O dilúvio caiu sobre a Terra durante 40 dias e 40 noites (Gn 7:12). Noé e sua família entram na arca no mesmo dia. O dilúvio caiu sobre a terra no ano 1656 da criação (calendário hebraico), que corresponde ao ano 2238 antes da era comum (AEC), no calendário do Papa Gregório, usado praticamente em todo ocidente (Europa e continentes americanos – incluindo Brasil, naturalmente).
Em Gênesis 7:20, verificamos que as águas do dilúvio subiram tanto ao ponto de cobrirem aproximadamente 7 metros acima das montanhas mais altas.
O v. 21 de Gênesis 7 relata que as pessoas, os animais domésticos e selvagens morreram com a forte chuva. Mas teriam os animais marinhos morrido também? Isso é respondido no v. 22, que afirma que tudo que havia em terra seca morreu.
Assim foi o fim drástico da humanidade daquele tempo, levada pelas águas do dilúvio, da qual um pouco também é mencionado na Porção Bereshit.
Mas a Bíblia Sagrada conta apenas uma parte resumida da história, mencionando só os principais acontecimentos. Detalhes adicionais ficaram em função de outras literaturas produzidas pelo povo de Israel, como o próprio Livro do Justo, já mencionado aqui. Este relata que os habitantes da Terra não acreditaram quando Noé os advertia sobre o dilúvio, mas que imploraram por seu socorro depois dele ter entrado na arca e a chuva ter começado a cair. Separamos um trecho aqui para nossos leitores conferirem.
E Noé e sua família, e todos os seres vivos que estavam com ele, entraram na arca, tendo em conta as águas do dilúvio, e que o Senhor a fechou por fora.
E todos os filhos dos homens que foram deixados sobre a terra se cansaram no meio deste mal, por conta da chuva, pois as águas estavam subindo violentamente sobre a terra, e os animais e feras ainda estavam em torno da arca.
Os filhos dos homens reunidos eram cerca de 700 mil homens e mulheres, e vieram a Noé para a arca. E chamaram a Noé, dizendo:– Abre para que nós possamos ir a ti na arca, deveremos nós morrer?
E Noé, em alta voz, respondeu-lhes da arca, dizendo:
– Não tendes todos vós se rebelado contra o Senhor, e disseram que ele não existia? Portanto, o Senhor trouxe em cima de vocês este mal, para vos destruir e exterminar-vos da face da terra. Não foi isso que eu falei a vocês de 120 anos atrás até hoje, e vocês não ouviram a voz do Senhor, e agora vocês desejam viver sobre a terra?
E disseram a Noé:
– Estamos prontos para voltar ao Senhor, abre apenas para que possamos viver e não morrer.
E Noé respondeu-lhes, dizendo:
– Eis que agora que vocês veem o trabalho de suas almas, desejam voltar para o Senhor, e porque não retornaram durante esses cento e vinte anos, que o Senhor lhes concedeu como o período determinado? Mas agora vocês veem e me dizem isso em consideração dos problemas de suas almas, pois agora também o Senhor não vai ouvir-vos, nem dará ouvidos a vocês neste dia, de modo que vocês prosperarão em seus desejos.
E os filhos dos homens aproximaram-se, a fim de entrar na arca, por causa da chuva, pois não podiam suportá-la sobre eles. E o Senhor enviou todos os animais e as feras que estavam em volta da arca. E os animais espantaram-nos desse lugar, e cada um seguiu seu caminho e eles novamente dispersaram-se sobre a face da terra.
Livro do Justo, cap. 6:15-26a
E a chuva ainda estava descendo sobre a terra, e desceu quarenta dias e quarenta noites, e as águas prevaleceram sobre a terra, e toda a carne que estava sobre a terra ou nas águas morreu…
Por fim, Gênesis 7 é concluído dizendo que as águas cobriram a terra durante 140 dias, o que corresponde a 3 meses e meio (Gn 7:24).
Gênesis 8 começa relatando que Deus não se esqueceu de Noé dentro daquela arca depois da tragédia da chuva e das enchentes (pois também minou água do chão enquanto caía o dilúvio). Através de um vento, Deus faz as águas baixarem pouco a pouco.
O v. 4 menciona que a arca parou entre as montanhas do Ararate, que se localiza à leste da atual Turquia.
Noé só abre a janela da barca 40 dicas após a chuva ter parado. (v. 6). Então, mais sete dias depois, Noé solta uma pomba pela segunda vez e ela não retorna para a arca. Por fim, no dia 27 do segundo mês, aos 601 anos da vida de Noé, a terra ficou completamente seca (vs. 13-14).
Então, nos vs. 16 e 17 de Gênesis 8, Deus finalmente anuncia o recomeço da vida humana e animal sobre a terra.
O v. 20 relata que, logo assim que saiu da arca, Noé ofereceu sacrifícios de animais puros a Deus. Depois disso Deus decide nunca mais destruir o ser humano como havia feito dessa vez (vs. 21-22).
3 Comments
[…] que o Senhor diz que sua vinda seria como nos dias de Noé, e o que houve nos dias dele? Um dilúvio que levou a muitos! Enquanto Noé e sua família, apenas um remanescente dos seres humanos, foram […]
[…] judeus a caminhar no conjunto de mandamentos que o Eterno deu a Noé e aos seus filhos após o dilúvio (Gn 9), embora alguns destes mandamentos já existissem […]
Os críticos, exegetas, arqueólogos e ateus afirmam que não houve nenhum dilúvio. Do ponto de vista da arqeológia, segundo o Israel Finkelstein, nada foi encontrado nesse período.