Press "Enter" to skip to content

O Dízimo é obrigatório? Para quem devo dá-lo?

Eis a questão que não quer calar na mente de muitas pessoas: Afinal de contas, o dízimo é obrigatório ou não? O dízimo de Malaquias 3:10, pregado quase toda semana em diversos ciclos religiosos, é válido para os dias de hoje também? Seria este realmente um mandamento de Deus para a atualidade? A Lei de Deus não teria sido abolida?

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

Quais versículos afirmam que o dízimo é obrigatório para os dias de hoje?

Além de Malaquias 3:10, um dos textos mais usados para defender que o dízimo seria sim válido para os dias de hoje, é Mateus 23:23. Baseados neste versículo especialmente, líderes religiosos de várias denominações afirmam: “Jesus aprova o dízimo no Novo Testamento”, por isso eles não hesitam pedir dízimos de seus liderados.

No referido texto do relato de Mateus/Matias, o mestre Yeshua diz:

— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

(Nova Almeida Atualizada)

Será que “Jesus” realmente aprova o dízimo?

ilustração com envelope de dízimo

Para responder a tal questionamento, podemos fazer 2 perguntas a este versículo; com isso, descobriremos coisas interessantes que não são tão ensinadas em muitos púlpitos:

  1. Que elementos eram dados como dízimo neste texto?
  2. De onde vinha a ordem para dar estes dízimos?

Você consegue responder a estas duas questões?

No texto de Matias/Mateus 23:23, bem como em Lucas 11:42, o Salvador, de fato, não censura aqueles doutores da Torá (Lei de Deus) por darem tais dízimos. Mas ele os repreendeu porque davam-nos até de pequenas hortaliças, porém suas ações habituais eram marcadas pela falta de justiça, misericórdia e lealdade. Por isso, a intenção deles ao selecionarem as menores plantações era justamente exibir falsa justiça e fidelidade à Lei de Deus; eles queriam ser justificados e bajulados pelos homens, isto é, “manter as aparências”.

Então temos aqui a resposta da 1ª pergunta: Eram dados produtos alimentícios como dízimo!

Mas por que os fariseus davam dízimo de hortaliças, e não em dinheiro?

O dízimo das hortaliças em Levítico 27:30, Deuteronômio 14:22 e Mateus 23:23
Imagem meramente ilustrativa

Aqui encontramos a resposta para a 2ª pergunta: Os fariseus davam dízimo de produtos alimentícios simplesmente porque este é o dízimo bíblico! Ou seja, aquele que Deus ordenou ao Seu povo na Torá. Leia os seguintes textos para comprovar:

Não obstante, mesmo no meio judaico (os escritores da Bíblia), há quem dê dízimos em dinheiro. Isso seria até compreensível, devido a questões econômicas geradas pelas circunstâncias sociais. Mas não podemos deixar de observar que, mesmo existindo dinheiro nos tempos bíblicos, o mandamento do Eterno em Sua Lei é claro com relação a que elementos deveriam ser dados como dízimos. Além disso, estes dízimos tinham finalidades específicas nitidamente definidas!

Aconselho ver o vídeo abaixo, no qual o rabino Rony explica detalhes do dízimo bíblico e suas finalidades, bem como o uso do dízimo em dinheiro:

O Rabino Rony Gurwicz, formado pelo Rabinato Central Ortodoxo de Israel, do Canal Contraste, explica tudo sobre o dízimo bíblico e o monetário, e se são obrigatórios ou não.

Em suma, a exposição do rabino R. Gurwicz no vídeo, que concorda com a instrução de outros professores da Torá, explica que:

  1. O dízimo bíblico, que é extraído da agricultura e pecuária, relatado na Torá em textos como os mencionados mais acima, foi ordenado para, pelo menos, três finalidades diferentes. Este é relacionado somente ao povo de Israel em sua terra. Somente eles são obrigados a dar esse tipo de dízimo.
  2. O dízimo em dinheiro não é um mandamento expressamente bíblico, mas foi aceito pelo povo judeu como uma tradição. Este é inspirado principalmente no exemplo de Abraão, que deu voluntariamente ao sacerdote Melquisedeque dízimos dos despojos da guerra que vencera (Gn 14:18-20). Vale lembrar que os despojos incluíam tanto dinheiro (prata e ouro) do exército inimigo vencido, como pessoas, animais, roupas, armas, bens materiais, etc. Mas este tipo de dízimo também é inspirado no exemplo de Jacó, que faz uma promessa pessoal a Deus de lhe entregar a décima parte de todos os seus bens adquiridos com trabalho (Gn 28:20-22).

Este dízimo monetário pode ser praticado por qualquer pessoa voluntariamente, desde que aplicado às causas corretas, as quais veremos mais adiante. Logo, não existe só um tipo de dízimo segundo as Escrituras Sagradas.

Agora, com relação ao dízimo bíblico, ele tinha as seguintes finalidades:
  1. Alimentar os levitas e sacerdotes que trabalhavam em todo sistema de serviço (culto) divino (cf. Nm 18:21-24+).
    • Obs.: Este não é dado a eles hoje em dia por causa da inatividade momentânea de seu serviço e da incerteza de quem são verdadeiramente descendentes levitas;
  2. Providenciar mantimento para ser comido nas festas bíblicas de peregrinação à Jerusalém (Dt 14:22-26).
    • Obs.: Para atividade deste, seria necessário o templo;
  3. Alimentar órfãos, viúvas e estrangeiros pobres que vivem nas terras de Israel (vide Dt 14:28,29).

Ora, o dízimo bíblico não pode ser retirado de suas finalidades!

Por outro lado, o dízimo monetário (em dinheiro) não é obrigatório, pois não seria necessariamente um mandamento bíblico.
Dar o dízimo é ordenança para a igreja cristã também?

Entretanto, este tipo de dízimo foi aceito pela tradição judaica como costume, conforme dito acima. Ele pode ser praticado em qualquer lugar do mundo, por qualquer pessoa, porque é baseado em práticas voluntárias e não em mandamentos com ordenanças específicas.

Com inspiração na Torá, os líderes judeus ensinam que o dízimo monetário deve ter pelo menos estas duas aplicações:

  1. Deve ser aplicado em causas humanitárias, como ajudar pessoas pobres ou em dificuldades financeiras (a exemplo de Dt 14:28-29 e 26:12).
  2. Ou ainda, pode ser usado para apoiar trabalhos de divulgação e ensino da Torá (a exemplo do dízimo dado ao sacerdote Melquisedeque). Geralmente, este trabalho é feito por escolas de ensino judaicas ou mantidos em sinagogas.

Este dízimo deve ser uma doação pessoal e voluntária, e não é necessário que o dizimista preste contas a alguém para onde está direcionando seu dinheiro, porque se trata de algo pessoal dele com Deus. Ora, tanto a ajuda humanitária como a divulgação da Torá são considerados trabalhos sagrados pelo povo de Israel.

Só para frisar: O dízimo monetário pessoal deve ser investido em causas humanitárias ou de apoio ao ensino e estudo da Lei de Deus. Mas se em um ambiente está sendo ensinado o contrário, isto é, que a Lei foi por alguém ou de alguma forma abolida, onde cria-se justificativas para não praticar certos mandamentos do Criador, onde se exerce uma forma de distorção do culto monoteísta1, e onde também se promovem culturas que são fruto de misturas com crenças religiosas idólatras antigas, não penso que tal ambiente seja o lugar apropriado para onde destinar nosso dinheiro.

1. Para mais detalhes a respeito do monoteísmo, confira o studo “Shema Israel e a Doutrina da Trindade“.

    Concluindo: o dízimo é obrigatório?

    Sim, o dízimo é obrigatório! Mas me refiro ao dízimo bíblico, ordenado com mais detalhes em Dt 14:22-29, como conferimos antes. Este é obrigatório para o povo de Israel praticar em sua terra (os judeus não vivem selecionando quais mandamentos da Lei de Deus devem obedecer, nem criam questionamentos para isso; eles simplesmente obedecem e pronto).

    Porém, o dízimo monetário, isto é, dado em dinheiro, não é necessariamente obrigatório, pois não se trata de um mandamento bíblico expresso, mas geralmente é considerado uma tradição. Este pode ser praticado por qualquer pessoa temente a Deus, porque não é uma prescrição exclusiva para o povo de Israel. Ele pode ser doado voluntariamente por alguém que está agradecido pelas bênçãos que tem recebido. Entretanto, a Torá sugere em que esse valor deve ser aplicado.

    78 Comments

    1. Lucia nascimento Lucia nascimento

      Dízimo não é obrigatório e sim um ato de amor e fé ao pai celestial… Se vc vai ficar com 90 por cento …Deus diz faça prova de mim
      Quero ser abençoada por cumprir com esse mandamento…

    2. Dorivaldo Bernardes De santana Dorivaldo Bernardes De santana

      Você disse tudo. No passado, todos os meses, era lido o relatório sobre as contribuições. Entrada – saída e saldo em caixa. Nos dias atuais, os dízimos e ofertas, são arrecadados e desaparecem misteriosamente! Portanto, prefiro ajudar diretamente quem precisa! Me sinto muito melhor!

    3. Noslig Segrob Sotnas Noslig Segrob Sotnas

      Essa discussão se arrasta anos a fio. Mas o que quero tratar aqui não é sair em defesa ou não da prática do dízimo e sim a forma como as contribuições são administradas. É sabido que o dízimo supostamente “dado a Deus” é de fato dado aos homens que, em alguns casos “não são homens de Deus”. Vivem para “servirem seu próprio ventre” (Rm 16.18). Boa parte dos pastores líderes de grandes ministérios estão ricos à custa do povo e possuem bens “em nome da igreja” mas se fazem, eles mesmos seus verdadeiros donos. Particularmente parei de dizimar por uma questão óbvia: Injustiça. Os dízimos e as ofertas que são arrecadados em minha congregação da Assembleia de Deus são levados embora e a “igreja pequena” junto com sua liderança fica “a ver navios” não podendo usar o dinheiro das contribuições para atendimentos das suas necessidades mais básicas. Em casos extremos, o pastor local ser ver obrigado a levantar ofertas extras para comprar um ou mais ventiladores, microfones, caixas de som etc, sacrificando ainda mais as ovelhas já pobres de lã e de leite. Confesso que estou feliz por pensar e agir desse modo. Se um não dizimista não é tão ruim assim! Se for para manter o status quo, prefiro protestar e mostrar que a forma como se administra o dinheiro do povo de Deus precisa de uma mudança urgente e radical. A Bíblia condena a injustiça, desigualdade, omissão. Por outro lado, o dízimo bíblico serve para pagamento de salários dos obreiros, manutenção do templo local e atendimento aos necessitados. Se não atender estes três objetivos, a igreja, na prática, não faz bom uso das contribuições. Enfim eu, como dizimista, preciso saber o que é feito com o meu dinheiro assim, na qualidade de cidadão, o que é feito com os meus impostos.
      Espero ter colaborado.

        • Rosi Coutinho Rosi Coutinho

          A paz tbm acho que o dízimo pelo menos a metade do valor dos dizimistas deveriam ficar na congregação para reparos e afins! A nossa eh a única que não tem ar condicionado só ventiladores! Acho um pouco errado isso sendo que poderíamos pagar está conta!

    4. Leila Alves Leila Alves

      Eu sei de uma coisa: Sou dizimista sim, com mto prazer! Entendo que tudo q tenho vem de Deus. Não tenho nenhum problema em devolver a quem de direito. O povo é mto avarento… No mundão, gastam com bebidas, drogas, prostituição, ingressos de baladas, futebol. Numa noite, gastam mto mais do que 10% do que ganham de salário. Aí se convertem, e começam a ver erros em tudo, arranjam motivos pra não contribuir com nada. São poucos que tem generosidade. Querem receber, mas não doam. Lamento…

      • Juninho Juninho

        Falou tudo!!

      • Nathan Trindade Nathan Trindade

        Concordo com vc! Porém deve-se ter cautela, pois dar dízimo, em nenhum momento garante a salvação! Um abraço!

      • Rodrigo Rodrigo

        Então concordo que temos que dizimar,e quem não esta tendo condições,dizima e deve outras pessoas,ou por pressão ele dizima,o que vai agradar a Deus,lembre-se do Fariseu e o Publicano..

      • Paulo donizete da silva Paulo donizete da silva

        CREDO GENTE NAO TEM UMA MANEIRA MAIS SUAVE DE COMENTAR NAO POVINHO QUE GOSTA DE ENCRENCA. EXPRESSAO E LIVRE E DE DIREITO SE QUEM DA DIZIMO SE SENTE BEM HORAS CONTINUE DANDO NAO PRECISA LANCAR VENENO EM OPINIÕES. DA DIZIMO MAS OFENDE O OUTRO QUE VANTAGEM SE LEVA?

    5. Adriana Adriana

      Fiz parte da assistencia social da igreja assembléia de Deus certa vez vários pais de familia membros pessoas sérias ficaram desempregadas fui avisada e queria ajudar mas na minha congregação não tinha cesta básica o suficiente entrei em contato com a sede e nada simplesmente disseram que não tinham ,um mega templo ,super arrumado não tinham 5cestas básicas p ajudar congregação , e pior eram membros dizimistas e que naquele momento precisavam de ajuda fiquei frustrada decepcionada com eles ,deixei o cargo .Dizem que não pode tirar do dizimo tem que sair pedindo a parte p os irmãos isso é revoltante .Dizem que o dizimo é p salario de obreiros e para as megas construcões.

      • “Quando tiveres terminado de oferecer todos os dízimos de tua produção, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, então os dará ao levita, ao estrangeiro, ao órfão, e à viúva, para que possam comer dentro das tuas portas e se saciem;”
        (KJFiel Dt 26:12)

    6. Romildo Romildo

      Concordo plenamente q antigamente dizimar era parte do q vc produzia ou tinha de rebanho . Mas para aquela época as pessoas doavam e era para sustento de outras pessoas . N tinha movimentação de dinheiro como hj em dia . Eu tenho gado aí vou dar lá na igreja um boi ? E aí o pastor vai fazer o q? Logo é mais fácil eu dar em dinheiro o q vc conseguiu arrecadar com o q os bois me renderam no mês.

      • DANIEL AMORIM PACHECO DANIEL AMORIM PACHECO

        Mais ta dizendo que n é obrigatório, então n precisa da um BOI, n da nada kkkk

    7. CARLOS HENRIQUE SANTOS DE MOURA CARLOS HENRIQUE SANTOS DE MOURA

      Gastaria que me mandasse um estudo falando sobre a primíssima de 2,99% dada ao sacerdote no caso pastores e apóstolos, que hoje são ministradas nas igrejas.

      • Os pastores, padres ou (pseudo) apóstolos que se vê hoje não representam o sacerdócio bíblico dos levitas. Há promessas bíblicas futuras para os sacerdotes levitas.

        • CARLOS HENRIQUE SANTOS DE MOURA CARLOS HENRIQUE SANTOS DE MOURA

          Acabo de compra o livro para me aprofundar melhor no estudo.

        • Ok, obrigado pela compra. Na versão atual do livro publicada na internet há muitas correções para eu fazer. Estou fazendo isso e dentro de algum tempo o texto estará atualizado.

        • CARLOS HENRIQUE SANTOS DE MOURA CARLOS HENRIQUE SANTOS DE MOURA

          E o que vc me diz sobre a pratica de ofertar 2,99% a sacerdote da igreja com palavras de promessas?

        • Oi Carlos Henrique. Eu desconheço essa prática, nunca havia ouvido falar.

        • Elias Elias

          Falou tudo profeta! Errai por não examinai as escrituras. O povo está cego, construindo mega templos luxuosos e se esquecendo dos verdadeiros templos que somos nós, Jesus certa feita falou que devemos dar de comer a quem tem fome, beber a quem tem sede, vestir quem está nú e visitar quem está preso, Paulo ressalta que a verdadeira religião é cuidar das causas das viúvas e órfãos nas suas tribulações.

    8. Alex Nascimento Alex Nascimento

      Existem detalhes que não foram mencionados. Aqui eu apresento alguns deles.
      1- A Lei de Moisés não é para nós. Confirmamos isso em Levíticos 27:34 que diz que esses mandamentos são para os filhos de Israel.
      2- O que está sendo ensinado em Malaquias 3:10 em diante ( a respeito do dízimo é uma mentira descarada de satanás). Confira isso no mesmo livro de malaquias, mas do 1º capitulo versículo 6 em diante que diz:
      a) Não são os homens que estavam roubando a Deus.
      b) Os sacerdotes é quem estavam roubando a Deus.
      c) Deus amaldiçoou os sacerdotes e não ao povo.
      d) Deus mandou os sacerdotes devolverem o que eles estavam roubando.
      Então, quando chega a Malaquias 3:10, Deus não está falando com o povo, maa sim com os sacerdotes.
      3) A lei de Moisés não está mais em vigor. Há alguns deturpadores da palavra que dizem que em Mateus 5:17-19 afirma que a Lei de Moisés ainda está em vigor. Não é isso que Jesus quer dizer, mas antes, eu quero perguntar pra eles isso:
      a) Se a Lei de Moisés ainda está em vigor, então, qual o animal que você sacrifica para expiação dos seus pecados? A Lei de Moisés é bem clara a respeito disso. Não ouse fala de Jesus, pois Jesus é para a Graça de Deus.
      b) Quem é o seu sacardote eterno? Não ouse falar que é Jesus, pois a Lei de Moisés é muito clara. Para ser sacerdote tinha que ser da tribo de Levi e descendente de Arão, só que Cristo veio pela tribo de Judá e pela descendência de Davi.
      c) O seu suposto dízimo é enviado para Jerusalém? Pois a Lei de Moisés é muito clara, a casa do tesouro ficava em Jerusalém, e não no bolso dos pastores.
      d) Vocês que recebem o tal dos dízimos, vocês não podem receber, ter ou deixar bens materiais pra ninguém, pois a Lei de Moisés é muito clara, quem recebe o tal do dízimo não pode ter bens. A herança, os alimentos é Deus quem vai suprir e não é dinheiro.
      Agora, voltando para o texto, Jesus quis dizer que enquanto Ele, Jesus, não cumprisse toda a Lei de Moisés ela ainda esta ria em vigor, com firmamos isso em Lucas 24:44-48. E observem que é o próprio Jesus quem diz isso.
      4) Em Lucas 16:16 o próprio Jesus diz que a Lei de Moisés vigorou até João o batizador. E, se quiserem, de novo, deturpar a palavra por causa do versículo 17 do mesmo texto, é so relembrar a eles Lucas 24:44-48.
      Paulo afirma que aqueles que ensinam um outro evangelho seja ele anátema, cuidado com que está sendo ensinado por aí.

