3 maneiras que você pode usar a empatia para mudar vidas!

A empatia é mais do que um atrativo traço de personalidade. É um instrumento de cura! Um pouco de empatia percorre um longo caminho.

Jesus entendeu isso melhor que qualquer um. Ele interagiu com pessoas de todas as esferas da vida – de comerciantes ricos para cobradores de impostos, para trabalhadores de colarinho azul, para os marginalizados da sociedade.

Jesus mudou a vida deles porque primeiramente entendeu a vida deles!

Para seguir o exemplo de Cristo, precisamos reconhecer algumas verdades sobre empatia.

  • discípulos de Jesus, seguidores de Cristo, Jesus ensinando
  • Jesus abençoando pessoa
  • como ser um cristão que dá ftutos para Deus como Jesus deu
  • Jesus ensinando seus discípulos no barco

A empatia requer poderes de observação elevados.

O primeiro passo no desenvolvimento da empatia é a percepção!

Isso significa prestar muita atenção às pessoas ao seu redor – olhando além de seu rosto público em busca de sinais de…

  • dor,
  • solidão,
  • confusão,
  • depressão,
  • insegurança,
  • … Ou quaisquer outras emoções com as quais possam estar lutando.

Em alguns casos, isso pode significar simplesmente observar pessoas que são negligenciadas pela sociedade – os sem-teto, os viciados, os idosos.

Quando alguém que está acostumado a ser ignorado é reconhecido de alguma forma, isto é uma empatia para com essa pessoa. Quando agimos assim são criados todos os tipos de potencial e oportunidades para fazermos diferença na vida dela.

A empatia é um “cartão atrativo”.

Jesus não curou todas as pessoas com deficiência ou feridas que vieram para vê-lo. No entanto, multidões ainda se aglomeravam a ele.

Parte disso certamente pode ser atribuída à esperança de ganhar a “loteria de cura” – sendo escolhido por Jesus para uma cura manual da cegueira, surdez, paraplegia, doença, possessão demoníaca e ocasionalmente a morte.

Mas parte disso também pode ser atribuída ao simples fato de que Jesus os notou.

Ele não desviou o olhar ou se apressou [fugindo] quando encontrou pessoas feridas. Ele as procurou e olhou fixamente para seus olhos. Ele tomou nota de suas circunstâncias.

Ele sentiu sua dor. Ele ficou irritado em ver como as pessoas eram desamparadas. Ele identificou tão fortemente com eles que confundiu Seus outros seguidores (ver Mateus 25: 34-40).

As pessoas feridas no primeiro século de Israel reuniram-se a Jesus porque podiam dizer que Ele se importava com suas lutas. Eles podiam sentir Sua empatia.

O que era verdade para Jesus 2.000 anos atrás é verdade (em menor grau, claro) para seus seguidores hoje.

Se as pessoas reconhecerem a empatia de Cristo em nós, elas serão atraídas para nós. Eles nos convidarão para suas vidas. Eles nos darão a chance de fazer a diferença. (ver Atos 2:46-47).

A empatia trabalha maravilhas sociais!

A empatia é a chave que abre as portas para conversas significativas – o tipo de interação que pode mudar vidas.

A própria natureza da empatia, tentando entender os pensamentos e sentimentos de outra pessoa, leva à abertura e transparência.

As perguntas certas, feitas com sensibilidade, sinceridade e empatia, podem atrair pessoas de formas surpreendentes.

Saber que alguém se importa o suficiente para fazer as perguntas é o começo da cura para muitas pessoas.

A empatia também ajuda muito a diminuir o conflito.

Se as pessoas sentirem que você está tentando convencê-las de sua opinião, elas quase certamente manterão a guarda ativa.

Se, por outro lado, eles perceberem que você está tentando entender o ponto de vista deles, eles estarão mais propensos a se abrir.

Pense nisso: Quais são algumas maneiras pelas quais Deus está chamando você para demonstrar compreensão e empatia?

Se quiser, responda nos comentários aqui no final dessa página.


Este estudo foi originalmente publicado no site Thomas Nelson Bibles e traduzido por Gabriel Filgueiras.


Depois deste texto, quero te convidar a refletir agora sobre qual é o significado de empatia e o que você pode fazer para abençoar outras vidas com ela, assim como o próprio Senhor, veja:

E ali foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. E, tendo aberto o livro, achou o lugar em que estava escrito:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o evangelho aos pobres;

ele enviou-me para curar aos quebrantados de coração, para pregar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, e para pôr em liberdade os oprimidos, para pregar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4:17-19 KJF)

O que é Empatia?

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

irmãos, amigos, amizade, abraço, juntos, lado a lado, crianças

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar.

Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões. (Fonte: Significados.com.br)


O Senhor Jesus se identificou com nossos sofrimentos e aflições, tanto que desceu do céu para nos resgatar de nossas tribulações e da escravidão do pecado…

Não seria isso também empatia? (Rm 5:8; Jo 1:29; Is 53:4-5,10-11)

Da mesma forma, nós também somos chamados pelo próprio Senhor a compreender as dores uns dos outros e nos dispormos para ajudar uns aos outros (Gl 6:1-2; Rm 12:15).

Então, disse Jesus novamente: Paz seja convosco; assim como meu Pai me enviou, também eu vos envio. (João 20:21 KJF)

Muitas vezes temos o chamado de Deus para isso, mas ficamos parados tão (desnecessariamente) ocupados com nossos próprios problemas e interesses, e se sofremos, achamos que somos os mais sofredores de todo o mundo (1 Pe 5:8-9).

Não deixe seu chamado evangelístico e altruísta morrer no caminho, antes entregue-se inteiramente ao Senhor, e então ao seu próximo para restaurarmo-nos para Deus.

Não Negligencies o dom que há em ti … Medita sobre estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nelas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:14a-16 KJF)

Não sei qual é especificamente o teu chamado para com Deus, mas a capelania é um dos principais meios de sentir empatia, se identificar com as dores e sofrimentos dos outros e ajudá-los!

É também um dos principais meios de ser sal da terra e luz do mundo!

Só se você tiver esse chamado, Conheça o treinamento completo de capelania da Universalidade da Bíblia, e prepare-se para a obra do Senhor como o Senhor!

curso completo de capelania universalidade da bíblia

Ou veja aqui outras ferramentas de estudo bíblico e capacitação para o ministério cristão.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

12 comentários em “3 maneiras que você pode usar a empatia para mudar vidas!”

  1. 5/07/2019 Estou lendo esse post hoje na data de 24/07/2021, e estou me sentindo muito bem, porque a empatia faz parte da minha vida. Sei que Jesus o meu Senhor, mandou -me copiar seus atos de amor e justiça, não para que eu me senti bem, mas para fazer as pessoas se sentirem bem, amada, e confiantes. Esse é o papel do Cristão. Se vivermos a empatia, as pessoas vão querer nos copiar, e assim seremos contagiantes a ponto de que muitos, venham querer saber e experimentar esse evangelho transformador. Muito obrigado pelo estudo irmão Gabriel Figueiras.

  2. Meu ome lucinei kiihn obrigado que estudo gratificante aprendi muito até esse momento não sabia nada sobre empatia hj posso ver melhor esse trabalho

  3. Amigos e amigas temos em 1 coríntios capítulo 9 versículo 14, assim também ordenou o senhor aos que pegavam o evangelho que vivam do evangelho . Mais paulo fala que ele mesmo nao uso nenhuma dessas coisas pq ele foi escolhido em damasco como um vaso , pois Paulo nao escolheu o trabalho como profissão , pelo contrario foi deus quem o escolheu. Vcs podem ver a mais pura verdade Paulo nao recebia salario. Mais deixo bem claro que o que vive da obra pode sim receber o sustento vindo da obra , ou vc imagina que em Roma por tras das paredes nao tem o banco mais rico do mundo , ou vc acha que seus livros publicados nao tem nenhum presso , NÃO sabeis vos que os que ministram as coisas santa vivem das coisas do tempolo? ,,, mais vivemos um tempo de inversão de valore onde o errado passa ser certo e o certo o errado , tempo que precedem o fim , mais nao deixarei que matem a fé de muito com venda de livro, e distorção do evangelho sendo que ja avia sido anunciado que , no fim dos tempos surgiram falsos profetas que dirão isso e de deus deus esta ali deus esta aqui faça isso faça aquilo. Meu conselho e que de tudo que se deve Guarda fique com seu coração pois dele procedem o maio tesouro da vida , vamos amar mais o puríssimo, vamos ajudar a obra de deus com tudo que temos de melhor seja dízimos oferta , pq deus deu tudo que ele tinha de melho para nos salvar, que somos nos que podemos escolher entrega para a obra de deus o pior ou ate memso nao ajudar com nada , se hoje temos condições! Fazemos hoje pq o amanhã nao sabemos nos oque será. Que Deus abençoe a vida de todos vcs e derame sua graça sobre nos .

  4. Cara, a empatia é alto tão atrativo quando bem apresentada, assim como jesus. Tenho tentado dia após dia, ter empatia com os outros a minha volta, e esse estudo me ajudou bastante, mas ainda sim quero colocar algumas coisas, e espero ter ajudar pessoas assim como desejo ser ajudada.
    É mais fácil entender as atitudes do próximo, quando colocamos as nossas em julgamento, pois muitas das vezes cometemos ou já havíamos cometido o mesmo erro ou tal atitude, e mesmo que não tenhamos cometido, se colocar no lugar do próximo, é um bom exercício. Pense se foi ou será difícil pra você, por que seria fácil pra outra pessoa? Que Deus nos ensine a ter empatia, e sabedoria.

  5. Gabriel Deus te abençoe sempre sua vida estou recebendo as mensagem no e estou gostando das mensagem colocadas.

  6. Amém. Muito bom este estudo, aliás falar de Jesus é pramazia, pois foi o melhor professor em seu ministério terreno, glorias a Deus.

  7. Estudo muito completo, objetivo e simples de entendermos para por em prática diaria em nossas vidas.
    Jesus foi o Maior exemplo em tudo, além de demonstrar essa empatia por todos nós, Ele tambem nos ensinou como se vive EMPATIA.
    Que Deus continue direcionando sua vida meu amigo.
    Oremos

      1. Muito bom. Desde crianca tenho esse dom. Mas nao sabia que se chamava empatia. Desde muito tempo sentia que era um talento que eu tinha recebido de Deus ate de equilibrar conflitos. Mesmo antes de me converter.Me formei em servico social porque sentia a necessidade das pessoas serem ouvidas e nao julgadas. Agora sei que fiz o que era certo. As vezes quando aprontavam comigo eu me chateava mas depois eu compreendia mesmo estando eu com a razao. Quando crianca os adultos sentavam pra conversar comigo. Com tavam tantas coisas que no final eu aprendia mais com eles. Talvez seja por isso que gosto de Historia. Eu me sentia um pouco diferente das outras criancas e minha mae tambem era assim. Tenho segredos desde crianca mas guardo com fidelidade por causa das pessoas que a mim confiaram. Segredos de familia e de amigos ate que ja se foram. Mas temos que ser fiel a todos ate o fim. Obrigado por essa palavra maravilhosa. Deus abencoe voces.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.