João 12.1-9: Por que Maria ungiu os pés de Jesus?

Estava próxima a data de mais uma Páscoa Bíblica (Pêssah) e, de repente, num jantar em Betânia, surgiu “Maria” e ungiu os pés de “Jesus” (João 12:1-9). Aquela era a 33ª Páscoa que ele iria participar, e sua última. Mas por que então ela faz isso? Seria simplesmente admiração? O referido acontecimento no relato (evangelho) de João também ganha cena parecida com outra mulher, uma pecadora, em Lucas 7:36-50. O que isso tudo significa afinal de contas?

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

Ungir os pés seria apenas um ritual de devoção?

Os leitores bíblicos estão familiarizados com o termo Messias (o Salvador ou Redentor). No entanto, nem todos sabem que essa palavra é de origem hebraica.

No Israel antigo, os reis eram coroados com óleo (ou azeite) sendo derramado nas suas cabeças (1 Sm 16:13). Este ritual sagrado era chamado meshirrá, משיחה, ou “unção”. Por isso, o rei foi era chamado de mashiah (messias), משיח, ou “ungido” (vide 1 Sm 26:9).

(Semelhante acontecia com o sacerdote, vide Lev. 8:12).

“Maria” ungiu os pés de “Jesus” como uma preparação para a chegada do Rei.

Imagem ilustrativa de "Maria" ungindo os pés de "Jesus" e enxugando com seus cabelos - João 12:1-9.
Imagem ilustrativa de “Maria” ungindo os pés de “Jesus” e enxugando com seus cabelos – João 12:1-9.

Como todos os judeus, “Maria“, cujo nome original é Miriam, esperou abnegadamente pela chegada prometida do rei redentor da linhagem de Davi. Por isso, quando o Senhor estava jantando na casa de Simão, em Betânia, ela derramou um frasco inteiro de óleo perfumado caro sobre os pés dele (João 12:3).

Embora um rei fosse consagrado/ungido por um profeta, tendo o óleo/azeite derramado sobre sua cabeça (1 Sm 10:1), Miriam não poderia fazer dessa forma; mas em sinal de humildade e devoção, unge os pés de seu Mestre, reconhecendo-o como seu Rei Ungido (Messias).

Miriam sabia que isso precisava ser feito para que o destino messiânico dele pudesse ser cumprido. Somente o óleo mais precioso perfumado com nardo seria adequado para ungir o Filho de Deus.

O Senhor assimila o gesto de Miriam como uma unção preparativa para sua morte (vs. 7-8), mas, além disso, ela chamou para si a responsabilidade e simplesmente fez o que ninguém mais teve a coragem de fazer: proclamar seu Mestre o Messias, isto é, o Rei ungido Salvador de Israel.

Muito mais tarde, a palavra hebraica “mashiah” tornou-se o grego “christos” e os seguidores do Mestre Yeshua, foram chamados (pejorativamente) de “christianos“, que em português é cristãos (At. 11:26).


As raízes hebraicas da Bíblia revelam significados profundos que a nuvem de modificações das traduções omitem.

2 comentários em “João 12.1-9: Por que Maria ungiu os pés de Jesus?”

  1. Jossefa Maengua Jone José

    Eu só queria saber da congregação da qual fazem parte. Mas obrigado pelo significado da unção feita por Maria à Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima