Last updated on 17/01/2023
No mundo de língua inglesa, os leitores da Bíblia pronunciaram o nome judaico original de Jesus de várias maneiras. Foi transliterado Yeshua, Yehoshua, Yahshua, Yahushua… a lista continua. Mas nós realmente podemos identificar o verdadeiro nome de Jesus?
Estudo bíblico originalmente escrito por Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg.
“Jesus” antes do “Novo Testamento”.
Apesar da afirmação de alguns de que o nome hebraico de Jesus deveria ser escrito “Yahshua”, não há absolutamente nenhuma evidência para esse nome em nenhuma fonte hebraica ou aramaica conhecida.
Na língua judaico-grega do Novo Testamento, “Jesus” é escrito como Ἰησοῦς (Iēsous). Traduzido de volta para o hebraico/aramaico, o nome é Yeshua (ישׁוּע) ou Yehoshua (יהושׁוע).
O nome Yeshua (ישׁוּע) era comum no período do Segundo Templo e também aparece quase trinta vezes na Bíblia Hebraica.
(O nome do autor do livro “Eclesiástico“, por exemplo, que consta na “Bíblia Católica“, é Yeshua ben Sira).
“Yeshua” (Jesus) é uma versão abreviada de “Yehoshua” (Josué). Se Yehoshua (יהושׁוע) significa “o Senhor salva”, então Yeshua (ישׁוּע) significa “ele [isto é, o Senhor] salva” ou simplesmente “salvação”. Na verdade, o judaico-grego não distingue entre “Yeshua” e “Yehoshua”, transliterando ambos como Ἰησοῦς (Iēsous ou “Jesus”).
Yahshua? As raízes do verdadeiro nome de Jesus.
As origens do nome de Jesus em hebraico provavelmente incluem os verbos que significam “ser” (היה – hayah) e “salvar” (ישע – yasha). O Evangelho de Mateus declara a razão de chamar o Messias de “Jesus”, na medida em que existe uma conexão linguística direta entre seu nome e a salvação do povo de Deus: “Você deve chamá-lo de ‘Jesus’, porque ele salvará seu povo dos pecados deles” (1:21).
Na medida em que o nome de Jesus vem da palavra hebraica para “salvação”, o argumento de Mateus faz todo o sentido: o filho de Miriam deve ser chamado de “salvação”, precisamente porque “ele/o Senhor salvará” seu povo de seus pecados.
Nenhuma evidência para “Yahshua”.
O problema com “Yahshua” não é que o nome original de Jesus não pode vir de ambas as raízes (na verdade, este pode ser o caso, já que “Jesus” está tão intimamente relacionado com “Yehoshua”). A questão principal é esta: enquanto o nome “Yeshua” é amplamente atestado em fontes judaicas, a grafia/pronúncia de “Yahshua” não é atestada de forma alguma.
Finalmente, devemos concordar que, embora pareça apropriado, “Yah salvar” de uma perspectiva teológica – e, portanto, especular que o nome de Jesus pode ter sido “Yahshua” – até que alguma evidência seja encontrada em contrário, o nome “Yahshua” existe apenas no reino hipotético; isto é, “Yahshua” é apenas um nome real na mente daqueles que o defendem.
Estudo originalmente escrito por Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg e publicado em Israel Bible Center. Traduzido e adaptado por Gabriel Filgueiras.
Obs.: Os parênteses mencionando o livro Eclesiástico são meus (Gabriel), e a opinião sobre o idioma dos judeus no 1º século ser uma espécie de judaico-grego é do autor original do texto. Para mim (Gabriel) e mais algumas enciclopédias, além do testemunho do historiador Flávio Josefo, o idioma falado por eles era o aramaico [misturado com hebraico].
11 Comments
Olha bemcomplexoisso , ja a muito tempo veioobservando o verdadeiro nome de Jesus (Yeshua) , embora a resistencia a isso pode levar a blasfemia e outras puniçoes dentro de uma dominação e certo a afirmar que com os avanços doconhecimento tem trazido muitas duvidas que podera surgir muitos ministerios (dominaçoes) mas posso confessar que comecei a acreditar porque na propria biblia esta escrito que Jesus falou em hebraico o seu nome e caso queira saberem só me procurarem que revelarei mas se ja sabem fico contente que Deus esta abrindo os conhecimentos .
Agora sobre o sabado existem para os homens mas para a obra de Deus não existem , porque querendo Deus operar quem impedira , aquele homem que jesus o curou o Senhor mesmo disse ” toma a sua cama e anda” era sabado , sabado ou domingo o mais importante é que ele aparece em nossas vidas.
O NOME DE JESUS.
” Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de JESUS. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi.”
( Evangelho de Lucas 1:31-32 )
PROVA DE QUE O NOME DE JESUS É DE ORIGEM JUDAÍCA (BÍBLICA)E É SAGRADO.
O Nome Jesus Vem do Aramaico Yeshua que Significado: Javé Salva que foi Transliterado do Idioma Aramaico para o Grego por Judeus no Seculo III Antes da era Cristã na Septuaginta do Antigo Testamento ( Versão dos LXX Grega)como Iesous. No Seculo I a Igreja Cristã usou a Grafia Grego Judaica do Nome de Jesus para escrever O Novo Testamento que foi escrito em Grego e Não em Aramaico ou Hebraico.
Manuscritos Gregos do Novo Testamento Provam que a Grafia Grego Judaica Iesous era usada pelos Apóstolos e Primeiros Cristã do Seculo I era o Nome Iesous considerado Sagrado pela Igreja Antiga do Seculo I.tambem era O Nome Iesous considerado Sagrado pela Igreja do Seculo II e III como prova os Manuscrito Grego do Novo Testamento do Seculo II e III assim como escritos dos chamados Pais da Igreja Cristã.
Uma Prova muito importante que mostra o Nome Grafia Grego Judaica do Nome de Iesous como Sagrado para os Cristão está no Mais Antigo Papiro do Evangelho de João que é o Papiro P 52 conhecido também como Fragmento de João que esta na Biblioteca de John Rylands na Inglaterra que é datado do Ano 125 da Era Cristã foi achado no Egito e contém João 18:31-33,37-38.O Nome do Messias que é Jesus aparece escrito 2 Vezes com a Grafia Grego Judaica. Isso Prova que o Nome de Jesus esta certo.
O Nome Yahushua ou Yausha Não tem prova Arqueologia e Não tem prova Documental e só uma Teoria e Teoria Não é prova.
No Seculo II Antigos Cristãos na Antiga Latina Transliterado o Nome em Grego Iesous para o Latim Iesus e mais tarde no Seculo IV Jerônimo usou a Grafia Latina Iesus na Tradução Vulgata Latina.
A Respeito da Letra J a Letra J é uma Variação da Letra Latina I e tinha no Latim Som de I. No Alemão a Letra J tem Som de I.O Nome de Iesus em Latim passou para Português: Jesus. O Nome de Jesus Significa:Salvador.
Prova da Antiga Igreja Cristã de que o Nome de Jesus era considerado Sagrado.
“Quanto a Jesus, é nome da língua hebraica, que significa em grego Sotér, isto é, Salvador. ”
(Justino de Roma- 150 da Era Cristã )
” O Nome do Salvador ( Iesous)é de seis letras,…O Nome Jesus que Pertence a outra Língua, Traduzido Para O Grego…O Nome do Salvador que é Sotér…Quanto Ao Nome Jesus, Na língua Hebraica á qual Pertence, Se Compõe de Duas letras e meia, Como dizem os Sábios Judeus..”
(Irineu de Lião-180 da Era Cristã)
“Jesus= salvador ou o que salvará”.
( Jerônimo-Livro das Interpretações dos Nomes Bíblicos- Seculo IV da Era Cristã )
Um estudo a respeito do nome de Jesus.
”O nome “YeSHUA” é geralmente vertido como “Ἰησοῦς”(Iesous) por dois motivos. O primeiro é o de que não existe som correspondente à letra SHIN (ש) em grego. O som mais próximo é o sigma (Yeshua -> Iesua). O final em “S” representa o nominativo masculino. O nome aparece escrito também como Ἰησοῦ (genitivo e dativo), Ἰησοῦν (acusativo) e Ιησου (vocativo).”… ”Os primeiros manuscritos em geral usam o nome abreviado. Mas note que por vezes o nome Jesus é abrivado como “IH” (iota-eta, “Iê”) ou “IHS” (iota-eta-sigma, “Iês”). Por exemplo, o manuscrito P108 (datado entre 175 e 225 d.C.) apresenta ΙΗΣ (iota-eta-sigma, “Iês”) no nominativo e ΙΗΝ (iota-eta-nü, (“Iên”) no acusativo, de modo que as duas primeiras letras eram necessariamente ΙΗ (iota-eta) e a última letra necessariamente Σ no nominativo e Ν no acusativo. A única leitura possível é IHΣOYΣ (Iêsus), correspondente direto ao aramaico YeSHUA.”
O Nome de Jesus é Sagrado e é Confirmado por Documento Históricos e Provas Arqueológicas.Jesus é O Nome do Filho do Deus Vivo.Jesus é o Nome do Messias que Ressuscitou e Viver Para Sempre.
Frankmar, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Eu sei que o nome “Jesus” é uma forma adaptada do original “Yeshua“, que primeiramente surgiu no grego com a Septuaginta, tradução dos 72 rabinos judeus por volta do ano 283 AEC, depois foi para o latim e finalmente para o português da forma que você descreveu. De toda forma, o nome pelo qual ele era chamado de verdade é Yeshua ou Yeshu, e ele pregava sua mensagem em aramaico, bem como a nação judaica da Palestina em sua época se comunicava em aramaico, e manuscritos aramaicos tão antigos quanto os gregos existem até hoje; existem até igrejas no oriente que nunca usaram o texto grego, mas sempre o aramaico da Bíblia Peshitta. Justamente devido o Salvador ter pregado sua mensagem em sua língua natal, o aramaico, eu considero este o texto mais próximo do original. O grego é, inevitavelmente, uma tradução do que ele pregou em aramaico.
Muito boa resposta meu irmão, infelizmente existem pessoas que parecem estudar a Bíblia de cabeça para baixo,a Bíblia toda nos instrui a guardar os seus mandamentos como forma de amor e obediência ao nosso Salvador,e o sábado é um dos mandamentos fundamentais para vida de todo Cristão .
Andei pensando nesse assunto por esses tempos sabe irmão Gabriel?
Se uma pessoa se chama João aqui no Brasil, ao chegar nos Estados Unidos por exemplo seu nome não se torna John, embora seja a “tradução do seu nome”
Então o correto não seria chamarmos Jesus de Yeshua?
Li o texto, me explique mais por favor, Yeshua é o nome de Jesus dado por Deus ou não há como ter certezas.. E se não.. com certeza um é mais provavel? seria Yeshua? como eu deveria chamá-lo?
Oi Bruno. O nome do Salvador é Yeshua, eu escrevi isso em outro estudo aqui. O nome “Jesus” surgiu primeiramente de uma adaptação para o grego, na Septuaginta, quando foi escrita por volta do ano 283 AEC, quando “Yeshua” se tornou “Iesús”. Só por volta de meados do século 16 EC é que surgiu a letra J, que tem fonemas diferentes em cada idioma, e no português tem esse som que conhecemos, “gê”; mas no holandês, por exemplo, ainda tem som de “i”. No hebraico bíblico não existe o som da letra J como no português brasileiro. Tratam-se de adaptações gramaticais e fonéticas, isso é feito até hoje, exemplos: England > Inglaterra, New York > Nova Iorque, Michael > Maicon, Football > Futebol, e assim por diante. Mas se você consegue se sentir a vontade, então chame nosso salvador de Yeshua, pois é o verdadeiro nome dele; ninguém o chamava de “Jesus” em sua época (verdade seja dita).
Olá Gabriel. Obrigada pelo por abordar esse tema bastante relevante. Gostaria que você trouxesse um estudo a respeito da Guarda dos sábados nos dias atuais..exemplo como um Cristão deve se comportar no sábado. Desde o início da minha conversão me pergunto qual a maneira correta de obedecer este mandamento; ficarei muito grata se você me ajudar ☺
Ana, vou escrever acerca deste assunto sim. E que bom que você está querendo agradar a Deus nisso, você poder ler Isaías 56:3-8 que fala sobre isso, por exemplo.
João 5- 16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Se Jesus viesse hoje , os sabatistas o cricificariam , não conseguem enxergar o que é a graça , acabou “Misericórdia quero , e não sacrificios “.
De acordo com Mt 5:17, o Messias mesmo afirma que não veio para se desfazer da Lei de Deus, mas antes para plenificá-la. Sendo o Messias, naturalmente, o maior defensor da Lei de Deus, como é possível ele ter vindo para nos ensinar a desobedece-la? Veja o texto citado por seu contexto, porque não está falando do sábado bíblico, ordenado por Deus, mas das tradições que uma certa escola farisaica adicionava ao sábado. Os próprios discípulos do Messias praticavam o ordenado no sábado bíblico, basta ver no final de Lc 23. Mas se algumas pessoas querem se desfazer das leis e mandamentos de Deus também, façam como bem entenderem… Mas acredito que a maioria dos erros deste tipo que cometemos é porque estamos enganados pelas interpretações bíblicas solapadas que certos homens malignos introduziram a muito tempo atrás. E o que tem a ver a “graça” nisso? Este termo se tornou um veículo de certos cristãos para conseguirem um vale transgressao da Lei de Deus, e não conseguem ver que a graça Dele se fazia presente desde os tempos mais antigos do mundo, basta ver o Salmo 103, por exemplo.
Obrigada, fico muito grata! Estarei aguardando com carinho❤️