Last updated on 13/07/2022
Essa é uma das dúvidas que muitos crentes chegam a certo momento da caminhada: Afinal de contas, um cristão pode comer carne de porco ou não? Seria pecado? Isso irrita a Deus? O que o “novo testamento” bíblico fala a respeito disso? É necessário ao cristão cumprir a Lei “de Moisés” também? Tentaremos elucidar isso neste estudo bíblico.
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
O que o “novo testamento” diz a respeito de comer carne de porco?
O chamado “novo testamento” pelos cristãos é a chave para definir os costumes de suas vidas, não é mesmo?! E, na verdade, a resposta para a presente dúvida não é tão difícil de ser encontrada, basta uma leitura mais atenciosa aos detalhes do que os escritos bíblicos, inspirados por Deus, ensinam.
Por isso, para saber se o cristão pode comer carne de porco ou não, começaremos a partir do “novo testamento” bíblico, e usaremos ainda uma tradução cristã para explicar este assunto de forma clara e precisa.
Começaremos mencionando dois versículos muito conhecidos no meio cristão, que são 1ª Pedro 1:15-16.
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1ª Pedro 1:15-16 Bíblia King James Fiel
Mas o que é ser santo?
A palavra “santo” vem da raiz hebraica קדש (qadash), e significa, basicamente, consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado, ser colocado à parte. Então, algo ou alguém “santificado”, é aquilo que foi separado para um fim exclusivo.
Logo, alguém que é “santo em toda sua maneira de viver” é aquele que dedicou a sua vida para uma finalidade; neste caso da carta, se refere a alguém que santificou/consagrou/dedicou sua vida para Deus, isto é, para viver do modo que Deus determina.
Porém, o que poucos se atentam nesse texto de Simão [Pedro], é que ele está citando um texto das Escrituras Sagradas; note que ele diz “pois está escrito”, e logo em seguida, “sejam santos, porque eu [Deus] sou santo”.
Essa citação que Simão está fazendo encontra-se pelo menos três vezes no livro de Levítico, e se ele está citando esse texto é porque é válida aquela palavra, e é lá que devemos definir “o que é ser santo em toda nossa maneira de viver“.
Vamos então a um dos referidos versículos citados, que é Levítico 20:26.
E sereis para mim santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e separei-vos dos outros povos, para serdes meus.
Levítico 20:26, Bíblia King James Fiel
Agora, o que é ainda menos observado, é o versículo que vem anteriormente a este citado acima, ou seja, Levítico 20:25, que diz o seguinte:
Portanto, fareis diferença entre os animais limpos e impuros, e entre as aves impuras e as limpas; e não fareis a vossa alma abominável pelos animais, ou pelas aves, ou por qualquer tipo de coisa viva que se arrasta sobre a terra, as quais eu separei de vós como impuras.
Levítico 20:25 BKJ Fiel
Aqui vemos que a santidade também está ligada a fazer separação entre os animais puros e impuros para o consumo.
E agora começam as perguntas: nós temos feito essa separação hoje em dia? Possuímos uma dieta alimentar bíblica? Os cristãos seguem as orientações da Lei de Deus, as quais (direta ou indiretamente) o próprio “apóstolo Pedro” indicou em sua carta?
Muitos não sabem, mas a santidade está intimamente ligada à obediência dos mandamentos de Deus, basta ver os versículos 7 e 8 deste mesmo capítulo de Levítico, que dizem:
Santificai-vos, portanto, e sede santos, porque eu sou o SENHOR vosso Deus. E vós guardareis os meus estatutos e os cumprireis. Eu sou o SENHOR que vos santifica.
Levítico 20:7-8 BKJ Fiel
Logo, ser santo é praticar os mandamentos de Deus; é assim que o próprio Deus identifica uma pessoa que está se santificando para Ele!
Mas então, o cristão pode ou não comer carne de porco?
Como estamos percebendo até aqui, a santidade também está ligada à dieta alimentar que Deus ordenou ao Seu povo seguir. Pois se voltarmos alguns capítulos de Levítico, veremos com riqueza de detalhes quais são os animais biblicamente puros e impuros para o consumo. Portanto, vejamos o capítulo 11, onde se inicia um longo discurso geral para o povo de Deus, que vai até o final do capítulo 20 (depois são dadas instruções específicas para os sacerdotes).
E o SENHOR falou a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
Levítico 11:1-8 BKJ Fiel
– Falai aos filhos de Israel, dizendo: estes são os animais que comereis entre todos os animais que estão sobre a terra: Tudo o que tem unhas fendidas, e cuja fenda das unhas se divide em duas, e rumina, entre os animais, aquilo comereis.
Todavia, não comereis dos que ruminam, ou dos que têm unhas fendidas: como o camelo, porque rumina, mas não tem unhas fendidas; este vos será impuro;
e o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; este vos será impuro;
e a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será impura.
E o suíno, embora tenha unhas fendidas, e a fenda das unhas se divida em duas, ele não rumina; este vos será impuro; da sua carne não comereis, nem tocareis a sua carcaça; estes vos serão impuros.
Como vemos acima, há uma proibição bíblica alimentícia para o povo de Deus: que este não deve comer a carne do porco, pois Deus o separou como impuro para o consumo de Seu povo.
Portanto, isso inclui dezenas de alimentos que naturalmente são encontrados nos supermercados de quase todo o mundo, como o bacon, certas salsichas, linguiça calabresa, linguiça toscana, torresmo, toucinho, presunto, etc.
Além disso, se continuarmos lendo o texto de Levítico 11, veremos outros tipos de alimentos comuns em nossos cardápios que também foram determinados por Deus como impuros para o Seu povo, como os animais aquáticos que não tem barbatanas nem escamas (vs. 9-12), exemplos: o bagre, o camarão, a lula, caranguejo, goiamum, siri, e muito mais.
Mas por que Deus proibiu comer certos tipos de animais?
A primeira resposta para isso pode ser encontrada no próprio texto bíblico: foi para santificar o Seu povo para Si.
Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não contaminareis a vós mesmos com nenhum tipo de coisa rastejante que se arrasta sobre a terra. Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz sair da terra do Egito, para ser vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.
Levítico 11:44-45 BKJ Fiel
Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra, para fazer uma diferença entre o impuro e o limpo, e entre os animais que podem ser comidos e os animais que não podem ser comidos.
A segunda, e que talvez você já até saiba, é que a carne destes animais, de certa forma, causa danos à saúde. Mas que males seriam esses? Isso é um conhecimento facilmente adquirido através de pesquisas na internet.
Mas o que devemos focar agora é na pergunta do início de nosso estudo: O cristão pode comer carne de porco (bem como as outras mencionadas aqui), sim ou não?
Diga a resposta você mesmo(a): você se considera povo de Deus? Sim ou não? Então o que acha que deve fazer?
26 Comments
Bom dia! Gostaria de uma elucidação. Não sou cristão fervoroso, muitas dúvidas tenho em relação a esta enquete e gostaria de receber as resposta a algumas delas: Se o porco é considerado impuro conforme as leis bíblicas, qual seria a função do porco como ser vivente na terra? Se ele é impuro, porque no diluvio Noé separou um casal desta especie para preservá-lo? E quanto a maçã como fruto proibido por Deus??? O consumo da maçã também não seria uma abominação??? Obrigado e fique com Deus!!!
Olá Roberto. A resposta em relaçãoa aos porcos é simples, eles também podem ser usados como animais de estimação. Veja esta página aqui para saber mais detalhes.
Noé também pode ter levado na arca cangurus, ursos, leopardos etc., e qual seria a função deles no mundo?
E em relação ao fruto proibido, em nenhum lugar é dito na Bíblia que era uma maçã…
[…] portanto, não consideravam a circuncisão, nem observavam o sábado, como também nós; nem nos abstemos de certos alimentos, nem consideramos outras imposições que Moisés subsequentemente entregou para serem observadas […]
A paz do Senhor
Se comer alguma coisa mortífera,sem saber confiando tudo a Deus,dano nenhum lhe acontecerá.
Têm muitas coisas boas nas suas exposições, mas é ridículo quando se lança mãos de argumentos sem resolver outros. E não existem base nas epístolas para afirmar o que disse, mas há evidências ao contrário. MC 7:19, AT 15: 28-29, AT 10:13, Col 2:16, 1 CO 8:8 etc.
Oi Elio. Mas quando os discípulos do Salvador deixaram de ser judeus e praticantes da Torá? 👇
“Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei. … Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que, voluntariamente, aceitaram voto; toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a lei.”
(JFA+ At 21:20-21,23-24)
Não é lei de Moisés ..é lei que Deus deu a Moisés pra passar para o povo ..mandamentos perpétuo por sinal. Se vc usa uma bíblia que tem o livro de Deuteronomio então não pode comer ..
Verdade a única proibição que permanece é comer coisas sacrificadas a ídolos, o sangue e carne sufocada Atos 15:29
Não oi todos seus versículos mais no primeiro fala de comer com as mãos sujas e não sobre comer algo impuro, o segundo sobre ser sacrificado aos ídolos e o terceiro leia até o final do capítulo 10 principalmente o verso 28 que vc vai entender
Boa tarde amigo, venho trazer uma pequena dúvida (que pode parecer um tanto quanto imbecil de minha parte). Jesus fala em Mateus que o segundo maior mandamento é amar ao próximo como a ti mesmo, mas não seria “não farás para ti imagem de escultura; não as adorarás”? Se você puder responder eu agradeço, e sei que a pergunta é bem esdrúxula msm, mas fiquei com essa dúvida.
Oi Mateus, a dúvida nos leva ao conhecimento da verdade. O Mestre ensina que o principal mandamento é “Ouça, Israel, Adonai é nosso Deus, Adonai é um.”, que está em Deuteronômio 6:4. O segundo, semelhante a este, não em ordem numérica, mas em importância, seria amar o próximo como a si mesmo, localizado em Levítico 19:18. Portanto, o Senhor não está citando os mandamentos na ordem numérica em que eles aparecem na Torá, antes está destacando os dois mais importantes (que naturalmente não anularam os demais).
Obrigado pela resposta amigo, suas respostas tem sido verdadeiramente palavras de ajuda. Uma outra dúvida, por qual motivo um símbolo pagão recebeu tanto destaque em Israel? Nesse caso o hexagrama, que já aparecia antes mesmo de ficar popularmente reconhecido como símbolo judaico. Pq sabemos que originalmente o símbolo de Israel mesmo é o Menorá.
Mateus essa resposta eu não vou conseguir te dar agora porque eu não pesquisei a fundo. Já ouvi rumores parecidos com essa informação que você disse, porém não levei muita fé nisso. Quando eu souber de mais informações eu te passo. Caso precise, me acione pelo Telegram t.me/gabrielfilgueiras.
Agradeço mais uma vez pela resposta, irmão. Outra dúvida, Jesus disse “não julgueis para não ser julgado” mas ele também fala “não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”, você poderia me explicar o contexto dessas duas frases? A primeira vista elas podem parecer controvérsias mas eu sei que não, pq nosso senhor Jesus Cristo é extremamente intelectual e sábio, eu que estou entendendo sua palavra de forma errada mesmo.
Mateus, eu vi aqui no texto original aramaico no site dukhrana.com/peshitta, as palavras em ambos textos (Mt 7:1 e Jo 7:24) são diferentes, mas tem a mesma raiz e significados. Porém é possível entender o que ele quis dizer pelo contexto de cada passagem, vou parafrasear os versículos para você entender melhor. Mas vale dizer que essa não é a única interpratação.
Mateus 7.1: Não condenem os outros [em julgamento], para que vocês não sejam condenados também.
João 7:24: Não avaliem as pessoas pela aparência delas, mas de acordo com sua integridade.
No caso de Mateus 7:1 seria aquele julgamento que se faz apontando os erros e defeitos do outro, sem considerar os próprios. É por isso que ele fala em seguida para tirar antes a “trave” que está no próprio olho, para então depois cuidar de tirar o “cisco” que se encontra no olho do outro.
a paz de jesus a todos,eu acho come ou nao certos de alimentos nao pode ser motivo de divisao entre irmaos em cristo jesus,vejam os sites,WWW.IPCO.ORG.BR,WWW.PALAVRASEMCHAMAS.BLOGSPOT.COM,WWW.PAMWEB.ORG,WWW.CATHOLIC.COM,WWW.ACIDIGITAL.COM,WWW.APOLOGETICA.ORG,WWW.NEWADVENT.COM,WWW.PRESBITEROS.COM.BR, esses sites sao para estudos e pesquisas biblicas, fiquem na paz de jesus nosso salvador e rei.
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Mateus 15:11
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos 15:28,29
Ronaldo, obrigado por comentar. A chave para entender Atos 15 corretamente é o versículo 21.
