Last updated on 20/01/2022
Há realmente uma morada no céu? Nós vamos para lá imediatamente depois de morrer ou entramos apenas no famoso estado de “sono da alma“? Os ímpios vão para o inferno? Essas são questões que sempre voltam à tona nas discussões cristãs e de outras religiões. O que a Bíblia diz sobre isso? Os crentes realmente vão para o céu após a morte?
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
Eu não tenho intenção de me estender tanto neste assunto, pois devido muitos questionamentos tornaria o texto muito longo. Por isso irei apenas citar versículos bíblicos precisos que creio serem definitivos para responder tal questão.
O primeiro a ser saber, então, é:
Haverá uma ressurreição única em um tempo específico!
O Mestre deixa bem claro que haverá um tempo específico para a ressurreição em vários versículos.
“E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.”
(Jo 6:39, 40, 44, 54)
“De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”
“Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”
Somente estes versículos sozinhos já colocam em dúvida total a ideia de que os crentes vão morar no céu logo após sua morte, pois se ainda haverá um momento de ressurreição, então não faz sentido algum os crentes irem para o céu e depois voltar para ressurgir. Porém, podemos ir um pouco mais adiante. No evento da ressurreição de Eleazar (Lázaro) lemos o seguinte diálogo:
Disse, pois, Marta a Jesus:
(João 11:21-24)
– Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Respondeu-lhe Jesus:
– Teu irmão há de ressurgir.
Disse-lhe Marta:
– Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.”
Vimos até aqui que o Senhor ensinava a respeito de uma ressurreição final, e seus discípulos, como Marta no exemplo acima, criam nisso também.
Os crentes unidos ao Senhor, portanto, não vão para o céu de imediato!
Então o que acontece com as pessoas depois que elas morrem?
Eu diria, e sem muito medo de errar, que elas estão simplesmente mortas. Queira chamar isso de “sono da alma” ou não. O próprio Deus afirma em Gênesis 3:19 que o homem após a morte simplesmente está morto. Sem complicações.
Além do mais, voltando à cena da morte do Eleazar (o nome verdadeiro, isto é, original hebraico de “Lázaro” é “Eleazar“), quando o Senhor se refere à sua morte é dito que ele estava simplesmente dormindo.
E, tendo assim falado, acrescentou:
(João 11:11-14 Almeida Atualizada 1959)
– Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
Disseram-lhe, pois, os discípulos:
– Senhor, se dorme, ficará bom.
Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.
Então Jesus lhes disse claramente:
– Lázaro morreu.
As palavras do Senhor lidas acima são totalmente condizentes com o ensinamento sobre uma ressurreição futura.
Paulo também reproduz o ensinamento da ressurreição final.
Agora, irmãos, desejamos informar-lhes a verdade sobre os que morreram, de outra forma, vocês se entristeceriam como os demais que não têm em que pôr a esperança.
(1Ts 4:13-17 Bíblia Judaica Completa)
Pelo fato de crermos na ressurreição de Yeshua, também acreditamos que Deus, por meio de Yeshua, tomará consigo os que morreram.
Ao dizermos isso, baseamo-nos na própria palavra do Senhor: nós, os vivos, quando o Senhor vier, com certeza não precederemos os mortos. Porque o próprio Senhor descerá do céu com voz forte, com o chamado de um dos anjos principais, e com o shofar de Deus; os que morreram unidos ao Messias serão os primeiros a se levantar; então, nós que ainda estivermos vivos, seremos elevados nas nuvens para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Observe quantas vezes Paulo usa expressões no futuro. Por isso, o texto é claro: a ressurreição ainda acontecerá! Portando, nada de ninguém cantando em coral no céu. A estória de que crentes vão para o céu após a morte é, de fato, uma estória.
Vemos ainda outras palavras do Senhor confirmando essa ressurreição futura.
“Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos.”
(AA Lc 14:13-14)
Respondeu-lhes Jesus:
(AA Lc 20:34-35)
– Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento; mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento;
Portanto, vemos que os justos ainda serão retribuídos por seus atos de justiça na ressurreição; eles ainda alcançarão o mundo vindouro. Logo, todos os que morreram ainda estão aguardando este momento. Mas é claro que eles não estão entediados no sepulcro se queixando da demora do retorno do Senhor. Para eles o momento do encontro com o ele acontecerá num fechar e abrir de olhos, porque não vão ver o tempo passar.
Por isso, os crentes não vão para o céu logo após a morte, antes todos que morreram no Senhor estão aguardando o dia da ressurreição.
Além do mais…
É o reino dos céus que virá a este mundo, os crentes não vão para o céu!
“Todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.”
(Is 60:21; profecia acerca de Jerusalém)
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”
(AA Mt 5:5; uma alusão ao Salmo 37:9-11)
“Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”
(AA Mt 6:9-10)
“Havendo ele tomado o livro, as quatro criaturas viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
(Ap 5:8-10)
E cantavam um novo cântico, dizendo:
– Digno és de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e compraste para Deus, com o teu sangue, homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação, e lhes fizeste, para nosso Deus, reino e sacerdotes, e reinarão sobre a terra.”
Os textos são claros como água: o reino dos céus será aqui nessa terra! E poderíamos citar vários outros versículos, mas não queremos estender mais nosso conteúdo por agora.
A ressurreição dos justos acontecerá na inauguração do reino milenar do Messias (Ungido).
Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
(AA Ap 20:4-6)
Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.”
Para quem vive se perguntando se o milênio é literal ou não, que fiquem sabendo que assim como em seis dias Deus criou o universo para o homem, mas o sétimo dia Ele consagrou para si (Gn 2:1-3), assim também foram determinados 6 milênios para a humanidade, porém o sétimo será Dele e de seu reino através do Seu filho.
Veja alguns detalhes dos milênios nesse quadro extraído das vídeo aulas do livro da revelação (apocalipse), do Marcos Felipe Pimentel Arruda.
E para completar esse argumento de que o milênio é literal e o reino de Deus será aqui neste mundo, podemos ler mais este trecho do livro da revelação.
Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
(AA Ap 20:7-9; 21:1-3)
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; …
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia:
– Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.”
Observe que durante os mil anos do reino do Senhor haverão nações na terra, e que no final deste tempo o adversário sairá para enganá-las. E como poderiam então os crentes estarem no céu?
Observe ainda que após a destruição final do adversário e do mal, a nova Jerusalém descerá do céu, e então se instalará na terra o tabernáculo (habitação) de Deus com os homens. Portanto, nada de crente morando no céu!
Em suma, não existe morada no céu, os crentes não vão para lá de imediato após a morte, pois ainda haverá o dia da ressurreição dos justos, que acontecerá no sétimo milênio da humanidade aqui neste planeta (observe o calendário de Israel).
Após a ressurreição os escolhidos do Senhor reinarão com ele aqui neste mundo, aqui mesmo será instalado o reino de Deus e todo o maligno sistema humano será aniquilado. Ao final dos mil anos haverá uma renovação total e a Jerusalém descerá do céu aqui.
Gostaríamos de abordar aqui também as passagens bíblicas que dão a entender que haverá morada nos céus ou que os crentes vão para lá, como Mateus 6:20, João 14:1-3, 2 Coríntios 5:1-8. No entanto faremos isso em outro momento para não alongar demais nosso estudo.
Você pode deixar seu comentário aqui abaixo opinando sobre o assunto.
Be First to Comment