em “Estudo da relação entre fé e obras (Tiago 2 e Efésios 2)”

  1. As obras em si não salvam, mas todo crente salvo tem a prática de boas obras. Jesus mandou dar esmolas e praticar a Caridade.

  2. A Fé é Salvadora
     “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreu 11:6a)
    “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo” (Efésio 2:8 e 9)

    Ouvir e Praticar
    “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

    Quem ama a Deus ama ao próximo
    “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1º João 4:20)
    Leia o Livro de Lucas em 10:25-37 e depois em 25:31-46

    A Fé é um presente de Deus, e as obra pela Fé, é o certificado que temos Fé.

    Se estou respirando é por que estou vivo, se estou vivo é por que estou respirando.

    Então se tenho Fé eu pratico as boas obras, se, pois, pelas boas obras eu provo que tenho essa Fé.

    Que o Espírito Santo nos ensine

  3. Boa tarde.meus irmãos. Em 2022 me deparei com este estudo. Vou acrescentar mais uns versos.obrigado.

    Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
    Romanos 4:1‭-‬6 ARC

    Bom ano a todos na paz do nosso Deus e Pai ,Senhor Jesus Cristo. Amém

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.