Amigo Ronaldo bom dia, em Mat.15:11 o contexto não é ALIMENTO, COMIDA, mais sim normas, conduta e postura que um servo de DEUS deve ter; dentro das normas que regem seu governo. Esse texto de Mateus, deve ser entendido e lido, à luz de Deut. 4:2 onde o contexto é a orientação de Deus ao povo, para que não altere nem para menos nem para mais, o que está positivado por Ele na sua Lei. Os lideres da igreja no tempo de Jesus, estavam fazendo isso, acrescentando aos 10 mandamentos do Senhor, mais de 600 ordenanças, decreto disso, lei daquilo e etc. Ao qual, Deus, na sua autoridade soberana de criador, disse pra não fazer. Da boca deles estava saindo alterações à Lei, que foi determinado que não fizessem. O coração deles estavam mais ligados no ganho fácil de exploração do povo e da corrupção generalizada que havia na igreja daquela época, do que à obediência ao Deus criador dos céus e da terra.
Gabriel, sei que você não pode influenciar diretamente os irmãos. Mas gostaria de saber se você, se alimenta deste alimentos presentes do nosso cotidiano.
Vejo a preocupação do Senhor com seu povo, e assim os orienta. Mas com toda tecnologia e como a forma que os animais são alimentados e processados. Não a risco para a saúde humana hoje. Principalmente falando da carne de porco. Imagino o porco naquela época como era cultivado e tratado. Responda para mim, PF.
Oi Edvaldo, obrigado por comentar. Atualmente eu parei de consumir os alimentos que contém carne de porco. Eu substituo por outros similares que não tenham. Exemplo, eu uso salsicha de frango para fazer cachorro quente. As vezes é desconfortável diante das pessoas que tem tudo isso como alimentos comuns, mas escolhi obedecer.
Parabéns amigo Gabriel. A orientação de Deus através da Bíblia, é não se alimentar desses animais considerados impuros. Aqueles que não conseguem ou não querem deixar de se alimentarem da carne desses animais, coma então, as que Deus disse que são puras. Além de ser uma lei de saúde e prevenção de doenças, a pena inspirada afirma claramente, que é uma ABOMINAÇÃO(Isa.66:16,17) ao Senhor quem deles se alimentam. Se Deus deu essa orientação no passado, é porque é boa para nós e nossa saúde. Obedecer é melhor por amor…é o que Deus está pedindo nessas passagens. Jesus no NT, nunca discordou ou contradisse o Pai.
Gostei do seu comentário Jessé! Obrigado. Interessante essa passagem de Isaías. Eu não me recordava dela.
Meu irmão Gabriel Figueiras paz do Senhor Jesus Cristo não 👉 estes mandamento era para primeira aliança, creio eu que o senhor sabe disso, pelos seus belíssimo ensinamentos que vem do espírito santo de Deus 🙏 mas para nós que vivemos na segunda aliança creio eu que não é pecado 👉 o apóstolo Paulo nos ensina comer de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência dois fracos🙌🙏
Paz Alonso, obrigado por comentar. Nesse texto que você citou Paulo está abordando os alimentos sacrificados aos ídolos, é a estes que ele se refere.
Irmão Alonso boa tarde. A paz esteja convosco. Quando o açougue vende uma carne que não sabemos qual é, a gente compra e come? Se tiver no açougue um URUBU, bem temperado pra vender…quantas pessoas vão comprar? – Com toda honestidade, o texto Bíblico não está dizendo e ensinando pra comermos de tudo. O contexto do capitulo 10 de 1Corintios é “EXEMPLOS DA HISTÓRIA DE ISRAEL” e logo em seguida um subtítulo “O CRISTÃO DEVE FUGIR DA IDOLATRIA” e um terceiro subtítulo “OS LIMITES DA LIBERDADE CRISTÔ é dentro desse ultimo subtítulo que está a passagem que o irmão citou de Paulo. O apóstolo PAULO ao responder uma carta aos irmaos de Corinto, usou um exemplo e forma de ENSINAR do dia a dia deles, para que pudessem entender e compreender o assunto; assim como Jesus ensinava através das parábolas. O contexto do capítulo não é COMIDA FISICA e sim a COMIDA ESPIRITUAL, tanto é verdade que nos versos 3,4 do referido capitulo10, confirmamos isso. Paulo está afirmando que tudo o que sai da boca de DEUS, do seu caráter, que vem Dele e de um pedido Dele, devemos nos ALIMENTAR DE TUDO sem questionar e duvidar. Pois para isso e nisso, não há LIMITES para comer do pão espiritual. Lembrando que Jesus afirmou: “NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM, MAIS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS” veja que aqui o contexto tbm, não é comida física. Era isso que Paulo estava ensinando, e ele não comia carnes impuras, porque tinha conhecimento que é uma abominação diante do DEUS CRIADOR.