Estudo bíblico sobre os magos do Oriente, quem eram eles?

Por que magos do Oriente foram ver Jesus? Qual o motivo da adoração que prestaram-No? Por que a estrela os guiou? O que eles tem a ver com o povo judeu e com o Messias? Essas perguntas são respondidas neste estudo bíblico sobre estes magos (Mateus 2:1,7,16).

mago do oriente (imagem ilustrativa)

Muitos incrédulos e outros religiosos fanáticos que gostam de fazer “descobertas macabras” e proclamar supostas contradições bíblicas, utilizam deste acontecimento em Mateus capítulo 2 para pregar desconfiança nas Escrituras Sagradas, e até mesmo para dizer que o verdadeiro texto bíblico foi adulterado.

Mas para quem gosta de pensar e aprender mais, a princípio parece ser este um acontecimento estranho. Afinal de contas, por que magos do Oriente foram ver a Jesus, o Messias dos judeus (e Salvador do mundo)?

Uma análise bíblica sensata nos permite trazer à luz este mistério.

Os magos do Oriente apareceram pela primeira vez (na Bíblia) em Daniel 2.

No Antigo Testamento grego da Septuaginta, a palavra grega magos aparece em Daniel 2:2,10.

No dicionário bíblico de Strongs temos uma definição mais abrangente dessa palavra, veja:

  • O nome dado pelos babilônicos (caldeus), Medos, Persas, e outros, a homens sábios, mestres, sacerdotes, médicos, astrólogos, videntes, intérpretes de sonhos, áugures, adivinhadores, feiticeiros, etc.
  • Os sábios orientais (astrólogos) que, tendo descoberto pelo surgimento de uma notável estrela que o Messias tinha nascido, vieram a Jerusalém para adorá-lo.
  • um falso profeta e mágico.

Os tradutores da Bíblia King James Fiel, por exemplo, traduziram “homens sábios”, em vez de “magos”, em Mateus 2, confira:

Ora, tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que alguns homens sábios vieram do Oriente à Jerusalém, (Mateus 2:1)

(Em Daniel 4:6 e 5:7 estes “magos” são chamados de “homens sábios”. Ora, o profeta Daniel estava entre eles, mas não era um “mágico” como eles)

Um derivado da palavra grega magos é usado em Atos 8:9, falando de Simão, o mágico, confira:

E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; (ACF)

Magos ainda aparece em Atos 13:6, descrevendo um judeu feiticeiro/mágico, falso profeta, chamado Barjesus (ou Elimas).

Os reis babilônicos recorriam a esses homens para interpretar seus sonhos, desvendar mistérios, aconselhar-se; alguns deles também governavam sobre províncias da Babilônia, como o próprio profeta Daniel. Confira Daniel 2:1-2; 4:4-7; 5:7.

Com os magos ficaram sabendo sobre Jesus e por que vieram adorá-lo?

O profeta Daniel foi um homem notável na Babilônia em sua época (séc. 4 a.C.), e foi o próprio que registrou qual tempo surgiria o Messias dos judeus (veja Daniel 9:24-26).

Por isso, na época em que Cristo veio ao mundo, já havia uma grande expectativa do povo a respeito da aparição do Messias, pois pelas profecias de Daniel eles sabiam que o seu surgimento estava próximo.

Não é à toa que os líderes religiosos judeus perguntavam a João Batista se ele era o Cristo, pois tanto eles quanto os demais judeus estavam pensando que ele o era. Verifique Lucas 3:15 e João 1:19-22.

Ora, estes magos do Oriente (ou homens sábios) estudavam profecias e também astrologia, em busca de acontecimentos específicos na Terra.

Eles com certeza tinham conhecimento das profecias de Daniel e a respeito do Messias judaico, pois Daniel fora grande na Babilônia e provavelmente seus escritos permaneceram por lá durante muito tempo também, até chegar a estes magos do Oriente.

O próprio DEUS foi quem revelou a estes magos a localização de Jesus, o Messias, pois eles certamente já estavam estudando a respeito dele, no mínimo, pelos escritos do profeta Daniel; além disso, deveriam querer adorá-lo ao tomarem conhecimento do que ELE fez por e através de Daniel e seus três amigos na Babilônia.

A ironia na passagem [de Mateus 2] não dá para omitir:

Herodes, o rei dos judeus em Jerusalém, procurou matar o menino Jesus na vizinha Belém, enquanto devotos pagãos de uma religião estranha reconheceram a estrela do Messias, viajaram grande distância para encontrá-lo, presentearam-no com preciosas dádivas, e renderam-lhe homenagem. (Comentário da BKJ de estudo)

os magos do Oriente adorando a Jesus em Mateus 2:11

É evidente que a salvação e o temor de JEHOVAH alcançou os gentios e despertou a adoração até mesmo dos adeptos de religiões pagãs (Mt 12:15-21; Sl 86:9).

Coisa semelhante já havia acontecido antes na história, como é o caso de Raabe de Jericó, que juntou-se ao povo de DEUS (Js 6:16-17,23,25; Hb 11:31; Tg 2:24-26), e Rute, a moabita, que também abandonou suas divindades pagãs para viver com o povo israelita e converter-se ao DEUS de Israel (Rt 1:15,16).

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

11 comentários em “Estudo bíblico sobre os magos do Oriente, quem eram eles?”

  1. O que me deixa intrigado é por que a estrela guiou os magos até Herodes e não diretamente ao menino Jesus. Já faziam dois anos que os magos seguiam a estrela, uma dica para Herodes definir a idade dos meninos que deveriam ser e foram assassinados pelos soldados de Herodes.

    1. precisava ser anunciado Seu nascimento, em Mt 2:3 diz que Herodes ficou perturbado, e com ele TODA A JERUSALÉM.

  2. Muito bom, estava procurando uma explicação porque estes magos sabiam e queriam adorar o Messias. Muito bom. Deus te abençoe, não pare. Deus te abençoe

  3. Por mim, não tenho duvida nenhuma, a estrela é o Espírito Santo. Ele tem bilhões de possibilidades de se manifestar do jeito que Ele quer, como se manifestou à Maria, a José, a Zacarias e, no Velho Testamento, inúmeras vezes ( a Abraão etc. . . .).Vi

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.