Evangelização: 10 conselhos para você se sair bem

evangelizando, ensinando a bíblia sagrada, como evangelizar, um evangelista, mensagem de evangelização

A evangelização é um dos temas que mexe com a preocupação de muitos crentes, pois nem todos conseguem desenvolvê-la muito bem, seja por timidez, medo, falta de jeito, etc. Mas o segredo é que nós não precisamos ser mestres na eloquência para evangelizar uma pessoa, porém precisamos aprender como falar da palavra de Deus com naturalidade, respeitando suas próprias características pessoais e usando-as como instrumento de abençoar vidas com a mensagem do Senhor. Esses conselhos irão te ajudar como se desenvolver nisso.

Nós já explicamos em outro estudo bíblico sobre evangelismo o que significa “evangelho” e algumas controvérsias ligadas a essa palavra. Você pode baixar o conteúdo completo em PDF para impressão (aqui) se quiser.

Em suma, “evangelho” significa uma boa nova ou boa notícia. E “evangelizar”, portanto, significa basicamente anunciar essa boa notícia. Ou seja, trata-se de tornar conhecida as boas notícias de Deus para a humanidade, que é a salvação através de Seu filho.

Explicamos também que o principal foco da mensagem de evangelização deve ser levar as pessoas ao arrependimento de pecados e reconciliação com Deus. Mas não iremos nos estender nisso aqui, pois queremos nos concentrar nas dicas que foram propostas anteriormente. Portanto vamos adiante.

1) Durante a evangelização, aja naturalmente.

Muitas pessoas hoje em dia ao evangelizar querem “forçar um jeito” que eles não tem, ou usar de uma personalidade que não é sua.

Não estou instigando nessa dica a você fazer as coisas da maneira que julga corretas, fora das recomendações bíblicas. Mas sim a agir naturalmente sem forçar uma aparência, um jeito ou uma personalidade que não é sua, pois se fizer assim, certamente diversas situações poderão te surpreender e te deixar sem reação.

Leia João capítulo 4 com atenção, por exemplo, e veja como o Senhor “evangeliza” tão naturalmente uma mulher, começando apenas pedindo um pouco de água. Aprenda com este exemplo do Mestre como a evangelização deve acontecer de modo tão natural no seu cotidiano.

ilustração de Jesus no poço conversando com a mulher samaritana (João 4)
Viena – Afresco de Jesus e Samaritanos no poço na nave lateral da Igreja Altlerchenfeldere

2) Estude a Bíblia todos os dias!

Para que você pregue uma mensagem de evangelização de forma convincente, estude sobretudo os relatos da vida do Senhor (evangelhos). O Livro dos Atos também fala muito sobre evangelização, ainda que majoritariamente trata-se de contexto judaico.

Além disso, certos trechos das cartas dos emissários (apóstolos) são bem didáticos para você saber o que fazer e o que não fazer numa situação em que você esteja pregando a mensagem do Senhor. Aprofunde-se especialmente nas cartas a Timóteo e Tito, além de Romanos, Efésios e Colossenses.

Recorde-se de que Paulo escreveu:

Toda a Escritura que tem sido ordenada pelo Espírito é proveitosa para ensino, para admoestação, para correção, para instrução na justiça…

(2 Timóteo 3:16 Bíblia Peshitta BV Books)

Portanto, dedique-se à leitura diária da Bíblia Sagrada e se possível decore seus versículos!

memorização bíblica

Leia também: 8 benefícios de decorar versículos que todo obreiro de Deus deve saber.

3) Não pressione as pessoas, elas não vão se sentir a vontade.

Em Mateus 10:14,15 o Senhor recomenda aos seus discípulos não ficarem brigando com quem não quer ouvir a palavra. Portanto, se alguém não quer te ouvir, não insista tanto (cf. Tito 3:10).

Quando os discípulos não fossem recebidos por alguém, o Mestre apenas instruiu-lhes a dizer: “Fiquem certos disso: O Reino de Deus está próximo”. (Lc 10:10-11)

4) Seja manso no falar, evite brigas, discussões e debates vãos.

O sábio de coração é conhecido por seu discernimento, e a doçura das palavras acrescenta o aprendizado.

(Provérbios 16:21 BJC)

Isso significa falar com equilíbrio, evitar “bate boca” e contendas. Lembre-se que você está “pescando homens” e não “caçando-os“! (Mat. 4:19-20)

Além do mais, ninguém gosta de ouvir uma pessoa “desbocada“, concorda?!

O coração do homem sábio educa sua boca e a seus lábios adiciona instrução.

(Provérbios 16:23 BJC)

Devemos ter cuidado porque alguns debates podem servir de pedra de tropeço para os ouvintes (cf. 2 Tm 2:14,24-25).

Também evite dizer mensagens que condene as pessoas. Isso não as atrai, pois não ficam confortáveis com esse tipo de mensagem, a não ser que a situação o exija.

