Press "Enter" to skip to content

Mês: junho 2023

Os gentios deveriam se unir a Israel no serviço a Deus?

Deus comunicou sua mensagem e seus ensinamentos à humanidade através de homens específicos nos dois primeiros milênios da história, exemplo: Adão (Gn 1:27-28), Seth e seu filho Enos (4:26), Enoque (5:24; cf. Hb 11:5), Matusalém e Noé (Gn 6:9; cf. Hb 11:7), Sem (9:26), Héber (Gn 11:16-17), de onde vem as nomenclaturas “hebreus” e “hebraico“, etc. Depois que chamou Abraão, contudo, Deus determinou que os descendentes dele seriam sua nação peculiar dentre todas as nações da Terra, e portanto os principais comunicadores de Sua mensagem. Esta nação é o povo de Israel, ou seja, os fiéis judeus entre eles (Gn 17:7). A partir de então, não obstante às infidelidades passadas de muitos dessa nação, Deus tornou os fiéis entre eles os comunicadores oficiais de seus ensinamentos ao mundo, veja por exemplo Deuteronômio 4:5-10, 18:15, 33;2-5, Salmo 147:19-20, Amós 3:7, Romanos 3:1-2, etc. Mas será que, depois, Deus retirou essa Palavra de Israel, rejeitou seu povo e confiou seus oráculos a outra nação, povo ou religião?

Compartilhe essa página:

Quem instituiu o domingo como dia de adoração ao Senhor?

Não obstante a Jesus ter frequentado sinagogas judaicas durante toda sua vida e ter participado de seus serviços de estudo bíblico e adoração a Deus aos sábados (Lc 4:16), os cristãos, desde tempos antigos, seguem adorando ao Senhor nos domingos. Segundo o que ouvimos até hoje em dia, essa escolha aconteceu devido ser no 1º dia da semana que Jesus ressuscitou. E ainda são usados textos como Atos 20 versículo 7 e 1 Coríntios 16:1-2 como justificativa. Com base nestes dois únicos textos, afirma-se que os discípulos, que dizem ser a “Igreja” daquela época, já haviam adotado esse costume de cultuar no domingo. Será isso tudo verdade, ou há algo mais por trás da história que não sabemos ou não havíamos percebido?

Compartilhe essa página:

Guardar o sábado (shabat) é para os gentios e cristãos?

Um questionamento que tem atravessado os séculos e até hoje em dia gerado controvérsia nos debates bíblicos e teológicos: Os cristãos ou os gentios devem guardar o sábado? Isto é, o shabat judaico-bíblico. Aqui farei mera tradução de um estudo publicado pelo Israel Bible Center, e com análise bíblica cada um poderá tirar suas conclusões ou compartilhar suas opiniões nos comentários ao fim da presente página, e ainda ler outros estudos indicados ao final deste para tentar concluir a questão.

Compartilhe essa página:

A Lei de Moisés (de Deus) foi abolida?

Geralmente se ouve, especialmente nos estudos teológicos cristãos, que a Lei de Moisés foi abolida (isto é, a Lei que Deus deu através de Moisés). Um dos discursos utilizados é o de que Cristo aboliu a Lei na cruz. Versículos utilizados para defender tal argumento são Romanos 10:4, 2 Coríntios 3:6-18, Efésios 2:15, vários outros versículos em Gálatas capítulos 2 e 3, além da desculpa de ele ter “cumprido” a Lei (finalizá-la) de Mateus 5:17, etc. Qual é a verdade afinal de contas? Será que Deus realmente se desfez de tudo que estabeleceu no passado e anulou as próprias palavras? Ou será que homens têm o direito de se desfazer de palavras e mandamentos Divinos assim? Neste estudo bíblico veremos comentários e relatos cristãos históricos que defendem que Deus aboliu sua própria Lei e vamos refletir acerca do assunto.

Compartilhe essa página: