Todo segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães no mundo ocidental. Nesta data, como de se esperar, muitas pessoas procuram uma mensagem bíblica para o dia das mães afim de homenagear aquelas mulheres corajosas que nos trouxeram à vida! Dentre elas, a mãe do Senhor, conhecida como “Maria“, é um ótimo exemplo de mãe na Bíblia Sagrada. Portanto, queremos extrair aqui preciosas lições para inspirar as mulheres virtuosas e de valor.
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
Uma mulher submissa.
Já no início de sua história, vemos um dos exemplos mais sublimes da Bíblia Sagrada, pois ela receberia do próprio Deus uma missão muito especial, a de ser mãe!
No entanto, como já sabemos, ela seria uma mãe diferenciada de todas as outras, pois ela traria ao mundo aquele que salvaria o povo de Deus de seus pecados, como está escrito:
“Ela dará à luz um filho, e você lhe chamará Yeshua […], porque ele salvará seu povo dos pecados dele.”
Mateus 1:21, Bíblia Judaica Completa
Obs.: O nome do Senhor no original vem da palavra hebraica “yeshuah“, que significa justamente “salvação/libertação”; vide Gênesis 49:18.
Aqui vemos o primeiro grande exemplo de “Maria”, porque além de receber diretamente do próprio Deus a maior dádiva dada a uma mulher, que é ser mãe, seria ainda a mãe do homem escolhido por Deus para salvar o Seu povo!
Mas por que Deus a escolheu?
Por que uma missão tão grande como essa só poderia ser aceita por uma pessoa mansa e submissa à vontade de Deus. Agora, então, Maria, a qual começaremos a chamar por seu nome original, isto é, Miriam, nos dá uma das frases mais inspiradoras da Bíblia Sagrada:
Eis aqui a serva do SENHOR; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.
Lucas 1:38
Deste tempo em diante, por causa de sua submissão à vontade do Eterno (o que é um ato de coragem), ela passou a ser chamada bem-aventurada (abençoada) por todas as gerações seguintes (vide Lc 1:41-42,46-48; 11:27).
O exemplo de uma mãe corajosa na Bíblia.
Mas ser mãe do Salvador não seria tão fácil, pois essa incrível missão custaria muito, devido a maldade dos homens egoístas. Tão cedo, nos dois primeiros anos da vida de seu filho, procuraram o menino para matá-lo! Pois as promessas de Deus para a vida dele eram grandes demais para que homens perversos pudessem suportar viver junto de tal criança.
Então, Miriam e seu esposo precisaram encarar os desafios de criar aquele que mais tarde seria chamado de Filho de Deus (cf. Rm 1:4). Os pais do Messias então tiveram que carregar o menino e fugir repentinamente para uma terra distante, onde não eram acostumados a habitar. Deixaram tudo de uma hora para outra: casa, parentes, amigos, bens e tudo mais; eles não tiveram tempo para pensar, e foram proteger o escolhido de Deus (Mat. 2:13-15).
Após voltarem dessa fuga, não foram morar em sua terra natal querendo se proteger de possíveis perigos, então foram criar seu filho em uma terra diferente (Mat. 2:19-23).
Quantas mães não usam da mesma coragem para proteger seus filhos e sua família? Por isso, Maria, isto é, Miriam, é um belo exemplo de uma mensagem bíblica para honrar todas as mães em seu dia!
Uma mãe obediente a Deus!
Às vezes não notamos os detalhes dos relatos bíblicos. Porém, se lermos com atenção um pequeno trecho do que os discípulos narraram da vida do Senhor e de seus pais, veremos o quanto Miriam e José (Yosef) eram obedientes à Lei de Deus. Vejamos:
E ao se completarem oito dias, quando o menino foi circuncidado, deram-lhe o nome de Yeshua. Esse nome tinha sido dado pelo mensageiro, antes de o menino ser concebido.
Lucas 2:21-24, texto adaptado por nós a partir da NAA.
Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para o apresentar ao SENHOR, conforme o que está escrito na Lei do SENHOR: “Todo primogênito será consagrado ao SENHOR.”
E também foram para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: “Um par de rolinhas ou dois pombinhos.”
Neste pequeno trecho, vejamos quantas coisas da Lei de Deus, chamada Torá no hebraico, os pais do Mestre obedeceram:
- Circuncidaram-no ao oitavo dia: Gênesis 17:12.
- Cumpriram os dias da purificação da mulher: Levítico 12:2-4.
- Apresentaram-no a Deus, porque era o primogênito: Êxodo 13:2,12.
- Ofereceram os sacrifícios prescritos na Lei: Levítico 12:6-7.
Veja quanta submissão e obediência esse casal tinha a Deus! Podemos somar a tudo isso a obediência que eles tiveram ao mensageiro de Deus quando colocaram o nome da criança da forma que havia sido dito em Mateus 1:20-21 e Lucas 1:30-31. Eles realmente eram muito mansos e humildes a toda a vontade do SENHOR.
Um exemplo de mãe na Bíblia que gosta de aprender com Deus!
Por fim, mais um dos exemplos maravilhosos que Miriam nos dá como mãe na Bíblia, era o aprendizado que ela tinha com Deus ao ver tudo que acontecia com seu filho, pois ela guardava cada cena em seu coração, e refletia, conforme lemos em Lucas 2:19 e 51.
Não bastasse tudo isso, ela amou seu filho (e sua família) até o fim, estando com ele nos momentos mais difíceis, inclusive o de sua crucificação! Vide João 19:25.
Em suma, Miriam foi uma mãe:
- Mansa para com Deus;
- Humilde;
- Submissa;
- Com conhecimento;
- Obediente;
- Corajosa;
- Protetora;
- Ensinável;
- Cheia de amor para com a família.
Por que não deixar sua mãe ainda mais inspirada, dando um presente para ela? Talvez a obra “Pão Diário para mães: 55 reflexões para seu encorajamento” seja motivacional para ela.
Veja outras obras aqui.
Be First to Comment