Press "Enter" to skip to content

Entenda como uma mensagem bíblica é urgente em nossos dias!

Qual conteúdo você acha mais necessário nas pregações evangélicas de hoje em dia?

Por consequência da falta de uma verdadeira mensagem bíblica as pessoas no mundo, e até na igreja, estão vivendo em pecados e distantes de Deus, e muitas sequer tem noção disso.

Como diz a Palavra do Senhor “o mundo jaz no maligno” (1 João 5: 19 ARC). 

o mundo jaz no maligno - 1 joão 5 19

É urgente que uma mensagem bíblica chegue até essas pessoas para que elas reconheçam que estão vivendo distante do seu Criador, e confessem seus pecados a Deus, que as quer salvar (1 Tm 2:1,3,4).

Mas para tanto é necessário que alguém as convença disso, mostrando na Bíblia Sagrada a condição de pecador do homem e o plano de salvação de nosso Senhor Jesus Cristo.

Para isto Deus nos enviou a pregar sua Palavra (Jo 20:21); porém, nossa mensagem só será convincente o suficiente se ela for estruturada na Bíblia Sagrada, e se de fato nos dispormos a pregar a mesma, nos preocupando com a salvação de nosso próximo.

Você tem se mobilizado pela causa do evangelho?

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Como então eles invocarão aquele em quem não creram? E como eles crerão naquele de quem não ouviram?

E como eles ouvirão, se não há quem pregue?

E como eles pregarão, se não forem enviados? (Romanos 10:13-15a KJF)

As pessoas vivem em busca de algo que lhes satisfaça a alma e lhes dê um sentido à vida, muitas pessoas procuram, porém em fontes erradas que só vão lhes trazer engano. Verifique no texto abaixo.

Porque o meu povo fez duas maldades: Abandonaram-me, a fonte de águas vivas, e cavaram cisternas para si, cisternas quebradas que não podem armazenar água. (Jeremias 2:13 KJF)

Daí a importância de uma mensagem bíblica não adulterada.

O profeta Isaías adverte ao povo de Deus que consulte somente a Sua Palavra em busca de vida

Por volta do ano 720 a. C. era de costume dos cananeus (moradores de Canaã) consultarem os espíritos dos mortos através de médiuns, adivinhos e murmuradores de encantamentos.

feiticeiro consultando os mortos na bíblia

Os Israelitas costumavam ser convidados para participarem de tais práticas, pois eles viviam em Canaã, onde isto era comum; todavia estes rituais eram energicamente reprovados por Deus.

Diante disso Isaías dá um alerta ao povo de Deus:

Quando vos disserem: “Ide consultar algum médium que fale com os espíritos; adivinho ou alguém que saiba murmurar encantamentos!”,

porquanto o povo costuma recorrer aos seus deuses e aos mortos em favor dos vivos, respondereis:

“O que se deve fazer é consultar a lei e os ensinamentos!”

Se eles não falarem de acordo com esta palavra, certamente jamais poderão ver a luz! (Isaías 8: 19, 20 KJA)

Isaías orienta ao povo dar uma resposta aos cananeus quando fossem convidados para participar de tais consultas aos mortos.

Isto já era uma prática comum aos que não tinham conhecimento de Deus, mas o povo de Deus não poderia agir assim, ao contrário disso, eles deveriam responder: “o que se deve fazer é consultar a Palavra de Deus em vez de os espíritos dos mortos!”

Repare também que Deus deixa claro à Isaías que se seu povo não desse essa resposta aos cananeus eles jamais veriam a luz, ou seja, nunca encontrariam uma resposta adequada para resolver seus problemas, todos os conselhos dos médiuns eram enganosos e incertos.

Mas a grande questão aqui é que muitos israelitas estavam desviando-se de Deus e adotando como comuns essas práticas pagãs.

Será que o mesmo não tem acontecido nos dias de hoje?

Muitos deixam de consultar a Bíblia Sagrada hoje em dia também!

Assim como naqueles tempos, as pessoas hoje em dia costumam procurar “atalhos” para obter as respostas de que precisam.

Quem não já viu uma pessoa consultando o horóscopo nos jornais ou em meios de comunicação como rádios, programas de televisão, etc., para ter uma resposta fácil e rápida do que será o seu futuro?

Dentre muitos outros feiticeiros que se propõem, de maneiras diversas, através de adivinhações e consultas à astrologia, entre outros meios, a entregar uma fácil “solução” aos problemas de quem lhes procura.

É notável que a humanidade está com a alma sedenta por vida! Porém procuram em fontes erradas, em vez de buscar naquEle que criou todas as coisas (Cl 1:16).

Diante de tal situação devemos nós seguir o aconselhamento dado por Isaías “O que devemos fazer é consultar a lei e aos mandamentos de nosso Deus!”

Os pregadores da Palavra de Deus devem ter uma firme postura nos dias de hoje, e ter a Bíblia Sagrada como fonte de sua mensagem.

Devem ser corajosos e firmes em sua fé, só assim nos tornaremos capazes de entregar uma verdadeira mensagem bíblica àqueles que andam sem orientação neste mundo.

Se você é um destes pregadores da Palavra que se preocupa em entregar uma genuína mensagem bíblica nos dias de hoje, precisa dos 5 itens abaixo, leia com toda atenção:

  1. estudar a Bíblia com frequência (Tito 1:9);
  2. buscar a Deus continuamente (Sl 105:4),
  3. ser cheio da unção do Espírito (1 Jo 2:27);
  4. capacitar-se e dedicar-se inteiramente para este ministério (2 Tm 2:15);
  5. Por fim, para entregar uma mensagem bíblica verdadeira e fiel, você precisa encaixar-se-se no grupo de pregadores do qual o apóstolo Paulo falou nos versículos abaixo:

dedique-se à leitura, exortação e à doutrina.

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:13-16 KJF)

Agora que tal colocar a teoria em prática?

Abaixo você tem a oportunidade de inscrever-se para participar do grupo de pregadores da Palavra de Deus que estão edificando seu ministério através do Kit Pregador da Palavra, da Universidade da Bíblia. Clique e saiba mais.

curso de capacitação para pregadores da Palavra de Deus

Se você já sabe como preparar sermões e pregar a Bíblia, mas agora quer saber como falar melhor em público e assim entregar uma mensagem bíblica impactante e viva, clique abaixo e veja o que a Gislene Isquierdo tem pra te ensinar no Curso Pregação de Alto Impacto!

Por outro lado, se você quer conhecer ao nosso Deus com mais profundidade e compromisso, precisa inscrever-se no Programa Teologia para todos e fazer como mais de 20 mil servos(as) de Deus que estão revolucionando suas vidas e ministério.

curso-de-teologia-online

Os chamados “profetas dessa geração” se esquecem de entregar uma mensagem bíblica ao povo de Deus e o povo, por sua vez, tornou-se preguiçoso para consultar a Bíblia.

falsas mensagens bíblicas nos dias de hoje

Quando pensamos que já é demais consultar tais adivinhadores a fim de encontrar “facilidades” para solucionar os problemas da vida, acabamos nos deparando com os crentes que vivem à procura de pregadores com “dons de profecia” e que entregam “profecias agradáveis” dentro de nossas igrejas.

Estes já não consultam mais a lei de Deus, que é a Bíblia Sagrada. Esta é uma triste realidade!

Por outro lado, temos os que gostam de ser chamados de “profetas dessa geração“, que seguem viajando por diversas igrejas, subindo montes e adentrando nas vigílias para entregar profecias e revelações que acham-se divorciadas da genuína Palavra de Deus (Dt 18:22; 1 Jo 4:1; 1 Ts 5:20-21).

Veja bem que não estou criticando subidas a monte para oração ou frequência em vigílias, são coisas excelentes, mas sim o fanatismo com hipocrisia e descompromisso com a Palavra de Deus.

Assim como Deus alertou ao seu povo, através do profeta Isaías, da resposta que deveriam dar aos cananeus caso fossem convidados para seus rituais de consulta aos mortos, assim também se nossa pregação não for por natureza uma mensagem verdadeiramente bíblica, cairemos nós em grandes enganos, isto é, jamais poderemos ver a luz!

Reflita neste provérbio:

Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz. (Provérbios 29: 18 ARA)

Veja também 1 Samuel 3:1.

Os desvios e modismos das mensagens de nossa atualidade

Infelizmente o cristianismo de nossa atualidade vem sendo gradativa, sorrateira e as vezes até descaradamente desviado de uma mensagem bíblica pura e verdadeira, baseado na sã doutrina da Palavra de Cristo.

Há muitas pessoas que já se declaram evangélicos não porque converteram-se ao verdadeiro evangelho que prega uma mensagem de arrependimento e salvação, mas sim porque, como muitos, estão “seguindo a moda”.

Pois a mensagem que é pregada em muitos púlpitos escondem das pessoas a mensagem fundamentada na Bíblia Sagrada, e prega mensagens confortáveis que apenas agradam aos ouvidos e satisfazem os desejos do ser humano.

Em outras palavras, muitos pregadores estão tirando Cristo do centro de sua mensagem e colocando o ser humano no centro dela, afim de atrair para si multidões de fiéis.

A Palavra de Deus nunca foi tão adulterada como é nos dias de hoje!

Nunca se viu em toda história tantas teologias surgindo, cheias de pretextos e desculpas esfarrapadas, e muitas delas são extraídas de dentro da própria Bíblia com muita sutileza e argumentos que tem aparência de bons, mas todas com a intenção de agradar o ego do ser humano e aplicando nele uma verdadeira “massagem espiritual”.

Mas isso já era de se esperar desde o tempo dos apóstolos de Cristo, confira neste versículo:

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. (2 Timóteo 4:3 NVI)

Mensagens bíblicas falsificadas nos dias de hoje

mensagem bíblica falsificada

Precisamos estar muito atentos e avisados com respeito às mensagens bíblicas falsificadas de hoje em dia.

Sorrateiramente falsos obreiros as trazem para nossas igrejas com aparência de uma coisa boa e amável.

Lembremo-nos da parábola do joio e do trigo contata pelo Senhor em Mateus 13:24.

Assim como o joio foi plantado junto ao trigo nessa parábola e cresce junto a ele, tornando-se muito parecido, até chegar o tempo de ser arrancado, assim também muitos evangelhos falsos nasceram e poderão nascer ainda dentro de nossas igrejas (Gl 1:8-9).

O que podemos dizer da teologia que cria uma espécie de contrato entre Deus e o homem, a popular teologia da prosperidade?!

Sorrateiramente, com textos bíblicos, e fraudulentamente, tais mestres dessa teologia interpretam de maneira proveitosa e gananciosa a Palavra de Deus a fim de lucrar às custas da fé do povo.


Quer saber mais sobre o assunto comércio da Palavra de Deus? Leia o estudo Para quem foi escrito 2 Pedro 2:3 aqui no blog Bíblia se Ensina.


Dessa forma vão estes implantando um falso evangelho na cabeça das pessoas que estão em busca de solução para seus problemas e à procura de facilidades e riquezas nesta vida.

Na taça dos aspirantes à teologia da prosperidade está o veneno da confissão positiva. Tudo que se quer é uma vida regalada de bens materiais, saúde e muita fé pra alcançar os melhores status dessa terra.

De fato, ter fé, saúde e ser próspero são coisas boas, o problema está na enganação e adulteração da Palavra de Deus por trás dessa teologia.

Os que dela tornam-se mestres são especialistas em atrair pessoas das quais possam tirar algum proveito e, o mais grave, embora usem a Bíblia Sagrada para defender seus argumentos, falsificam o evangelho de nosso Senhor e levam muitas almas ao inferno (Mc 8:36).

A teologia dos ricos e o desprezo aos pobres

Além disso muitas pessoas são enganadas e feridas, pois se elas tem alguma doença e são pobres, demonstra que ela tem falta de fé ou vive em pecados.

Estes se esquecem de que tipo de pessoas Deus se agradou a dar o Reino dos céus (Lc 10: 21; Tg 2: 5-8; 1 Tm 6:8-10).

Como se não fosse muito, alguns ainda criam e seguem ensinamentos tais que acham-se muito distantes de uma genuína mensagem bíblica, como é o caso da regressão espiritual.

Nunca, jamais podemos admitir tais falsos ensinos em nossas igrejas!

Nossos dias requerem pregadores que sejam apegados à genuína mensagem bíblica!

Os verdadeiros pregadores da Palavra de Deus devem ter escritas na tábua do seu coração a declaração de 2 Timóteo 3: 16-17 e jamais aceitar outra qualquer fonte de mensagem ou evangelho em nossos púlpitos ou em nossas vidas.

Devem combater com a verdadeira essência da mensagem divina tais ensinos falsificados ou contrários à genuína Palavra de Deus.

Meu sincero desejo é que os obreiros de Deus capacitem-se, conforme a Bíblia Sagrada, a realizar uma genuína obra de Deus, cheios do Espírito Santo.

Portanto se você leu esta mensagem até aqui é porque verdadeiramente tem preocupação em realizar a obra de Deus. e como ensinado em 1 Coríntios 12, cada cristão foi chamado para um ministério diferente no Espírito Santo, tenho certeza que você também.

Por isso clique aqui para conhecer como estudar a Palavra focado no ministério para o qual você foi chamado!

Role a página mais para baixo e compartilhe conosco nos comentários situações que você já viu um falso evangelho sendo pregado, e compartilhe este estudo com seus irmãos em Cristo.


Este estudo é uma paráfrase do tópico 2, lição 1 da revista Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre 1999 – Malaquias: contra o formalismo e as iniquidades na casa de Deus

Autores do estudo original: Claudionor Corrêa de Andrade e Antônio Gilberto
Paráfase por Gabriel Filgueiras (blog Bíblia se Ensina)

Veja o estudo original aqui

Compartilhe essa página:

19 Comments

  1. Getaldo Souza Getaldo Souza

    Oi meu irmão, primeiro quero te parabenizar pela qualidade do seu site.
    Tenho interesse de ficar por aqui, crescendo com a palavra.
    3. Como faço para acessar o canal de estudos de contextos bíblicos?
    Contato: [email protected]

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading