O que significa o dízimo que Abraão deu ao sacerdote Melquisedeque em Gênesis 14:18-20? O que quer dizer a abordagem de Hebreus 7:1-12 referente a este? Neste breve estudo bíblico tentaremos dar a explicação explorando os detalhes dessa narrativa histórica e profética.
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
A representação profética do Messias (ungido) através de Melquisedeque e no dízimo de Abraão.
Primeiro de tudo, note que nessa passagem Melquisedeque representa o Messias, isto é, o Ungido (v. 3), e Abraão representa a tribo de Levi e seus sacerdotes (vs. 9,10).
Quando Abraão dá o dízimo dos despojos da guerra para Melquisedeque (v. 4) e é abençoado por ele, o texto deixa claro que, por isso, Melquisedeque é maior do que Abraão (vs. 6-7).
Logo, já que Melquisedeque representa o sacerdócio do Senhor e Abraão o sacerdócio dos Levitas, este acontecido de Gênesis 14:18-20 significa (profeticamente) que o sacerdócio que Yeshua alcançou é superior ao sacerdócio dos levitas, pois ele é sacerdote eternamente à semelhança de Melquisedeque (cf. Salmo 110:4; Hebreus 7:11,17,21).
Portanto, talvez o patriarca nem imaginava que seu dízimo estava sendo um ato profético da comparação entre ambos sacerdócios (do Senhor e dos levitas) (vs. 3,11). Pois quando Abraão dá seu dízimo a Melquisedeque, ele certamente julgava que estava praticando um costume já existente nas nações, que davam dízimos aos seus reis, e Melquisedeque também era rei (Gn 14:18).
Além do mais, Abraão deu este dízimo uma única vez e não transmitiu esse costume ao seu filho e a seus netos. Prova disso é que em Gên. 28:20-22 vemos Jacó propondo dar o dízimo a Deus caso o abençoasse em sua peregrinação. Ora, fazer um voto é propor algo novo, que não se costuma fazer, em troca de um benefício maior.
Logo, em Abraão vemos o exemplo de fazer doação voluntária para Deus, porque ainda não havia dízimo sistematizado para o povo escolhido.
Mas quando o dízimo passou a ser lei para o povo de Deus então?
Mais de 400 anos depois dos eventos com Abraão, ao tirar os israelitas das terras egípcias, durante sua peregrinação no deserto, Deus dá ao povo as diretrizes de como eles dariam seus dízimos para Ele. Então vamos explorar tais passagens na Torá, que é o ensino, instrução ou Lei de Deus através de Moisés, para descobrirmos como os israelitas davam seus dízimos.
Primeiro começamos com Levítico 27:30-33, onde há a primeira legislação do dízimo para o povo escolhido. Aqui vemos que Deus determina de seu povo dar uma décima parte dos frutos da terra “a Ele” (v. 30). Além disso, vemos ainda Deus exigindo um em cada dez animais do gado ou do rebanho. Estes seriam consagrados para Ele (v. 32).
Este é o dízimo bíblico!
Depois destes versículos, temos mais especificações de como seriam usados os dízimos em Números 18:21-31.
Dei aos descendentes de Levi todo o décimo da produção recolhida em Yisra’el. Esta é a herança deles, o pagamento pelo serviço realizado na tenda do encontro.
(Números 18:21 BJC)
Neste trecho Deus especifica para quem os dízimos seriam dados. O Soberano escolhe a tribo de Levi para realizar os serviços sacerdotais perante o povo, dentre várias outras atividades em Israel. A paga por seu trabalho, dentre outras coisas, seriam os alimentos recolhidos com os dízimos.
Depois disso, além de outros locais nas Escrituras, lemos principalmente Deuteronômio 14:22-29. Aqui Deus determina que a décima parte dos produtos da colheita, e um décimo dos animais do gado e do rebanho, deveriam ser levados anualmente para Jerusalém e lá serem comidos pelo próprio dizimista (vs. 14:22-26). O intuito com isso era haver alimento durante as festividades determinadas pelo Eterno em Sua palavra.
Além disso, dos vs. 27-29 vemos que os levitas não deveriam ser desamparados nessas ocasiões festivas, e que de três em três anos esses dízimos deveriam ser armazenados nas cidades e doados aos pobres.
Todos os outros trechos nas Escrituras que falam acerca dos dízimos vão girar em torno dessas leis, inclusive Malaquias 3:8-12, Neemias capítulos 10:35-39 e 13:4-12, Mateus 23:23, Lucas 11:42, etc. Mas o dízimo de Abraão, como é possível perceber, não tem uma relação direta com esses, porque nos tempos deste patriarca não havia uma legislação exata da parte de Deus para isso, e Ele nem mesmo ordenou Abraão dar o dízimo ao rei sacerdote; ele o fez porque já havia visto isso em outras nações, como menciona o Livro do Justo no capítulo 15 e versículo 8. Além disso, Abraão dá o dízimo dos despojos da guerra, o que incluía tanto prata e ouro (dinheiro), como pessoas, animais, roupas, armas, alimentos, e tudo mais que foi conquistado do inimigo em combate (vide Gn 14:21).
Então o que aconteceu com o dízimo hoje em dia nas igrejas que não seguem as determinações de Deus em Sua Lei?

Como vimos, os mandamentos dos dízimos tinham todo um contexto, regras determinadas, o que seria dado como dízimo e para quem seria direcionado. Deus deu todos os mandamentos na Torá e os organizou, e o povo deveria obedecer exatamente da forma que Ele determinou (cf. Deut. 26:12,13).
Aconteceu que, no ano 567 EC, quando as comunidades judaicas fundadas pelo Senhor encontravam-se dispersas pelo mundo e o cristianismo dominava cada vez mais através da força do império romano, o clero de sua Igreja começa a determinar que quem não desse o dízimo “como o patriarca Abraão o deu”, não reinaria com o Cristo (Documento 8 CNBB).
Dessa forma, e só por essa época, é que uma versão distorcida do dízimo bíblico foi introduzida na Igreja Cristã mãe. Vários concílios ao longo da história foram confirmando e complementando essa prática, como o de 585 em Macon, com Carlos Magno no final do século 8, e nos concílios de Latrão no século 12. As igrejas evangélicas, por sua vez, tendo nascido à partir da Igreja Católica Romana medieval, herdaram em muito sua pregação, liturgia, teologia e modelo doutrinário, pois em qual delas não se ouve dizer que o dízimo de Abraão é um “modelo para a Igreja cristã seguir” também? Desculpa muito parecida com aquela do concílio de 567, em Tours.
Veja mais detalhes históricos a respeito da introdução e distorção da mensagem do dízimo na Igreja Cristã no estudo “O dízimo bíblico e o dízimo medieval“, no blog Bíblia se Ensina.
Sem o dízimo? O que fazer para manter nossas comunidades e local de culto então?
Em suma, qualquer líder que use do texto de Malaquias 3:10 ou Gênesis 14:18-20 (os mais usados) para chamar os irmãos a darem dízimos em dinheiro fora dos padrões bíblicos abordados acima, não estaria pregando uma mensagem solapada das Escrituras? O que você acha?
Geralmente quando eu falo isso, várias pessoas logo se ofendem e dizem que o templo tem contas para pagar como luz, materiais de limpeza, funcionários, suprimentos diversos, etc. Mas em momento algum eu disse que não devemos mais contribuir, porque o problema não está em contribuir, mas sim na doutrina que se usa para arrecadar as contribuições. Pois falar de doutrina é coisa muito séria, porque mexe com a mentalidade e a fé das pessoas, e por isso uma mensagem distorcida e errada pode levá-las a se conduzir de modo .
É claro que os custos do local utilizado para cultuar a Deus devem ser pagos por todos os seus frequentadores, pois somos uma comunidade e devemos todos ajudar. Trata-se de uma questão de consciência também. No entanto, não é necessário forjar interpretações e falsear os relatos bíblicos para isso.
Digo isso aos líderes que escravizam, lançam culpa, medo, oprimem e constrangem as pessoas em suas mensagens, e bem sei eu que nem todos agem dessa forma. Por isso, se você é líder e não está incluído neste grupo, não deveria se ofender com essas palavras (vide Prov. 10:9).
Para saber mais sobre como devemos contribuir com a obra de Deus, leia os estudos baseados em Êxodo 35 ou 1º Crônicas 29 aqui no blog Bíblia se Ensina.
Você pode aprender um histórico completo a respeito da doutrina do dízimo no livro “7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais“, de minha autoria, disponível em versão digital.
88 Comments
quando moedas eles tinha que vender seus gado suas colheitas e ir para tempo que centro do mundo israel em jeruslem centro de israel tempo ficava centro de jerusalem em aialchalem.quando estive perto tempo com o dinheiro que vendeu seu amimais compraria a mesma quantidade para fazer dismo agora se quer dar dismo vc tem ir para israel jerusalem e dar lá tempo em aialchalem. por e assim que manda a biblia vc vai ate dar seu dismo ou vc prefere novo testamento dar conforme suas necessidade e posses todas denominaçoes só prega as de israel dismo dismo foi sustento pelo imperio romano que povo paga se pela suas colheitas uma parte jose foi para egito lá fez suas ficou braço direito
com 7 de fartura e nos da fome com 3 anos passado ele comprou as terra e povo deus grão para egito planta povo não comer ei fez a lei 1/5 de tudo que povo colheçe era rei ai onde saiu as12 tribo e as leis
jesus disse contribuir conforme sua posse sua necessidade não diz dismo de 10% dismo ele era um preceito j´á existia antes da de moises era para sustenção dos levita do tempo que era que não tinha terras só vivia do dismo que suas colheitas seu rebanho da terra eles tiraria para suprir a eles restante era distribuido para orfã e as viuvas se cumpre esta de baixo das leis antigo testamento não podera comer carne de porco e também peixe de couro vcs acha que prega evangelico e fala das de leis de moises eles nunca fala do novo testamento novo testamento começa em atos e não como esta na biblia um testamento só começa valer depois da morte do testador que morte e ressureição foi parte de atos jesus foi que cumpriu 600 +ou- mandamento da lei antes da sua morte ele ainda mostrou que a de moises era olho por olho e dente por dente quem se da mulher adultera que eles trouxe a jesus e diz que pela as de moises ela tinha que morre pedrejada que jesus falou atire a primeira pedra que nunca pecou se nada pelo velho testamento já fazer quer nao der dismo esta roubando a deus estaras de baixo de madição como se deus é amor amar proximo como a si mesmo esta vem lá de trás como povo iria rouba deus primeiro deus nunca precisou de dinheiro não existia dinheiro a moeda acho sai 8 seculos depois não certeza -e agora respporque povo comeu atrazer animais doente e mentir sobre que retirado da terra para pagar menos dismo isso era a corrupção aparecendo mesmo com a criação da
Eu sou contra a pratica de como o dízimo é anunciado, más graças a Deus sou dizimista, e não tenho nada o que falar, porém acredito que se tem dinheiro em caixa, melhor salvar uma vida, do que fazer uma reforma… Más Deus em Cristo Jesus tem me abençoado bastante, porque na verdade, o dízimo tinhas umas práticas, para vc devolver, coisa que hoje em dia não tem…
O texto é tão cheio de pré-conceito que da tanta náusea quanto ver “alguns” de fato distorcerem a Palavra de Deus! Vá em todas as igrejas, converse com todos os pastores, vá até aquele pastor que tira do próprio bolso pra manter a igreja mesmo passando necessidade por amor a Deus e a seu povo. Que ensina sobre o dízimo, entrega o próprio dízimo e não pega um centavo da igreja! Antes de generalizar e dizer que aqueles que ensinam sobre o dízimo o fazem com a referida determinação. Não discordo de seus argumentos bíblicos, mas de sua prepotência, arrogância e errôneo julgamento. Vá ao recôndito do ministério pastoral de cada pastor que julga, conheça os bastidores de sua vida, converse com eles sobre sua compreensão bíblica sobre o assunto e depois sente em sua cadeira e os julgue segundo a reta justiça! Repito, não sou contra seu texto, mas contra a forma de expor suas concepções teológicas Quando a teologia é feita por teóricos caminhamos rumo ao estudo frio e farisaico das Escrituras.
Ok Marlon, obrigado pela advertência. Vou revisar o texto agora mesmo e cuidar de ajustar os inconvenientes.
Quando os bruxos pedem sacrifícios,para o altar das estrevas não há problemas. Maria ,Marta,suzuna e outras mulher cuidaram do ministério de Jesus,
Jesus disse bem claro,dei ao César oque é do César, dai a Deus oque é Deus.
Marlon Santos está de parabéns, o texto mostra muita incontextualidade ou seja referência fora de contexto. assim como os comentários anteriores ao seu. Dízimo é Dízimo é só ver o texto de Malaquias 3:10.
Se o dizimista não tiver fé no que está fazendo e melhor não fazer-lo a Deus. Dízimo é primícia, ou seja vem primeiro e não do que está sobrando, dízimo é honrar a Deus pelo que foi feito, dízimo não se paga e sim se devolve. Mas pra acharmos textos sem contexto, sempre acharemos na bíblia até para pecar.
Mas tudo nos e lícito, mas nem tudo nos convém.
Tu deve bem ser pastor…ta se doendo kkkkk …tira a mão do bolso das ovelhas …kkk
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Mateus 5 17 ao 19 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja,
e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
Mateus 5
17Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. 18Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um iou o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra. … VAMOS CUMPRIR COM GRATIDÃO!!!
Meu amado…
Porque vcs fazem isso, ta faltando pureza.
amado gostaria de saber porque não falam a verdade sobre o fator.
engraçado falam que não é pra devolver o dizimo como forma de gratidão ,mas a pagina esta cheia de pix solicitado doação,faça de graça os estudos sem pedir nada em troca.Sou dizimista por gratidão ao SENHOR,e naõ fico mais pobre sendo,ao contrario reconheço Jesus em muitos homens e mulheres que fazem a obra por amor e que vejo necessidade em ajudar
Antônio Júnior, obrigado por comentar. Deixa eu te fazer uma pergunta: você pagou algo pra ler qualquer estudo aqui?
Eu tinha muitas dúvidas quanto ao dízimo, mas teve um período da minha vida , que eu me questionava muito, e dizia: Esse negócio de dízimos não tá com nada, eu falava assim por que fiquei sabendo que o pastor presidente da igreja estava enriquecendo eu tava pobre ainda, eu nunca tinha pensado nisso. Foi aí que deixei de devolver o dízimo que é os dez por cento do nosso salário .
A Minha vida virou do avesso, estou com toda enrolada não consigo pagar as minhas contas, o devorador que eu achei que não existia, entrou na minha água e eu paguei mas de 4.000 de água. Toda vez que chega um talão de água era 800 e pouco 700 e pouco até que chegou um de 1000 e pouco.
Um dia fui parar pra medita no que estava acontecendo o Espírito Santo me fez lembrar de uma frase : Esse tal de devorador nao existe não. Por causa disso estou até agora tentando arruma minha vida financeira. Não faz muito tempo que aconteceu isso. Pedi perdão pra Deus e comecei a devolver o dízimo novamente.
Elisangela, eu compreendo sua situação e lamento que tenha acontecido assim contigo. Mas pode estar certa que Deus não quer pessoas subjugadas a mera escravidão. Certamente Deus quer o amor de seus filhos, e é com essa base de ensinamento que eu trabalho. Não aceite as palavras de maldição que lançam sobre os púlpitos, repreenda e ore ao Senhor pedindo para Ele sondar o teu coração e te guiar. Eu não sou dizimista e subjugado a essa doutrina pregada nas igrejas evangélicas, mas ajudo dentro de minhas possibilidades e com generosidade sempre que possível, com ofertas voluntárias. E tenho sido abençoado. Fiz reformas e aumentei minha casa, por exemplo, abri um pequeno negócio e tudo mais. Portanto meu desejo é o melhor para você. Quando você for contribuir, não faça com sentimento de que é obrigada e não tem saída, mas procure cultivar o amor a Deus em primeiro lugar, sua contribuição virá com naturalidade e espontaneidade. Leia 2 Coríntios 8:1-5.
Querida Elisangela Marinho…
sou o pastou Laercio, e tenho uma palavra pra vc que talvez va te fazer refletir e espero que seja de bom proveito.
vc acha q Jó um homem integro e reto deveria passar por tudo que passou humanamente falando não… no entanto no final da prova ele disse “eu achava que conhecia Deus, porem agora eu conheço de verdade…
Jeremias no caláboço…
entre outros.
Em Tiago 1-2 deveríamos ter grande prazer diante das provações.
na verdade não é oque nosso eu interior quer mas a prova da nossa fé vai gerar em paciência experiência e perseverança.
oque lazaro deveria dizer da sua Fé… morrendo em estado de lastima.
com relação ao dar ou não o dizimo e com cada um, porem oque a bíblia diz sobre isso.
pra mim tanto Faz eu acho 10% pouco pra se dar pra Deus.
porem falta verdade em muitos lideres pois em a bíblia diz que os dízimos são meu…
parece meio louco.
quando O Senhor te tiver abençoado tiraras os dizimos de todo produto que cada ano..
Obrigada pela palavra.
Deus Abençoe
continuação.
pastores sem vergonha que sabem que os dízimos não são da igreja cobram assim mesmo. e existem igrejas que se o obreiro não for dízimista perde o cargo.
quando O senhor te tiver abençoado tiraras os dízimos de todo produto que cada ano se recolher do campo e perante O Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali por o seu nome “Comereis os dízimos do teu pão de teu mosto das tuas ovelhas, dos primogênitos das tuas vacas, para que aprendas a temer O Senhor.
e se o caminho te for tão comprido que não os possa levar, vende-os atá o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que O Senhor teu Deus escolher e lá daras por este dinheiro tudo que te pedir atua alma coma-o ali perante O Senhor t eu Deus…”
existem muitas coisas que eles não vão te dizer…
Eu te pergunto: porque eles nunca leem esta msn e esta clara na palavra de Deus
👏👏👏👏👏👏👏👏
Quando se fala de dízimo de alimento, confunde a mente de quem não sabe que naquela época alimento era moeda de troca. “Gostei de seu terreno, você me vende ? Vendo sim, o que você me dá em troca (moeda de troca, dinheiro, recurso na época) ? Eu tenho 100 sacas de trigo ! Esse linguajar, jamais será colocado na falácia argumentativa dos que pregam contra a honra a Deus nas primícias. Salomão ensina claramente isso em Pv 3:9/ o Salvador corrige os religiosos que davam o dízimo e não a vida em Mateus 23. Separar as primícias e honrar a Ele é uma prática que jamais os religiosos entenderam, pois assim como o perseguiam em tudo que Ele Ele fazia, assim também em tudo que é hoje oferecido ao Pai.
Já existia dinheiro na antiguidade, leia Deut. 14:23-26 (tem muito mais). Pergunta: quem ensinou os crentes a darem dízimo em dinheiro na bíblia?
Gabriel essa pergunta sua é só para fermentar. Acredito que saiba que isso significa.
23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Nada sobre guardar o sábado
Nada sobre circuncisão
NADA SOBRE DAR DIZIMOS….
23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos 15:23-29
Repetindo Atos 15:29
1- QUE VOS ABSTENHAIS DAS COISAS SACRIFICADAS AOS IDOLOS,
2- E DO SANGUE,
3 – E DA CARNE SUFOCADA,
4 – E DA FORNICAÇÃO.
Nada de guardar o sábado, nada de circuncisão, NADA SOBRE O DÍZIMO….
Só não entende quem não quer….
Também não fala nada sobre o jejum, sobre oração ou congregar. Devemos deixar de fazer essas coisas também? Irmãos, cuidado com interpretações tendenciosas conforme o que está em seus corações…
Bom dia Pastor Marcos Coelho,
É preciso orar e pedir discernimento a Deus para entender a palavra que nos deixou…se concordar em pedir o dízimo, deve deixar de ser cristão, porque hoje não há mais sacerdotes para que faça este pedido. .No tempo dos Levita sim, como nos diz a palavra, mas hoje, não mais. E lhe pergunto, por que tudo não é UNÂNIME como nos ensina a palavra nos Atos dos Apóstolos? E como aqui esta escrito, naquele tempo, a igreja crescia dia apos dia, e os Apóstolos nunca pediram o dizimo…Então é a sinceridade do coração que Deus requer de nós. Se propormos no coração, assim façamos…
Então ore e peça a Deus para saber interpretar a palavra, porque é isto que está faltando a todos os que são comprometidos com Deus!. Deus nos abençoe com paz!!!
Sábias palavras, minha irmã!
Tudo poderia ser mais fácil… Não é como eu quero ou penso. Está escrito, só precisamos interpretar corretamente.
Então o que está na Lei está abolido…é isso? Apesar que este ato de Abraão aconteceu 400 anos antes da Lei. Como vc explica isso? Dízimo pra mim é o ponto de partida para a contribuição voluntária, é o referencial pra a pessoa aprender como contribuir , não necessariamente você deve ficar preso a 10%, você pode ir além conforme os seus ganhos. Parte de um coração grato como foi o coração de Abraão. O ato de abraão foi voluntário. Dízimo é gratidão, não pode existir barganha com Deus
Otávio, muito obrigado por seu comentario. Abraão dá o dízimo dos despojos da guerra uma única vez a Melquisedeque porque aa nações da antiguidade já tinha o costume de dar dízimos de despojos e frutos da colheita aos sacerdotes que representavam as divindades em que eles acreditavam. Em Josué 24:2 está escrito que até o pai de Abraão serviu a essas divindades e portanto o patriarca dos hebreus deve ter visto isso em seu pai. Além disso, Abraão não transmitiu esse costume nem para seu filho e muito menos para o neto, Jacó. Pois como vimos em Gênesis 28 Jacó propõe fazer algo novo, que seria dar o dízimo a Yahweh, caso Ele o protegesse em sua viagem. Então não se pode de maneira nenhuma usar esse subterfúgio de que o dízimo de Abraão é um princípio para a “igreja”. Nenhum apóstolo fez isso. Essa pseudo doutrina do dízimo que se vê hoje nas igrejas evangelicas foi introduzida mais de 500 anos depois dos apóstolos. Leia aqui no blog o estudo “o dízimo bíblico e o dízimo medieval” para saber mais.
A lei não foi abolida ela foi cumprida por Jesus que é da tribo de Judá .. ele disse não passará o céu e a terra antes que tudo se cumpra …olha que maravilha ( Pai a ti entrego o meu espírito está tudo consumado , feito , cumprido 🙏🙏🙏 ele já cumpriu tudo o ato de Jesus na cruz e suficiente e completo )
Por ignorância, certa vez aderi ao conceito de que dízimo era do velho testamento e deixei de devolver. Porém tive uma experiência pessoal com Cristo, que me deixou claro que essa infidelidade leva o Cristão a perder a autoridade sobre as doencas, e maldições. O que está escondido no coração do homem nessa doutrina anti-dizimista, é o apego ao dinheiro. Só honra-se a Deus quando sobra, senão sobra Deus vai entender. Doutrina utilizada por aqueles que pregam a facilidade afim de atrair membros.
