“Não sabeis vós que os que ministram as coisas santas vivem das coisas do templo? E que os que esperam no altar são participantes do altar? Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.” (1 Coríntios 9:13,14 BKJ) Será que Paulo cobra dízimo da “igreja” de Corinto nesses versículos? Será que ele realmente está defendendo o salário pastoral aqui?
Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.
Quem eram os destinatários de Corinto?
Mesmo sendo “dízimo” o assunto do presente estudo, é importante definirmos quem eram os leitores para os quais Paulo estava escrevendo sua carta, pois isso vai nos dar nova e correta direção em nossa abordagem e entendimento do tema. E não é difícil descobrir isso, basta ver 1 Coríntios 10:1-2,18 e 2Co 11:21-22.
Por isso, irmãos, não quero que vocês percam o significado do que aconteceu com nossos pais. Todos eles foram guiados pela coluna de nuvem e todos passaram através do mar, e em conexão com a nuvem e com o mar todos foram imersos em Moisés … Olhem para o Israel físico: os que comem dos sacrifícios não participam do altar? […]
1 Co 10:1-2 e 2 Co 11:21-22, adaptado da BJC
Contudo, se alguém ousar orgulhar-se de algo – falo como o insensato! -, eu ouso. Eles são hebreus? Eu o sou. São filhos de Israel? Eu o sou. São descendentes de Abraão? Eu o sou.
Nos versículos acima, Paulo afirma que seus “pais”, isto é, seus antepassados atravessaram o mar com Moisés e foram guiados pela coluna de nuvem que Deus enviara para os proteger durante 40 anos nos desertos. Mas ele afirma que estes eram os antepassados de seus leitores também. Logo, ele está escrevendo para uma comunidade de israelitas!
Além disso, Paulo também destaca que os líderes de Corinto eram israelitas, como deixa claro que ele também era. Então, ele não estava escrevendo para nenhuma igreja evangélica ou católica, como muitos imaginam.
Basta ver também como tudo começou nessa comunidade, em Atos capítulo 18, o qual faremos breve análise abaixo:
Logo que chegou em Corinto, Paulo, cujo nome original é Shaul, isto é, Saul, se une a um casal de judeus e começa a anunciar as boas novas em uma sinagoga judaica local (At 18:1-4).
E para não deixar de frisar, naquela comunidade também haviam estrangeiros, conforme menciona o v. 4. Ou seja, no contexto do 1º século de nossa era, judeus e estrangeiros viviam juntos aprendendo a Lei de Deus, e isso dentro das sinagogas judaicas!
Como Saul e seus amigos encontraram certa resistência da parte de alguns judeus daquela casa de reunião, então eles decidiram sair de lá e focar o anúncio de sua mensagem com os estrangeiros (gentios) que haviam recebido sua palavra. Daí eles se concentram na casa de Tício, que morava ao lado da sinagoga. Ali, o próprio chefe da sinagoga continua frequentando as reuniões com Saul e seus companheiros, então a temática do ensino deles não foge tanto do que o povo israelita já estava acostumado. Ele fica ensinando essa comunidade por mais um ano e seis meses (vs. 6-11).
E assim nasce a comunidade de Corinto, formada de descendentes israelitas, mas também de estrangeiros que aprendiam as Escrituras junto com o povo de Israel.
Mas o que tudo isso tem a ver com nosso conteúdo proposto aqui? É que Israel difere das igrejas no seu lidar com os dízimos, então é por este ponto de vista que devemos considerar cada palavra de Saul em suas cartas aos coríntios.
Então, Paulo realmente cobra dízimo em 1 Coríntios 9:13-14, ou não?
Sendo uma comunidade de quase totalidade judaica nos primeiros anos de anúncio das boas novas do Messias, seus discípulos sabiam muito bem que os dízimos ordenados na Lei de Moisés, isto é, na Torá, eram estritamente ligados à vivência nas terras de Israel.
Eles [os dízimos] foram ordenados por Deus a serem dados em forma de alimentos (Lev. 27:30-33), e tinham destinatários e finalidades bem especificadas, conforme lemos na lista abaixo:
- Eram para sustento da tribo de Levi, que não recebeu heranças territoriais em Israel como as demais tribos e deveriam se dedicar para manutenção do serviço do templo de Deus (Nm 18:21-24; Ne 13:5).
- Regularmente, estes dízimos também eram comidos em festividades anuais em Israel (Dt 14:22-26),
- e ainda eram usados para alimentar órfãos, viúvas e estrangeiros pobres (Dt 14:27-29; 26:12).
Ora, os emissários (apóstolos) não poderiam cobrar dízimo em dinheiro dos irmãos, pois tirariam-no de sua finalidade já definidas por Deus em Sua Lei. E no tempo deles estes dízimos continuavam com as mesmas finalidades, basta ver Mt 23:23 e constatar que ainda eram dados alimentos como dízimos. Além disso, Saul era da tribo de Benjamim, e não de Levi, por isso jamais poderia reivindicar salário de dízimos para si, nem mesmo tais alimentos (cf. Rm 11:1; Fp 3:5). Se ele fizesse isso, ele quem estaria roubando os dízimos bíblicos.
Portanto, e infelizmente o digo, só com este breve histórico concluímos que o dízimo que está sendo pregado por aí nas igrejas não é o dízimo bíblico, e claramente é uma versão deturpada deste.
Se Paulo não cobra dízimo em 1 Coríntios 9:13-14, então o que ele quis dizer?
Saul, basicamente, recitou as palavras de Moisés e de seu Mestre em paralelo para mostrar que, os emissários encarregados de anunciar as boas novas pelo mundo poderiam, e até deveriam, receber suporte material e financeiro pelo seu intenso e dedicado trabalho.
No versículo 13 ele lembra àquela comunidade, que já tinha conhecimento do ofício dos sacerdotes levitas, que o sustento destes era proveniente do próprio ofício. A Torá garantia a alimentação dos levitas com os dízimos das colheitas e dos rebanhos, bem como das ofertas de animais oferecidos no altar, veja Nm 18:21-24, Dt 18:1, 2Cr 31:4-6, Ne 10:35-39.
No versículo 14, Saul recita as palavras do Salvador, que disse: “… quem anuncia as boas-novas que seja sustentado por elas” (BJC). Essa palavra se encontra em Lucas 10:7.
Nesse trecho, no entanto, o Mestre nada menciona sobre o dízimo em dinheiro que temos hoje, consequentemente nem de salário proveniente do dinheiro de dízimos.
O texto basicamente afirma que os crentes que recebessem tais pregadores em suas casas deveriam ajudá-los com suas despesas, pois era para apoiar a mensagem de salvação do Messias.
Concluímos com isso que, lamentavelmente, os líderes religiosos que desviam o dízimo bíblico mencionado em textos como Ml 3:10 e Mt 23:23 de seu real ensinamento, e criam para si com isso super-salários, não estão só enganando o povo, mas promovendo também adulteração da doutrina bíblica. É por isso que Paulo não cobra exatamente dinheiro do dízimo de seus irmãos.
Note mais uma vez que são duas citações em paralelo para esclarecer um ensinamento só:
- “… quem trabalha no templo recebe o alimento do templo, e quem serve no altar partilha dos sacrifícios oferecidos ali…” (ref.: Lv 6:14-16; 7:1-6,31-32; Dt 18:1);
- “… quem anuncia as boas-novas que seja sustentado por elas” (ref.: Lc 10:7; Mt 10:7-10).
Então, é dever dos receptores da mensagem divina ajudar com as despesas dos mensageiros que trabalham, ocasionalmente ou não, em tempo integral no anúncio da mensagem. Isso deve ser algo analisado e acordado entre eles, porque é justo que os orientadores recebam um mínimo de apoio pelo seu trabalho, vide 1 Co 9:4-6, 2 Co 11:8; cf. Gl 6:6. Saul e Barnabé, porém, abriram mão desse direito para com a comunidade de Corinto, para evitar problemas, cf. vs. 11-15.
Além disso, vale ressaltar que, o próprio mestre Yeshua recebia ofertas voluntárias de algumas pessoas que queriam lhe ajudar com suas despesas, basta ver Lc 8:1-3, por exemplo. Era com esse dinheiro, dado espontaneamente por pessoas generosas, que ele e seus discípulos se sustentavam, embora também usassem dele para repartir alguma coisa com os pobres, veja Jo 13:29.
Mas como mostramos, nem Paulo cobra dízimos, e nem o Senhor poderia fazê-lo, já que era da tribo de Judá, não de Levi. Porque, como conferimos, os dízimos faziam parte do sistema civil israelita e tinham destinos específicos. O sustento do Mestre e de seus discípulos vinha inteiramente da generosidade espontânea dos irmãos. Quanto ao emissário Saul (“apóstolo Paulo”), as vezes ele recebia sustento dos irmãos para se dedicar mais à obra de Deus, mas geralmente trabalhava para garantir seu próprio sustento, veja At 18:5, 2Co 11:8-9, 2Ts 3:7-9 e At 20:32-35.
Portanto, Paulo não cobra dízimo de nenhum crente, mas ensina que todos deveriam ajudar os obreiros que são enviados para anunciar as boas novas.
É claro que uma congregação pode optar por assalariar seus líderes, a fim de que se dediquem mais ao ministério de ensino da Palavra, vide 1 Tm 5:17-18 e 1 Pe 5:2-3. Para tanto, porém, não é necessário manipular os relatos bíblicos com interpretações adulterinas afim de atender a conveniências. Os dízimos de Malaquias 3:10 ou Matias (Mt) 23:23 se referem àqueles ensinados na Torá, relacionados às colheitas e criação de gado e rebanho nas terras de Israel. Eles são destinados para o sustento dos levitas e dos pobres que lá vivem, e para serem comidos regularmente nas festas de peregrinação (no caso de haver um templo).
Não obstante a tudo isso, alguém pode se inspirar nos exemplos de Abraão e Jacó (que deram dízimos), ou em textos como Provérbios 3:9-10, para dedicar espontaneamente uma porcentagem de seus rendimentos a Deus, seja doando aos pobres e necessitados, ou para trabalhos diversos de ensino das Escrituras Sagradas. Ora, os sábios do povo de Israel apóiam o dízimo em dinheiro como tradição e não como mandamento bíblico, baseados nestes dois exemplos. Veja o rabino Rony Gurwitz dando essa explicação num vídeo sobre o dízimo (a partir de 9:51), em seu canal no Youtube (Contraste).
Concluindo: este tipo de dízimo (porque existem vários), é algo voluntário e pessoal do dizimista, como o foi no caso de ambos patriarcas mencionados. Então, ninguém tem o direito de ficar constrangendo o outro a entregar uma porcentagem de seu dinheiro sob ameaças de céu se fechando, devorador destruindo ou maldições atacando a vida do crente, pois como vimos, esses casos se aplicam a um contexto diferente.
Você pode conferir um histórico completo acerca da doutrina do dízimo no livro “7 Contradições sobre o Dízimo pregadas nas Igrejas atuais“, de minha autoria, disponível em versão digital na Amazon Kindle.
74 Comments
Parabéns ao irmão pela iniciativa de esclarecer a respeito do dizimo,concordo plenamente,temos sim que ajudar os necessitados,pois eles sim precisam,também colaborar com aqueles que verdadeiramente são parecidos com o apótolo Paulo,que se dispoe a sair e a apregoar o verdadeiro evangelho de JESUS CRISTO,aqueles que carecem da palavra de DEUS,pois o que mais se ver hoje nos lugares onde se denominam ‘igrejas’ pois igreja somos nós pessoas!,é que além de da o dizimo e ofertas,ainda tem que levar alimentos pra fazer cestas básicas para serem distribuidas aos necessitados,e pra onde vai o recurso dos dizimos? não seria exatamente para esses fins? Eu prefiro ficar com a vontade de DEUS,e na direção do ESPIRITO SANTO, na vida existe a lei da semeadura,o que se planta se colhe! que DEUS tenha misericórdia de nós,por vivermos nesse mundo de pessoas deturpando a palavra do ETERNO!
