Last updated on 26/04/2021
Está é, de fato, uma questão indiscutível e que ponha a prova a nossa sinceridade: quem teme a Deus ajuda ao seu próximo! E embora Infelizmente um comportamento comum de nosso século é o egoísmo, que nos faz pensar apenas nas nossas necessidades e interesses, DEUS está nos chamando para sermos mais altruístas e cuidarmos dos interesses e necessidades dos outros também. Ensinamentos de Jesus como a parábola do bom samaritano em Lucas 10:25-37, e apostólicos como em Filipenses 2:4, nos mostram que Deus chama-nos a investirmos tempo e recursos na vida de nossos semelhantes também. Então vamos aprender um pouco mais com este estudo bíblico.
"Porque somos criação sua, criados por meio de Jesus Cristo para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas." (Efésios 2:10)
O próprio Mestre nos deu o verdadeiro exemplo de que quem teme a DEUS ajuda ao seu próximo, e o serve. Veja João 13:12-15.
Contribuição financeira e material não são as únicas formas de se ajudar alguma pessoa. Nós também podemos fortalecer uns aos outros com palavras, orientações, conselhos, consolo, visita, ensino, etc., pois muitas pessoas estão carentes de todos estes afetos. Leia Jacó [Tg] 1:27; Rom. 15:1-3; Gál. 6:2; At 20:35.
1) Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque sabe que um dia precisará de ajuda também.
"Tudo que vós desejais que vos façam os homens, também assim fareis vós com eles, porque esta e a lei e os profetas." (Lucas 7:12)
Infelizmente em nosso mundo há pessoas que pensam que “cagam cheiroso” e por isso desprezam aos outros, não oferecendo-a sua ajuda quando podem.
O mundo realmente dá voltas, e a mão que você ajudar a se levantar agora, poderá ser a mão que te ajudará a se levantar também no futuro.
"Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé." (Gálatas 6:10)
2) A pessoa temente a Deus valoriza suas amizades, e por isso ajuda!
"Sejais afetuosos com vossos irmãos, e amai-vos uns aos outors, preferi uns aos outros quanto a honra." (Romanos 12:10 Bíblia Peshitta)
Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque gosta de ser amigável com as pessoas.
O Senhor é quem derruba o muro da inimizade que há entre as pessoas, e nos torna amigos! (Efésios 2:14)
Ele deu sua vida a fim de fazer a amizade entre judeus, samaritanos e gentios no tempo antigo, e pode fazer isso na nossa vida hoje também! (Atos 1:8)
"Quando Iahweh aprova os caminhos de um homem, ele o reconcilia até com seus inimigos." (Provérbios 16:7 Bíblia de Jerusalém)
3) Quem teme a Deus ajuda até mesmo a seus inimigos ou ofensores.
"Portanto, se teu adversário tiver fome, dá de comer a ele, e se tiver sede, dá de beber a ele; porque se isto fizeres a ele, amontoarás brasas acesas sobre sua cabeça. Não sereis vencidos pelo mal, mas vencereis com o bem o mal." (Romanos 12:20-21)
Quem teme a Deus ajuda até mesmo aos seus inimigos porque quer vê-los rendendo-se ao bem!
Para ensinar o princípio de se vencer/pagar o mal com o bem, o apóstolo Paulo faz uso do livro dos Provérbios 25:21-22.
Diz-se que antigamente havia um ritual egípcio no qual um criminoso deveria caminhar pela cidade com uma bacia na cabeça cheia de brasas de fogo, ao preço de livrar-se de sua culpa.
Como o rei Salomão era casado com a filha de faraó, o rei do Egito (1 Rs 7:8), ele deveria conhecer tal ritual.
Nesta metáfora que Salomão contou em Provérbios 25: 21-22, ele possivelmente comparou o fazer o bem ao adversário com as brasas de fogo, pois tais brasas sobre a cabeça do criminoso egípcio, que certamente causavam-lhe dor, fazia-o refletir sobre seus atos e sentir um pesar por eles, até que se arrependesse e mudasse sua postura, rendendo-se ao bem.
A melhor maneira de se tratar um inimigo é fazer dele nosso amigo. Por acaso, não foi exatamente assim que Deus tratou conosco?! (Rm 8:5-10)
Leia também Mateus 5:43-48.
4) Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo, porque sabe que precisa aproveitar as oportunidades!
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. (Gálatas 6:10)
Quem teme a Deus é empático, altruísta e piedoso. Quando sabe que as pessoas estão precisando de ajuda, não deixa passar tal oportunidade, porque entende o quanto passar necessidade é ruim.
"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos 20:35)
5) Quem tem o amor de Deus em si também ajuda aos seus semelhantes!
"Mas o que possui bens do mundo e olha a seu irmão em necessidade, e nega sua compaixão a ele, como pode o amor de Deus estar nele? (1 João 3:17 Bíblia Peshitta)
O versículo acima, por si só, já dispensa demais comentários.
Se uma pessoa diz que ama a Deus, mas ao ver seu irmão passando necessidades, se fizer de desapercebido, não atendê-lo e lhe dar suporte, como poderá permanecer neste tal o amor de Deus?
Se diz que ama a Deus e tem recursos materiais para ajudar os necessitados, mas não ajuda, é mentiroso e não tem nada do amor de Deus em si!
Em Atos 2:44,45 nós vemos uma disposição voluntária, fraternal e amorosa dos crentes em ajudar uns aos outros. Os irmãos que tinham posses não deixavam outros passarem necessidade. Estes vendiam suas propriedades e repartiam os valores com quem estivesse faminto ou precisando de algum recurso. Isto é um verdadeiro amor fraternal.
Leia também 1 Timóteo 6:17-19.
6) Para finalizar, quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque sabe que, quando faz bem a quem precisa, está fazendo-o ao próprio Senhor!
Mas quando vier o Filho do homem em sua glória e todos seus santos anjos com Ele, então se sentará no trono da sua glória, e todas as nações se reunirão diante dEle e separará umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: - "Vinde, benditos de meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me deste de comer, tive sede e me destes de beber, fui forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, estive em aflição e me visitastes, estive na prisão e viestes até mim." Naquele tempo esses justos lhe dirão: - "Senhor nosso, quando te vimos faminto e te demos de comer, ou sedento e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te recebemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos em aflição ou em prisão e viemos a ti?" E respondendo-lhes o Rei, dirá: - "Em verdade vos digo, que tudo o que fizestes a algum destes meus irmãos pequeninos, a mim o fizestes". (Mateus 25:31-40 Bíblia Peshitta)
Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque sabe que esta é a condição para sermos verdadeiramente reconhecidos como discípulos do Senhor Jesus:
"Nisto todos saberão que vós sois meus discípulos, caso tiverdes amor uns pelos outros." (João 13:35)
Ajudar ao próximo é algo que realmente move o seu coração? Você sente que tem um chamado de Deus nessa área?
Centenas de irmãos em todo Brasil estão empenhando-se mais para realizar a obra do evangelho no meio de nossa sociedade através da Capelania. Você também sente que tem este chamado?
"O espírito de Yahweh está sobre mim, por isso me ungiu para anunciar boas novas aos pobres, e me enviou para restaurar os quebrantados de coração. Para proclamar liberdade aos cativos e vista aos cegos, para fortalecer com o perdão aos quebrantados, e para proclamar o ano agradável de Yahweh." (Lucas 4:18,29 Bíblia Peshitta)
Somente se você sente que tem este chamado e por isso não quer deixar de levar a palavra de Deus e o consolo a pessoas em situações críticas, conheça o curso de capelania da Universalidade da Bíblia, que pode te ajudar a se capacitar a isso.
Este estudo foi edificante para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!
Se quiser continuar aprendendo mais e desenvolvendo virtudes como essas abordadas aqui, clique para aprender sobre as características dos cristãos verdadeiros.