Olá Anderson, obrigado por comentar aqui meu caro, embora eu deva discordar de suas colocações. A começar pelo fato do dízimo bíblico não ter sido doutrinado a ser dado em dinheiro de salário, mas alimentos, veja você mesmo Levítico 27:30-33. Inclusive era este o dízimo em vigor na época do Senhor, por isso que os fariseus davam dízimos de hortaliças, cf. Mat. 23:23. Além disso, a ordem de Deus foi clara, era para dar os dízimos das produtos da colheita, animais do gado e rebanho para os homens da tribo de Levi, o Soberano foi bem específico quanto a isso, veja Números 18:21-24. Em certas ocasiões estes dízimos também eram usados para serem comidos em festas nacionais (Deut. 14:22-26) e para alimentar órfãos, viúvas e outros pobres em Israel (Deut. 14:27-29; 26:12). Se você ler todas as passagens bíblicas de doutrinação do dízimo, verá que este apregoado nas igrejas evangélicas foge muito do dízimo bíblico de verdade. E ainda, o termo “devolver dízimo para Deus” não existe na Bíblia, isso é uma falácia, um argumento falso inventado de modo solapado para persuadir as pessoas. Eu não me submeto a essa doutrina do dízimo pregada nas igrejas, e nem por isso deixei de ajudar minha congregação a pagar os custos do local. A gente só precisa ser honesto com a doutrina bíblica e consciente de nossos deveres, só isso. Somos pessoas inteligentes para perceber essas coisas e não precisamos fazer malabarismos teológicos ou doutrinários para distorcer os ensinamentos bíblicos a fim de que atendam às nossas conveniências. Eu te convido a ler o estudo “o dízimo bíblico e o dízimo medieval” aqui no blog e descobrir como que essa pseudo doutrina do dízimo se introduziu nas igrejas cristãs.
A nova lei aboliu a anterior. Porém, Cristo é o melhor de Deus para o homem. E Deus tb requer o melhor dos seus. Antes, não adulterarás, e não matarás, hoje a proibição são pelos desejos do coração. Antes, o dízimo e a oferta, já na igreja primitiva vendiam TODOS os bens e lançavam aos pés dos apóstolos. A viúva pobre foi elogiada, e não criticada, por dar todo o seu sustento. Dízimo não é escravidão, é amor. E minhas ofertas, não as dou como a um mendigo. Minhas sementes tem salvado almas.
Oi Anderson. Obrigado por ssu comentário. Quero dizer que antes dos tempos do Novo Testamento, na Torá, também já havia advertências contra os maus desejos, pois foi escrito “não cobiçarás”. Outra coisa, o relato de Atos 2 e 4 que você citou onde os discípulos vendiam todos os seus bens e a oferta de uma viúva pobre nada tem a ver com dízimo. O dízimo da Bíblia não era dinheiro (cf. Lev 27:30-33; Dt 14:22-29). A contribuição destes dois exemplos foi completamente voluntária, e no primeiro caso visavasse suprir os necessitados, justamente o que devemos fazer hoje em dia, o que eu creio que você está fazendo, pois relatou que suas ofertas tem ajudado a muitos. A questão não é a contribuição, mas as deturpacoes doutrinarias recorrentes nas igrejas, infelizmente.
Óbvio que Deus sempre requereu do homem a pureza de coração. Porém, não me recordo do velho testamento condenar o homem de assassino ou adúlterio apenas pelos seus pensamentos. Como que dar todo o sustento não tem haver com o dízimo? O que é maior? A décima parte ou o todo? Aquele que dá o tudo, devolveu o dízimo. Os novos convertidos sustentavam a igreja primitiva, não era assistencialismo. Exatamente o papel que o dízimo exercia no VT, levar os dízimos e ofertas na casa do tesouro.
Anderson, tudo que vemos de crentes dando contribuições no NT era para alimentar os pobres. Em 1 Coríntios 9 percebemos que alguns crentes também custeavam os apóstolos com a evangelização. No primeiro século os crentes no Senhor não estavam tão distante do convívio e tradições judaicas (bíblicas) como nós estamos hoje. Os discípulos ainda continuavam frequentando o templo de Jerusalém (At 2:46), as sinagogas nos shabats (At 13:14,42; 18:4), e até celebrando as festas judaicas (At 2:1; 18:21). Justamente por isso não houve preocupação em criar templos exclusivos da religião do cristianismo (que veio só a partir do segundo século), então não existia essa história de que eles davam dízimos para ajudar “a igreja”. Você já viu em todo NT algum dos apóstolos usando do texto de Malaquias 3 10, por exemplo, para persuadir os irmãos a darem seu dinheiro para a “igreja”? E como eu explanei em outro comentário, o dízimo bíblico não era dado em dinheiro meu irmão. Esse dízimo em dinheiro surgiu mais de 500 anos depois dos tempos apostólicos.
“Não precisamos fazer malabarismos teológicos ou doutrinários para distorcer os ensinamentos bíblicos a fim de que atendam às nossas conveniências” -》 (Nisto concordamos!)
Qual moeda era negociada nos tempos de Abraão?
Quem falou que dízimo é para ajudar a igreja? Ficar longe do pecado é para ajudar o pastor? Aff
Cuidado com os muitos estudos teológicos, não esqueça de ler a bíblia.
Como eu não crio ovelhas nem sou agricultor, vou devolver o fruto da terra. Meu salário! Deus te ilumine!
Amigo, se você prefere assim adaptar as doutrinas da Bíblia a seu bel prazer, que faça. Só não diga que isto é ensinamento proveniente de Deus, porque não é.
“⁹ Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”
(ACF’11 Mt 15:9)
Quanta paciência, parabéns por seu discernimento para com a palavra de Deus 🙏 me tirou muitas dúvidas, o senhor poderia somente me explicar um pouco sobre o versículo 23 do cap. 23 de Mateus, somente aquele finalzinho onde jesus fala ” devíeis” . Obrigada por esse estudo, parabéns Deus abençoe 🙏
Juliana, o Mestre não se desfez do dízimo da Lei de Deus (Torá). Mas é daquele dízimo que ele não se desfez:
1. Dado em forma de produtos alimentícios (Lv 27:30-33).
2. Uma parte para os levitas e sacerdotes realizarem o serviço de Deus (Nm 18:21-24; cf. Dt 18:1).
3. Para ser comido nas festas de peregrinação à Jerusalém (Dt 14:22-27).
4. Para ser dado de alimento aos pobres (Dt 14:28-29; 26:12). Haja vista que Mt 23:23 ainda é dito dízimo de alimentos: hortaliças. O dízimo da igreja não atende a nenhum desses requisitos.
querido…
vc não tem ideia do que acontece por trás das cortinas.
E eles não vão te dizer. pois gostam de leigos e interesseiros que na maioria devolvem como eles dizem por um unico motivo, querem a benção
Péssima observação eigesege do texto é claro do crente salvo dando dízimo no Novo Testamento e sendo por Jesus Cristo aprovado os que objetam ou opositores são filhos do diabo igual judas reclamando da oferta que foi para Jesus Cristo ok
A paz de Cristo. sou Pastor Marcos aqui do Rio de Janeiro, me diga por favor onde está escrito que Jesus aboliu a Lei, ou onde Ele disse que não devemos dar o dízimo, até onde sei estamos debaixo de uma Graça que nos livra dos castigos da Lei por sua dureza e por nossa dureza de coração. Se é assim como o sr° o diz em seu estudo, rasguemos então o AT e fiquemos apenas com NT, e outra ninguém é obrigado a dar dízimo ou oferta, o primeiro é um ato de reconhecimento e fé que tudo quanto possuímos vem do Senhor e simplesmente estamos separando a semente para um novo plantio, ou devo colher e comer também as sementes sem pensar na próxima semeadura? O segundo é um ato voluntário de amor onde contribuimos não somente fisicamente mas também financeiramente para a obra do Senhor, ou como seriam mantidos os Missionários(as) no campo ou a manutenção dos templos seria mantida? se você tem dificuldade em devolver ao Senhor o que Lhe pertence é assunto pessoal , mas não tente dissimular essa sua dificuldade induzindo a outros a serem infiéis como você o é.
Oi pastor Marcos. Paz do Senhor.
Eu não tenho dificuldade de “devolver” nada para Deus porque não existe o termo “devolver dízimo para Deus” na bíblia. Me perdoe ser franco meu irmão, esse argumento é uma falácia. Além disso, a doutrina do dízimo pregada hoje nas igrejas é uma farsa. Nunca se ordenou na bíblia ser dado dízimo em dinheiro (Lev. 27:30-33; Deut. 14:22-29; 26:12; Mat. 23:23). Pelos 5 primeiros séculos de igreja cristã não se trabalhava com a doutrina do dízimo, e mesmo assim o número de irmãos crescia cada vez mais e a obra missionária ia adiante. Como explicar isso? Como explicar o fato dos líderes se subjulgarem e subjulgar os irmãos a doutrinas falaciosas e deturpadas se os apóstolos não agiram assim?
Outra coisa, as pessoas que leem a minha postura contra a fajuta doutrina do dízimo pregada hoje mas igrejas logo me atacam dizendo que eu tenho dificuldade de doar meu dinheiro para ajudar minha congregação, ou me chamam de avarento, mas nem se quer me conhecem. Só essa semana eu já fiz 3 doações para ajudar a pagar os custos do nosso local de culto, fiz voluntariamente, não preciso fazer malabarismo teológico para fazer uma doação que eu estou vendo que é necessária. Me desculpe meu caro, serei sempre honesto com a doutrina bíblica e jamais deixarei de tomar conhecimento das deturpacoes que foram introduzidas ao longo de nossa história. Ignorar a história é abraçar erros como se fossem verdades.
Paz pastor, eu entendo os dois lados, mas a questão de missionários na nossa igreja é feita todos os meses oferta separada para este fim, Jesus mandou os seus enviados e pediu que não levasse roupas eoutrs afins, ou é mentira, o que entendí é, os gulosos donos de mansões, fazendas, aviões e jóias etc e tal, vão para o altar e pedem além, poderia falar muitas coisa, mas aqui não cabe muitas coisas a ser discutidas.
Não sou contra o dizimo , porém eu sou contra o exagero de pedir ou até focar e obrigando as pessoas a devolver o dízimo para os prazeres materiais como: luxúria dos pastores e da sua família. Como se Deus só amassem os pastores e suas famílias. Não existe na Bíblia que pastores é terra festil, isto é mentira dos gananciosos e mentira de muitos que sai por aí enviando sobre prosperidade nas igrejas. E os demais mebros
que são nobres? São terra seca?? Sabe quem são estes pastores que só encima a igreja dizima, são amantes de se mesmos, gananciosos, o Deus deles é o seu estômago.(. Por ventura alguém conhece algum pastor que é contra o dízimo? Não!! Se eles vivem na moleza, de receber tudo nas mãos, do gaz de conzinhar até a sua cueca,. VISITAR OS IRMÃO DOENTES, FAZER SESTA BASICA PARA OS NECESITADOS? SÃO POUCOS. Ó MELHOR: TEM UNS QUE NEM GOSTA DO POBRE, FALA QUE DEUS GOSTA DOS RICOS, QUANDO ELES ENSINA QUE O CRENTE TEM QUE SER PROSPERO”, ELES ” SÓ PENSA EM DIDIM!!!!
Ok, obrigado por comentar Rosália.
A palavra acima disto tudo chama-se amor,o nome não importa se dízimo ou oferta,Deus não nos obriga a nada,apenas contribua conforme seu coração.
Oi Roberto. Como não é bem especificado no texto de João 15 o que seriam os frutos que o Senhor fala, então podemos deduzir que são as boas obras para Deus, que seriam caridade, amor, justiça, santidade, bondade, etc. Todas praticas por temor e amor a Deus. As obras de Gálatas 5 podem se encaixar aqui sim, como bondade, fidelidade etc. Mas talvez os frutos de Gálatas 5 se refiram mais ao caráter do crente, enquanto que os frutos que o Senhor fala em João 15 refere-se mais às ações do crente, confira Mateus 5:16.
Paz do senhor, oque penso sobre o dízimo,vi o estudo e fala que as igrejas meio que força os membros darem o dízimos,oque não intendo pq tendar anular algo que está na bíblia,mais vive debaixo de doutrinas dos homens.
Igrejas cheia de doutrinas de homem.
Cuidado pra vc não cair em adultério, não coma carne de porco, nem frutos do mar, guarde o sábado, é lei segundo a palavra,de Deus, dê o dízimo de tudo, vc consegue? E melhor pela graça de Cristo Jesus irmã, não pela lei do antigo testamento. Podemos sim contribuir, ofertando.
Só mais um comentário, não é muito fácil libertar os fieis que vem de outras denominações e que estão com a mente cauterizada com esses ensinamentos. alguns me perguntam se eu conheço realmente a bíblia, palavra de Deus!
Concordo, é dificílimo combater os ensinamentos tradicionais. Eles estão com vestimentas de verdade, mas por dentro são solapados. Entretanto, eu estarei sempre do lado da verdade e da integridade, e não pretendo desistir, seja quem for necessário eu me opor, minha consciência é dominada pela palavra de Deus, não gosto de basear o ensino em interpretações do texto, mas no texto. Lutar contra a minha consciência não é saudável.
Eu sou o pastor Paiva e estou a frente de um ministério denominado Livre em Cristo. Nós ensinamos exatamente isso, que ninguém está obrigado a contribuir com seus bens, e, se desejarem contribuir que seja com amor e alegria. ajudando-nos a socorrer os necessitados e dar crescimento na obra de Deus aqui na terra. ensinamos que dízimos foi de outra dispensação, estamos na dispensação da graça de Cristo Jesus, amor e misericórdia ao próximo e adoração ao Deus criador. (2º corintios 9.6-12)
Paz do Senhor pra. Paiva. Poucos são os ministérios que ensinam retamente assim. Eu mesmo fico sem escolha aqui na região onde moro. Mas creio que Deus está nos amadurecendo e aos poucos nos redirecionando a essência verdadeira dos ensinamentos dele.
Waw muito bom e é assim mesmo mas a falta de compreensão das escrituras Os olhos se fecham e muitos querem mesclar lei com graça e o apóstolo Paulo disse que aquele que o crente que quer viver a lei ele acaba caindo da graça …
Concordo com o senhor pastor, o dízimo e da dispensação da lei, quando ele era obrigatório. Hj e contribuição espontânea de acordo com o propósito do coração.
Jesus, não aboliu a Lei, leia MT 5. Jesus disse para amar sobre todas as coisas; Jesus disse que não dá para servir 2 senhores, ou serve a Deus ou a Mamom; Jesus disse dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus; Je enfim Jesus ordenou o Dizimo em Mt 23.23. Os apostolos davam mais do que o dizimo, entregavam tudo que possuiam.
Então comer carne de porco também é pecado ?
Não guarda os sábados tbm é pecado ?
Meu querido Jesus não podia ensinar o contrário da lei porque ele veio pra cumprir a lei meu querido. E a igreja começa lá em Atos dos Apóstolos
Devemos entender isso os evangelhos então no novo testamento mas não pertence ao novo ….O testamento e válido só quando testador morre
Você nunca se perguntou porque eles (os evangelhos sinópticos) estão no meio da Bíblia
Porque é a biografia de Jesus cumprindo toda a lei
Os evangelhos além de nos dar poderosos ensinamentos são também livros transitórios do (O veljo) apara (O novo)
Abraão era gentio e não judeu, ele era da descendência de Sem e Melquisedeque também não era levita, Abraão deu dízimo a um Rei rico e sem necessidade, lá na frente quando se formou o povo de Israel é que veio a lei do dízimo, então Deus regulamentou esta prática tornando-a, lei. Deus mandou que o povo contribuíssem com o dízimo para que fosse dado aos pobres, viúvas, orfãos, levitas e estrangeiros. Abraão deu a quem já tinha muito, e Deus deu aos pobres, o dízimo era para beneficiar os necessitados e não a reis.
Jesus não veio para anular a lei, ele veio para cumprir a lei, nós estamos escondido em Cristo, Jesus continua nos protegendo da maldição da lei, somos um povo de propriedade exclusiva do Sr. Jesus, comprado pelo sangue do Senhor, somos ovelhas do seu pastoreio. Sobre o dízimo o Senhor pagou e nós seguimos o exemplo do mestre, para o sustento da obra de evangelização, com fé entregamos os nossos dízimos.
Oi Maurício, podemos contribuir com a obra de Deus normalmente, mesmo sem fazer uso dessa fajuta doutrina do dízimo pregada por ai a fora, eu sou exemplo disso. Agora, se você acha que Jesus era dizimista, precisa ler este estudo aqui.
EU nao entendo vc dis que málaquias 3 nao pode ser utilizado para devolver o dizimo e logo acaba seu estudo com pv???
Que tbm é At!?? 🤭 🤭
Que contardicao heim, deixa EU te falar as igrejas nao o Riga ninguém a nada, simplismente pastores pregam o que cré,
Eu nao sou pastor más vendí uma casa e dizimei 19.000 reais e de inmediato Deus nos deu o triplo
Uma coisa Sim vc falou a vdd. Deus ama quem da com alegría, entao si seu coracao nao si sente feliz nem tem paz em devolver o seu dizimo porque na vdd seu coracao está apegado no seu dinheiro, isso é um problema seu. Más acho que deve reapeitar quem cre no dizimo e devolve na. Asa do senhor com alegría no caracao. Pois no templo ha muitos gastos a despensas sao muito grandes e si for pra viver de ofertas fica difícil, e más si tratando de pessoas como vc.
Que Deus te abencoe e a ara seu coracao e entendimento, para que vc utilize o pouco conhecimento que tem para edificacao de vidas e fé
Pois a letra mata e o espíritu da vida 🙌
Oi Moura, obrigado por comentar. Me responda uma coisa: quanto que os cristãos doutrinados pelos apóstolos davam de dinheiro de dízimo?
A resposta é: NADA!
E mesmo assim a comunidade de crentes cresceu muito!
Os apóstolos não ensinaram essa doutrina do dízimo que se ensina hoje nas igrejas. Não importa o que você crê, o que importa é o ensinamento bíblico.
Vemos em Atos 2, 4 e 2 Coríntios 8 e 9 que a oferta dos irmãos era muito mais generosa, espontânea e voluntária, e é dessa forma que eu trabalho meu irmão. Você me acusou com falsidade porque nem me conhece. Não me deixo subjulgar por essa falsa doutrina do dízimo pregada nas igrejas hoje introduzida na cristandade através de uma corrupção teológica do século 6, mas continuo ajudando generosamente com minhas ofertas voluntárias.
A paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo seja abundante na sua vida meu amado que escreveu o estudo acima, o irmão está certíssimo, Deus te abençoe.
Gostei desse estudo ,vai complementar mais os meus estudos.
O DÍZIMO DE ABRAÃO
Gênesis 14.18-20:
Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao Rei Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e foi por ele abençoado.
O DÍZIMO DE JACÓ
– Gênesis 28.20-22: Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo-lhe dar o dízimo de tudo quanto ganhasse se em sua jornada fosse por Ele protegido e abençoado. Em ambos os acontecimentos, não há registro na palavra do Senhor que tenha havido ordenanças ou determinação para que se dessem o dízimo. Especificamente nesses casos, os dízimos foram oferecidos de forma voluntária, espontânea, ou por voto, em retribuição e agradecimento, honra e glória ao Senhor Deus, pelas bênçãos recebidas e pelas vitórias conquistadas.
Assim sendo, hoje não se pode tomar como exemplo os dízimos de Abraão e Jacó, como fundamento para implantá-los como regra geral de doutrina na igreja, com o propósito de receber bênçãos e salvação, em nome de uma lei que fora por Cristo abolida.
O DÍZIMO PELA LEI :
Números 18.21, 24, 26:
O pagamento do dízimo foi ordenado pela lei do Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
Deuteronômio 14.29:
Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres. Está na palavra, o dízimo foi criado por Deus, com a finalidade exclusiva de caridade aos necessitados, hoje é empregado para outros fins, diverso daquele que o Senhor ordenou.
Mas, ainda que os dirigentes das igrejas revertessem todo tributo dos dízimos e ofertas em obras sociais, ainda não estavam em conformidade com a palavra do Senhor, pois alem do dízimo ter sido abolido (Hebreus 7.5-12), a caridade ou amor ao próximo, é algo muito profundo, individual e intransferível, é uma obra entre você e o Senhor teu Deus (Mateus 6.1-4).
Outro detalhe interessante que precisamos conhecer, quando o dízimo foi instituído pela lei (Números 18.20 a 24) com a finalidade de manter os filhos de Levi que administravam o ministério nas tendas das congregações, os quais não receberam parte nem herança na terra prometida, (Números 18.24”b”), o Senhor declarou que os filhos de Levi não teriam nenhuma herança no meio dos filhos de Israel.
Como também fora ordenado as demais tribos de Israel, que dizimassem aos Levitas, o necessário para a manutenção cotidiana, porque não possuíam nenhuma herdade. Hoje, a situação está a revés da palavra, os trabalhadores, a maioria deles assalariados, ofertam o dízimo para os que vivem sem trabalhar, e em abundância de bens.
O DÍZIMO NO EVANGELHO DE CRISTO :
No Evangelho de Marcos 16. 15, 16, disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado. Observem que o Senhor Jesus mandou pregar o Evangelho, para que crendo, recebamos a salvação (I Coríntios 15.1, 2). Foi para isso que Ele deu a sua vida.
E onde está a ordenança para o dízimo, senão no Antigo Testamento? Porque então o homem persiste em pregar e manter as ordenanças da lei, as quais foram por Cristo, abolidas? Pregar a velha aliança é mutilar o Evangelho de Cristo, e sobrecarregar as ovelhas do pesado fardo que Cristo levou sobre si.
parabens carlos ,acho que nao e precizo dezenhar deu para entender sai do sistema religioso depois de 50 anosde engano numca falaram isto fiquei decepcionado pois quem deveria falar a verdade omite e querem ser guias sem falar que prendem o povo tambem pelo medo se dizendo UNGIDOS e que nao poden ser contestados ..anoiva de cristo se prostituindo por uma terrivel mentira $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
*☝️Separei 7 pontos importantes sobre dizimos que nunca são explicados na igreja.*
_1⃣Dizimo nunca foi dinheiro era comida, produtos agrícolas e animais._
*✅Deuteronômio 14:22-23.* Separem o dízimo de tudo o que a *terra produzir anualmente.* Comam o dízimo do *cereal, do VINHO novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus REBANHOS na presença do Senhor, o seu Deus,* no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus.
2⃣Dizimo era *anual ou tri anual,* e *DEFINITIVAMENTE NÃO* era para pagar despesas do que chamam hoje *(de forma totalmente equivocada)* de “templo”. Os dízimos eram para os *LEVITAS, ESTRANGEIROS, ÓRFÃOS e VIÚVAS.*
*✅Deuteronômio 14:28,29.* Ao final de cada *três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano* e armazene-os em sua própria cidade, para que os *levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas* que vivem na sua cidade venham *COMER e SACIAR-SE,* e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos.