Vejo que o autor desse artigo se contradiz. Primeiro porque Paulo acaba dizendo que da mesma forma que os que serviam no templo viviam do templo, assim também os que pregam o evangelho deve viver do evangelho. Em segundo lugar, Paulo mesmo confirma que havia israelitas e estrangeiros também, assim Paulo NÃO estava falando apenas para israelitas. Além do mais Jesus confirmou o dízimo quando disse que deveríamos fazer tanto a entrega do dízimo, quanto guarda os demais mandamentos, como honrar pai e mãe que Ele cita
Venda tudo é siga-o mas isso só serve p as ovelhas pede para os pastores e esses que se alto denominam apóstolos bispos coisa que não são nunca foram e que não tem autoridade alguma para ser. Esses só sabem tirar a lâ das ovelhas desenformadas . o povo perece por falta de sabedoria falta de ler e entender a palavra precisam de um líder espiritual ( pastor) hoje a moda é prosperidade e esquecem da salvação Deus tenha misericórdia desses. Estão no mundo e o que manda nesse mundo é o dinheiro todos sabem disso . esses que só sabem pregar prosperidade só sabem acumular riquezas aqui são os lobos gulosos que Jesus fala . o pior é além de dízimo pedir oferta alçada no mínimo de +10% ou mais ou seja eles não querem apenas 10% eles querem 20 30% ou dá ou desce que Deus é esse ? que vc tem que sofrer com impostos caríssimos por parte do sistema e de contra parte uma denominação te oprimir a dar dízimo o apóstolo Paulo diz dê o que seu coração fala não por obrigação mas Deus ama os que dão com alegria pronto acabou esses lobos ficam estudando teologia para destorcer puxar a sardinha para o lado que eles querem que é viver da lã das ovelhas vai trabalhar seus pilantras hoje em cada esquina tem uma igreja nas quebradas o que mais tem é igreja e boteco . de 2 ou mais estiver reunido em meu nome ali estará o espírito de Deus a igreja somos nós Jesus foi mas deixou o espírito santo acabou vc não precisa ser um capacho fantoche de espertalhões sugadores minha com ciência e limpa pelo sangue do Cordeiro já fui muito usurpado até aprender o real evangelho de Jesus mas tenho pena dos que usam a palavra para viver pobre de sua Almas já foram vendidas a satanás arrependam se o quanto Antes assim como Zaqueu que saiu devolvendo a aqueles que ele tinha usurpado e muito lindo a Nova aliança com Jesus ele rasgou o véu levou todas as dores e todos pecados pelo sangue que correu na cruz seja livre em Jesus Cristo ele não é limitado a esses usurpadores ele é livre a aqueles que o recebem ele é o criador da fé e consumado dela por isso seja livre desse sistema teológico pentecostal o Sr Jesus não é propriedade deles que Deus tenha misericórdia de seus atos e que se arrependam do seus mais atos mas errar é humano persistir é burrice que o eterno abençoe a vida de todos que aceitam Jesus como seu único e verdadeiro salvador Amen
Bom é necessário entender que há uma grande diferença entre a igrejas primitivas e as atuais, antes o dízimo não era igual os dízimos da igreja do século XXI, onde eu moro tem regiões interioranas que os irmãos vivem em um estado de pobreza mais nunca abandonados por nós que somos templo central da cidade, eles contribuem com o dízimo com alimentos, milho, pimentão entre outras coisas, eles não tem condições de pagar em dinheiro em espécie, mais é certo que , a energia dos nossos 26 templos não se pagam sozinha, lanche das crianças da EBD, água para beber , compos descartáveis, manutenção do som, manutenção dos instrumentos. Então precisamos dos dízimos em dinheiro para a manutenção do Templo, mais claro os que tem condições de dá, nós sustentamos dois missionária um na Colômbia outro na Venezuela, então tem que ser com dinheiro mesmo, pq tem a questão da moradia, alimentação entre outras necessidades básicas, não é aquele rio de dinheiro mais ao menos que dê pra manter o mês, nós tinhamos somente dois templos em 2012, mais começamos a propagar o evangelho, se teve uma necessidade de construir novos templos em 10 bairros, claro para que os irmãos tivessem uma igreja perto de sua casa, e também por causa de segurança, aqui a violência é muito grande, já teve caso de um irmão ser baleado em um assalto, mais isso só é possível se fazer com dízimos em dinheiro, porquê material de construção não se paga com milho, com arroz , partirmos para os inteiros alguns ja tinham cristão mais desacreditados chegaram até dizer que todo pastor que passa por lá só prometia e não construia uma igreja pra eles, alcançamos mais 16 interiores, e muitas pessoas foram alcançados pelo evangelho, então nesses 12 anos de muito trabalho foi muito importante o dízimo, alem das ações sócias de sextas básicas entre outras, então durante a semana tem visitas as essas congregações, as ate duas por dia, eu to falando de lugares entre 30 a 70 km , em uma área de terra solta, ou seja só vai carro 4×4 Hilux, bandeirante, ranger, amarok, troller, RAM, temos uma grande despesas com combustível, e todo final de semana a gente reúne um grupo e sai para evangelizar nos interiores porquê sabemos que devemos pregar a salvação para essas pessoas, essas missões só é possível com dízimo monetário, só teve um terreno doando por um vereador que se converteu e creio que ele descansa em paz, então toda essa obra feita para hora e glória de Deus só foi possível acontecer, por causa da sensibilidade espiritual dos irmãos inclusive do Templo central onde se encontra os empresários, professores, secretarios públicos e os demais irmãos. Hoje temos congresso municipal, temos estadual, tem retiro, tem simpósio de missões voltados aos jovens e adultos e ninguém fica de fora. Só nesse anos ja fomos procurados por pessoas que moram na divisa da cidade que nós um dia fossemos lá e crendo em Jesus iremos, quase duas horas de pura terra, e tem regiões que a gente so pode visitar os irmãos no verão porquê no inverno o carro não passa, mais o templo tá la feito tem um dirigente com eles escolhido dentre os mais 170 auxiliares que nós temos. Eu escrevi essa história toda da minha igreja pra mostrar que o dízimo é importante, mesmo que não tivesse escrito no novo testamento, isso é um fator de causa moral espiritual para o cristão, ter ciência que a obra precisa e ta precisando, ele ter condições e não ajudar , pq dízimo é uma cooperação, e Deus abençoa quem de coração de pura e plena espontânea vontade dá o dízimo porquê ele sabe que missões são importantes, visitas as congregações dos interiores são importantes, além disso o pastor vive da obra, ele tem que ta em constante movimento, as segundas e sexta ele sai para as igrejas do inteirior e volta a tarde porque são cultos de doutrina, durante o resto da semana sai de manhã e chega entre as 22 as 23 horas, e domingo oração das seis até as 8 horas se incia a EBD , termina as 10:30, ele volta só a noite para o culto , ja vi pastores que tanto pastoreiam como trabalha e não depende da igreja, mais aqui o campo é muito grande somos muitos , e todo dia uma igreja precisa do pastor, é dever dele atender, e carrinho dele não anda a água nem a carvão é a disel, e pra abastecer tem que pagar , e esse dinheiro vem do dízimo. O templo central não consegue mais comportar mais todos os irmãos dentro dele, então fica varios do lado de fora , então resolvemos em uma reunião geral com todos os membros foi decidido comprar um terreno e fazer um templo duas vezes maior com galeria , precisamos de 70 mil de início, não tinhamos esse dinheiro Deus levantou um homem que emprestasse o dinheiro, já quitamos nossa parcela com ele através do dízimo, depois 45 mil em ferro, também quitamos com dízimos, agora precisamos 600 sacos de cimento , 27 mil, quem vai resolver essa pendência o dízimo. Então meus queridos é de suma importância o dízimo se você quer ver sua igreja crescer, ajudar os missionários dizime tudo que você investe no Reino de Deus seja dinheiro,seja orações, seja adoração a vida se torna melhor.
Parabéns. A visão de muitos “ensinadores” ou teólogos são legalistas, tradicionalistas, não circunstânciais. Estão presos no Antigo Testamento tanto quanto os judeus. Não alcançaram no sentido interpretativo a graça de Cristo. A igreja cresceu e evoluiu da fornaxque Deus concordou e está aí para ser mantida… Não vejo diferença entre alimentos e dinheiro no sentido matéria da doação. Se ficássemos presos ao AT, as ajudas de custo a um ministro seria em arroz e feijão, mas dê o $ a ele que ele acrescente um kg de café e outro alimento, simples assim. Os contrários sempre arrumam uma narrativa ou desculpa descontextualizada para não contribuir. E insistem com obtendo resultados ruins de falta de prosperidade material e espiritual.
Parabéns irmão pela explicação lógica!
Vivemos num mundo que tudo custa dinheiro, mas alguns vêm deturpando a importância do dízimo, justamente para não tirar os escorpiões do bolso!
A Palavra de Deus também diz “que onde está o teu tesouro, está o teu coração”.
Onde está o teu tesouro, você que não tem dizimado?
Deus testa o nosso amor para com ele, tanto em serviço como em espécie.
Como a obra de Deus avançaria se os pastores ficassem a espera dos irmãos ofertarem, da sua boa vontade. Pare de reclamar irmãos, dê com alegria e ore para o Senhor multiplicar, para que os recursos da sua comunidade gere vidas para Jesus.
E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu
Deuteronômio 14:24-26
Se dízimo não e dinheiro Oque faço com esses textos
Que também fazer com o texto de Gálatas capítulo 3 versículo 9 que diz que somos abençoados com o crente Abraão.
E Gálatas 3:29 que diz que em Cristo somos descendentes de Abraão???
Oi Paulo. Existe aí uma finalidade para trocar os produtos da colheita temporariamente por dinheiro.
Vc é um brincalão. A maioria discorda da sua hermenêutica falaciosa, e vc ainda tenta se defender dizendo q trará os estudos sobre o assunto. Lamentável.
Ok Edson, obrigado por comentar.
Voce fala em adulterar a palavra, mas voce claramente deturpa. Voce fala em ordem judaica, igreja atual, e assim por diante. Talvez as igrejas com templos alugados nao consigam pagar o aluguel com hortaliças, precisam do vil metal. Jesus recebia as ofertas das viuvas, tanto que Judas era o discipulo da bolsa. Dizimar e dar uma parte para a obra de Deus, concordo que muitos usam para seus desejos pessoais, mas estes irao responder diante de Deus. Se voce e contra o dizimo, amem, mas nao tire a fe dos crentes em Jesus quanto a doar ofertar e dizimar. As igrejas nao sobrevivem sem dinheiro, estamos no seculo 21
Oi Ednir, obrigado por comentar, eu estou atualizando todos os estudos sobre o dízimo, em breve vou atualizar esse aqui também.
Ou seja você vai reconhecer que errou e isso???
Errei em falar contra a doutrina por causa das confusões com ela dentro das igrejas. A maioria trabalha com isso (de modo distorcido), e algumas dizem que não é mais válido porque a Lei foi abolida. Eu caí no engano dessa minoria. Ainda não apóio a prática do dízimo como se faz nas igrejas porque praticam uma forma de adulteração bíblica.
Em 1⁰ lugar o dízimo era de alimentos e animais pois se tratava da forma de negócio da época, Jacó recebia seu salário em animais.
2⁰ foi instituído por estatuto perpétuo.
3⁰ o próprio Jesus disse daí a Cezar o que é de César e a Deus e o que é de Deus (dizimo)
4⁰ quando Jesus é questionado sobre o dízimo Ele diz, que além do dízimo os fariseus deveriam ajudar os órfãos e viúvas pois faziam uma coisa e omitiam outra.
5⁰ em qual texto da bíblia o dízimo foi abolido?
Oi Everton. E em qual texto se ordenou dar em dinheiro e para igrejas?
Em breve farei uma revisão neste texto.
Paz de Cristo a todos!
Jesus recebe dízimo na nova Aliança.
O escritor aos Hebreus no capítulo 7e versículo 8, diz: “E aqui (LEI DE MOISÉS, SACERDÓCIO LEVÍTICO, MODELO ANTIGO DE FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO SUSTENTO DA OBRA) certamente tomam dízimos homens que morrem (LEVITAS); ali, (NOVA ALIANÇA, A IGREJA DE CRISTO, MELHOR ESPERANÇA) porém, aquele de quem se testifica que vive (JESUS, SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUIZEDEQUE, DECLARADO PELO PRÓPRIO DEUS EM Salmos 110:4 Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque; Hebreus 5:6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque)
Percebam que Jesus mesmo não sendo da linhagem dos levitas, recebe dizimo, na Nova Aliança atualmente, através dos pastores, apóstolos, igrejas, para sua obra
Olá Charles, obrigado por comentar. Te aconselho a ler um pouco mais a fundo o que é a “nova aliança”. Já temos um estudo acerca disso aqui. Além disso, também te aconselho a estudar um pouco mais a fundo se o Messias realmente fundou a igreja cristã que conhecemos hoje; caso queira, veja aqui
…a palavra de Deus nos traz diversos outros ensinamentos, dentre os quais, devemos, como igreja, ter tudo em comum; e que não devemos ser pesados aos irmãos. Quem oferta a Deus, o faz para a sua obra. Se há líderes que deturpam a utilização dos recursos, só podemos lamentar. Concordo com o irmão que citou anteriormente que o excedente poderia ser usado para finalidades sociais . Mas, acho que foge um pouco do “ter tudo em comum” uns contribuírem de uma forma e outros de outra.
É bom lembrar que no tempo da igreja primitiva os irmãos contribuíam com uma determinada porcentagem. Veja o caso de Ananias e Safira: tentaram esconder o valor porque tinham ciência que a contribuição para o corpo seria com base naquele valor (nesse ponto o dízimo também se mostra uma forma “não pesada” e adequada, pois é a única referência valorativa encontrada na bíblia).
O estudo é ótimo. Mas, friso que diversas igrejas que não possuem servos dizimistas estão passando aperto para se manterem.
“ter tudo em comum” é muito mais pesado que dízimo…
Se tais “igrejas” não estão conseguindo se manter foi porque foram abertas e não plantadas por Deus, pois aquilo que Deus plantou Ele dará o crescimento. Deus não quer seu dizimo ou seu dinheiro, Deus quer você, sabemos que já somos abençoados em Cristo, e assim agora apenas colocamos isso para fora em nossas contribuições, não por obrigação mas por amor.
Acredite que você deva fazer alguma coisa para ser respondido por Deus e o Sacrifício de Cristo não terá valor nenhum, o Sacrifício não foi apenas para a Salvação de nossa alma, foi completo.
Contribua com generosidade em sua Igreja local, mas não por obrigação e sim por amor, porque Deus foi generoso conosco.
Deus abençoe os irmãos.
Algumas considerações a respeito:
1) o fato do dízimo se dar em mantimentos naquela época não desqualifica a forma em pecúnia. Era dado em mantimento porque o próprio salário da época, em regra, se pagava dessa forma. Trata-se apenas de uma adequação ao tempo em que vivemos. Futuramente, pode ser que nem usemos mais “dinheiro”, e isso não interfere a forma com que o servo faz uma oferta a Deus.
