4 Versículos sobre “diga-me com quem andas e te direi quem tu és”

estudo bíblico explica que ditado popular diga-me com quem andas que te direi quem tu és é um falso versículo bíblico

Onde está escrito na Bíbliadiga-me com quem andas e eu te direi quem tu és“? Essa frase é realmente um versículo bíblico? Neste estudo, veremos 4 trechos da Bíblia Sagrada que nos trazem lições de vida interessantes parecidas de alguma forma com este ditado popular.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui. Leia este estudo em inglês aqui.

O significado do ditado “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”, é simples:

É que o caráter de uma pessoa pode ser avaliado a partir das amizades com as quais ela convive. Ou seja, as nossas companhias cotidianas podem fornecer aos outros “uma pista” de que tipo de pessoa nós somos.

Nossas amizades influenciam nossos comportamentos, modificam nossos hábitos, nos fazem frequentar lugares novos e diferentes, usar novas palavras, expressões ou gírias; também nos fazem pensar de novas maneiras, influenciam nossas opiniões, até nosso jeito de se vestir e pentear o cabelo é influenciado às vezes, não é verdade?!

Você já sofreu alguma das mudanças acima na sua maneira de viver, pensar ou falar, influenciado por suas amizades? Acredito que todos nós um dia já passamos por isso.

Portanto, geralmente, para se conhecer quem uma pessoa realmente é, examina-se quem são suas companhias diárias. Por isso que também é dito, “diga-me quem são seus amigos, e eu te direi quem você é”.

Embora essas frases possam até nos trazer boas lições de vida, é importante dizer que elas não estão escritas na Bíblia Sagrada! Por isso precisamos ter cuidado para não criar “novos versículos”.

Mas se “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és” não está escrito na Bíblia, por que as pessoas afirmam com tanta certeza que está?

Os motivos são vários, dentre eles:

  • de tanto ouvir os outros falarem acabam afirmando também;
  • é mais fácil dizer que algo está escrito (já que muitos falam que está) do que dedicar um tempo para fazer uma pesquisa por si mesmo(a),
  • a “tradição” trouxe isso da época do meu avô e bisavô, etc.
  • “Fulano falou que está escrito, ele “estuda” a Bíblia, por isso eu acredito que esteja escrito lá também!”

Mas vamos deixar de dar voltas no assunto e vamos abrir a Bíblia para pensar em algumas coisas.

1º Versículo sobre “diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és”: Provérbios 13:20.

“Será sábio o que com sábios caminha, mas se embrutece quem anda com os tolos.”

(BHSefer Pv 13:20)

Como vemos neste versículo acima, quem anda com pessoas sábias, inteligentes e/ou ajuizadas, certamente se tornará sábio também. Porém, quem anda com os tolos, será embrutecido; isto é, perderá ou diminuirá suas capacidades de raciocínio ou sensibilidade; se tornará estúpido.

Se nossas companhias forem boas, elas certamente acrescentarão coisas boas à nossa vida, mas quem se mistura com porco farelo come

Outro ditado diz que você se torna com quem você anda. Logo, podem duas pessoas andarem juntas se não estiverem de acordo? (Am 3:3) Tão pouco alguém se tornará mais sábio/inteligente se tiver como companhia constante pessoas brutas ou tolas.

2º Versículo: Salmo 1:1.

Você sabia que nossas companhias também influenciam o caminho para nossa felicidade?

“Bem-aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores e nem participa da reunião dos insolentes;”

(BHSefer Sl 1:1)

Este salmo você já devia saber de cor, não é mesmo?! Vamos analisar alguns detalhes de cada frase nele, continue lendo:

Não siga os conselhos dos ímpios!

A Bíblia fala muito sobre os conselhos. De fato, é muito bom ouvi-los para que consigamos consolidar e amadurecer nossos planos, assim como tomar decisões corretas na vida (Pv 15:22).

Mas se nossas companhias forem pessoas insensatas, arrogantes, de mau-caráter e que só fazem tolices na vida, infeliz seremos se seguirmos seus conselhos, você não concorda?!

Mas mesmo assim, há muitas pessoas por aí seguindo o conselho dos ímpios

Não imite a conduta dos pecadores!

Os pecadores (i.e. os transgressores dos princípios divinos) só têm prazer nas coisas que os satisfaz. Muitas vezes magoam e prejudicam outras pessoas, mas isso não importa para eles. Também dificilmente se preocupam com as consequências futuras de suas ações, o importante é realizar o que se quer agora!

Como alguns dizem, “nós somos com quem nós andamos”, então não é interessante passar tempo com tais tipos de pessoas. É por isso que o Salmo 1 diz: Bem-aventurado aquele que não anda no caminho dos pecadores. Além disso, outro Provérbio diz: O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa. (Pv 18:2)

Aqueles que gostam do pecado também se tornam cegos para verem os danos e prejuízos que seus próprios atos e palavras causam aos outros e a si mesmos, pois eles se comportam como julgam melhor.

