Last updated on 28/11/2021
Náo são poucos os crentes que estão pesquisando o que é um avivamento de verdade, pois em nossa atualidade há uma certa expectativa por isso. Falar em “línguas estranhas” seria um sinal do avivamento chegando na “igreja”? Pregadores usando alto tom de voz no microfone, como quem está falando com toda a autoridade, seria um tipo de avivamento sobre o povo de Deus? Crentes rodando sem ficar tontos, pulando, pisando forte no chão e dentre outras expressões feitas nas vigílias, nos montes, seria tudo isso evidências de um avivamento acontecendo nos dias de hoje?
Para responder essas questões e conhecer as características do verdadeiro avivamento, nada melhor do que examinar as Escrituras Sagradas e extrair delas exemplos vivos disso. Portanto, vamos fazer isso agora.
O que é um avivamento segundo a Bíblia?
"Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia." (ACF Hc 3:2)
Dentre muitas descrições que se possam elaborar sobre o que é um avivamento, a mais categórica e segura de todas é que se trata do retorno do povo de Deus à sua santa palavra. Isso já aconteceu antes na história e será explanado aqui neste estudo bíblico.
Qual foi o maior avivamento na Bíblia que pode servir de exemplo para nós hoje também?
O maior avivamento da Bíblia aconteceu depois do retorno do povo judeu do exílio na Babilônia (séc. 6 AEC). onde houve a recuperação do templo de Jerusalém e da Torá (Lei de Deus), com Nehemyah (Neemias), Ezra (Esdras) e outros servos de Deus.
Outros avivamentos, isto é, retorno do ser humano â santa palavra de Deus, aconteceram com a pregação dos apóstolos. Um ótimo exemplo encontra-se em Atos 19:18-20, quando homens que usavam da magia para enganar as pessoas queimaram todos os seus livros e confessaram seus maus atos, tendo se arrependido e convertendo-se completamente à palavra de Deus.
Voltando-se ao caso do povo de Israel no exílio babilônico, vamos agora ver qual era a situação em que eles estavam e como veio o avivamento a eles.
O que antecede um avivamento?
Um avivamento é necessário, obviamente, para avivar as pessoas. E para que as pessoas sejam avivadas elas precisam antes estar “mortas”, isto é, separadas da comunhão com Deus por causa de seus próprios pecados e maldades.
Essa era exatamente a situação que aconteceu com os israelitas pós rei Jeroboão. Afundados em idolatrias (1 Rs 11:33; 2 Rs 17:7-19), avarentos, desleais (Is 1:17), soberbos, sem compaixão (Ez 16:48-49), assassinos (2 Rs 21:6) e completamente desviados de Deus e de suas verdades (Jer. 6:16).
O profeta Habacuque foi notificado pelo Eterno a respeito do cativeiro que o povo sofreria na Babilônia para que fosse disciplinado de suas maldades. Quando ele soube disso temeu, então começou a orar. Vamos repetir o versículo de Habacuque 3:2 como ele é trazido na versão de estudo da Tanakh e perceber melhor isso. Veja:
"Ó Eterno, ouvi Tua palavra sobre o exílio eminente e fiquei atemorizado! Ó Eterno, mantém sempre viva Tua obra (Israel) ao longo dos anos (de exílio)! No correr do tempo torna-a reconhecida, e mesmo em Tua (justificada) ira, lembra-Te de ser misericordioso!" (BHSefer Hc 3:2)
Portanto, o principal elemento que antecede um avivamento é a oração dos servos de Deus devido o pecado e morte espiritual do povo.
Adicionalmente, o que antecedeu ao avivamento daquela época foi a dedicação do profeta Daniel em oração (cf Dan. 9:1-3ss). O profeta confessa os seus próprios pecados e os de toda nação de Israel, reconhecendo suas faltas praticadas contra Deus (Dan. 9:4-11). Para que um avivamento aconteça, portanto, é necessário aplicar-se antes à oração, com arrependimento e confissão dos pecados contra o SENHOR.
É importante também destacar que o profeta Daniel é motivado à orar depois que examina a palavra do SENHOR (vide 9:2,3). Portanto, o que antecede um avivamento não é só a oração, mas também o estudo dedicado da palavra de Deus.
Visto isso, o que ocasionou o avivamento verdadeiro, no final das contas, foi a reaprendizagem da palavra de Deus entre seu povo. Depois de boa parte do povo judeu ter retornado do exílio na Babilônia, observe que as palavras de Deus são explanadas para eles pelas Escrituras Sagradas.
Eles iam lendo o Livro da Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que o povo entendesse o que se lia. (Neemias 8:8)
O sacerdote e escriba Esdras, no contexto do versículo acima, havia organizado uma comitiva de intérpretes da palavra do SENHOR. Eles, por sua vez, iam lendo a palavra e fazendo o povo entendê-la.
À medida que a palavra de Deus ia sendo lida e explicada, o povo, que tinha conhecimento dos pecados de seus antepassados e dos seus próprios, ia se arrependendo e chorando perante Deus.
Isso é o que caracteriza um verdadeiro avivamento.
Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo disseram a todos: — Este dia é consagrado ao Senhor, nosso Deus, e por isso vocês não devem prantear nem chorar. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. (Neemias 8:9 NAA)
Deus é o agente do avivamento, através de sua palavra.
Quando o povo ouviu a palavra e tomou conhecimento dela, isto é, quando foi feita explanação das Escrituras para o povo de Deus, então ele reconheceu suas faltas para com o Altíssimo, e daí veio o arrependimento em seu coração, o que consequentemente leva ao avivamento.
Isso significa que o povo só sai do seu estado de mortos espirituais e é avivado pelo poder de Deus quando a palavra Dele é conhecida, explanada e corretamente entendida.
"A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra." (ACF Salmo 119:25,93,107)
A oração de Neemias pelo povo de Deus também foi imprescindível para que este avivamento acontecesse (Ne 1:4-11). E não só sua oração, mas também sua coragem e iniciativa para suprir as necessidades do povo, organizando material e mão de obra para reconstruir os muros da cidade (Ne 2:1-18).
Conclusão: Você quer ser um instrumento de Deus para avivar o povo Dele?
Durante o avivamento, a palavra de Deus foi lida e por isso tornou-se conhecida. Além disso, foi feita exposição/explanação bíblica, o que naturalmente levou o povo a arrepender-se de seus pecados.
Portanto, junte todos estes elementos, se permita ser um instrumento de Deus para Ele trazer um avivamento verdadeiro ao seu povo:
- Estude a palavra do SENHOR e reconheça a autoridade Divina que ela tem (1 Pe 5:6; 2 Pe 1:19). Examine-a cuidadosamente para saber em que você e o povo de Deus deve se corrigir e se voltar para o Eterno (cf. Salmo 119:7,9,11,101,105). Se possível, estude a Bíblia no idioma e contexto original hebraico para jamais errar com interpretações e traduções mal feitas ou equivocadas.
- Dedique-se à oração com arrependimento e confissão dos pecados, sendo específico ao citá-los, demonstrando que está havendo arrependimento de verdade (cf. Prov. 28:13; Sl 32:3-5). Se tiver dificuldade de se arrepender, peça a Deus que traga este arrependimento ao seu coração (2 Tim. 2:25,26).
- Tenha coragem para suprir as necessidades concernentes ao reino de Deus e assim cooperar para que o avivamento aconteça (releia Neemias 2:1-18).
Compartilhe este estudo com os irmãos da sua igreja!
Veja também essa leitura sugerida relacionada a este assunto:
Por que tarda o pleno avivamento, por Leonard Ravenhill.
Be First to Comment