2) aparentemente, um dos focos do estudo é o seguinte paradoxo: de um lado, líderes religiosos que se valem do dízimo em proveito próprio; de outro, a liberdade entre dar ou não. Nesse ponto, não enxergo o texto de Malaquias como uma um texto “chantagista”, o qual inclusive usa o termo “todos os dízimos”, que pode ser compreendido como o dízimo em todas as formas.
A má utilização do dízimo, é um desvio do homem para com Deus. Inclusive, pertenço a uma denominação que não fala em dinheiro, mas que possui um enorme corpo de dizimistas, todos com espírito voluntário…
Filipe, obrigado por seus comentários. Farei duas observações. Primeiro que, tanto na época do êxodo, em que a nação de Israel estava em formação, quanto até mesmo antes dela, pessoas já eram assalariadas com dinheiro e usavam-no para diversas outras transações 👇
“Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.”
(JFA+ Gn 17:13)
“A parte do campo, onde armara a sua tenda, ele a comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.”
(JFA+ Gn 33:19)
“Porém todo escravo comprado por dinheiro, depois de o teres circuncidado, comerá dela.”
(JFA+ Êx 12:44)
“Se não lhe fizer estas três coisas, ela sairá sem retribuição, nem pagamento em dinheiro.”
(JFA+ Êx 21:11)
“Se o pai dela definitivamente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro conforme o dote das virgens.”
(JFA+ Êx 22:17)
“Comprareis deles, por dinheiro, comida que comais; também água que bebais comprareis por dinheiro.”
(JFA+ Dt 2:6)
E mesmo com tudo isso, o Soberano não ordenou que os dízimos fossem dados em dinheiro. A propósito, a outra coisa é a seguinte, o fato de em Malaquias estar escrito “dízimos” (no plural) indica os tipos de dízimo que Deus pediu nas Escrituras, e o que tem lá está em Lev. 27:30-33, relacionado aos levitas em Números 18:21 em diante, também em Neemias 10:35-37, onde é falado do dízimo do solo.
Parabéns por sua explicação, sucinta e objetiva.
Concordo com você no que diz respeito a cobrança expulia de dízimos em dinheiro explorado a ignorância é o medo das ovelhas disinformadas.
Parabéns, Graça e Paz!
A palavra de Deus é bem clara e não faz curvas! O que procede disso é distorção. Não revemos ficar só ouvindo a palavra pela boca de outrem. Devemos nós mesmos, irmos atrás de fatos e verdades. Dízimo foi constituído para o povo de Israel. Acho interessante, somente o dízimo, ser a chave para aqueles que querem viver o tempo da lei e debaixo dela. Será que Jesus morreu em vão!? E os outros mandamentos e leis? A circuncisão, o sábado, a carne suína, o apedrejamento…e por aí vai. Não vi nenhum lugar no novo testamento Jesus exigindo dízimo. Paulo falava de ofertas, e, que fossem dadas com alegria. Não dava pressão em ninguém e nem julgava alguém, chamando-os de ladrões. Quem faz tal coisa não leu o 7° capítulo de Mateus. Deus não faz troca de bençãos por dinheiro. Ele é dono de tudo! Leiam Mateus 5:45 Ele abençoa tanto justo quanto o ímpio. Se trocassem a palavra dízimo por ofertas, acabaria toda essa discussão. Receber pela obra é lícito para sustento,sem luxúria. Paulo exemplo para..
Perfeito em sua colocação Irmão.
Agora irmãos, contribua com sua Igreja local, mas observe o que eles estão fazendo com suas ofertas, e a forma que são solicitadas, se você ouvir, o devorador vira, ou, as janelas do céu não serão abertas, confronte os lideres, se eles não se arrependerem, tratem eles ou ele como um anátema e saia deste lugar, não popularize o inferno com suas contribuições neste local.
Deus abençoe os irmãos.
Excelente texto para desbancar os falsos pastores cobradores de dízimo!!!!
Basta citar o que Paulo o que fala em Hebreus 7:5
Somente o descendentes da tribo de Levi que são sacerdotes, poderão tomar os dízimos segundo a lei, dos seu irmãos e dos saidos da tribo da Abraão.
Os pastores brasileiros são descendentes da trbo de Levi?
Claro que não, mas mesmos assim eles pedem dízimos.
Gostei do conteúdo,cada um contribui com aquilo que propôs no seu coração…
Se a preocupação dos fiéis, dos membros das congregações, dos pastores e companhia limitada, é sobre como pagarão a mensalidade do aluguer do espaço, e eu acrescento ainda aqui, a eletricidade, a água, utensílios e materiais que se fizerem necessários à manutenção das igrejas, aproveito aqui para dizer-vos o seguinte, a maioria das denominações possui UM espaço que é próprio, um terreno, ou edifício, ou espaço comprado, e que lhes pertence. Ou seja, essa desculpa de que têm que pagar o aluguer mensalmente nem sempre é válida para todas essas igrejas. Mas vou considerar aqueles que de facto têm de pagar o aluguer e têm outras despesas que anteriormente eu mencionei, seria excelente, e uma atitude nobre e de boa fé que os pastores apresentassem um valor REAL, e não fictício nem adulterado, do total das despesas de um mês e os membros todos se comprometessem que ajudariam a pagar, cada um com aquilo que pode, as despesas da igreja. Seria essa uma solução mais transparente e mais plausível para manter a igreja.
E se por ventura a ajuda exceder ao que é necessário, poderia ser canalizado para alguma outra finalidade dentro daquilo que somos chamados a fazer.
Usando passagens Bíblicas pra deturpar a palavra de Deus, só porque não crê no dízimo, você não crê tudo bem, agora tentar empurrar sua descrença nas pessoas é inadmissível. Eu creio em toda a palavra, se não fosse preciso dizimar, a bíblia não estava repleta de exemplos de dízimos. forte abraço.
Para os que estão inconformados, insatisfeitos e revoltados com a VERDADE aqui exposta, digo-vos o seguinte:
O Mestre que vocês dizem seguir, o Mestre que muitos pregadores, pastores, bispos, teólogos, padres, etc dizem acreditar e seguir o exemplo de Suas pisadas e obedecer as Suas palavras deixou-nos com o seguinte ensino: “De graça recebestes, de graça deveis dar.”
Esta comercialização das bênçãos, das curas, dos milagres, das libertações, até da salvação individual, nada têm a ver com o ensino de Cristo.
O uso dos dons e poderes dados gratuitamente por Deus mediante a Sua graça infinita, para viver uma vida de luxo e ostentação, através da manipulação, da chantagem emocional, do uso de versículos fora do contexto, mal interpretados e mal empregados, e uso de todo o tipo de artifícios e estratégias como forma de conseguir dinheiro dos fiéis, dos mais incautos, dos mais fracos, está longe, muito distante, de ser um ensinamento bíblico, de ser algo instituído pelo Deus da Bíblia que é JUSTO, SANTO e VERDADEIRO, ou algo que o próprio Filho de Deus deixou como um ensinamento.
Podem até dizer que nas igrejas onde congregam aprenderam isso, podem dizer que foi o pastor quem disse isso, eu aceito essa argumentação, mas jamais aceitaria que me dissessem ser algo ensinado na bíblia, porque daí eu pediria que me provassem usando a BÍBLIA.
Na verdade ele usou a PALAVRA DE DEUS (a VERDADE) para expor a deturpação, as mentiras e as heresias que há muito vêm sendo pregadas e ensinadas no seio religioso/evangélico.
Se o que ele falou aqui é uma inverdade. Gostaria de saber qual é a sua interpretação para Deuteronômio 12:4-7, 11-12, 17-18 e Deuteronômio 14:22-29.
teu comentario – ( embora eu faça parte de uma denominação (praticamente não tem saída),
como que tu faz pra convencer teu pastor dessa realidade?
Olá Dourado. Sobre a sua pergunta, eu não faço, pois não fico entrando em conflitos. Na verdade eu já tentei, já expus, mas eles simplesmente ouvem, alguns até concordam, mas ignoram na hora de aplicar.
Ou seja, eles sabem, mas, colocam os seus interesses acima dos interesses (da palavra/verdade) de Deus.
amigo boa! uma pergunta por gentileza seja cirúrgico na resposta! se não há base para dizimo no novo testamento porque Jesus e os apóstolos recebiam ofertas ? sendo esta da lei ? se nao pode dizimo entendo que oferta também ! pois tanto o dizimo, como a oferta e os voluntários
era do velho testamento qual seria a base dos Apostolo neste assunto.
Meu caro, os dízimos em Israel não eram dinheiro (Lev. 27:30-33), eles eram um mandamento para dar alimento aos levitas e sacerdotes (Núm. 18:21-24), além das viúvas e órfãos (Deut. 14:28,29; 26:12), e uma parte ainda custeava as festas nacionais (Deut. 14:22-26). O dízimo bíblico é mandamento civil para Israel. Nós podemos extrair dele boas lições de conduta espirituais e morais. Líderes da igreja católica romana medieval, no entanto, se aproveitaram desta doutrina, deturpando-a, para conseguir mais dinheiro das pessoas. Essa deturpação doutrinária e teológica continua a ecoar-se nas igrejas evangélicas, embora haja alguns homens honestos no uso do dinheiro e bons administradores. Para mais informações sobre isso leia o estudo “o dízimo bíblico e o dízimo medieval“. As ofertas que o Mestre recebia, por outro lado, eram simplesmente doações voluntárias de quem queria ajuda-lo e investir em seu ministério (vide Lucas 8:1-3). Doação é doação, pode fazer quem quer e quem julgar que determinada causa é digna de sua doação.
E como vc acha que as portas das igrejas se manterão abertas sem os dízimos e ofertas?Quem vai pagar o aluguel,emergia etc…?Oque vc sugere para levantar fundos para manter as portas das igrejas abertas sem dízimos e ofertas?Estamos no tempo da graça porém nada é de graça a gente paga por tudo afinal tudo tem um preço,Até a salvação é de graça porém vamos ter que pagar o preço da obediência das renúncias etc….para alcançarmos a nossa salvação.Sou contra os ensinos enganosos da doutrina da prosperidade porém irmão me responda como manter as portas abertas da igreja sem pagar o aluguel???É por esse motivo que tantas igrejas são fechadas por falta de recursos financeiros.
Jesus era da tribo de Judá e não poderia receber dízimo. sinão Jesus teria recebido algo que foi delegada a tribo de Levir e dessa forma Taria roubando a tribo de levir
Esse pessoal que te critica é uma piada. Para participar dos rituais de cultos judeus assim como tambem a circuncisao esse povo nao quer alegando que a lei nao é para a igreja de hoje, pois a lei ja se cumpriu em Cristo, agora o dizimo ta valendo. Kkkk
Meu irmão discordo completamente de você, Deus nunca aboliu o dízimo, nem Jesus, antes Jesus o confirmou em Mateus 23:23, era costume daquela época e Jesus o incentivou a continuar, o dízimo não nos pertence mas ao Senhor, nem a lei de Deus foi abolida , mas confirmada Mateus 5: 17a 19.
Então de qual lei saiu o dízimo que se dá hoje nas igrejas? Porque o dízimo de Mateus 23:23 são hortaliças…
Exatamente, Gabriel. A verdade é que alguns estão tão acostumados ao que lhes foi ensinado no sistema religioso que preferem não acreditar na verdade. Dar por voluntariamente é o que o apóstolo Paulo ensina na doutrina para nós, a Igreja; já o dízimo, além de ser uma lei judaica, ainda assim, era de hortaliças, como consta no texto que vc citou (endro e cominho).
Parabéns pelo seu texto detalhado e elucidativo.
O dízimo do qual Jesus falou nao tem nada a ver com cristãos. Ele se dirigiu aos Judeus (fariseus) que pela lei de Moisés deveriam dar os dizímos aos levitas. Jesus nao se referia a nenhum gentil nessa questão. Jesus tambem nao foi beneficiado materialmente com esses dizimos, ate porque ele nao era da tribo de levir.
Oi amigão boa noite, uma pergunta se o dízimo pode ser cobrado da igreja hoje, porque então não citou esse mandamento para o jovem Rico em Mateus 19;e18???? obrigado
Amém parabéns pelas verdades
Muito bom o estudo. Posso republicar em meu site com os créditos a VOCÊ?
Oi Anderson. Desta forma pode sim, claro.
Parabens pelo seu artigo! direto e esclarecedor! Infelizmente passei anos da minha vida (ainda estou) nessas igrejas que falam que o dizimo é sagrado e se eu ñ der vou estar roubando a Deus e assim perderia munha salvação! ja ouvi de um ancião que tem 2 coisas que Deus ñ abre mão: Dizimo e o Sabado! (já sabem a denominação que estou falando) achei um cumulo isso, mas eles pensam assim e na maioria das vezes pregam so sobre esses dois assuntos, que francamente ja estou cansada!!! é mtu pressão mesmo que seja as vezes sutilmente, mas existe!! eu agradeço a Deus por me mostra IBAB, do nada conheci o Pastor Ed e desde então tenho aprendido mtu, e um dos assunto foi o dizimo, e foi igual ao o seu artigo, mtu bom e esclarecedor.
Concordo plenamente com seu artigo. Ninguém é obrigado a nada, estamos sob o regime da Graça e não da Lei.
Eu vejo o dízimo, um assunto bem polêmico nos dias atuais, se assim posso dizer.
Porém em Hebreus cap.: 7versos 4,6e9 diz o seguinte.
4- Considerado,pois quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos,
6- Mas aquele,cuja genealogia não e contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas,
9- E, por assim dizer,por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimo, pagou dízimos.
No livro de Gênesis, cap.:14 verso 20 diz “… E Abraão deu-lhe o dízimo de tudo”.
Qual sentido teria está palavra “o dízimo de tudo”. E as demais que mencionei!
Por acaso não estaria envolvido tudo que possamos, imaginar!
Oi Guilherme, o dízimo de tudo refere-se ao dízimo dos despojos que Abraão conquistou ao ter vencido a guerra, veja Hebreus 7:4, que você mencionou também:
“Considerai agora o quão grande era este homem, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos seus despojos.”
Dar dízimo dos despojos da guerra para o sacerdote de uma divindade, a fim de honrar aquela divindade, era um costume dos povos dos tempos de Abraão e já antes dele. Como registrado em Josué 24:2, por exemplo, o próprio pai de Abraão servia a outros deuses. Foi por isso que Abraão deu dízimo dos despojos a Melquisedeque, o sacerdote de DEUS, e com isso ele estava honrando a DEUS acima dos outros deuses. Tendo em vista que na época de Abraão Deus não havia dado nenhuma ordem de dar dízimo, então Abraão fez isso porque já era costume de outras nações. Além disso, em todo o contexto de Hebreus 7 o autor está apenas mostrando, através do exemplo do dízimo e dos sacrifícios de animais, que começa a falar a partir do versículo 18, que o sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio levítico, só isso e nada mais. Veja a conclusão do capítulo 7 no 8:1, como segue:
“Ora, de todas as coisas que falamos, eis o resumo: Temos um sumo sacerdote tal, que está assentado à destra do trono da Majestade nos céus.”
Todos estes fatos são comprovados por historiadores, inclusive cristãos, e eu também explico tudo isso e muito mais no meu livro, 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais. Caso tenha interesse em ler, veja na loja da Amazon aqui.
Muitos usam esta passagem para dizer que temos que dar os dízimos porque Abraão deu os dízimos antes da lei, mas ao analisar na própria Escritura Sagrada, o dízimo de Abraão não tem nada a ver com mandamentos. O dízimo de Abraão foi totalmente voluntário e espontâneo, não havia nenhuma ordenança de Deus quanto aos dízimos. Ele o fez por uma iniciativa pessoal, particular, íntima. Tão somente por isso.
Paz do senhor Jesus Cristo meu amado!
Boa aula. Muitos se julgam dizimistas fiéis, porém ninguém devolve dízimo de uma roupa que ganhou, de um carro, de um sapato, de um TV. Devemos ser voluntários na obra de Deus! Essa obrigatoriedade, não vem de Deus!
Que Glória este estudo.Por muitos anos este assunto queimava dentro de mim,mas nem na igreja em que frequento,nem em nenhuma outra que conheço,abre ou ensina sobre este assunto com verdade e clareza.
É só lermos as escrituras e com a ajuda do Espírito Santo,enxergarem os a verdade.Obrigada meu irmão,sei que você foi usado pelo Espírito de Deus,para nós esclarecer o que o Pai já nos deixou escrito.Deus o abençoe grandemente
Oi Jamile, obrigado pelo seu comentário. Que a Palavra do nosso DEUS seja engrandecida!
Eu estou escrevendo um livro sobre este assunto e esse será um dos tópicos. Importa-se se eu usar seu comentário com seu nome como testemunho nele?
Olá amado paz do senhor Jesus, glória Deus por ter irmãos como VC que crê e defende a verdade e não apenas uma constituição , eu desde meus 22 anos d idade não acreditava nesta meia verdade do suposto dízimo em dinheiro , hoje tenho 41 anos e ainda não achei nenhum teólogo que pode defender este embasamento dentro da hermenêutica e do método histórico , usam retórica antes do análise e fazem conjectura e quando eles percebem que não tem como refutar a verdade eles passam a fazer subterfúgios ,sou de Vitória Es Cariacica sou aluno de teólogos e de apologistas não tenho curso teológico mais aprendo vendo vídeos, hoje estou sem congregar por refutar a assembleia de Deus , são manipulados pela revista cpad e as bíblias de estudos que tem o mesmo embasamento do tema ,
Oi Janderson, paz de Cristo. Obrigado por seu comentário, estarei sempre do lado da verdade, não compactuo com interpretações subjetivas de qualquer denominação a respeito de qualquer assunto, se estas forem parciais à verdade, embora eu faça parte de uma denominação (praticamente não tem saída), procuro ler, entender e explicar a Bíblia com honestidade
Esse pessoal que te critica é uma piada. Para participar dos rituais de cultos judeus assim como tambem a circuncisao esse povo nao quer alegando que a lei nao é para a igreja de hoje, pois a lei ja se cumpriu em Cristo, agora o dizimo ta valendo. Kkkk
Amém varão ser fiel oke a Bíblia diz
O dízimo nem precisa ser cobrado é uma questão de consciência devolver 10% de tudo que recebemos e com muita alegria. A oferta sim é voluntária e ainda assim não podemos usar da liberdade para fazer o que queremos mas sim dá sempre o nosso melhor. Porque nada temos se do céu não for dado. Vamos ser fiel nas primícias e com muita alegria.
Oi Mary, é verdade, é muito bom servir ao Senhor Jesus com alegria e consagrar a Ele os primeiros frutos de nosso trabalho (Pv 3:9-10) 🙂
Leia também este estudo bíblico: É mesmo verdade que temos que devolver o dízimo pra Deus?
O dizimo tambem é um tipo de oferta. Nm 18:24,26,28
Muito bom!!!!!!!!!!!
Q aula em………………….
olá : GABRIL, parabems por está postargem; é asim que esta escrito, joão 8: 32 diz conheces a verdade e a verdade vos libertará.
Está certo meu irmão, Deus seja louvado!
Todos os estudos bíblico omitem a verdade, ficam falando do alheio mas não olham pra denominação deles que comentem o mesmo erro.
NÃO EXISTE PASTOR PRESIDENTE.
JESUS É O ÚNICO E ELE NÃO NOS COBRA NADA.
SOMENTE QUE AMEMOS UNS AOS OUTROS.
VAMOS PARAR DE ALIENAR AS PESSOAS E PREGAR E DA ESTUDO VERDADEIRO.
FICA ENSIMA DO MURO, NÃO TEMOS QUE DAR NADA MAS EM TEMPLO NENHUM.
Bom de mais, esses estudos são muito relevantes, pois ajudam muito o crescimento da obra missionária e edifica muito a vida de quem não tem compromisso com o reino. Jesus disse que não veio aniquilar o antigo testamento, mas cumprir. E ai?
Nesta mesma linha o salmo 23 não pode ser mais aplicado na sua vida, pois esta no antigo testamento. o tem a dizer sobre isso? O senhor é meu pastor e nada me faltará está no antigo testamento. Então não vale mais?
Ninguém deve dar o dizimo por imposição, mas por liberalidade e alegria e com muita paz no coração. Nem pela força em pela violência, mas pelo grande amor que Cristo colocou em nós. E tenho dito. Deus tenha misericórdia da sua vida e daqueles que não querem se comprometer financeiramente com a obra do nosso Deus e com Ide de Jesus.
Oi Paulo, meu caro infelizmente você entendeu minha mensagem de forma completamente equivocada. Por isso é necessário ler com atenção e ler por completo.
Você disse “Jesus disse que não veio aniquilar o antigo testamento, mas cumprir. E ai?” Então se é assim agente tem que dar o dízimo que foi determinado no Antigo Testamento, que são produtos da lavoura, animais do gado e do rebanho. No Novo Testamento bíblico não existe dízimo em dinheiro, nem mesmo no Antigo.
Outra coisa, você disse “Ninguém deve dar o dizimo por imposição, mas por liberalidade e alegria e com muita paz no coração.”, mas como vamos fazer isso se a grande maioria das igrejas estão nos impondo dar o dízimo do nosso dinheiro sob ameaças de supostos demônios devoradores, que vão destruir nossas finanças, nosso casamento, nossa casa e nossa família? Como vamos dar o dinheiro de boa vontade, porque queremos contribuir, se somos chantageados com maldições que estão escritas no livro de Malaquias, por exemplo, se o Novo Testamento diz que Cristo nos libertou da maldição da lei (Gl 3:13). E é justamente essa maldição proveniente da desobediência á lei. Não que podemos ser desobedientes agora, mas que por meio do evangelho praticamos com naturalidade o amor!
Cristo veio mesmo para cumprir a lei, e Ele a cumpriu plenamente! Se um político promete asfaltar uma rua de sua cidade durante a sua campanha eleitoral, e após ganhar a eleição ele asfalta, ou seja, cumpre com sua promessa, ele precisa fazer mais alguma coisa referente a isso? A resposta é: Não! Porque ele cumpriu com sua promessa! Da mesma forma Cristo cumpriu os rituais cerimoniais da lei, e os dízimos estão incluídos nestes! O que nos resta agora é praticar os princípios que a lei nos ensinou (Se quiser, leia 4 princípios que Deus nos ensinou com o dízimo do antigo testamento).
Meu caro, quando eu digo que a doutrina do dízimo pregada nas igrejas atuais está deturpada e equivocada não estou dizendo com isso que não devemos contribuir com a obra missionária, evangelística, capelania, com os necessitados, etc., se alguém leu cada palavra dos estudos que escrevi com atenção vai perceber isso claramente. Eu não estou pregando contra a contribuição, mas contra a doutrina que estão pregando sufocando as pessoas e pressionando-as psicologicamente com interpretações deturpadas da verdadeira doutrina bíblica do Novo Testamento no que diz respeito à contribuição financeira/material para a obra de Deus!
Eu mesmo não dou dízimo, mas não deixo de contribuir financeiramente na minha igreja ou na obra missionária, a diferença é que faço isso com alegria, conhecendo as necessidades da contribuição, e não tenho em mente que estou debaixo de uma obrigação, mas estou praticando o amor pela obra de Deus e pelo meu próximo. Não preciso de ninguém me cobrando com chantagens “bíblicas” para que eu seja forçado a contribuir. Eu amo ao Senhor Jesus, amo a obra de Deus e amo meu próximo que está necessitado, por isso contribuo com o que me sentir à vontade no meu coração e com o que eu puder, de acordo com o que Deus me prosperou do meu trabalho, quero continuar contribuindo e Deus tenho pedido a Deus para contribuir muito mais.
“Cada homem dê conforme propôs no seu coração, não com má vontade ou por necessidade; porque Deus ama um alegre doador.” (2 Coríntios 9:7 KJF)
Que explicação maravilhosa ,temos que ser como Jesus ,libertar as pessoas da Lei , e deixa elas agir com amor .A Lei não aperfeiçoou ninguém, se fosse perfeita não haveria necessidade de uma nova ,um novo pacto .
Perfeito, Gabriel. Mais clara explicação, não há. Se fosse para guardarmos a lei, deveríamos, dar o dízimo como o mesmo era dado (das colheitas do campo) e ainda guardar o sábado e as outras tantas leis judaicas…Também não dou dízimo, mas oferto voluntariamente, quando posso e com alegria em poder ajudar o próximo.
Mateus 5.17 Não julgueis que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los a perfeição.
Não vivemos mais sob o jugo da Lei, estamos sobre a Graça, a Lei foi cumprida e aperfeiçoada por Jesus Cristo. No período da Graça não temos que cumprir a Lei e nenhum mandamento ou ordenança que foi dada a ISRAEL e não a nós os GENTIOS, em Atos capítulo 15 foi dado a nós Gentios as obrigações a serem cumpridas e nelas não consta dízimo.
Jesus criticou os Doutores da Lei e os Fariseus que pagavam o Dízimo (que não era dinheiro), mas não exerciam a Misericórdia, Justiça e Fidelidade, ou seja, ele não mandou ninguém pagar Dízimo.
Com relação aos Salmos existe um erro grave, os Salmos foram escritas do homem para Deus e não de Deus para os homens, portanto não podem ser usadas para pregar, desafio a pregarem o Salmo 109 onde fica visível que é o Homem que se dirige a Deus e não o contrário, Salmos não é fonte de bênçãos e novamente fica demonstrado que o AMOR verdadeiro veio mesmo na pessoa de Jesus.
Eu tenho nojo do uso que fazem de Malaquias para achacar as pessoas incultas e analfabetas. A obra de Deus tem crescido porque pessoas como EU que não tem compromisso com arrecadação pregam o verdadeiro EVANGELHO.
Fique em paz e não se preocupe , porque não é com dinheiro que a obra de DEUS crescerá. Pastor não é profissão, é chamado.
Abraço fraterno em Cristo.
Olá, Adalberto! Tudo bem com você? Gostaria de contribuir em relação ao livro de Salmos. Jesus pregou sobre o livro de Salmos, Pedro também:
“ ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’ . Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho?” Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.
(Mateus 22:44-46 NVI)
A respeito dele, disse Davi: “ ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança, porque tu não me abandonarás no sepulcro , nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição. Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença’ . Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que poria um dos seus descendentes no trono. Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo , que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu decomposição. Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato. Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora veem e ouvem. Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: “ ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’ .
(Atos 2:25-28, 30-35 NVI)
É muito bom conversarmos sobre a Palavra de Deus, pois sempre há um ponto de vista que o outro ver e eu não vejo, por isso somos um em Cristo. Ultimamente tenho aprendido muita coisa que eu não entendia: lendo bastante a Palavra de Deus, ouvindo meus irmãos e principalmente orando para que o Espírito Santo me mostre sobre o que não entendo, tenho dúvidas a respeito da Palavra ou de uma pregação que não concordo (E muitas vezes estou errada)… E o Espírito Santo sempre me dá a resposta de alguma forma.
A PALAVRA de Deus pode ser toda aproveitada para nosso ensino, cada palavra dela pois ela é inspirada pelo Espírito e só Ele nos convence e nos ensina:
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
(2 Timóteo 3:16-17 NVI)
Espero ter contribuído! A Paz!❤