O que é o batismo no Espírito Santo no original hebraico?

Pomba branca sobrevoando o crente simbolizando o batismo no espírito santo

Muito se fala a respeito do “batismo no Espírito Santo“, em especial nas igrejas evangélicas e pentecostais. Mas afinal de contas, o que é isso? Quando as pessoas entram para uma igreja, além de serem batizadas nas águas também precisam buscar o batismo com o Espírito Santo e, segundo se ensina em boa parte delas, a evidência desse “batismo” seria “falar em outras línguas“. Vamos tentar explicar esse tema à luz das Escrituras Sagradas em seu idioma e contexto original aqui.

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

Onde surgiu a expressão “batismo no Espírito Santo”?

A primeira coisa a se compreender é que essa expressão não se desenvolveu em igrejas evangélicas, e muito menos nos ciclos cristãos. O primeiro homem que vemos na Bíblia falando disso é João, o imersor (erroneamente chamado pelo sobrenome “Batista“). Ele era um homem israelita, de linhagem sacerdotal (Lc 1.5), ou seja, um judeu.

A promessa do “batismo no Espírito Santo” era algo já predito pelos profetas nas Escrituras Sagradas (Joel 2:28-30), portanto também não é algo apenas relacionado aos tempos do chamado “novo testamento“, nem tão pouco derramado apenas sobre uma Igreja Cristã, pois como Simão disse aos israelitas que o ouviam em Atos 2: A promessa diz respeito a vocês, a vossos filhos e a todos que estão longe, aqueles a quem Deus chamar (v. 39).

Mas ainda antes do derramar do “Espírito” em Atos 2, durante a festa bíblica das semanas (shavuot), conhecida como “pentecostes” em português, e até mesmo antes do próprio Messias (ungido) começar seu ministério, lemos nas bíblias cristãs João falar assim a respeito disso:

Eu vos batizo em água para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim, é mais poderoso do que eu, de quem eu não sou digno de tirar suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.

(Mateus 3:11 Bíblia Peshitta BV Books)

Então, para compreendermos o verdadeiro significado disso, precisamos voltar ao contexto original da Bíblia!

O batismo no contexto bíblico original.

a origem do batismo nas águas na bíblia

Para entendermos isso precisamos conhecer o significado de dois termos: “batismo” e “Espírito Santo“.

O termo “batismo” em português é proveniente do grego “baptizo” (βαπτιζω), e significa “mergulhar repetidamente, imergir, submergir… limpar mergulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho”.(Dicionário Bíblico Strong G907).

Isso tem tudo a ver com o batismo, isto é, a imersão de João, que viveu na comunidade dos essênios. Eles tomavam diariamente banhos de purificação mergulhando o corpo completamente na água, e João, cujo nome original é Yohanan, ao menos em parte se inspira neles. Os achados arqueológicos na região de Qumran, em Israel, mostram os tanques “batismais” onde eles se purificavam. A água sempre foi usada para rituais de purificação na Torá (Lei de Deus) também.

tanque de purificação dos essênios através de mergulho (imersão) em água

Portanto, ao falar-se de “batismo”, ou melhor, “imersão”, estamos naturalmente falando de “mergulho”, de ser imergido na água.

Agora precisamos compreender outra coisa…

Quem ou o que é o “Espírito Santo”?

Luz em forma de pomba simbolizando o espírito santo de Deus que desceu sobre "Jesus" (Yeshua) no batismo.

Este é um assunto delicado que tem sido debatido ao longo de muitos séculos nos meios cristãos, especialmente nos três primeiros séculos de nossa era. O assunto sobre “quem é o Espírito Santo” só foi finalmente decidido no cristianismo no decorrer do século IV (4), especialmente no concílio de Niceia, em 325, e com o edito de Tessalônica, em 381, quando o cristianismo foi oficializado a religião do Império Romano.

Além do mais, este não é um assunto “cristão”, isto é, que pertence ao cristianismo, pois a Bíblia Sagrada, tendo sido inspirada por Deus, foi entregue por Ele mesmo ao povo israelita (vide Rom. 9.4; Deut. 33.4; Sl 147:19); por isso não devemos considerar que seus relatos tratem de questões cristãs apenas, como se essa religião fosse a “dona da Bíblia” ou da verdade. Na realidade os cristãos receberam a Bíblia dos israelitas (judeus). Mas é claro que o tema abordado aqui não se limita aos israelitas (vide At. 2:38,39).

Não obstante, aqui no Blog Bíblia se Ensina, nós temos procurado nos orientar pelo ensinamento bíblico original hebraico das Escrituras, e por isso nosso ensino independe das doutrinas cristãs.

Portanto, mesmo sendo resumido aqui para não alongar tanto nosso conteúdo, vamos tentar explicar o que é o “batismo no Espírito Santo” deste ponto de vista bíblico original.

A começar que a expressão hebraica original que foi traduzida como “Espírito Santo” nas bíblias cristãs é “ruah hakodesh“. Sendo que “ruah” na tradução literal é “vento” (bem como o grego “pneuma“). Ruah designa o ar em movimento, como uma ventania, uma respiração, um sopro, etc. Mas é claro que essa palavra não é usada em sentido literal em centenas de casos, embora todos estejam ligados de alguma forma. O “vento” em sentido figurado aqui pode ser um mover, uma manifestação, inspiração, um sentimento forte, etc.

Para mais detalhes, veja o significado de ruah no Projeto Bíblico Ezra.

Na Bíblia Judaica Completa, trabalho do David Stern, o termo foi conservado dezenas de vezes em sua expressão original hebraica, cabendo ao leitor fazer a leitura dele assim mesmo ou traduzir adequadamente enquanto lê.

Trecho de Mateus 3 na Bíblia Judaica completa, por David Stern, com indicação onde João fala do "batismo no espírito santo" (ruah hakodesh).

Ora, “ruah hakodesh” (literalmente “vento de santidade”), é usado para descrever a percepção da presença/mover/atuação ou inspiração de Deus em alguma coisa ou alguém. Logo, quando lemos nas traduções cristãs “ele vos batizará com o Espírito Santo”, podemos fazer uma tradução melhor, sem o sentido religioso que há no cristianismo posterior, que ficaria próximo a isso: “ele vos imergirá na presença santa”, ou “ele vos imergirá na inspiração de santidade”.

Ruah pode indicar uma presença, assim como o vento que não se vê, mas pode se sentir sua presença; ou uma inspiração, que é literalmente o ato de inserir o ar nos pulmões (inspirar), mas de modo figurado é influenciar alguém. É por isso que Shaul (Paulo) escreveu que a Escritura foi “soprada” (inspirada) por Deus (2 Tm 3:16).

Neste último caso, como claramente vemos, a imersão na inspiração santa (chamada de “batismo no Espírito Santo” no cristianismo) é o dom que os servos de Deus recebem para profetizar (At. 2:17-18; 19:6; cf. 1 Sm 19:23,24), apregoar Sua palavra (At. 9:17-20; cf. Mat. 7:28,29), testemunhar a respeito do Ungido (At. 1:8; 4:33; 5:32), fazer presságios com “avisos” divinos (At 11:27,28), dentre diversos outros dons concernentes a manifestações divinas (1 Cor. 12:8-11).

Mas não podemos esquecer que é Yeshua, o Senhor, quem imerge o crente nessa inspiração; porque ele foi ungido por Deus com a mesma e a recebeu do Pai sem medidas! (Mat. 3:11; Luc. 4:16-21; Jo. 3:34).

Além de ser um dom para fazer a obra profética de Deus, a inspiração santa também guia os crentes obedientes à verdade de Deus e a serem verdadeiros também (Jo. 14:17; 16:13), dá-lhes compreensão das palavras do Ungido (Jo. 14:26), impele-os a se santificarem (1 Cor. 6:11), e coisas semelhantes.

Por fim, o Mestre esclarece que a inspiração, na verdade, é o próprio Deus (Jo. 16:25; cf. 2 Cor. 3:17).

Como receber o batismo no “espírito santo”?

Ou seja, como ser imergido na presença/inspiração santa de Deus?

Essa resposta obtemos em um só versículo, para não alongar mais o nosso estudo, que é Atos 5.32, onde lemos:

E nós somos testemunhas destes fatos — nós e a inspiração santa, que Deus deu aos que lhe obedecem.

(Texto adaptado por nós)

Portanto, o primeiro passo para ser imergido na inspiração santa de Deus é ser obediente a Ele!

Finalmente, se essas coisas bíblicas não estiverem “se movendo”, isto é, em atividade/atuação e progresso na vida do crente, não vemos nenhum outro motivo para dizer que ele é “batizado no Espírito Santo”, ou seja, que ele está imergido na presença/inspiração santa de Deus.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

4 comentários em “O que é o batismo no Espírito Santo no original hebraico?”

  1. Bom dia amado irmão.
    Na sua conclusão você afirma: “Portanto, o primeiro passo para ser imergido na inspiração santa de Deus é ser obediente a Ele!”

    O primeiro passo não seria o que diz Efesios 1:13-14?

    Desde já, muito obrigado.
    Um forte abraço.

    1. Carlos, obrigado pela participação aqui. Eu li o texto que você mencionou e através dele eu chego na mesma conclusão, pois o texto diz, “depois que ouvistes a palavra da verdade […] tendo crido […] recebestes …” Esse crer implica em seguir/praticar.

      1. Gratidão pela reflexão maravilhosa!
        Creio que o primeiro passo para ser imergido na inspiração santa de Deus é aceitar a salvação por meio de Cristo.
        É muito lógico que a obediência a qual se refere Atos 5.32 é em relação aos mandamentos de Cristo; uma vez que somente Ele conseguiu obedecer todos os mandamentos e por meio dEle acessamos o favor do Pai.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.