Last updated on 02/07/2020
Vamos conhecer um pouco sobre o que é a bíblia sagrada. A palavra Bíblia vem do grego “Biblios” que significa biblioteca, ela se divide em duas partes o antigo testamento (AT) e o novo testamento (NT). Os dois testamentos juntos contém 66 livros, sendo 39 do AT e 27 do NT, que foram escritos num espaço de aproximadamente em 1600 anos por cerca de quarenta autores.
Conhecendo o significado da palavra Testamento
Significa “Aliança ou pacto.” O Velho Testamento é a aliança que Deus fez com o homem quanto a sua salvação antes de Cristo vir e foi feita através de Moisés no monte Sinai com o povo de Israel (Ex 24.7,8; Dt 5.1-3).
O Novo Testamento é o pacto que Deus fez com o homem através de seu Filho Jesus Cristo, por quem toda a humanidade é salva.
Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28 ACF
O Velho Testamento se divide em 5 partes:
- A Lei de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico Números e Deuteronômio.
- Livros Históricos: Josué , Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
- Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
- Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
- Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
O Novo Testamento se divide em 5 partes:
- Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
- Histórico: Atos dos Apostólos.
- Profético: Apocalipse
- Epístolas do apostolo Paulo: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, I Tessalonissenses, II Tessalonissenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom.
- Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.
Escritores da Bíblia Sagrada
Os escritores foram reis e príncipes, poetas e filósofos, profetas e estadistas, alguns eram instruídos em todo o conhecimento da sua época (Gl 1.13,14) porém outros eram pescadores sem cultura (Atos 4.13). O interessante é que os escritores escreveram em quase toda forma de estilo literário imaginável.
Lendo e conhecendo a bíblia sagrada vamos perceber que existe unidade e harmonia do início ao fim. Isto só pode ser explicado de uma forma, existia uma mente dominante elaborando tudo . Cada parte das escrituras foi inspirada por uma só pessoa, Deus.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20,21 ACF)
A Bíblia Sagrada é ou Contém a palavra de Deus?
Se estudarmos os livros contidos na Bíblia, se conhecermos o seu conteúdo, acharemos em todos eles uma unidade de pensamento a indicar que uma mente única inspirou a escrita e a compilação de toda a escritura sagrada. A Bíblia traz em si a assinatura do seu autor, que é em sentido único e distintivo, a palavra de Deus.
A Bíblia não é o relato do homem sobre os seus esforços por encontrar a Deus, porém a narração do esforço de Deus por se revelar ao homem: é o registro do próprio Deus, quanto ao seu trato com os homens, na revelação que faz de si mesmo à raça humana; é a vontade revelada do Criador do homem transmitida ao homem pelo próprio Criador, para lhe servir de instrução e direção nos caminhos da vida.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17 ACF
Qual é a descrição central da Bíblia ?
O Velho Testamento descreve uma nação. O Novo Testamento descreve um homem. A nação foi estabelecida e nutrida por Deus, para que desse ao mundo o homem que redimisse toda a humanidade de seus delitos e pecados, reconciliando-a assim com o seu Criador (2Co 5.18-20).
O próprio Deus tornou-se homem para dar a humanidade uma idéia concreta, definida e palpável do que seja a pessoa que devemos ter em mente quando pensamos em Deus. Deus é tal qual Jesus. Jesus era Deus encarnado em forma humana (Jo 10.30-36). O seu aparecimento na terra é o acontecimento central de toda a história.
Do Gênesis ao Apocalipse a bíblia só tem uma mensagem: Jesus. Cristo, é o centro e o âmago da Bíblia, centro e âmago da história e centro e âmago de nossas vidas.
- Talvez você também se interesse por estes conteúdos:
Conclusão do que é a bíblia e o que ela representa:
A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores, e a felicidade do crente. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis.
Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustentá-lo, e consolo para animá-lo. É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do saldado e o guia do crente.
Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas. Cristo é o seu grande tema nosso bem o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade. (fonte: Gideões)
Se você ainda não tem seu exemplar da bíblia sagrada, consiga um o quanto antes e comece a conhecer mais de Deus.
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3
One Comment
Amém!
Valiosa Palavras.