_3⃣Era uma obrigação que fazia parte da lei mosaica e que terminou em Jesus._
*✅Romanos 10:4. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.*
_4⃣Abraão deu dizimo 1 vez em toda sua vida._
✅Basta ler *Gênesis 14 inteiro, e não apenas Gênesis 14:18-20…*
☝️Veja que Abraão deu para o rei-sacerdote de Salém *(futura Jerusalém)* os *despojos* de sua guerra *(a qual guerreou com seus 318 servos)* para resgatar o seu sobrinho Ló… *NÃO tem nada de DINHEIRO, ou alguma OBRIGAÇÃO, nada!*
*Então pare de ficar citando o caso de Abraão como desculpa pra defender dízimo nos dias de hoje.*
_5⃣Em Malaquias, toda a nação_ *ROUBAVA a Deus.* _Eles não estavam entregando os dízimos, e por causa disto, os levitas tinham que trabalhar para que pudessem se sustentar, e com isso o templo ficava abandonado. A responsabilidade que tinha sido dada por Deus aos levitas de cuidarem do templo estava sendo ignorada._
*✅Malaquias 3:8-9.* Roubará o homem a Deus? *Todavia vós me roubais,* e dizeis: Em que te roubamos? *Nos dízimos e nas ofertas alçadas.* Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque *a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.*
Entendeu? Não tem nada a ver com você dar ou não dízimo mensal e em dinheiro. Pare de ficar citando a frase: *”roubando do Senhor”* de forma *ISOLADA, leia o CONTEXTO.*
_6⃣Quem comia os frutos da terra eram o devorador e o gafanhoto._
O que é isso? Demônio? *NÃO,* veja o *contexto,* e também leia *Joel 1:4 e Joel 2:21-25,* especialmente *Joel 1:4 e Joel 2:25* conforme Almeida Revista e Atualizada, *”Cortador”, “Migrador”, “Devorador” e “Destruidor”.*
☝Mas a mesma tradução coloca ao lado de cada um destes, o nome *GAFANHOTO,* e melhor ainda fica na versão Almeida Revista e Corrigida, que dá pra ver realmente que são *insetos,* e *esses 4,* pra quem estudou, sabe que são as *4 fases da vida de um gafanhoto,* e não tem nada a ver com *”DEMÔNIOS COMEDORES DE DINHEIRO”.*
_7⃣O dízimo era somente para Israel._
*✅Malaquias 1:1. A palavra do Senhor a ISRAEL, por intermédio de Malaquias.*
*✅Malaquias 3:9.* Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, *vós, esta NAÇÃO TODA.*
*Você já viu alguma explicação assim na sua igreja?*
Oi Carlos, obrigado por sua explicação. Tudo isso eu relato no meu livro recentemente escrito: 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais. Caso tenha interesse:
A versão digital do livro 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais está disponível para leitura no app Kindle da Amazon (é uma biblioteca de livros digitais).
Para baixar o app no Android clique aqui
http://bit.ly/am-kindle
Você pode digitar o título do livro na busca do aplicativo ou então clicar aqui para comprar no site da Amazon e depois ler no app
https://www.amazon.com.br/dp/B08338F6PF
nunca esse tipo de explicacao nao interessa a ele$$$
Concordo plenamente.
Concordo plenamente, na minha igreja o bispo disse para os pastores não consagrarem nem um obreiro que não desse o dízimo.
Eu acho muito importante da o dízimo desde que seja com o coração aberto e com alegria e não por medo ou opressão, Deus abençoe.
Uma benção,este ensino. Gostei muito pois eu sou membro da assembléia De Deus e vejo sim muitos lideres fazendo o uso de muitos textos bíblicos do” A T “para inibir membros para dar o dízimo,estipulando porcentagens para Deus abençoar aos que contribuem,no contrário,os que não contribuírem não ganharão as bênçãos desejadas. Por outro lado,eu vejo uma geração de cristãos preguiçosos,que fazem questões de ler a palavra de Deus,se sujeitando a qualquer doutrina. Eu contribuo com amor e isso é necessário para o crescimento da igreja.
Um verdadeiro estudo bíblico com hermenêutica. Glória a Deus!!
Sou Presbítero a 10 anos na Assembleia de Deus, e infelizmente existem muitos líderes que obrigam as pessoas a devolverem o dízimo. Mais eu graças a Deus não sou mais escravo do dízimo, mais dou ofertas “voluntárias que vai além do dízimo no ministério que trabalha com transparência e seriedade”.
Obrigado por comentar Pb. José Roberto, esta é a finalidade dos estudos sobre o dízimo que eu tenho publicado, tornar as pessoas libertas pela verdade (Jo 8:32) e motivar a contribuir até mais do que 10% na obra de DEUS, pois ela certamente merece a nossa contribuição!
Em João 6: 27,28 e 29 os discípulos perguntaram a Jesus o que deveriam fazer para realizarem a obra de Deus, e Jesus disse: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que me enviou”. Esta foi à explicação de Jesus.
Em Ef 2:8-9 e Rm 11:6 é explicado que não é pelas obras que somos salvos, mas pela graça, não precisamos fazer nada para merecer o amor de Deus o seu cuidado e a salvação, pois existem algumas religiões que ajudam o próximo fazendo muitas caridades, se fosse pelas obras deles já estariam salvos. Não é nossas ações que salvam, mas sim a fé que gera em nós a vontade de realizar as obras de Deus.
Isso é confirmado em Tiago 2:14-26, onde ele fala que “a fé sem obras é morta”, porém existe outro erro sendo ensinado. Para nós obras são: participar de um ministério, cantar, pregar, Fazer templos, fazer grandes eventos e cruzadas, etc, mas No versículo 15 o autor diz que se um irmão ou irmã estiverem nus e com falta de mantimento e algum de nós dissermos, “vai em paz, fartai-vos”, mas não dermos as coisas necessárias para o corpo, que proveito se tirará dai? Tiago explica que OBRAS é ajudar o próximo, ver a necessidade do próximo, quando a gente crê a gente pratica a verdadeira obra.
Cobranças indevidos (as), sobre conceitos de dízimos e ofertas.
Vamos contextualizar sobre a questão do dizimos.
“Casa do Tesouro”
nunca foi um templo religioso protestante, era um SILO para guardar alimentos para os famintos.
Dízimo NUNCA Foi Dinheiro, OURO ou pedras preciosas, era alimento (II Crô31:5-6; Sm 8:15);
Dizimo era dado de 3 em 3 anos e 10% era destinado aos necessitados.
(Dt 14:28-29)
Quem Rouba a Deus nos dízimos são os Sacerdotes não os fiéis.
Verificar no dicionário jurídico a palavra Roubo
(Ml 2:1)
Devorador é um gafanhoto e não um demônio
(Joel 1.3,4)
Benção sem medida é chuva para se obter os dízimos dos frutos da terra.
Lev. 27:30-32
Dízimo foi dado exclusivamente para os Judeus de Levi, esse costume foi de Abraão até Levi.
Hb 7:5
Somente os Sacerdotes de Levi poderiam recolher dizimo, não o pastor.
Nm18:21/Nm 18:24
Para ser Dizimista deveria-se guardar e Lei de Moisés TODA ELA!. Hb7:5/Hb7:9/Gl 3:10
Dizimo era apenas um dos elementos da Lei de Moisés HB 7:18; Cristo Aboliu a Lei de MOISÉS na CRUZ, junto com o sacerdocio (Padres, Pastores, etc…) HB 7:28;Hb 9:16 -17
O DIZIMO DO PROTESTANTISMO
Dízimo é somente para os levitas, pastores não são e nunca serão levitas pois, levita é quem descendia da tribo de “LEVI”.
Em (Ml 3:10) Os sacerdotes que estavam “roubando” a Deus não somos nós, cristãos.
A palavra (roubar), no dicionário Jurídico tem um peso grande.
Aquele que se apossa de alguma coisa ou algo por meio de violência.
Resumindo não roubamos a Deus, confirmem dizem dentro dos templos.
Eram os sacerdotes que deviam alimentar os orfãos, viúvas e estrangeiros.
Engano quem diz ser nós cristãos.
Dizimo no N.t? Onde? (Mt 23:23),
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã” “Ai de vós” Quem? Judeus ou Cristãos?
“Ai de vós, escribas e fariseus”.
Esses dois homens são Judeus E NÃO CRISTÃOS!
Quando ele fala de fariseus, se aplica a eles, eles estavam sobre os mantos da Lei de Moisés, e segundo a LEI, eles precisam obedece-la até que viesse a promessa, o MESSIAS para CUMPRIR A PROFECIA em si mesmo, ou seja, até a morte de Jesus Hb 9:17! Nesse momento é dito ” Está consumado” e o ministério da Lei tem seu fim e inicia-se o ministério da graça!
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todos aqueles que creem.Rm 10:4.
O Pastor da bíblia nunca recolheu dízimos At 15 a coleta era alimentos para os famintos Rm 15:26, E nunca foi para construção de templos, basílicas e catedrais, muito menos para o sustento de quem tem preguiça de trabalhar.
Os discípulos trabalhavam para dar exemplo! E esporadicamente, quando não tinham condições de trabalhar viviam de caridade (Oferta da casa de Silo).
cabra bom so kkkkk
Muito esclarecedor o texto com base bíblica.
Mas me sinto em paz dizimando os 10 por cento, não me falta a provisão, Deus prover, já fiz prova e fui abençoada.
Quando dízimo, oferto, apresento para a obra, para o Reino.
O que o homem da terra faz, já é ele e Deus.
Naquele grande dia todos nós iremos prestar contas dos nossos pecados.
DEUS certamente abençoará quem contribui com coração sincero e alegre, seja debaixo da doutrina do dízimo ou não, porque como exposto na Bíblia desde a oferta de Caim e Abel, no Gênesis, Deus vê a atitude do nosso coração. Mas com relação a fechar os olhos em que estão gastando o dinheiro dado é também ser conivente com as más práticas dos tais. Podemos fazer esse tipo de julgamento e doar nosso dinheiro para o que realmente é necessário e importante. Combater as falsidades também é nosso dever, vide Mateus 23.
Obrigado por seu comentário aqui.
O problema teológico de quem é doutrinado pelo dízimo é justamente esta: Sou dizimista porque fiz prova com Deus e Deus me respondeu. Sou dizimista porque fui abençoado. Sou dizimista porque Deus nunca deixou faltar nada. Sou dizimista porque sou próspero. Sou dizimista porque não quero o devorador na minha casa. Sou dizimista porque depois disso minha vida melhorou. São tantos as explicações para ser dizimista e 99 por cento são por interesse de ter algo em troca ao dar o Dízimo. Dizimista Por interesses e dizimistas por medo e não dizimista por base Bíblica. Entendo a posição de todos os dizimistas até porque sempre fui dizimista 16 anos da minha vida. Mas quando conhecemos a verdadeira revelação bíblica da palavra com relação ao dízimo, poderei eu ir vivendo algo que não é pra Igreja Cristã? Por exemplo: No livro de Gênesis Abrão dá dízimo de tudo que ele recuperou na guerra e entrega A MELQUISEDEQUE, que era um ser Espiritual materializado a Abrão, fala-se da entrega do Dízimo de Abrão mas não fala-se das condições que Abraão entregou. Abrão entregou 10 por cento do que não lhe pertencia, devolveu 90 por cento ao rei de Sodoma com exceção do que comeram e a parte que toca aos seus aliados. Abrão não ficou nem com uma correia das coisas que ele recuperou em espólios. Se quiser usar o exemplo de Abrão, tem que ensinar que se deve Devolver dízimo a Melquisedeque e devolver os restante de quem vc recebeu. Quem tomou a atitude de Dizimar foi Abrão (vontade humana e não vontade divina). Porque Abrão era Caldeu, ele e o pai moravam em Ur onde era comum dizimar aos deuses pagãos. Quando Abrão vai com seu pai Terá para Harã e seu pai morre, Deus fala a Abrão: Sai da tua terra e do meio da sta parentela. Jacó fez um voto com Deus: se me abençoares certamente te darei o dízimo de tudo (vontade humana e não divina). Deus não ordenou dizimar, mas Jacó tomou a iniciativa de Dizimar se fosse abençoado. Quando o dízimo e de vontade humana ele é voluntário, ele não é obrigado. Quando LEVI se pois ao lado de Moisés para lutar contra os idólatras do bezerro de ouro, Deus lembra da fidelidade de Levi e no Sacerdócio Levitico, os levitas recebem de Deus a exclusiva autorização de receber dízimo de Israel, autorização essa que não dá direto de ninguém que não seja Levita de receber. Pastores não tem autorização de Deus de Receber dízimo. Números 18. Matheus 23.23, Jesus repreende os Judeus que dominavam mas não obedeciam a justiça, a misericórdia e a fé
MALAQUIAS 3.10 NÃO PODE SER aplicado a Igreja porque em MALAQUIAS 1.1 A bíblia fala da sentença dada por Deus a Israel através do Profeta MALAQUIAS. Ou seja para Israel.
Você não conhece a doutrina do dízimo é por isso que fala assim, Jesus afirmou em Lucas 16: 16 que a lei e os profetas duraram até João Batista.Ou seja, a lei do dízimo durou só até á morte de Cristo na cruz.
Então porque porque vocês religiosos continuam praticando isso, não adianta falar da doutrina dos outros,porque quase todas praticam o devouver do dizimo,seja batistas, assembleias,metodistas,etc…pastores nunhum pregam essa verdade, porque se prega eles ficam sem salario,qual deles vom querer fazer a obra por amor,
Tudo que se reune em templo e religiao sem exceção,não adianta tapa o sol com a peneira
Medo, desonestidade, manipulação, conveniência, cegueira espiritual, negligência, se faz de cego, cultura, tradição, “deixa a vida me levar”, etc.
Eu prefiro ser honesto com a doutrina bíblica, é tudo ou nada!
Hoje em dia infelizmente quem quer afiliar-se a uma igreja vai encontrar essa cobrança sendo praticada e terá que conviver com esse modelo doutrinário, raramente encontra-se uma que não trabalhe assim, mas existem. Espero em DEUS que aconteça um avivamento de verdade baseado na Bíblia, e puramente nela
Engano seu Gabriel. Se vc tem conhecimento bíblico o seu papel é estar no meio dos que pregam a verdade é se não tem quem prega .Deus escolheu vc para pregar a verdade. Ensine a verdade para as pessoas. Porque a função do verdadeiro Cristão é servir ao Senhor Jesus e não homens ou denominações. Se vc ler ms a Bíblia as cartas a 1 e 2 atimoteo, vc vai entender por que existem esses cães e falsos profetas, falsos presbíteros, falsos diáconos, mas meio esse caos existiam os verdadeiros que resistiam a vergonha que os outros davam de mal testemunho. Ser cristão e viver um culto racional com sacrifício vivo do seu corpo OFERECIDO a Deus e não simplesmente fazer parte de um grupo que reúne em um lugar para adorar a Deus e uma placa na frente do prédio.
Seu julgamento é injusto e sem base Bíblica. Muitas denominações vivem sem dízimos. Exemplo Congregação Cristã, No Partir do Pai, Igreja em Espírito e muitas outras denominação. Portanto Deus sempre deixou remanescentes. E o ensino que foi dado e verdadeiro , siga quem busca a verdade. Por isso no dia do Juízo a Bíblia diz que muitos vão dizer que curou ,expulsou demônios fez a obra e o Senhor dira: apartai vos de mim vis que práticas iniquidade