5) Na evangelização, crie relacionamentos também!

amigos andando, conversando, evangelizando

Muitas pessoas ainda não estão preparadas para receber ao Senhor (infelizmente). Mas quem sabe estão preparadas para receber a sua amizade! Então que tal dar o primeiro passo com isso? 🙂

O Mestre foi enviado ao mundo por Deus para curar os tristes de coração, pregar libertação aos cativos, restauração de vista aos cegos, libertar oprimidos, etc. (cf. Luc. 4:18,19)

Será que não era necessário criar um certo nível de relacionamento com as pessoas para fazer tudo isso?

Além disso, de igual modo, ele também enviou seus discípulos! (vide João 20:21; Mat. 25:34-40; Atos 26:17,18).

Com tudo isso quero te dizer: se você sente que não é bom na evangelização, ou seja, na pregação da mensagem divina para as pessoas, então comece oferecendo sua amizade para elas!

Trabalhe no seu coração o sincero desejo de ajudar as pessoas, calmamente fazendo-as acreditar que necessitam de salvação, assim como você e eu também. Certa vez eu ouvi alguém dizer que o evangelismo é como um mendigo dizendo para o outro onde encontrar pão. Não é isso verdade?! Agir com empatia facilitará a aproximação das pessoas a você.

Nota: Você também pode fazer um curso de capelania se quiser se aprofundar mesmo neste chamado.

6) Quando for evangelizar, ouça as pessoas um pouco também!

Quando você dá a pessoa a oportunidade de falar um pouco, ouvindo-a com atenção e compreendendo-a com sinceridade e empatia, encontrará os argumentos certos para orientá-la dentro da palavra do Senhor.

O homem se alegra em dar a resposta apropriada; e como é bom um conselho dado na hora certa!
O justo pensa bem antes de dar uma resposta, mas da boca dos ímpios transborda o mal.
Responder antes de ouvir não é apenas estúpido; é vergonhoso.

(Provérbios 15:23,28; 18:13 BJC)

Além do mais, as pessoas se sentem importantes quando alguém lhes dá um pouco de atenção, não é mesmo?!

7) Evite os zombadores durante a evangelização!

imagem ilustrativa de zombadores
Imagem meramente ilustrativa.

De certa forma, a mensagem de Deus já tem em sua essência o confronto contra o pecado, e pode haver ocasiões em que ela causa afronta a certas pessoas (cf. Luc. 11:43-46).

Dentre elas podem estar os zombadores, que usarão das zombarias para esquivar-se da palavra e desmoralizar o pregador. Portanto, em cada caso, examine a situação e considere este provérbio:

O que corrige o zombador traz sobre si insulto; quem repreende o ímpio se torna culpado. Se você reprova um escarnecedor, ele o odiará; se reprova um sábio, ele o amará.

(Provérbios 9:7-8 BJC)

Como evangelizar uma pessoa que não quer te ouvir e vive zombando da sua fé e do que você fala?

Se você pregar e não te ouvirem, e zombarem de você, só a inspiração divina poderá convencer essa pessoa em seu tempo determinado. Por isso, a salvação destes acontecerá (ou não) uma hora ou outra, as vezes na pior das situações. Alguns homens só creram no Senhor, por exemplo, após sua própria morte e ressureição (At 2:36-41).

8) Evite o linguajar “evangeliquez” nas mensagens evangelísticas.

Em nosso convívio entre irmãos acabamos adquirindo certas expressões bíblicas que são claras para nós, porém podem não ser para outros ouvintes. Quanto aos evangélicos de certos segmentos, há outros linguajares distorcidamente bíblicos que dificultam a uma pessoa não familiarizada entender a mensagem. Portanto, precisamos ser claros em nossa comunicação.

Vou tentar dar um exemplo da linguagem chamada de “evangeliquez”.

“Varão! Deus manda eu te dizer que tu é ovelha chamada por de trás das manadas, vaso escolhido; Ele quer te separar e te usar nessa terra vaso, crês tu isto meu irmão?”

Será que um não crente entenderá este tipo de linguagem? Agora tente você mesmo(a), com sua imaginação, consertar essa frase de tal forma que fique claro para a pessoa entendê-la. O que você diria?

9) Invista em materiais de estudo para entender melhor a Bíblia Sagrada!

jovem estudante lendo livros

Às vezes recebemos um chamado de Deus e automaticamente pensamos que Ele, de modo sobrenatural, transformará toda nossa vida sem que façamos o mínimo de esforço para isso.

Prega a palavra e persiste diligentemente, a tempo e fora de tempo; admoesta e repreende com toda paciência e instrução,
porque virá tempo em que não prestarão atenção à sã doutrina, antes tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si mestres, conforme às suas próprias paixões,
e apartarão seu ouvido da verdade, e se voltarão aos mitos.
Mas tu, sê diligente em todas as coisas e suporta as adversidades; faze o trabalho de evangelista; cumpre teu ministério.

(2 Timóteo 4:2-5 Bíblia Peshitta BV Books)

O “evangelista“, como nós vimos antes, é o anunciador das boas novas; isto é, aquele que prega a mensagem de salvação do Senhor. Mas como evangelizar, ou seja, pregar uma mensagem divina para alguém sem ao menos conhecer tal mensagem adequadamente?

Felizmente, nos últimos tempos tem crescido muito o interesse de cristãos pelo estudo da Bíblia, por isso eles tem procurado por cursos de teologia, e os que querem ser mais profundos procuram mesmo por cursos de hebraico bíblico, com a intenção de compreender as Escrituras do jeito certo.

Entretanto, ainda é grande o número de pessoas que, equivocadamente ou desleixadamente, desprezam um bom conhecimento.

Muitos acham que o conhecimento e a capacitação vão cair do céu, pois Deus vai os capacitar do nada, simplesmente porque eles (supostamente) tem o chamado. Porém não é assim que vai acontecer.

O discípulo de Paulo, Timóteo, por exemplo, já era um líder de comunidade (1 Tim. 1:3). Mas veja em 1 Timóteo 4:13-16 os conselhos que este emissário o dá, com relação ao estudo das Escrituras Sagradas.

Além disso, a própria palavra de Deus recomenda investir recursos em aquisição de sabedoria e conhecimento, sabia disso? Leia Provérbios 4:7.

Portanto, a tarefa de estudar e compreender a Bíblia Sagrada corretamente é nossa! E funciona dessa forma desde seus escritos iniciais (cf. Jos. 1:8; Deut. 6:6-9).

Por isso, Deus não irá descer do céu e mover nossos braços e pernas para que estudemos Sua palavra. nem tão pouco irá “plugar um pendrive celestial” na nossa mente e começar a transferência de dados… 😛

Ou seja, Deus não quer preguiçoso em sua obra!

Logo, aqui vão algumas ferramentas de estudo indicadas por mim para você crescer no conhecimento e correta compreensão das Sagradas Escrituras.

  • Comentário Judaico do Novo Testamento, por David H. Stern. Coloquei essa recomendação em primeiro lugar porque, como o contexto da evangelização envolve majoritariamente os relatos bíblicos da vida do Senhor e seus discípulos, então é necessário compreender o “Novo Testamento” de forma correta, dentro de seu devido contexto. Então essa obra, ao meu ver, é indispensável para o estudante da Bíblia Sagrada, pois lhe dará mais apurada compreensão de toda a Bíblia, e não só dos escritos nazarenos.

A obra do David Stern (acima) determinará as diretrizes para se compreender e aplicar corretamente os ensinamentos dos discípulos a respeito do Salvador, pois explora sua verdadeira realidade hebraica. A partir de seus esclarecimentos, conseguiremos filtrar melhor o que é correto e o que não é, em outras obras, acerca das boas novas do Senhor e da mensagem do reino dos céus. Portanto, seguem algumas indicações relacionadas a evangelismo abaixo:

10) Pratique a evangelização! Mas faça-o com naturalidade.

evangelização, mulheres conversando sobre a bíblia, evangelismo pessoal

Podemos destacar inúmeros versículos a respeito do compromisso e do amor que o crente deve ter com a meditação e o aprendizado diário da Bíblia Sagrada.

Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios, não para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores.
Pelo contrário: seu prazer está na Lei de Iahweh, e medita sua Lei, dia e noite.

(Salmo 1:1,2 Bíblia de Jerusalém)

Como amo a tua lei! Medito-a todo o dia.
Desvio meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.

(Salmo 119:97,101 Bíblia de Jerusalém)

Que a palavra do Messias viva em vocês, com toda a sua riqueza, à medida que ensinam e aconselham uns aos outros com toda a sabedoria…

(Colossenses 3:16a BJC)

E como nos ensinou nosso Mestre, a boca fala do que o coração está cheio (Lc 6:45). E se o seu coração estiver cheio da palavra de Deus? O seu assunto cotidiano com as pessoas será, naturalmente, essa mesma palavra.

Portanto, para adquirir o hábito de evangelizar com mais naturalidade e conversar com as pessoas a respeito da palavra do Senhor com mais frequência, aplique-se diariamente à sua leitura e meditação durante seu dia também.

Por fim, pratique o evangelismo! Ou seja, procure quebrar a timidez de falar da palavra do Criador com as pessoas, e o melhor jeito de fazer isso é agindo naturalmente. Pois a melhor de todas as maneiras de aprender como evangelizar é praticando o evangelismo. Então não fique esperando motivação cair do céu, mas pratique!


Se você também tem suas próprias dicas para ajudar as pessoas a evangelizar com mais facilidade, escreva-as na área dos comentários aqui abaixo.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.