      • Antonio Antonio

        Abrão e Jacó deram dizimo.
        O Dizimo veio antes da lei ,Moises apenas sancionou através da lei

        • Jovane Goncalves DE Lima Jovane Goncalves DE Lima

          Se o modelo é Abraão, logo teremos que sair em guerra e dar dízimos de despojo de guerra, Abraão deu 10% a Melquisedeque e 90% ao rei de Sodoma, que dízimo é esse, que vç não fica com os 90%? Abraão nunca dizimou do que era dele e fez isso uma vez na vida. No caso de Jacó não foi dízimo, foi um voto que a gente nem sabe se ele entregou. Na antiguidade era normal se dar dízimos a divindade quando vc saia em guerra e voltava vitorioso, os pagão faziam assim tbem. Para Israel a promessa é terra, por isso bênçãos materias, para a igreja é céu, por isso benção espirituais. É tão fácil entender!!!

      • Tiago Tiago

        Amigo, Graça e Paz!

        O Escritor de Hebreus recita o Salmo que deixa claríssimo que o Sacerdócio do Mashiach YESHUA, não era da linhagem de Levi, mas de Melquisedeque. Vede Hebreu 5.6 e Salmos 110.4.

        Quanto aos demais ponderamentos aconselho ler Ezequiel a partir do Capítulo 40 ao 48 e verás claramente.

        Shalom.

      • Eliseo Eliseo

        Vc falou tudo, a bíblia não mencionou nenhum estrangeiro trazendo dízimos, apenas o povo judeu, nenhum apostolo falou sobre dízimos no novo testamento, os dízimos também não era todo mês, como o povo são cegos e sem entendimento

    9. RAUL RAUL

      Graça e paz amados. Gostei muito de ler o ponto de vista de muitos irmãos aqui.
      Acho que o dizimo deve ser algo particular entre a pessoa e Deus, e a igreja não deveria monitorar quem está dando e a quantidade de dinheiro que cada membro está contribuindo. Deve ser algo intimo da pessoa, pois se ela está realmente seguindo o que Cristo ensinou e tem condições de dizimar, pode ter certeza que será feito. E se a pessoa tem condições e não contribui para o mantimento da obra, não cabe a ninguém julgar é entre a pessoa e Deus , pois ninguém engana a Deus.
      Eu falei sobre o assunto do monitoramento do dizimo , pois passei por duas denominações em que havia envelopes nominais e quem não desse o dizimo no final do mês o tesoureiro da igreja conseguia levantar quem era inadimplente..

      • Yvone Yvone

        Eu sou batizada em uma igreja onde não existe dízimo, existe apenas uma caixa de contribuição, onde se vc sentir vc deixa lá a sua contribuição, e isso eh só entre vc e Deus ninguém fica sabendo o quanto vc contribuiu, é a Congregação Cristã, estava parada e frequentei um pouco a assembleia, porém não me acostumei lá,estou voltando aos poucos para a ccb

    10. Jone Jone

      Bom dia, conceituo certas atitudes dos “homens e mulheres ” de Deus como “terrorismo psicológico “, ou seja, vc se sente um bandido, um marginal, um ladrão por estar supostamente “roubando ” a Deus, quando na verdade estão se apropriando de um texto bíblico de forma isolada,pois eles sabem que não são todos ou qualquer um que detenha o conhecimento de contra argumentar.
      Excelente texto!

    11. Dízimo (significa a décima parte) é uma contribuição financeira para ajudar organizações. Foi introduzido o dízimo pela Igreja Católica MOÇAMBICANA, na Africa, por causa d miséria que tem lá, o resto são Mentiras, Calunias, Injurias e Difamações proferidas pelos inimigos da Igreja Católica. Uma mentira repetida a exaustão; Vira verdade na boca dos caluniadores de plantão.

    12. RIME PEREIRA GUEDES RIME PEREIRA GUEDES

      sou pastor, venho continuadamente fazendo estudos sobre = dízimos =, e não concordo como os USURPADORES pregam mentiras e heresias para arrancarem dos membros da congregação o máximo para si mesmo, vivendo às custas da opressão e medo que inculcam nas mentes desprovidas de saber.

      • Eu sou crente da assembléia de deus mais não concordo com esses bando de ladrões que só prestam pra roubar o dinheiro do povo

    13. Daniel Daniel

      Alguns “pastores” ficam cegos quando o Gabriel fala sobre os dizimos e já entendem que ele é contra a contribuição na igreja. Não conseguem ler nem mais uma linha adiante. Ficam apavorados.

      • Pois é meu amigo. Vários não estão entendendo, ou não estão querendo entender, que minha posição é contra as corrupções doutrinárias e teológicas. Mas como (de maneira solapada) muitos já tem o dízimo como coisa “sagrada” e uma doutrina cristã tradicional, e como ainda julgam que essa doutrina é necessária para a igreja sobreviver, logo alguns se ofendem e se posicionam contra a própria exposição das Escrituras e simplesmente ignoram as coisas que aconteceram ao longo da história. Mas ignorar a história é abraçar o erro como se fosse verdade.

    14. Luiz alberto marculino da silva Luiz alberto marculino da silva

      Sim o dízimo pode não ser obrigatório mais é extremamente necessário para obra do senhor Jesus.o que acontece com muitas pessoas quando houvem dizer que o dizimo não e obrigatório e parar de contribuir. Prejudicando assim a obra de Deus, que é tudo que o Diabo quer. Portanto temos que ter muito cuidado com o sentimento de avareza. O Senhor Jesus não mediu esforços para morrer na cruz por nós.

      • Jorge Daylon Fontes Gomes Gomes Jorge Daylon Fontes Gomes Gomes

        Tudo de vocês tem o dedo do diabo o crente só fala duas coisas é que os outros vão pró inferno e se não der dízimo vai pró inferno outra coisa deviam falar é dos pastores ladrões isso sim Jesus nunca prescisou de dízimo deus muito menos agora ofertas sim concordo

      • Jessé Monteiro Jessé Monteiro

        O que a matéria discute é a forma de contribuir. Se é compulsória ou voluntária. A Bíblia é muito clara em todos os seus textos; VOLUNTARIAMENTE. O que cada irmão deve fazer, é criar seu meio de AJUDA à igreja, no valor que o seu coração está lhe guiando, sem cálculo de percentuais. Claro que Jesus sempre quer trabalhar em nós, o sentimento do EGOISMO e AVAREZA. A várias formas de ajuda a Igreja: Limpar, pintar, reformar, zelar, ofertar e etc. Líderes recebem AJUDA DE CUSTO, não salário. E isso, deve ser de forma simples e modesta nada de luxo e ostentação, pois, o objetivo é a SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS.

      • Nelson Nelson

        Sim mais este que como obrigação, com certeza vai arder no inferno

        • LAELIO ELLER LAELIO ELLER

          Deixa de ser babaca, Nelson. No Novo Testamento em lugar nenhum fala sobre obrigatoriedade de pagar o dízimo.

          Todavia, mesmo não sendo obrigatório esse tributo eclesiástico, faz-se necessário a comunidade cristã ajudar na “obra do Senhor”, ou seja, contribuir para a propagação do evangelho até os confins da terra. Muitos pastores pregam a obrigatoriedade dessa cobrança do dízimo com o intuito de lucrar dos fiéis.

          O NÃO pagamento do dízimo não implica em pecado. Então, por que você comentar uma asneira dessa ao afirmar: “com certeza vai arder no inferno”.

          Tome muito cuidado com aquilo que fala, porque você está pregando heresia. Você deve anunciar que Deus é amor e que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim (Lm 3:22).

          Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para salvar o pecador, ou seja, todo aquele que Nele crê e aceitá-lo como o seu único e suficiente salvador. Isso, sim… é anunciar as boas novas da salvação.

        • Laelio, eu cortei a parte do seu comentário onde você insultou o outro leitor com um xingamento. Eu agradeço por comentar aqui também, mas não creio que devemos esperar palavras insultuosas de crentes.

        • Vange Vange

          No fogo vai arder quem vive tirando dinheiro dos pequeninos

    15. Irmão Anderson Irmão Anderson

      Concordo plenamente, pois o dízimo é um ato de fé, e não de Obrigação, pois do que adianta a pessoa dar o dízimo e não ter fé, pois do que adianta dar o dízimo em dinheiro, as vezes sabendo que o seu irmão está precisando de ajuda e não o ajuda, pois acredito que o dízimo em alimentos é ainda valido, alguns podem dizer nós não plantamos, sim mas vamos a super mercados, podemos pegar 10% de nossas compras e levar para Igreja, para que se possa dar aos mais necessitados, mas deve ser feito de coração aberto, assim como oferta deve ser feita com amor, então irmãos quando forem aos supermercados fazer suas compras, lembre-se de ajudar quem mais precisa.

      • Sol Cardoso Sol Cardoso

        Concordo plenamente.

      • Valéria Santos Valéria Santos

        Concordo. Acho que o dízimo deveria ser entregue em forma de alimento, assim menos pessoas estariam passando fome. Infelizmente quando entra em espécie é difícil para alguns resistirem a tentação. Contribuição obrigatória é incompatível com o novo testamento.

    16. daiane daiane

      e o que eu penso de mais por amor nao obrigação,muitas igrejas hoje em dia praticamente obrigam há dar valores altos, e que todos os cultos demos algo as vezes me sentia mau pq nao tinha mas depois vi que deus ele recebe quando damos por amor nao por obrigação,infelizmente muitos pastore se aproveitam disso mas esquecem que no dia do juízo serão julgados por deus por tudo sem exceção,hoje sempre quando posso dou ate mais que 10% ajudo nas obras que sei que do senhor para senhor

      • Oi Daiane, paz do Senhor, obrigado por comentar. É exatamente isso que eu quero que os líderes enxerguem, que usem de ensino verdadeiro e vejam que quando se tem amor daremos até mais do que 10%, não para aumentar ou manter o salário pastoral, mas para investir nas obras de Deus. Quanto aos charlatões e mercenários, toda a verdade sobre suas avarezas estão vindo à tona e o povo de Deus se tornará muito sábio e edificado com isso a ponto de não poder ser mais enganado por ninguém. Que o Senhor abençoe sua vida.
        “para que não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina, pela artimanha e astúcia dos homens que ficam à espreita para enganar.” (Ef 4:14)

    17. Vanilson Pinheiro Vanilson Pinheiro

      Boa noite, este entendimento sobre o dízimo foi bem claro, já obtevi pregações sobre o dízimo com Augusto Nicodemos e Paulo Junior.
      Agora que este estudo tirei minhas dúvidas.

      • Oi Vanilson, que bom que este estudo te ajudou, nosso compromisso é com a verdade e não com meias-verdades e adaptações subjetivas da palavra de Deus. Um abraço meu amigo 🙂

        • Cristina Ribeiro de Amorim Cristina Ribeiro de Amorim

          Bem esclarecido!!
          Acho que toda ajuda deve ser voluntária!!
          Acho que se um irmão tem condições financeiras,porque não dar o dízimo?

    18. Odair Odair

      Percebo que os que se manifestaram contra esse estudo foram só os pastores, porque será em?

      • Alexandre Alexandre

        Com certeza vc não é crente por isso faz esse tipo de comentário malicioso, e com certeza não contribui com nada, mas deve ser exigente em tudo dentro da Igreja (se for crente).

        Obs: Eu não sou Pastor, sou membro de Igreja, mas contribuo, pois minha Igreja não recebe ajuda do Governo.

    19. marcos marcos

      muito boa a matéria, infelizmente as igrejas vem cada dia distorcendo a sagrada escrituras . quão importante é estufar a palavra do Senhor

    20. Neide Anjos Neide Anjos

      Irmão Gabriel, me conforta muito esse estudo, porque muitas vezes me vi com dúvidas sobre devolver o dízimo ou ajudar um parente/amigo necessitado do recurso básico para sobrevivência. Decidia sempre ajudar o necessitado mas a culpa sentida era grande. É muito louvável entender a necessidade da igreja e contribuir sem amarras. Com este estudo entendo que posso ir além do dízimo se assim a igreja necessitar e meus recursos couber. Esse estudo não me tira a responsabilidade de contribuir, ao contrário, me ensina a contribuir com clareza, amor e alegria #livredaculpa#

      • Neide louvo a Deus por seu comentário, pois você chegou na compreensão bíblica do Novo Testamento a respeito da contribuição, além disso conseguiu entender a mensagem que eu quis transmitir basicamente explanando a doutrina bíblica pura, sem intervenções tradicionais, ou denominacionais, ou interpretações subjetivas supostamente espirituais.
        Essa frase guardarei comigo: “é muito louvável entender a necessidade da igreja e contribuir sem amarras” 😉
        Acho que os que mais se ofendem quando pregamos que o dízimo não é obrigatório são os que, de alguma forma, estão usufruindo do dinheiro que os irmãos estão dando…

    21. PASTOR JAIR GOMES PASTOR JAIR GOMES

      OLA MEU IRMÃO, O DIZIMO NÃO É OBRIGATÓRIO MAS A OBRIGAÇÃO DE CONTRIBUIR NÃO FOI REVOGADA JAMAIS NA NOVA ALIANÇA. COMO VOCE CITOU O VIDEO DO PASTOR AUGUSTO NICODEMOS ELE NÃO ISENTA A IGREJA DE CONTRIBUIÇÃO, MAS MAIS IMPORTANTE É A DETERMINAÇÃO DA BIBLIA, O APOSTOLO PAULO EM 1 CORINTIOS CAP. 16. DE 1 A 3 ORDENA A IGREJA DE CORINTO QUE SEPAREM UMA COLETA CONFORME A PROSPERIDADE DE CADA UM COMO ELE JA HAVIA ORDENADO AS IGREJAS DA GALACIA. ELE PEDE UMA COLETA PROPORCIONAL OU SEJA CONFORME A PROSPERIDADE DE CADA UM. ENTÃO A CONTRIBUIÇÃO PRORCIONAL CONTINUA NA NOVA ALIANÇA. O DIZIMO DA LEI ERA PROPORCINAL A CONTRIBUIÇÃO DA GRAÇA CONTINUA SENDO PROPORCIONAL. NÃO QUER CHAMAR DE DIZIMO NÃO CHAME É BOM DEIXAR BEM CLARO QUE A CONTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL CONTINUA PARA NÃO TORNAR AS OVELHAS DE JESUS AVARENTAS E CONFUSAS. DEUS ABENÇOE.

      • Olá pastor Jair Gomes, obrigado por compartilhar aqui o seu comentário.
        Quero dizer que não sou, nunca serei contra a contribuição e nunca ensinarei que não devemos contribuir cada um com sua igreja local.
        Como estou vendo, não estou sendo bem compreendido pelos meus irmãos em Cristo, que parecem estar lendo os estudos parcialmente.
        Estou criticando a forma como estão pregando a doutrina do dízimo e como estão convencendo as pessoas de que o dízimo que damos hoje é o mesmo de Malaquias 3:10, quando isto não é verdade. Mas estão fazendo isso na intenção de amarrar as pessoas na contribuição usando de chantagens, e isso com interesse no dinheiro delas, porque o estão usando para satisfazer desejos pessoais.
        Os judeus deveriam dar o dízimo de suas colheitas, de seu gado e de seu rebanho porque era a lei do país.
        Como eu disse em outro comentário aqui neste estudo, eu mesmo contribuo financeiramente com a igreja onde estou, não vou parar de contribuir, e estou pedindo a Deus condições para contribuir ainda mais, principalmente vendo as necessidades de muitas pessoas e os desafios de campos missionários, tanto nacionais como internacionais.
        A questão aqui não é a não contribuição, mas a forma de se contribuir e a doutrina que estão pregando por aí. E o sr tem razão, realmente não deveríamos chamar de dízimo, porque não é aquele do Antigo Testamento (como dizem), os apóstolos não deram continuidade àquele sistema de dízimos na igreja (que não era em dinheiro), mas antes trabalhavam o amor no coração das pessoas (At 20:35), até porque as ofertas que os apóstolos recebiam eram principalmente para ajudar pessoas necessitadas (At 4:34,35), alguns obreiros também tiravam seu sustento daí, mas sem a ganância do lucro e a cobiça do salário exorbitante, como já está sistematizado hoje em muitas igrejas (principalmente batistas) – 1 Pedro 5:2.
        que chamemos (com honestidade à doutrina bíblica) de contribuição, oferta, ajuda, etc. E que trabalhemos antes na consciência das pessoas para que vejam as necessidades que cada um tem (ou mesmo os custos que o templo local precisa pagar), e que ensinemos também o amor ao próximo e à obra de Deus (Mt 25:31-40).
        Depende do que está na mente de cada um se será indevido chamar esta contribuição de dízimo ou não (para mim não deveria porque não é o dízimo bíblico como pregam), mas a grande problemática mesmo é o engano, mentira, manipulação, contribuição forçada e as contradições na pregação.
        Espero ter conseguido te esclarecer com precisão e simplicidade.