O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.

(Pv 4:19)

Como se diz, “com quem você caminha é quem você se torna”, então podemos nos dar mal ao andarmos com tais tipos de pessoas, não é mesmo?!

Não se assente na roda dos escarnecedores/zombadores!

Podemos classificar os zombadores como aquelas pessoas que não respeitam os outros, não assumem suas próprias responsabilidades e vivem caçoando da vida.

Geralmente são pessoas insensíveis, antipáticas e sem sentimento. que não se colocam no lugar do outro quando dizem ou fazem algo ruim. Eles também não se importam se estão ofendendo alguém com suas palavras, pois gostam mesmo é de zoar.

O pior é que as vezes eles parecem divertidos, e por isso, quando convivemos com tais seres humanos, não demora tanto para imitarmos o que eles fazem. Mas a prática do mal traz consigo suas consequências, o mestre Yeshua mesmo certa vez disse que, no dia do juízo, as pessoas darão conta das palavras inúteis que disseram (Mt 12:36; cf. Ef 5:4).

3º Versículo: 1ª Coríntios 15:33.

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”.

Pois é, este versículo bíblico está afirmando, basicamente, que o que é bom pode se tornar mau…

Quem nunca passou por uma experiência na vida de conhecer uma pessoa nova, que a princípio parecia uma amizade legal, porém com o tempo de convivência acaba sendo mal influenciado(a) pela mesma?! Quando isso acontece, e absorvemos os comportamentos ruins daquela pessoa, outras pessoas que gostavam de conviver conosco passam a nos estranhar e se afastar de nós, não é mesmo?!

Se esta nova pessoa está inserida, por exemplo, em algum dos três tipos de seres humanos mencionados no Salmo 1:1, que lemos mais acima, é inevitável que nossos hábitos, palavras e comportamentos se corrompam.

Por isso, devemos ter muito cuidado para não nos deixar levar por influências ruins e corromper nossos bons costumes. Do contrário, se alguém nos disser, “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”, nos sentiríamos seguros de lhe mostrar nossas amizades?

E não é, porventura, ruim nos avaliarem baseando-se na conduta de outra pessoa? Mas aquela pessoa com quem você gasta seu tempo, é com quem você se torna.

E como é incômodo quando nos comparam com outras pessoas, igualando nosso caráter ao de outrem. Mas as vezes é verdade o que dizem.

4º Versículo bíblico sobre “diga-me com quem andas e te direi quem tu és”: 1 João 1:7.

Se, porém, estivermos andando na luz, como ele está na luz, temos, então, comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Yeshua nos purifica de todo pecado.

1 João 1:7 BJC

Andar na luz aqui, como aplicação, pode ter algumas interpretações diferentes, mas uma delas certamente está ligada às nossas amizades/companhias cotidianas.

Se nós convivermos com pessoas boas que nos inspiram e servem de boa influência, que nos aproximam dos valores divinos, certamente alimentamos vidas purificadas do mal. Porém, do contrário, “um abismo chama outro abismo…”

amigos andando e evangelizando

Além disso, se alguém realmente te perguntasse: “diga-me com quem andas”, você se sentiria envergonhado(a) de dizer quem são suas amizades?

Se nós sentimos vergonha de quem são nossas amizades. então deveríamos nos fazer pelo menos estas duas perguntas:

  1. “elas são realmente boas para mim?” ou
  2. “O que há de errado comigo que estou me envergonhando de fulano?”

Como podemos perceber neste breve estudo bíblico, a frase “diga-me com quem andas e te direi quem tu és”, apesar de não escrita na Bíblia, nos ensina boas lições de vida.

Uma das formas de evitar dizer que certas frases estão escritas na Bíblia, quando não estão, é memorizando-a! Se tivermos os versículos bíblicos gravados em nossa memória, dificilmente diremos coisas erradas. Além disso, podemos nos lembrar da palavra de Deus sempre que precisarmos nos fortalecer e nos orientar em vários momentos da vida. Veja o método de memorização bíblica da Universalidade da Bíblia:

memorização bíblica curso
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

51 comentários em “4 Versículos sobre “diga-me com quem andas e te direi quem tu és””

  1. Parafraseando o Barão de Itararé: “diga-me com quem andas, que direi se irei contigo!

  2. Essa frase “dias com quem andas, que lhe direi quem és” ao poderia ser dita por Jesus Cristo, por que Jesus sabe tudo e não precisa você dizer nada para Ele saber quem você é. E outra: Jesus Cristo nao julga as pessoas.

  3. Serve perfeitamente para cristão, que a esta altura, apoia o Bolsonaro. Alimentem-se da palavra, seus canalhas!

      1. se escreve EM CIMA , encima vem do verbo encimar !
        Estude , depois discuta politica .

  4. gostei,mesmo por que a muitos ditados do mundo citados em pregações ,obrigado fique na paz do senhor

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.