4 tipos de liderança na Bíblia

Estudo bíblico sobre os tipos de liderança na Bíblia

O que a Bíblia fala sobre liderança? Por que aprender a ser um líder? Que exemplos a palavra de Deus nos dá para aprendermos a ser bons líderes? Quais são os exemplos positivos e negativos que as Escrituras nos trazem? Neste simples estudo bíblico, inspirado em alguns exemplos da 3ª carta de João (original Yohanan), aprenderemos 4 tipos de liderança na Bíblia com os quais certamente nos identificaremos.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Primeiro de tudo, é necessário destacarmos que qualidade é a presença de valores, não a ausência de erros. Por isso, todo líder deve estar ciente de que não é perfeito, bem como seus liderados para não cobrar deles fardos que não podem carregar. Mas a busca por qualidades e correções deve ser uma constante na vida deste e daqueles.

Agora, por que aprender a ser um líder?

Para se envolver com o que realmente importa, a liderança possui alguns paradoxos em seu âmago:

  • Você não pode arrebatá-la diretamente,
  • ela é um presente que só pode ser dado pelos outros;
  • ela chega quando outros reconhecem você, porque ser um líder não tem qualquer sentido sem outros que optem por viajar contigo. Um líder completamente solitário é como uma só mão “batendo palmas”.

Exemplos de liderança na Bíblia: Gaio, Diótrefes e Demétrio (3ª João 1,9,12).

Quem foi Gaio? Era um homem macedônio (da Macedônia), companheiro de Paulo na pregação da mensagem (Atos 19:29). Ele também hospedava Paulo e outros irmãos (Rom. 16:23; cf Heb. 13:2). Ele ainda foi imergido (batizado) pelo próprio Paulo (vide 1 Cor. 1:14).

Gaio é um bom exemplo de liderança na Bíblia. Ao mencioná-lo em sua carta, João fala boas coisas dele também: ele era um homem amável (boa pessoa) (3ª Jo. 1:1). Ele era fiel e vivia de acordo com a verdade [da palavra de Deus] (v. 3). Além disso João, assim como Paulo, destaca que ele era hospitaleiro e ajudava os irmãos (v. 5). Por fim, Gaio amava as pessoas e as aconselhava a viverem de modo que agrada a Deus (v. 6).

Por outro lado, Diótrefes, um mau exemplo de liderança na Bíblia, era autoritário, gostava de mandar em tudo e em todos; caluniador, pisava nas pessoas e queria manipular a cena (vs. 9-10). Já o Demétrio, nosso terceiro exemplo, de tão bom comportamento, com temor a Deus e respeito às pessoas, João chega a dizer que a própria verdade dava testemunho dele (v. 12).

Isso nos leva a pensar: qual tipo de líder nós temos sido?

Portanto, vamos agora analisar alguns tipos de liderança na Bíblia e suas características.

1) Piedoso; o melhor exemplo de liderança na Bíblia.

Gaio era um bom exemplo de líder piedoso pelas características descritas na Bíblia.

O líder piedoso tem muito amor e muita autoridade, isto é, domina o assunto que está falando e orienta sua conduta de modo que possa ter autoridade em seus discursos e feitos. Sobre isso confira o exemplo do próprio Senhor em Mateus 7:28,29.

Pontos positivos:
Disciplina a conduta e não a pessoa.
Corrige e confronta, mas valoriza, ama e aceita (cf. Gál. 4:16). Sua intenção maior é restaurar a pessoa de seu erro, bem como ele sabe que precisa orientar a si mesmo para não errar também (cf. Gál. 6:1). Este tipo de liderança gera pessoas multiplicadoras e motivadas, e se esforça por ser um exemplo para os irmãos (cf. Fil. 4:9).

Pontos negativos:
Nenhum.

Destaque:
Separa a identidade do comportamento.

2) Permissivo;

Características:
Muito amor.
Nenhuma autoridade.

Pontos positivos:
Muito amor e muita compaixão.

Pontos negativos:
Não disciplina os outros porque ele mesmo tem dificuldades de ser disciplinado ou tem medo da reação que os outros terão ao repreendê-los (cf. Prov. 28:23). Além disso, não corrige os outros porque ele mesmo sabe que tem coisas a se corrigir, mas é negligente para fazê-lo; ele também não confronta as pessoas e não impõe limites. Ele gera pessoas fracas, inseguras, desmotivadas e que não produzirão muito. Também não produz mudanças na vida e no caráter e as pessoas se sentem sem valor.

3) Negligente;

Destaques:
Não confronta e não põe limites.
É negligente.

Características:
Pouco amor;
Pouca autoridade.

Pontos positivos:
Nenhum.

Pontos negativos:
Insegurança, medo, constrangimento, pouca correção, pouca confrontação, não há disciplina, desorganização, sem limites, se sente sem valor e não consegue valorizar os outros.

Gera líderes semelhantes, ou seja, inseguros, negligentes e que não produzem muito.

Destaques da liderança:
insegurança;
Negligência.

4) Ditatorial; um mau exemplo de líder.

Aqui nós vemos exatamente a figura do Diótrefes, citado na 3ª carta de João, versículos 9 e 10.

Características:
Quase nenhum amor.
Forte Controle.
Falta de honra, isto é, não honra ninguém.

Pontos positivos:
Nenhum.

Pontos negativos:
Todos!
É ditatorial, militar, manipulador; não admite seus próprios erros, não aceita ser corrigido; não sabe se comunicar, não valoriza, rejeita as pessoas, se acha o dono da verdade, não é ensinável. Além disso, é defensivo, bruto, grosso, áspero, insensível, tem falta de amor, enfim, é um líder “escoliose”.

Neste tipo de líder nós vemos um exemplo do rei Saul, que em certa ocasião, durante uma guerra, diz uma palavra insensata, privando seus homens de se alimentarem no meio da batalha, e quase põe todo seu exército a perder (1º Sam. 14:24-42).

Além disso, ele gera rebeldes e ateus, pessoas sem valor que facilmente abandonam o ministério; produz no coração das pessoas a sensação de que elas são um erro, não gera liderança saudável e normalmente é rejeitado por muitas pessoas.

Destaques da liderança:
Rebeldia;
Ateísmo.

De todos estes exemplos de liderança na Bíblia, qual tem sido a sua?

Seja na sua casa, trabalho, comunidade, congregação de irmãos na fé, faça uma avaliação contínua de si mesmo(a) e comece a mudar o que for necessário. Você pode começar perguntando ao seu cônjuge que tipo de líder você tem sido. Ele poderá dar-lhe informações mais específicas sobre isso, apenas ouça e reflita sobre o que ele falar.

Caso queira se aprofundar nos assunto “liderança bíblica”, a obra Muitos Líderes Pouca Liderança, por John W. Stanko, pode te ajudar.

Veja mais sobre liderança aqui no blog no estudo “3 características obrigatórias aos líderes“. Ou descubra as características dos verdadeiros pastores chamados por Deus.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

6 comentários em “4 tipos de liderança na Bíblia”

  1. Diz o ditado popular: Se queres conhecer alguém, de lhe poder. Os líderes se esquecem que um dia seram cobrados. A quem muito foi dado muito se lhe pedirá.

  2. Eu Mariano Carneiro acho que não podemos fugir da vdd e nem de sermos humildes pra sermos grandes lideres de vdd.sou assembleiano mas sempre guardei a Sá doutrina amem

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.