    22. Edgard Edgard

      Se é proporcional, não é dízimo, essa nomenclatura é que está errada, mas é claro que precisa suprir a obra.

      • Vange Vange

        Tem pastor que exigir a quantidade, depois saí pra beber cerveja com amigos, as vezes pessoas vende o que tem pra doar dinheiro a igreja,estou falando porq já vi isto acontecer

    23. JCalos JCalos

      É um desserviço a Igreja publicar matérias contra os dízimos.
      A igreja física, material não sobrevive sem os dízimos.
      ———————————————-
      Base Bíblica, do novo testamento, para confirmar e autenticar o Dízimo.

      Mateus 23:23
      Disse Jesus;
      Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas( sem omitir os dízimos ).
      ———————————————-
      Quem ama a obra de Deus dizima , com prazer, independente da astúcia dos
      ” mercenários” de hoje.

      • Olá JCarlos. Como esperado, muitos irmãos em Cristo não estão compreendendo a mensagem que quero transmitir, pois ao nos convertermos já somos ensinados de que o pagamento do dízimo (praticamente obrigatório) é um compromisso do cristão. Mas meu compromisso aqui não é com preferências doutrinárias das denominações, mas com a doutrina bíblica pura.
        Além do mais, se qualquer pessoa ler estes estudos com atenção, vai perceber que eu não sou contra a contribuição em dinheiro na igreja, para manutenção do local, assim como para outros trabalhos da mesma como obras de caridade, missões, evangelismo, etc. Mas estou reivindicando ensinarmos nas igrejas a verdadeira doutrina bíblica e trabalharmos o amor no coração das pessoas e uma boa consciência, a fim de que contribuam voluntariamente.
        Como posso conseguir “dizimar” com prazer se os líderes estão fazendo chantagens e pregando que se eu não der o dízimo serei amaldiçoado, o devorador vai destruir o fruto do meu trabalho, estarei roubando a Deus, etc. Muitas pessoas estão contribuindo mais com medo, para manter uma fidelidade aparente e depois terem “crédito” para exigir bênçãos de Deus, do que com alegria e amor.
        Basta uma leitura básica em 2 Coríntios capítulos 8 e 9 para entender que Paulo queria que os irmãos contribuíssem para a obra de Deus e serviço ao próximo com alegria e amor, e não com constrangimento ou obrigação (como eu citei no estudo acima).
        Além do mais meu caro, este versículo que você citou (Mt 23:23) se refere ao dízimo do Antigo Testamento, da lei de Moisés, e não tem nada a ver com o dízimo que damos hoje. Basta ver que Jesus fala do dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e não de dinheiro, como é pregado hoje. Jesus estava confrontando a má conduta dos líderes religiosos judeus com a própria lei deles, com que mais ele confrontaria, com a lei de outro país?
        O dízimo em dinheiro, digo mais, a obrigatoriedade do dízimo em dinheiro (porque seja com palavras suaves ou mais duras, a grande maioria das igrejas nos dão a entender que é obrigatório), é uma adaptação e tradição que as igrejas adotaram, prática essa que começou com a corrupção da igreja católica romana do século 5 em diante.
        Meu caro irmão, falarei por mim mesmo eu contribuo com a minha igreja, com a obra missionária, continuarei a contribuir, nunca vou parar, e estou pedindo a Deus condições para contribuir com muito mais! e não preciso que me amarrem na regra obrigatória de pagamento de dízimo com ameaças “bíblicas” e chantagens, porque eu amo ao Senhor Jesus meu Deus, amo a obra do evangelho e amo ao meu próximo que carece de necessidades, e é isso que move o meu coração para dar a minha contribuição voluntária.
        Não estou fazendo “desserviço” nenhum às igrejas publicando estes estudos, antes estou procurando despertar o ânimo dos irmãos para contribuírem com as motivações corretas, seguindo a doutrina bíblica pura e não dando lugar para satanás criar acusações de roubos através de dízimos nas igrejas.
        satanás está usando da mente de muitos líderes para cobrarem o dízimo em dinheiro, e o que se está espalhando por aí à fora é uma má fama da igreja de Cristo, classificando os pastores como ladrões que estão enriquecendo aproveitando-se dos mais pobres e até dos de classe média através dos dízimos, deixaríamos satanás sem acusação se trabalhássemos o amor no coração das pessoas para que contribuíssem voluntariamente, como o apóstolo Paulo fez. Lembre-se que o diabo tentou fazer Jesus pecar usando versículo bíblico! (Lc 4:9-11)

        • PASTOR JAIR GOMES PASTOR JAIR GOMES

          HOJE EM NOSSOS DIAS É COMPLETAMENTE DIFERENTE DA EPOCA DE MATEUS 23.23 NÓS NÃO PLANTAMOS COMINHO , ENDRO OU HORTRLÃ NÓS TEMOS EMPREGO E GANHAMOS SALARIO ENTÃO É DO NOSSO SALARIO DE DEVEMOS CONTRIBUIR PARA A OBRA DO SENHOR

        • PASTOR JAIR GOMES PASTOR JAIR GOMES

          MAS ENTENDO PERFEITAMENTE A COLOCAÇÃO DO AMADO COM RELAÇÃO A LIDERES QUE TORCEM A PALAVRA DO SENHOR PARA TIRAR PROVEITO PROPRIO ISSO PRESTARAM CONTAS AO DONO DA SEARA

        • Não daríamos lugar ao diabo para colocar desconfiança e blasfêmias na mente das pessoas se fôssemos honestos com a doutrina bíblica e trabalhássemos antes o amor de cada um para com a obra de Deus, que naturalmente despertaria a vontade voluntária de contribuir, e não a obrigação deles para com a igreja local.
          Permita-me me colocar como exemplo, que não sou amarrado à regra do dízimo atual, mas faço questão de contribuir com minhas finanças ou ajudar meu próximo necessitado, porque estou vendo que é preciso, é uma questão de consciência, amor, compromisso e solidariedade voluntários.
          Vendo os cristãos macedônios contemporâneos ao apóstolo Paulo também temos este exemplo, leia:
          “Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.
          No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
          Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
          eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.

          E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.
          Assim, recomendamos a Tito, visto que ele já havia começado, que completasse esse ato de graça da parte de vocês.
          Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.
          Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.” (2 Coríntios 8:1-8 NVI)

          Espero ter conseguido ser claro contigo meu querido irmão em Cristo.

        • Concordo plenamente com o sr pastor Jair Gomes. Eu só estou sendo mal compreendido mesmo no estudo, pois eu não disse que não devemos contribuir.

        • germano e marcia germano e marcia

          destinados a quem as contribuicoes hoje segundo paulo
          temos que sustentar templos de lajotas ou templos humanos….meuproximo…..pois tive fome e nao me deste de comer
          sera cobrado de nos qndo JESUS voltar ABRAAOdeu a melquesedeque israel aos levitas e hoje destinados a quem

        • Plinio Plinio

          Parabéns irmã Márcia e germano falou tudo que eles precisavam ouvir hoje vc só vê templos bonitos e luxuosos com dinheiro que deveria ser usado para ajudar pessoas nessessitadas da própria igreja mas não ajudam essas pessoas sim são templos que Deus habita e não nas paredes,

        • germano e marcia germano e marcia

          o..bgdo irmão por ser compreendido …..o sistema religioso não aceita isso …ate o seculo 6 não tinha dízimos criado por CONSTANTINO imperador a partir dai …e endossado pelo velho testamento….MAIS HA UMA TRAGEDIA MAIOR AQUI tomamos o N TESTAMENTO e torcemos fazendo o N TESTAMENTO endossar o que fazemos hoje ….POIS as TRADIÇÕES uma vez engendradas são PRIMEIRAMENTE tidas como UTEIS ……….DEPOIS consideradas NECESSÁRIAS …..ate finalmente serem transformadas em ÍDOLOS . DEPOIS TODOS TEM que se curvar diante delas ou haverá PUNIÇÃO……..POIS O QUE MAIS NOS COLOCA EM DIFICULDADES não e nossa DUVIDA mas NOSSA CERTEZA EQUIVOCADA ……ACOOOOOODA POVO DE DEUS

        • germano e marcia germano e marcia

          estou esperando a resposta porque nao respondeu minha pergunta quem tem autorizacao hoje para receber segundo paulo o apostolo da graca as contribuicoes e destinadas a quem pois vejo que falam que contribuem mais nao falam o destino quem tem a prioridade no uso das constribuicoes nas igrejas hoje,… qual a primeira conta a ser paga …..pois tive fome e nao me deste de comer …….e essa ….e foi e distribuiu aos pobres e a justica de DEUS permanece para sempre ,,,,,, e o obreiro que viva da obra ,pois digno e o obreiro do seu ALIMENTO

        • Em Atos 2 o dinheiro era depositado aos apóstolos e eles administravam, o foco principal era atender os pobres. De acordo com o ensino do Mestre em Mateus 25:34-40 qualquer crente pode e deve, com amor, ajudar aos necessitados.

        • Fabiana Fabiana

          não seria em Atos 4:35

        • Victor sales Victor sales

          O dízimo e velho testamento não novo irmãos e outra coisa depois que o Senhor Jesus abriu o meu entendimento eu passei a prospera mas e mas tem mas ou menos uns 8 meses que eu não devolvo o dízimo é a minha vida financeira tem andado glórias a o Deus Vivo amém

        • Mezcal Molina Mezcal Molina

          A IGREJA NAO DEVE IMPOR AOS FIEIS PARA DA DIZIMO NEM 10% NEM 15%

        • Lúzia Fátima Oliveira Souza Lúzia Fátima Oliveira Souza

          Acredito que não precisamos contribuir com 10 por cento.. Mas conforme determinar nosso coração. Infelizmente hoje nem todas as igrejas prestam contas. É o dinheiro das ofertas nunca são contabilizados..ou é? Um verdadeiro pastor jamais pregaria em cima de uma mentira…Pois quem instituiu o dízimo em dinheiro foi a igreja católica. É por causa desses obrigação que tem muitos pastores aceitando segundo casamento é outras coisas que não agradam a Deus. Triste ouvir pregações dizendo que os 10 por cento cento é do Senhor. Um absurdo dizer que Deus nos obriga a dar o dízimo..um absurdo dizer que wuem não dá roubar a Deus..

        • Fabricio Fabricio

          Muito boa e concisa sua resposta concordo com seu ensinamentos, que na verdade os lideres deveriam sim pregar o verdadeiro e puro evangelho, sem querer se beneficiar da caridade e bondade de muitos e do nao conhecimento das escrituras de outros, pois a propria palavra diz que Conhcereis a verdade e a verdade vos libertara…

      • Kamila Kamila

        Não leu o estudo todo né? Nesse verso ele fala com escribas e fariseus … Pessoas que estavam de baixo da lei .. Que pagavam o seu dízimo a tribo de levi… Em mantimento e não em dinheiro … Vc não entendeu de fato ou apenas não quer entender?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *